27 março 2011

Ainda é pouco

Veio a classificação antecipada, mas ainda é pouco. Sim, é necessário reconhecer a boa campanha até aqui (especialmente pela defesa, com seis gols sofridos após 16 rodadas), mas a pontuação dos outros grandes é tão elevada quanto a nossa, e de nada adianta ficar só entre os oito primeiros. Também não adianta ficar entre os quatro. Precisamos ficar com o primeiro ou o segundo lugar, de modo a garantir o mando de campo nas quartas e na semifinal.

Antes de falar sobre o jogo deste sábado no Canindé, vamos relembrar as campanhas do Palmeiras na primeira fase do Paulistão desde 2005 (ano em que teve início o sistema de disputa com 20 clubes e 19 datas):

2005: 25 pontos (7-4-8), 31 x 32 - 9º
2006: 36 pontos (11-3-5), 37 x 28 - 3º
2007: 35 pontos (10-5-4), 39 x 25 - 5º
2008: 40 pontos (12-4-3), 36 x 15 - 2º
2009: 44 pontos (13-5-1), 38 x 17 - 1º
2010: 25 pontos (6-7-6), 31 x 32 - 11º
2011: 35 em 16 (10-5-1), 24 x 6 (parcial)

A julgar pelos números de anos anteriores e pela trajetória dos quatro grandes em 2011, precisamos de 40 ou 41 pontos para assegurar a primeira ou a segunda posição nesta fase. Ou seja: faltam mais duas vitórias. Teremos pela frente o Santos na Vila (complicadíssimo), o Prudente em casa (é nosso dever afundar esta aberração) e a Ponte lá (os caras devem chegar brigando pela vaga). Ou seja: o time terá de se superar ou em Santos ou em Campinas. Do contrário, provavelmente ficará em 3º ou 4°.

Quanto à campanha atual, é quase certo que teremos a melhor defesa do campeonato e também de todos os últimos anos. Mas é quase certo também que terminaremos esta fase com o ataque mais frágil de todos esses anos - o time deve fazer menos gols até do que em 2005 ou 2010, dois anos com campanhas bizarras.

Agora é com o time e com a gente: vamos buscar três pontos na Vila ou no Moisés Lucarelli!

***

Canindé, Palmeiras 3-0 Bragantino

O placar não diz com exatidão o que foi o jogo, mas isso pouco importa. Conseguimos a vitória, não sofremos gol e ainda melhoramos consideravelmente o saldo de gols. Para este blog, no entanto, mais relevante é destacar o seguinte:

A venda de ingressos pela internet funcionou bem, com a ressalva de que a divisão de setores feita pela Futebol Card contribuiu apenas para confundir a cabeça do torcedor, uma vez que não existe qualquer divisão na arquibancada do Canindé. Ou seja: parem de inventar e vendam tudo como uma arquibancada só! E providenciem uma sinalização melhor no lado externo, porque torcedores pouco habituados ao Canindé podem se confundir na hora de entrar.

Do lado de fora, as filas foram consideráveis, mas andaram - parece que ninguém ficou do lado de fora. Dentro, estádio bastante cheio, bem perto da lotação total. Cabe dizer que a cobrança de R$ 150 pela cadeira coberta soa ofensiva, e então podemos considerar que quase todos os lugares possíveis estavam ocupados na tarde de hoje.

Público anunciado: 10.470 pagantes. Conclui-se então que o Canindé pode receber um público de 13 ou 14 mil pagantes. É pouco, muito pouco, para a torcida do Palmeiras.

***

A escalação de Rivaldo na lateral-esquerda é inaceitável.

26 comentários:

Leonardo disse...

Algo que não pode deixar de ser dito é a presença notável de cambistas na rua Azurita - a menos de 10 metros de policiais militares - e até mesmo no próprio terreno do estádio do Canindé - logo depois dos portões que dão acesso ao estádio.

Lamentável. Proíbem barraquinhas de lanches, mas liberam o "trabalho" à vontade dos cambistas.

Mais uma vitória do Palmeiras e agora é atropelar o Santos na Vila.

vaiparmera disse...

Duas considerações.

Em 2009 ficamos em 1o no Paulistão e quase beliscamos o título brasileiro. Via de regra, quem mostra serviço no Paulistão dá um indicativo de que vai ser competitivo no nacional. Acho que dá pra fazer algumas previsões a partir disso.

Com relação a divisão da arquibancada, o Estatuto do Torcedor (que bem sabemos mais reprime o torcedor do que qualquer coisa) manda que os estádios estejam divididas em setores, inclusive separando um setor para as organizadas. Talvez seja essa a razão da confusão (a lei, não a incompetência da Futebol Card ou do Palmeiras).

Por fim, ecoando o Felipão, necessitamos ainda de reforços para brigar no Brasileirão. Se trouxerem uns 3 caras, (um zagueiro pra repor o Danilo, um meia e um Centro-Avante) o Palmeiras vai ser um time duro de bater no nacional.

Cesar disse...

Realmente ainda falta muito, precisamos vencer o clássico contra o Santos para chegar na fase final ganhando pelo menos um clássico, assim dá pra ter uma noção melhor do poder de decisão do time...

cleber disse...

eu achei o time bem fraquinho hoje.... o bragantino podia ateh ter empatado antes do segundo gol nosso

Rodrigo Barneschi disse...

Leonardo
É verdade: pode flanelinha e pode cambista, mas eles proíbem as barraquinhas de pernil e tudo aquilo que o torcedor quer. Vagabundos!

Vai Parmera
Acredito que faz sentido esse seu comentário. Pode ter alguma relação com a porra do Estatuto do Torcedor. Vou conferir isso.

Pedro disse...

Rogééééééério!

Anônimo disse...

Putz... pior que o cara se deu o trabalho mesmo... então, já que ele vai voltar aqui para ler a repercussão, que leia essa:

"ROGÉRIO CUZÃO, RESERVA DO MARCÃO!"

Sem mais,

Saluti

Fabrício Longo disse...

Fala ae Barneschi!!!
...uma ponto que vc sempre coloca em todos os comentarios....
a maldita camisa listrada(não a dos anos 90), mas essa atual!!!
cade o uniforme camisa verde, short branco e meia verde ou branca!!!!
vc não acha que está na hora de começar a fazer manifestações para não usar mais esses uniformer?
...sério tem jogo que a hora que vejo o uniforme, da vontade de bater o fdp que faz isso com o VERDÃO!!!!!!!
abços!!!!!!

Rodrigo Barneschi disse...

Fabricio,
Eu tenho falado jogo após jogo sobre isso. Aqui, no Twitter, em qualquer lugar. Especialmente no estádio, que é o lugar de fazer isso. Mas parece que pouca gente se dá conta disso, e tem até gente que gosta dessas aberrações aí.
Muito foda!
Abraços

Leonardo disse...

O pior de tudo é ter deixado a camisa branca de lado.

E daí que venderam milhares de camisas verde-limão? Quantas camisas brancas já não foram vendidas?

E a questão nem é essa, trata-se de tradição!

Pedro disse...

Sério, me dei ao trabalho, até pq gosto do seu blog. E, diga-se de passagem, até o Marcão, que o outro citou aí, respeita muito o Rogério (além de ter tomado alguns gols).

Outra coisa: Rogério é o antifutebol moderno, um ídolo eterno. Abraços.

Luan disse...

A camisa branca do Palmeiras é linda e nunca deve ser abandonada com tem sido nos últimos anos. Deve-se valorizar mais a tradição e a grande história do Palmeiras! Chega de verde limao e camisa listrada!

AVANTI PALESTRA! LÍDER!!!!!

Luan disse...

Rogério pra mim é um pária, safado, sem vergonha, mau caráter, indigno, sujo e RESERVA DO SÃO MARCOS! Pra mim é impossível algum argumento que possa favorecer esse morfético que pra mim não passa de um viadão metido, uma putinha que gosta de dar o rabo. Sem mais, essa é minha opinião sobre esse merda.

Anônimo disse...

Coitado desse aí... Gosta do blog por que do lado rosa não deve ter nada que preste... Aí têm que olhar por cima do muro pra ver como é o futebol de verdade. Alienado...

Nunca entrei num blog Bambi nem vi sequer UM palestrino comentando sobre.

Não entendo essa raça...

Gabriel, verde até o osso.

Anônimo disse...

http://terceirotempo.ig.com.br/noticia/Em_2011_Sao_Paulo_tera_menos_jogos_transmitidos_na_televisao_aberta-40890


Por que você não fala sobre isso?

Anônimo disse...

Ae mano,

Qual a sua opinião sobre a declaração do ROgério de que o São Paulo luta contra as coisas ruins do futebol e para que o esporte ainda tenha decência.

Como já vi textos geniais seus sobre os leonores, gostaria muito de saber o que você pensa.


Abs

Anônimo disse...

Ae mano,

Qual a sua opinião sobre a declaração do ROgério de que o São Paulo luta contra as coisas ruins do futebol e para que o esporte ainda tenha decência.

Como já vi textos geniais seus sobre os leonores, gostaria muito de saber o que você pensa.


Abs

@FKamers disse...

Muito bom..

Barneschi, ajude-nos a divulgar a Porcopedia?

Um site desenvolvido por Palmeirenses, uma enciclopédia digital totalmente do Palmeiras.

www.porcopedia.com e www.porcopedia.com.br

Não está toda completa, mas a cada dia ganha mais informações e precisamos tambem da ajuda dos Palmeirenses que desejam ter a história do Palmeiras publicada aos 7 ventos.

Abraços.
Blog www.meupalmeiras.com (@NacaoPalmeiras)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Pedro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Primeira vez que entro nesse blog..e já concordo com o anonimo que te chamou de otário. Vocês são um bando de invejosos. Por que sabem que nunca terão um jogador assim. E nem uma alegria dessas. Vocês estão carente de títulos e de ídolos também. Vocês se comportam como time pequeno que são. Não passam de torcedores pequenos de um time pequeno.
Os alienados aqui são vocês. Um bando de alienados que se pararam no tempo. Ficam ruminando a história. Mas a história não é apenas o passado, a história vai se criando.
E vocês ficaram na história. E esse tipo de atitude só mostra o quanto alienados vocês são. O que aconteceu ontem é história, história a favor do futebol. A favor do futebol brasileiro, e vocês de tão covardes, alienados e invejosos não conseguem admitir.
Tudo que você escreveu em resposta no seu último comentário faz parte do passado. 'História suja'...'tentar roubar estádio'..você não passa de um alienado. Todos sabem essa história. Mas se prender a isso e só a isso..é alienação.
Goleiro de hóquei, quisera vocês um dia ter um ídolo desses. E você como vários outros ignorantes, jornalistas e adversários não gostam desse goleiro por falar o que vocês não querem ouvir. Não admitir o erro, pode ser um defeito assim como o Marcos critica abertamente o elenco. Entre outras besteiras que o atual goleiro já fez e todos sabem disso.

Queira você ou não, o Clube São Paulo, briga contra um sistema. Um sistema que prejudica não só os próprios clubes com direito de imagem, como os torcedores reféns dos horários da globo.

O São Paulo constantemente critica Teixeira e Del Nero, dois grandes ídolos du futebol moderno você não acha?

Leonardo disse...

Este é um blog de um torcedor palmeirense de arquibancada.

Que diabos os são paulinos vem fazer aqui?

Jean disse...

Rivaldo na lateral esquerda é um crime!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.