06 maio 2010

Não vai sobrar nada

Tem coisas, dizem, que só acontecem com o Botafogo. Eu nunca entendi essa frase. Porque, para mim, o Botafogo é o time que precisou roubar descaradamente para ganhar o seu único título relevante em mais de século. O que eu sei mesmo, e isso a cada dia mais um pouco, é que tem coisas que só acontecem com o Palmeiras. Quer dizer, tem coisas que só o Palmeiras faz acontecer.

No final do ano passado, ao término do campeonato mais ganho que um time já conseguiu jogar no lixo, eu escrevi isso aqui. Pois uma nova década começou e seguimos com a sina de torcer por um time que virou piada. Sim, meus caros, o Campeão do Século XX é uma verdadeira piada neste novo século, o do futebol moderno.

O problema maior é que o Palmeiras dos últimos 10 anos se notabilizou por destruir os recordes, marcas e tabus que foram construídos ao longo de todo o século anterior. Títulos, retrospectos, campanhas, números, estatísticas, invencibilidades, isso tudo vai caindo ano após ano, fracasso após fracasso, vexame após vexame.

O Palmeiras desta década coleciona derrotas que seriam motivo de vergonha até para um Botafogo ou para um Fluminense. Vai acumulando algozes pequenos, construindo reputações equivocadas, concedendo páginas da história do futebol que antes deveriam ser ocupadas apenas e tão somente por ele e por outros grandes.

O Palmeiras desta década é uma piada. O Palmeiras de hoje consegue façanhas inacreditáveis, destrói o que foi tão duramente alcançado por ídolos do passado, implode muito do nosso orgulho, desafia a nossa capacidade de seguir lutando por ele e contra ele mesmo.

Não colecionamos mais títulos, ídolos e jornadas gloriosas. Colecionamos ASAs, Ipatingas, Santos Andrés, São Caetanos, Paulistas, Atléticos, Vitórias, Sports e coisas do tipo. Junte à lista a incompetência desmedida de nossos dirigentes, a irresponsabilidade criminosa, a omissão, os insultos contra o torcedor, e temos o cenário atual.

Do imponente Palmeiras resta pouco: o amor incondicional da torcida, a história de glórias, a camisa que pode jogar sozinha, o estádio que construímos e do qual nos orgulhamos. Ah, é verdade: este só tem mais duas semanas. Vai cair também. Até isso o Palmeiras atual vai nos tirar. Não vai sobrar nada. O Palmeiras de hoje não nos permite sorrir. Tem coisas que só ele faz acontecer.

O Palmeiras de hoje, vejam só, não nos permite nem mesmo comemorar a derrota do maior rival em paz.

***

"Febre de bola", página 178:

"Eis o valor do instinto de rebanho, mais uma vez: fiquei feliz demais ao vivenciar a perda de identidade que as multidões exigem."

22 comentários:

Unknown disse...

faltou o ceará de 94...

até em ano de vacas gordas nós tropeçamos em semi-times...

victor briganti disse...

O Palmeiras é digno de pena, desde aquela maldita e filha da puta derrota pro vasco em 2000 na mercosul nunca mais esse clube foi o mesmo(apenas, eu digo APENAS) um titulozinho paulista e mais nada

triste.................

Anônimo disse...

Infelizmente o mais triste é que todo palmeirense sabia que se não fosse ontem, seria nas semis ou na final, porque esses jogadores aí não tem pinta de campeão, essa merda de diretoria muito menos. O Beluzzo pode ser uma boa pessoa, mas isso pouco me importa, o duro é que ele não sabe nada de futebol e ponto. Me arrisco a dizer que ano passado o correto era ter deixado levarem embora o DS, o CX e o Pierre, porque esse era o desejo deles, e iríamos terminar o brasileiro com mais honra do que aconteceu. Não, o que fizeram, deram aumento ao Pierre e ao Maurício Ramos se me lembro bem, pronto, tava feita a merda.
Agora quem queria ficar de 2008 pra 2009 e eram ídolos, não deixaram.
Pra mim a solução não é tão complicada, pega o time da base, junta quem presta do time que subiu pra A2, e desses que tão aí eu deixava só o Santo, Vítor que nem estreou ainda, Lincoln que pelo menos corre, Marcos Assunção e Ewerton, o resto é RUA.
E mais, acho que o presidente atual tinha que sair, pelo bem do Palmeiras.
FORA Beluzzo e toda a diretoria, vcs não deram certo.


Marcelo

Anônimo disse...

O verdadeiro futebol morreu, amor a camisa só de nós torcedores, já que jogadores e dirigentes só querem saber de $$$$$$$$$.
Muito triste.

leo__saraiva disse...

Pois é! Como eu disse ontem...nosso time não tem elenco..e o campeonato Brasileiro ta ai! sorte que esse ano ainda temos duas chances de ir a libertadores...
Mas com esse time ai não arrumar nada.

Unknown disse...

Concordo com cada palavra. Nunca vi um time sério e profissional perder 4 penalidades seguidas. Isso porque foi dito que foram treinadas exaustivamente cobranças de penalty. Infelizmente estamos numa era em que o dinheiro rege o que acontece dentro de campo, ao invés da paixão.

Anônimo disse...

Eu só tenho dó do Marcão... o único que honra a camisa.

Unknown disse...

Cara,

estou tão chateado com o Palmeiras que eu nem sei por onde começar. Você conseguiu resumir bem tudo aquilo que todos estamos passando.

Mas não entende porque tudo isso está acontecendo com nosso glorioso verdão. Quando parecemos que estamos indo no caminho certo, dá tudo errado. Quando tentamos algo diferente, parece que dá mais errado ainda.

Faz tempo que não vejo o Palmeiras jogando como um time de verdade. O pessoal ainda fala, mas tem alguns jogadores "raçudos" e tal, mas não é isso que todo jogador tem que ser? Alguém que vista a camisa do verdão tem que dar o sangue de qualquer forma. É uma camisa para inspirar seus jogadores e fazer tremer seus adversários. Estou cansado de ver o Marcão segurando bomba no gol e ficar torcendo por um empate ou um golzinho chorado no fim do jogo.

Cresci na década de 80 e sonhava com títulos, veio a década de 90 e os meus desejos foram realizados, mas veio 2000 e parece que voltamos aos 80, com um agravante... naquela época ainda éramos um time grande, pelo que estamos jogando ultimamente, acho que nem isso somos mais. Infelizmente.

thiago disse...

ESSES FILHOS DA PUTA DE CONSELHEIROS, E DIRIGENTES ESTÃO ACABANDO COM O PALMEIRAS COM ESSA BRIGA POLÍTICA DENTRO DO CLUBE, E O SEU BELLUZZO QUE TAMBÉM É UM TAPADO DEIXOU DE PAGAR O QUE O KLEBER VALIA E AGORA QUER PAGAR BEM MAIS CARO, QUE BURICE É ESSA BELLUZZO IDIOTA, PORQUE NÃO SEGUROU O JOGADOR NA EPÓCA EM QUE JÁ ESTAVA NO TIME, GARANTO QUE ELE ESTARIA FAZENDO MUITO MAIS GOLS DO QUE ESSE PERNA DE PAU DO ROBERT QUE É JOGADOR DE TIME PEQUENO, ATÉ EU NAS MINHAS PALADAS FAÇO MAIS DOQUE ESSE MANÉ FAZ EM CAMPO, E DE DAR VERGONHA UM JOGADOR PROFISSIONAL NÃO CONSEGUIR ACERTAR UM PASSE DE 3 4 METROS DE DISTÂNCIA, NÃO SABER DAR UM DIBLE NO ADVERSÁRIO. SE PUDESSE FAZER ALGUMA COISA EU MANDARIA A METADE DESSES BURROS QUE ESTÃO AI EMBORA.

Unknown disse...

Nem a santidade do Marcos evitou a incompetencia do resto do time da comição tecnica e da tiretoria.
Os jogadores de hoje não dão o valor que a nossa camisa merece..

Anônimo disse...

Imaginem esse lixo de time sem o Santo, tínhamos caído pra segunda divisão do Paulista.

Anônimo disse...

Meu caro Barneschi,
Mais uma vez voce está certo em tudo. Sua análise é cortante e verdadeira. Mas, eu no íntimo, me recuso a aceitar o fracasso. Vou citar uma frase batida, muito utilizada,( inclusive por canalhas da direita e da esquerda), mas não importa. Importa que ela se aplica ao Palmeiras desses tristes tempos: "Não perguntem o que o Palmeiras pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer pelo Palmeiras" (adaptada de JFK). Cito a onipresente frase pois o principal motivo que está corroendo o Palmeiras por dentro é a divisão de zilhões de grupelhos que estão no clube há muitos anos e que lutam mortalmente pelo poder. É gente que acha que quanto mais o Palmeiras perder, melhor será pois isso demonstrará que quem está com o poder precisa sair. Foi-se o tempo que os grupos divergentes se uniam pelo bem do clube e tudo "acabava em pizza". Principalmente por esta razão, mas não só, o Palmeiras está impregnado de um time perdedor, contrariando a sua história de valentias e glórias. O Belluzzo, por todo o apoio que teve, poderia ter sido um "líder pacificador", buscando trazer paz ao clube nos bastidores, unindo tendências contrárias (dos homens de bem, é claro!) e, aí naturalmente, os malignos seriam expurgados. Mas, Belluzo não fez isso, pois não sabe ser líder. Preferiu se esconder atrás das "panelinhas" de amigos. Deu força total ao Cipullo, que é omisso e teimoso. O resto é história, triste história que conhecemos e vivemos na pele. Precisamos unir forças em torno do Palmeiras! Foram as divisões internas que transformaram a Lusa na insignifância que ela é hoje. Precisamos, nós torcedores apaixonados, testemunhas da história fazermos um projeto de salvação do nosso amado time. É muito duro pois estamos todos esgotados emocionalmente, mas não podemos desistir jamais. Pessoas inteligentes, diferenciadas, que sabem usar a razão e a sensibilidade como você podem criar uma mobilização. Juntos, nós que amamos o Palmeiras, podemos mudar o rumo da história! Se não o fizermos quem o fará! Escreva, faça análises, fale muito, tudo ajuda. Vamos usar a nossa indignação para unir forças, reformular!Seu blog chama-se FORZA PALESTRA! É por aí: FORZA PALESTRA, SEMPRE! Forte abraço.

Obede Jr. disse...

Pelo menos ainda temos 90 anos para sermos os melhores deste século! hehe

mas falando sério.. tristeza e decepção resumem totalmente nossa fase..

necessitamos de um salvador!

João Medeiros disse...

Substitua todas as ocorrências de "PALMEIRAS", no texto, por "VASCO" e a verdade continuará a ser dita de forma exemplar. É triste, amigo. O ocaso de dois gigantes. Veja só: a expectativa normal apontava para mais dois confrontos históricos, dentre tantos outros que opuseram VASCO e PALMEIRAS. Pois as duas torcidas, outrora orgulhosas de seus clubes, vai assistir o duelo dos pigmeus Vitória e Atlético-GO. Um desses clubes estará na final da Copa do Brasil. Meu velho, não consigo exprimir minha tristeza com a situação do meu time de coração. Esse momento de tristeza dupla constrói mais uma coincidência na história desses dois clubes. Mas essa, eu prefiria que nunca existisse.

Abraços.

Anônimo disse...

cara nunca vi em toda minha vida o que vem acontecendo com o palmeiras .. cara não sei o que dizer mais pra mim marcos não ganha jogo sozinho. o único ali que joga com amor a camisa e ele vai fazer falta ao palmeiras aos que o critica peço que olhem tudo que o marcos já fez o que seria do palmeiras na semi e na final da libertadores se nao fosse por ele ?
entao mais respeito com um dos grandes ídolos do verdao e se nao mudar a diretoria .... se nao viu axo que a segundona nao esta tao longe

Luigi SEP 1914 disse...

Ae irmão, blz?
Como vi os tres últimos post agora, vou comentar os tres assuntos aqui.
Do diego souza, nem tem o que falar! Já tinha que ter ido no fim do brasileiro, no lugar do vagner love (chupa gambá, é impossível ser o que eu sou...), quem ele boicotou e prejudicou por ciumes...
E teve gente que criticou o Vladivia e ficou do lado dele bosta!

O PALMEIRAS não é e nunca será uma piada! Quem está no comando do clube e alguns jogadores que o são!
Só pra você ter uma idéia, na javarí ontem, tinha um tiozinho (acho que ele é conselheiro no clube) no meio da torcida do juventus, dando risada, zoando o time B do PALMEIRAS durante o 1º tempo... Você espera o que do clube se tem pessoas assim lá dentro?!?!?!

Bom, tirando um ou outro, eu deixava todos esses filhos da puta em Goiania, acabava o contrato e ainda cancelava as reservas do vôo pra cá. Eles que pagassem!

Até sábado, fazer o que?

CHUPA gambá imundo o sonho acabou...
É impossível ser o que eu sou!

Anônimo disse...

Barneschi,
Você citou lindamente a música "Saudosa Maloca" do Adoniran, a proposito do fim do nosso estádio.
Lembrei-me agora de outra música do genial Adoniran, que bem serviria para retratar o momento atual do nosso amado Verdão. Não sei se me lembro bem da letra, mas ela é e mais ou menos assim (você deve conhecer):
"assim nosso time de futebol vai mal, nossos jogador são tudo, são tudo uns perna de pau. Só contratemos quem não sabe nem joga, parecemo mulher de malandro só sabemo é apanhar. Mas os curpado são os nosso direto que não dão aos jogado assistência moral nem materia, se nois chega em urtimo lugar a curpa e do ténico que não sabe orientá! Bola vai, bola vem, nosso time entra bem, não se salva ninguém da derrota, como que pode, não é possível, desse jeito eu morro, nós grita, grita, grita e nossos jogado não fazem nem um golo.."
Acho que nos dias que seguem é só essa música - que é genial - que conseguiremos cantar para "homenagear" nosso Palestra! Forte abraço!

Thiago disse...

Ontem saí daquele estádio: envergonhado, descepcionado e principalmente humilhado. Ver aquele "futebol" foi angustiante, aquelas cobranças de penalti então... estar ciente da situação, pensar na eliminação, lembrar do histórico péssimo que temos desde o ano passado não foi nada comparado a ver a torcida adversária gritar "Timinho! Timinho! Timinho!"
Por isso concordo com você em cada letra de seu texto ao dizer que esses FILHOS DA PUTA estão jogando nossa história no lixo, nosso nome na lama.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo Barneschi disse...

Obrigado a todos. Eu sinceramente não tenho mais o que escrever além de tudo o que já disse.

Anônimo disse...

Fico com dó do São Marcos. Fez as defesas e os jogadores não tiveram capacidade de fazer a parte deles! RIDÍCULO!!!
Esse é um ídolo. Não esse merda do diego souza.
Carlos

Giuliano Palestrino disse...

Falou tudo, seu texto resume o que é o Palmeiras desse século.

Somos piada e estamos virando a "Lusa da Turiassú."

Graças aos nossos ótimos dirigentes, que tem a CARA DE PAU de ir a imprensa e falar coisas desse tipo:

http://www.gazetaesportiva.net/nota/2010/05/07/634995.html

BANDO DE FILHO DA PUTA.
SUMAM DO MEU PALMEIRAS, CORJA DE VAGABUNDOS!!