23 fevereiro 2007

Cinema pré-Oscar

A barra lateral apresenta os melhores filmes que eu vi no cinema em 2007, e isso, em grande medida, basta para emitir minha opinião sobre o Oscar deste próximo domingo. Há ainda os que foram lançados em 2006 e que, por isso, encontram-se na lista que vem logo abaixo. De qualquer maneira, faço aqui breves considerações.

De cara, digo que The Departed (na lista de 2006) é, de longe, o meu preferido para levar o prêmio principal da noite. Mas não me surpreenderia se este ficasse com Babel ou Letters from Iwo Jima - não vejo injustiça se for o segundo. Com o cenário tão aberto, há quem aponte até o alternativo - sob o ponto de vista das engrenagens industriais de Hollywood - Little Miss Sunshine como provável azarão. Eu bem que gostaria.

Já que citei um dos filmes de Clint Eastwood sobre a batalha de Iwo Jima, ressalto que a iniciativa de encarar este conflito sob dois pontos de vista diferentes já é digna de aplausos. E os dois filmes são ótimos - o 'japonês', bem melhor, já um clássico do gênero. A estatueta de melhor diretor, no entanto, tem de ficar com Scorsese. Por justiça - com atraso, mas justiça - e por reconhecimento. É o que se espera.

Acredito ainda que o pouco badalado El Laberinto del Fauno deve levar pelo menos dois Oscar, um deles por melhor longa-metragem estrangeiro, e é justo que isso aconteça. Babel foi uma decepção, o oposto de The Queen. Por falar neste, Helen Mirren sozinha levaria o filme nas costas, mas ele não é só isso; é mais relevante do que pregam algumas análises superficiais.

Ainda na categoria dos intérpretes, Forest Whitaker fica com o dele, mas Leonardo DiCaprio (excepcional em The Departed e em Blood Diamond) já merece um também. De resto, Eddie Murphy e Rinko Kikuchi são minhas apostas entre os coadjuvantes.

E há Borat, que merece um post só pra ele. Vi o filme há duas semanas, em uma pré-estréia, e já pensei algumas vezes em escrever sobre. Faltou inspiração, mas fica aqui a recomendação: assistam!

Como já escrevi demais, deixo aqui as minhas preferências em todas as outras categorias. Eu disse 'preferências' e não 'palpites'. Gostaria de escrever sobre as duas, mas falta tempo. Vamos lá:

Roteiro original: Letters from Iwo Jima (mas como foram esquecer Stranger than Fiction?)

Roteiro adaptado: Children of Men

Filme estrangeiro: El Laberinto del Fauno

Animação: Cars

Fotografia: Black Dahlia

Edição: United 93

Direção de arte: El Laberinto del Fauno

Figurino: Dreamgirls

Maquiagem: El Laberinto del Fauno

Efeitos visuais: Pirates of the Caribbean - The Dead Man´s Chest

Som: Flags of our Fathers

Edição de som: Flags of our Fathers

5 comentários:

Anônimo disse...

e naum vai falar do fdp do baier?????????

Craudio disse...

E qual será a mea culpa da Academia para este ano?

Anônimo disse...

bons palpites, barney...

Anônimo disse...

...E o Scorsese conseguiu!!

Anônimo disse...

...E o Scorsese conseguiu!!