14 novembro 2008

Bonde Boulevard

Não estranhem o título, por favor. Fato é que houve, no início da década, uma faixa nossa com essa inscrição. Fazia referência ao Boulevard, uma casa de esfihas que teve a sorte (ou azar) de se localizar em frente ao nosso ponto de ônibus, no Metrô Ana Rosa. Era dali, onde hoje existe uma agência do Itaú, que saíamos os manchas da Zona Sul (ou Centro-Sul, como queiram) em direção ao Palestra.

É impossível explicar em um post aquilo que vai render bons capítulos do meu livro sobre memórias de estádio. Não tenho essa pretensão agora. Digo apenas que começamos em poucos para chegarmos a muitas dezenas. Lapa H, Lapa T, Vila Madalena, Pompéia, Perdizes; e Vila Mariana, Ipiranga, Vila Monumento, Sacomã, Aeroporto. 875H, 874T, 407M, 478P, 875A. Bons tempos...

Os ônibus partiam lotados em direção à Zona Oeste. E voltavam ainda mais cheios, em noites que invariavelmente terminavam na delegacia ou em uma batida policial. Não necessariamente por algum ato de vandalismo, mas simplesmente porque 70 ou 80 torcedores uniformizados em um ônibus na Paulista não deveriam representar um cenário dos mais agradáveis para as “pessoas de bem”.

Há histórias fantásticas daquele período (1998-2003). Anos de grandes batalhas (no campo e fora dele), de sacrifício, de madrugadas na rua, de longas caminhadas. Mas especialmente de muitos amigos, alguns dos quais permanecem com a mesma pegada até hoje, mais de década depois de tudo ter começado.

Prometo que vai sair o tal livro. As histórias – e os amigos – merecem.

Pena que não tivemos uma história como esta:

Torcedores seqüestram ônibus para ir a jogo

Pouco mais de 70 torcedores do Chacarita Juniors seqüestraram dois ônibus urbanos em Buenos Aires para acompanhar a partida contra o Talleres, na noite de quinta-feira, no estádio do Ferrocarril Oeste. Entre os vândalos, estavam três menores de idade.

Além de aproveitarem a "carona", os 74 torcedores ainda assaltaram os passageiros que estavam nos ônibus. Os veículos foram interceptados na chegada ao estádio e todos os vândalos foram detidos pela polícia local sob a acusação de privação ilegítima de liberdade, tentativa de roubo e interrupção do transporte público.

No entanto, segundo o jornal argentino "Clarín", a passagem dos torcedores pela delegacia foi rápida: 72 deles já estão em liberdade.


Atentem para o tratamento destinado aos torcedores: “Entre os vândalos...”. Digo a vocês que um dos grandes livros já escritos sobre torcidas organizadas leva esse nome: “Entre os vândalos – A multidão e a sedução da violência”. É obra de Bill Bufford, um jornalista que foi atrás de reportagens sobre violência entre os hooligans e se deixou seduzir por isso tudo. Não que seja um exemplo a ser seguido, mas a simples leitura já faria bem a muitos jornalistas esportivos.

Faltou falar sobre a tal faixa do Bonde Boulevard, né? Pois bem, ela foi pintada na raça pelo grande Galuppo, o nosso speaker. Freqüentou as arquibancadas do Palestra por um bom tempo até ser roubada. Não por outros torcedores, mas pela polícia. É, pela polícia.

Isso tudo parece meio anacrônico, mas é que bateu o saudosismo e eu precisava deixar tudo por aqui. Que sirva de inspiração para voltarmos com a vitória do Maracanã.

23 comentários:

Anônimo disse...

Du caralho.

Craudio disse...

Coitada da véinha...

Fernando Cesarotti disse...

Rapaz, deve dar um livro e tanto. Se precisar de um editor com experiência, me ofereço.

Anônimo disse...

calma ai. vc ta reclamando do fato de o jornalista ter chamado esses bandidos de vandalos? mas o que vc queria po? que ele chamasse os caras de torcedores?

Anônimo disse...

calma ai. vc ta reclamando do fato de o jornalista ter chamado esses bandidos de vandalos? mas o que vc queria po? que ele chamasse os caras de torcedores?

Anônimo disse...

Muito bom, Palestrino.

E você, caro marcio, chama a puliça de polícia?

Rodrigo Barneschi disse...

Não, cara. Observe só que eu faço logo uma relação com o título do livro, e este ganha logo um comentário elogioso. Não é essa a questão, portanto.

Nicola disse...

Muito interessante o post...
Cara, quero ser o primeiro a comprar esse livro!
Tem outros pra me indicar, sobre o tema do blog?

Pena que esse ano só tem mais dois jogos no Palestra, contra o Ipatinga não poderei ir, contra o Botafogo irei com meu pai no Visa... E ao que parece, a despedida do futuro "antigo Palestra" será no Paulista do ano que vem. Depois, só Pacaembu...

Pedro Pellegrino disse...

Barneschi, é fácil achar esse "Entre os vândalos..."?

Seo Cruz disse...

Li essa atéria hoje e fiquei apaixonado por essa torcida. Parabéns por ter dissecado o assunto com a competência de sempre, amigo! E, sim, preferimos centro-sul, uma vez que a ANa Rosa está a um passo do Cambuci, a PORTA DA ZONA LESTE!!!

Anônimo disse...

Rodrigo!, beleza!

agora não será mais necessário o: '...cobrando o livro...'!!!

não é da sua época, mas o que o Amigo sabe dizer sobre "o jogo das velas"(?) e suas ocorrências dentro e fora do estádio!?

abraços verdes,

luiz, Uberlândia

Anônimo disse...

Rodrigo!, beleza!

agora não será mais necessário o: '...cobrando o livro...'!!!

não é da sua época, mas o que o Amigo sabe dizer sobre "o jogo das velas"(?) e suas ocorrências dentro e fora do estádio!?

abraços verdes,

luiz, Uberlândia

Bruno D'Angelo disse...

Barneschi , quero ler esse livro o mais breve possível!Tem uma previsão de quando ficará pronto ou ainda é muito cedo para dizer?

Agora , uma sugestão/pergunta: vc não poderia nos presentear com pequenos aperitivos desse livro aqui mesmo?


Abraços ,

Bruno D'Angelo.

Anônimo disse...

Morumbi é penhorado em ação de Ameli

O Estádio do Morumbi está penhorado. O imóvel foi oferecido pelo São Paulo como garantia em uma ação trabalhista movida pelo ex-zagueiro argentino Horácio Andres Ameli, que passou pelo Tricolor durante um ano (de julho de 2002 a julho de 2003).

A ação diz respeito ao atraso no pagamento de direitos de imagem. O jogador já ganhou em três instâncias. Na última delas, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que o montante da dívida, já com juros e correção monetária, é de R$ 2,2 milhões.

A questão preocupou alguns conselheiros são-paulinos, uma vez que em março a Fifa vai revelar as 12 cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014. “A gente fica preocupado, sim, sobretudo pelo fato de a Fifa analisar os estádios e nesse pente-fino descobrir que o Morumbi está envolvido em ações na Justiça”, afirmou à coluna um desses conselheiros.

Informa a coluna Arquivo Confidencial, de Wagner Vilaron

http://oglobo.globo.com/diariosp/post.asp?t=morumbi_penhorado_em_acao_de_ameli&cod_Post=140173&a=534

SE FODEU ESCÓRIA IMUNDA.

Rodrigo Barneschi disse...

Tô indo pro Rio logo mais. Às respostas:

Cesarotti:
Opa! Valeu! Eu preciso arrumar o tempo para me dedicar a isso de maneira mais intensa. Um notebook ajudaria. É um projeto pra ser concluído em 2009. Aí eu te falo. Mas já agradeço.

Nicola:
Tenho sim. Me cobra na próxima semana ou por e-mail e eu te passo uma lista bem interessante. Não vou conseguir ver tudo agora.

Pedro:
Só em sebo, cara. Não existe mais em nenhuma livraria. Eu tô pensando em comprar um, pois li faz um tempo e era emprestado.

Raphael:
Eu nunca gostei muito de Centro-Sul, mas te explico essa história depois.

Luiz:
Cara, te confesso que não saberia o que dizer agora. Não tenho muitas informações sobre isso. Mas falamos na semana que vem.

Bruno:
Pretendo fechar isso até o final de 2009. Sei que está longe, mas o tempo que eu tenho para me dedicar a isso é bem reduzido. É um trabalho por paixão, né? Mas eu vou correr com isso, porque as lembranças vão perdendo detalhes. Quanto a adiantar as histórias aqui, te digo que os ideais estão todos por aí, espalhados entre tantas opiniões extremistas. Mas as histórias mesmo precisam de contextualização. Não dá, por exemplo, para falar no Maníaco sem explicar a origem do apelido e sem descrever essa figura única.

Abraços a todos e obrigado!!!

Anônimo disse...

um brinde ao Major!
vida eterna ao líder Maníaco!

Pedro Pellegrino disse...

Aê achei nesse site aqui, é muito bom esse site já comprei vários livros. http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=Entre+v%E2ndalos&tipo=simples&estante=%28todas+estantes%29&alvo=autor+ou+titulo

Anônimo disse...

DISPENSA COMENTÁRIOS.

http://www.verdao.net/forum/index.php?showtopic=10335&pid=172407&mode=threaded&start=

Perseverança aos Aspies! disse...

Pois é véio,

O tal milagre não aconteceu.

Tristemente comento sobre o chocolate rubro-negro q levamos num Maraca lotado. Chocolate com gosto de URUBU!!! (OK, n é esse o assunto do post, mas já tô me antecipando pra amanhã…)

Eu acreditei. Eu torci. Eu criei raiva dos comentaristas q só jogam uruca no Verdão e acompanhei a Mídia Palestrina. E eu passei mta raiva hj-e eu sei q vc mais ainda… Deixo meu desabafo aki, como escrevi lá no Mondo:

espero q alguém da Diretoria q se submete aos caprichos desse mercenário dê uma de Cap. Nascimento e fale pra ele:

“SR LUXEMBURGO, O SR É 1 FANFARRÃO!!! NÃO MERECE ESSE TIME Q O SR. TREINA!!! NÃO MERECE!!!!! PEDE PRA SAIR, LUXEMBURGO! (bofetada) PEDE PRA SAIR!!!! (mais bofetada) O SR. É MOLEQUE!!!! MOLEQUE!!!! (bofetada + forte; Luxa cai e diz q n vai sair, mas os Caps. da Diretoria repetem:) PEDE PRA SAIR! PEDE PRA SAIR!!! O SR. CUSTA MTO CARO PRA ESSA @#$%& DE RESULTADO!!! PEDE PRA SAIR!!! E LEVA ESSAS MERDAS DE JOGADORES Q O SR. MANDOU TRAZER, SEU FDP!!!”

PEDE PRA SAIR, LUXA!!!

(PS: n sou a favor do q 1/2 dúzia da MV fez lá em Congonhas na sexta. Mas se eles batessem no Luxa na volta dele hj…. seria BEM FEITO pra ele!!!)

Anônimo disse...

Cansei de passar vergonha por conta desses vexames que só o Palmeiras, isso mesmo, SÓ O PALMEIRAS PROPORCIONA!

Enqto nós torcedores assistimos TODOS NOSSOS MAIORES RIVAIS E INIMIGO SEREM CAMPEÕES NACIONAIS, nossa diretoria assiste de camarote o Palmeiras ser roubado, humilhado, esculachado e não fazem nada em defesa do clube. NADA!

Isso é revoltante. REVOLTANTE!

Depois aparece um louco da vida por aí e acontece uma merda aí vão falar da torcida...

Anônimo disse...

Lindas histórias!!!

Que momento mágico em minha vida foi este periodo!!!

Falo que vivi intensamente o Bonde Boulevard, com os amigos que carregamos nestas jornadas!!!

As brigas tinham até romantismos, não é? Quanta confusão!!

Lança esse livro amanha!

Vamos nos mobilizar e levantar o Bonde novamente?

Grande Abraço
Fernando Galuppo

Rodrigo Barneschi disse...

Sim, Galuppo. Momento mágico e que merece registrado. Só o que lamento é não termos fotos daquela época.

Jornadas épicas, brigas memoráveis (sim, com romantismo), grandes figuras.

Bem que eu gostaria de reerguer o bonde. Mas os tempos são outros e eu duvido que seja possível unir uma galera como aquela.

Abraços

Anônimo disse...

POrra como gostava de acordar e pensar que pontualmente as 02 horas antes do jogo encontraria toda a mulecada.
Bom momento, que por sorte consegui viver.
Aonde o Galuppo era o Fernando, O Barneschi era apenas o Tadei, o Lopes era o lopes, o Gabriel era o Cabelinho e por ai afora.
Galuppo acredito que realmente não é possivel levantar mais o bonde, mas por que não fazer uma volta que seja simbolica, em um jogo qualquer, chamar todos que ainda temos contato e se encontrar ali, pontualmente 02 horas antes do jogo.

Abraços

Zoinho