28 maio 2012

Que decepção, adidas!

Se havia uma ilha de excelência em meio ao caos que é a S.E. Palmeiras, esta era a adidas, fornecedora de material esportivo do clube desde 2005 e uma referência mundial em camisas de futebol. Havia. 2012 fica sendo o ano em que a empresa errou sem dó nem piedade, entregando ao palmeirense alguns dos uniformes mais ridículos e deploráveis das trajetórias do clube e da empresa.

A começar pelo primeiro uniforme, bastante contestável (continuo aguardando a explicação sobre por que cazzo há triângulos desalinhados que mais lembram o uniforme que a Dell'erba fazia para o Guarani nos anos 90) e, o absurdo concreto, em desacordo com o Manual de Identidade Visual recém-lançado pelo clube.

Não contente, a marca alemã fez ressuscitar a aberração amarela, cuja proliferação representa uma cicatriz em meio ao verde das arquibancadas por onde passa o Palmeiras. Não somente pelos modelos oficiais, mas muito porque o antigo 'terceiro uniforme' tornou-se a peça favorita dos falsificadores.

Ao que parece, a adidas se inspirou nos falsários para reeditar esta versão execrável de nosso manto. Notem como a peça recém-apresentada, com uma grosseira combinação entre o amarelo marca-texto e um verde que sequer dialoga com o tom do uniforme principal, parece saída diretamente de uma barraquinha da 25 de Março.

Um verdadeiro atentado aos símbolos palestrinos, tanto mais porque travestido de "quarto uniforme", algo que sinceramente não me parece defensável, tampouco condizente com as práticas adotadas em outras importantes praças pelo mundo.

A adidas errou como nunca e vai fazer o palmeirense pagar por isso durante uma temporada inteira, obrigando-nos a conviver com uma primeira camisa que remete mais ao Guarani que ao Palmeiras e com um obsceno quarto uniforme (pra que isso, porra?).

Podia-se esperar isso de qualquer um que lá dentro está e mesmo de muita gente de fora, mas não da adidas. E eu, admirador antes inconteste de tudo o que a marca alemã faz, tenho ainda mais motivos para ficar decepcionado com as terríveis decisões que tomou a empresa neste 2012 que será ainda mais longo porque, além do futebol dentro de campo, o uniforme também será feio.

###

Porto Alegre, 13/06: passagens devidamente compradas para mais um duelo inesquecível no Olímpico Monumental. E eu, partidário da tese de que marcas adversas existem para ser quebradas, apresento-os às seguintes coincidências:

21.06.2000: Palmeiras 0(2)-0(4) Boca (final no Morumbi)
13.06.2001: Palmeiras 2(3)-0(4) Boca (semifinal no Palestra)

À batalha, palestrinos!

24 comentários:

gregory disse...

Sem noção, não dá pra ficar xingando se não perco meu dia aqui, mas decididamente não comprarei camisa esse ano.

E Rodrigo, voltando ao assunto Juca Kfori, você assistiu Linha de Passe hoje? Ele meteu o pau nas torcidas inglesas, disse que tão voltando a discutir lá sobre a volta dos preços populares, e que ele não gosta de assistir jogo em alguns estádios, pois tem a impressão que se ele levantar e xingar o juiz o estádio todo olhará feio pra ele, que ele não gosta de torcida de teatro hahaha. Achei legal essa declaração dele e principalmente que temos uma esperança que os fdp's dos dirigentes brasileiros parem de se inspirar naquela merda.

Anônimo disse...

E pelas informações do link abaixo, deixamos de ser o principal parceiro da marca no país: http://oglobo.globo.com/esportes/rmp/posts/2012/05/28/adidas-oferece-350-milhoes-ao-fla-447731.asp

SEP 23,5/ano
CRF 35,0/ano

Fabrício Longo disse...

Fala ae Barneschi!!!
Tdo blz?
Como sempre o melhor blog palestrino.
Espero que possamos superar todas essas dificuldades e pontos negativos que temos tanto dentro como fora de campo, tudo ecoa contra o time, nestes 2 jogos!!!!
Um grande abço.

obs. o jogo do dia 13.06.2000 na verdade foi dia 13.06.2001 empate em 2x2 e derrota nos penaltis. NUca esqueço o Basilio indo com a bola para bater o penalti, mascando o chiclete....puta displicencia....que vontade de matar ele aquele dia!!!!!!

@FKamers disse...

Acho que 2000 foi dia 14/06 (2x2) e 21/06 (0x0).
13/06 (2x2) foi em 2001, na semifinal.

E concordo com o teor das camisas. A camisa 1 ainda vale lembrar o prateado bizarro, que não trás valor algum!

Fabrício Longo disse...

Pelo menos, lembrei de algo positivo para esse mata-mata, o Palmeiras não vai jogar na vespera do feriado que nunca falha.
Corpus Christi....ainda bem...pq nas 2 vezes que disputou com o boca e em outros jogos que se antecedeu a esse feriado, o Palmeiras nunca venceu!!!!
"E eu, partidário da tese de que marcas adversas existem para ser quebradas"...Já começamos a quebrar!!!
abçoo

gregory disse...

Nossa, bem lembrado Fabricio, eu sempre ouvia a mesma piada "e ai gostou do feriado de Porcus Tristes?" hahahaha, como odiava ir pra escola nesses dias.

Luiz Fernando disse...

Perfeito,Barneschi,assim como vc também achei que a camisa marca texto parece uma falsficação das mais toscas das barraquinhas ao redor dos estádios

Ridículo!!

Edsinho IV Centenário disse...

Caro Barneschi, mais uma vez me identifico totalmente com seu texto. Realmente foi um tiro no pé. Depois dos lançamentos de 2011, na minha opinião bem legais, inclusive com a homenagem à primeira camisa da era Parmalat-, eis que este ano a Adidas se iguala à diretoria na mediocridade, a comparação com a Delerba foi magnífica , só para registro , tenho uma camiseta da Mancha de 1991 com uns detalhes triangulares, até que bacanas, mas para a época, combinava com os cabelos "mullets" da rapaziada. Este quarto uniforme-então- é brincadeira de mau gosto. Por isso que quando encontro uma camiseta retrô-modelo Athleta 1972- como que encontrei na Feira de Artes da Pompéia, não titubeei e agarrei-a, mesmo não oficial, a camiseta é feita em linha e super confortável. Taí, conversando com muita gente, o pessoal sempre diz que esta é a camiseta -verdadeira-do Palmeiras, mesmo as novas gerações; e porque a Adidas não a reedita? Oh senhor, livrai-nos da mediocridade vigente na Turiassu, 1814.

Vitor Forcellini disse...

Ainda não tenho uma opinião formada sobre a primeira camisa, só achei o numero em cinza horrivel. Mas o tal quarto uniforme é uma afronta ao clube. A camisa até é bonita, mas já deu com esse verde-limão, não é a cor do Palmeiras. Cada vez mais os clubes brasileiros vão deixando a identidade de lado em troca de dinheiro. Lamentável. Fora que não precisa de 4 uniformes, 2 já está bom.

Anônimo disse...

Uniforme escroto...
E mais escroto ainda é o dirigente que aceitou este lixo....

O Palmeiras só me enerva!

@BrunnoAnimal7

Anônimo disse...

Passagens compradas!

PORTO ALEGRE FICARÁ PEQUENA!

AVANTI PALMEIRAS!!

Anônimo disse...

E vamos nós torcedores de mão amarradas reclamar de mais uma ação de mal gosto para com o Palmeiras. E esperar que essa reclamação seja ouvida por quem pode mudar alguma coisa. Mas vamos lá... É o que podemos fazer. Cobrar !
É verde e Branco Adidas. Simples assim.

Danillo Bovi

Antonio Frederico disse...

Essa história de chamar o feriado de Corpus Christi de "Porcos Tristes" foi por causa de uma derrota do Palmeiras há muito tempo atrás, eu queria me lembrar em que ocasião foi isso. Se não me engano foi numa vez que o Palmeiras perdeu pro Bragantino por 1 a 0, o Palmeiras perdeu apenas esse jogo e foi eliminado do Campeonato Paulista, foi isso mesmo?

Rafael Kuvasney Marcolin disse...

Palmeiras joga novamente em Barueri a semifinal. Se não tivermos um resultado positivo naquela merda de lugar, que a cidade venha a baixo. Pelo menos, assim, não seríamos mais bem vindos naquele estádio desgraçado.

ADI SADLER disse...

OS CHUCRUTES MANDARAM MUITO, MAS MUITO MAL AGORA...CAGARAM E SENTARAM EM CIMA DA NOSSA CAMISA, COLOCARAM ATÉ O NOSSO ESCUDO DENTRO DE UM TRIANGULO DE PONTA CABEÇA....BIZARRO, PÔ ADIDAS, VOCES DÃO UM BANHO NA NIKE, PUMA, MIZUNO E ETC, SEUS AGASALHOS ESTETICAMENTE DÃO UM SHOW, MAS UM SHOW DE BOLA NAS CONCORRENTES, SEUS TENIS ESTETICAMENTE SÃO MAIS BONITOS E DURÁVEIS EM COMPARAÇÃO DAS CONCORRENTES, A CAMISA VERDE-LIMÃO FOI SUCESSO NACIONAL, AQUELA AZUL E BRANCA IDEM, A CAMISA DE GOLEIRO DE 2009 PRETA COM DETALHES VERDE LIMÃO SÃO LINDOS, ESSA CAMISA COM O SIMBOLO P EM ALUSÃO A COPA RIO 1951 É SHOW DE BOLA.... MAS ESSA CAMISA QUE FIZERAM PARA A TEMPORADA 2012 NÃO ADIDAS......NÃÃÃÃÃO

TUDO BEM QUE VOCES PAGAM 20 MILHÕES PRO PALMEIRAS, MAS NÃO TEVE UM PUTO DA DIRETORIA PRA SENTAR, CONVERSAR E MUDAR ISSO PORRA

Anônimo disse...

@FKamers, a mistura do Palmeiras com o Los Angeles Lakers ficou FERA cara......show de bola.....o meu time no futebol é o verdão e no basquete o lakers

show cara

Paty disse...

Detestei os dois uniformes.
Realmente o limão, parece uma imitação barata.
O verde, o primeiro muito feio.Detesto números em prata, acho coisa de viado.
Que bom que vc estará lá para nos representar.Que a nossa sorte mude.

Anônimo disse...

Meu caro Barneschi, necessario ou desnecessario tecer algum comentario sobre este ilustre figlio di putana?

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ogm9ZMHg8aQ

Abs.

gazu disse...

Chega ser ofensivo o que a ADIDAS fez com a gloriosa camisa da S.E.P.
Concordo com você Barneschi, o que são aqueles triângulos no peito, existe uma explicação aceitável? E a camisa "4" então, o que é aquilo? Noto que os fardamentos fornecidos pela adidas as equipes européias são infinitamente mais bonitosa que os nossos!
Alguém conhece um canal de reclamações?

Gazu,
Dignidade, União e Glórias.

Anônimo disse...

"O que se esperar então para a próxima fase da Copa do Brasil? Fomos garfados contra o Paraná nos dois jogos, contra o Atlético-PR nos dois jogos e por aí vai. Afinal, a matança continuará até quando? Caso cheguemos a uma final hipotética contra o São Paulo, time do coração do presidente da CBF, Zé das Medalhas, diante de tanto tempo sem conquistas e “coincidentemente” com a volta dos “erros” em prol do time de Emerson Leão, alguém tem dúvidas de que, no caso do time do Morumbi chegar à decisão, e nós também, teríamos uma tragédia anunciada?"

http://migre.me/9i3hw

FC disse...

Perfeito Barneschi, expressa muito o que pensamos.

Segue o que escrevi sobre estas aberracoes no blog Camisa do Palmeiras:
"Só eu acho que jogando com estes uniformes horrendos da Adidas para 2012 perdermos o pouco respeito que ainda nos resta ???
Juro que ver este limão-amarelo-marca-texto me enjoa e me cansa….
Em 2007, foi uma boa novidade para modelo 3 (mas usado exaustivamente em jogos em casa). Em 2009\2010 como segunda camisa foi uma péssima idéia… agora em 2012, rebaixada a 4a camisa, é o próprio retrato da falta de entendimento da história\grandeza do Palmeiras e da falta de criatividade que abunda a direçao da SEP.
Parecem camisas amadoras… como nossa direção. Os camelos devem ter adorado… a pirata vai ficar igualzinha.
Abrax,
FC"

Anônimo disse...

Bernaschi,

Ambas as camisas lançadas pela Adidas este ano ficaram horríveis.

Essa camisa verde limão conseguiu a proeza de ficar pior que a 1ª. Qualquer camelô teria feito algo menos pior.

É impressionante o mal gosto do cidadão que escolheu as tais camisas. Com certeza não foi um Palmeirense.

Mais impressionante ainda é a diretoria do Palmeiras dizer que não teve qualquer poder sobre a escolha da camisa, como se isso fosse uma justificativa plausível para este absurdo que fizeram.

O Palmeiras deveria exigir, por contrato, que teria poder de escolher, dentre algumas opções, o modelo que o clube utilizará na temporada. Será que é pedir demais?

Acho que ambos sairiam ganhando com isso. Se bem que, a julgar pelas ultimas administrações, é bastante duvidoso se sairia algo melhor...

Dizer o quanto a administração do Palmeiras é pior que a de muita padaria por aí é chover no molhado.

Abs

Guilherme

Anônimo disse...

Ridícula essa camisa verde limão do palmeiras,igualzinha as da banquinha de camelô,o que muda e o preco.lamentável

Anônimo disse...

O que esperar de um timinho desses? Nada. E ainda o cara quer que a adidas forneça um uniforme bonito. Dê graças que ainda esteja patrocinando. Eu mesmo não investiria meu dinheiro numa merda de time como esse que só entra pra participar pois competir nada. E vai pra segundona de novo e nao adianta chorar depois. Chore agora.