01 maio 2009

Pelo bem do futebol


Observem Pierre, o guerreiro, que festeja o gol mesmo sem pé esquerdo

Eis que teremos o Sport novamente no nosso caminho, agora no mata-mata e com duelo final na Ilha do Retiro. Por fatores vários, que serão detalhados mais adiante, decidir fora de casa pode representar uma enorme vantagem. E, o mais importante, caberá ao Palmeiras a tarefa de livrar a Copa Libertadores deste inconveniente intruso.

Só não venham me falar, como já ouço por aí, em “rivalidade”. Não, meus caros, rivalidade é algo possível apenas entre dois grandes. Estamos agora diante da oportunidade que precisávamos para colocar as coisas no lugar de uma vez por todas. É pra arrancar a cabeça.

O Palmeiras, ao contrário do seu adversário, vive o clima de mata-mata desde a fase preliminar, com dois jogos contra o Potosí, um deles na altitude desumana dos céus bolivianos. Depois, vieram a batalha contra o próprio Sport em Recife, dois jogos decisivos no Palestra e mais o heróico triunfo em Santiago.

Por sinal, ainda em sinal de reverência à épica vitória conquistada aos pés da Cordilheira, publico mais uma foto que, a exemplo da que abre o post, foi retiradas da galeria do Terra Chile e descoberta graças ao Júnior, do Aqui é Palestra:



***
Sob o risco de me tornar repetitivo, sinto-me obrigado a apelar a mais um texto brilhante do Cruz de Savóia, desta vez de um colaborador, o gremista Nei Duclós. É tão bom que precisa entrar aqui na íntegra:

"Foi assim
Não havia ângulo, não havia mais tempo, não havia paciência do treinador, não havia companheiros para receber a bola, sumiram as chances de classificação; não havia fôlego, a sorte tinha ido embora, o futebol acabado, o sonho desfeito e tudo o que era contra exultava de satisfação: trinta chilenos por metro quadrado da defesa, as ameaças de uma pandemia, a volta para casa sem glória, o vislumbre de um início de 2009 sem motivos para tirar um toco dos torcedores adversários.

Então Cleiton Xavier, que não tinha para onde ir, tanto é que fez um drible paralelo, como se zanzasse sem direção, que sabia que tudo tinha ido para o saco, que a vida não vale a pena, que o amor é impossível, que a guerra estava perdida, então, como dizia, Cleiton Xavier limpou o terreno, varreu o chão batido, espanou os insetos e transferiu para uma parte misteriosa do pé o encargo de dar aquilo que em Uruguaiana chamamos de um tremendo bostaço, mas com a manha, a graça, a lógica algorítimica de outro tipo de chute, o chedinho (quando a bola pega na veia).

Foi assim, com um bostaço que evoluiu para um chedinho, que o biroço encontrou o caminho, sufocou o gogó da ema, raspou na orelha da girafa e se aninhou no peito do torcedor, o último reduto da fé deste mundo sem lei.

São assim os grandes momentos do esporte. É quando o sonho cumpre seu destino e podemos enfim ir dormir e pensar numa sacanagem qualquer, pois a vida está ganha."

***
Este comentário ficaria melhor no twitter, mas não custa replicar aqui: Porra, o único time que conseguiu decidir final de Libertadores em campo neutro e não na casa do rival teve direito neste 2009 a gol de bunda e vai agora, em conseqüência da tal gripe suína, pegar o seu adversário mexicano em Bogotá (!)...

12 comentários:

Craudio disse...

No twitter não ia caber...

Rodrigo Barneschi disse...

Então, eu me empolguei. E é por isso que não gosto muito daquele troço.

Roberto Kamarad disse...

Caralhooo!!!
O que são essas fotos? E o Bruno de joelhos???
Sensacional...
Valeu, Barneschi!
abs

claudinei rockwood disse...

que pasmaceira, a tv aberta nao mostrará nenhum jogo do palmeiras ao vivo!!!!!!!!!!

Abelardo disse...

tomara claudinei, tomara.

Vifenix disse...

Essa foto do Bruno está sensacional:
http://img11.imageshack.us/img11/4765/brunopqh.jpg
Abraços!

claudinei rockwood disse...

Na minha opiniao,brigar com a globo, vulgo venus platinada nao é uma boa ideia!!!!

''Até que o sol não brilhe, acendamos uma vela na escuridão''.(C. Rokwood)

Ademir Castellari disse...

Caro Barneschi, você viu o presente que ganhamos da diretoria por nosso apoio ao time?

http://forza-palestra.blogspot.com/2009/05/ingressos.html

Abelardo disse...

ademir, bem vindo ao futebol moderno.

porem, no PALMEIRAS, a modernidade é só nos ingressos.

as filas pra comprar ingresso continuam absurdas.
a falta de informações sobre ingressos, continua.
o despreparo da polícia tb continua.
a cobertura do estádio é o céu estrelado.
a cadeirinha pra sentar confortavelmente não existe.
o estacionamento continua sendo os flanelinhas.
o transporte público é tão bom qto o de londres.
o nível técnico dos times, é comparavél a manchester, liverpool, chelsea e barcelona.

acho q o economista deveria se decidir, ou moderniza TUDO, ou não morderniza NADA!!!

e antes que venham falar q sou a favor da modernização, eu gostaria q não modernizassem NADA.

cesar disse...

Fotos incríveis, Texto perfeito......


E agora parece que as bixas vão jogar OS DOIS JOGOS EM CASA!!!! Dá pra acreditar????....


Cesar - MV - ABC

Blog do Meu Saco disse...

Segundo Cosme Rímoli, o analfabeto mais ativo da hora, o São Paulo pode até mesmo fazer os dois jogos em casa - casa mesmo, no Morumbi. Já foram "campeões mundiais" contra uma equipe reserva que não era campeã de nada (Milan, em 93 - o campeão foi o Olimpique), já ganharam Libertadores sem fazer final fora de casa, já levaram vantagem (e tiveram que usar) para a fase final da primeira divisão de um campeonato por terem vencido a segunda divisão do mesmo ano, já...

Ah, vão à merda. A diferença, como se sabe, é o Reffis.

Fabio Fonseca disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.