04 novembro 2008

Sobre pontos corridos e distorções

Coube a um esfacelado e desinteressado (ou interessado, depende do ponto de vista) Internacional/RS a tarefa de enfrentar o time do Jd. Leonor. Os outros clubes todos que disputam o título tiveram de receber um Inter diferente, sempre perigoso e com a formação titular. Aos leonores, caberá também enfrentar uma tabela bastante amigável se comparada à dos demais postulantes ao título.

Não se trata de sugerir teorias conspiratórias, mas sim de reconhecer uma evidência: os pontos corridos permitem que o destino de um campeonato seja definido não pelos concorrentes diretos ao título, mas logo por um ‘laranja’, um time que não está nem aí para a disputa, caso deste Internacional das últimas rodadas. Pior: longe de qualquer desinteresse, o clube gaúcho poderia ter logo o propósito de prejudicar o seu maior rival, também na briga pelo título.

Vejam: não quero aqui fazer qualquer acusação, mas é irrefutável a constatação de que o sistema de pontos corridos permite uma série de distorções, a começar pelo fato de que o título nem sempre se resolve em uma disputa direta entre os clubes que lutam por ele. E assim, um descompromissado Internacional/RS – ou qualquer outro – pode dar novos rumos à competição.

E não é só isso, já que um grave erro (?) de arbitragem, como aquele da última quarta-feira, pode não representar grande prejuízo para o Botafogo/RJ, adversário dos bambis na ocasião, mas sim para todos os quatro clubes que estão na briga. Para deixar mais claro: de uma só vez, o bandeirinha e o juiz do Engenhão conseguiram ‘roubar’ Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e Flamengo.

Vai ficando tudo por isso mesmo, com mais dois pontos na conta dos leonores. É bom lembrar, meus caros, que este modelo sem fase final favorece sobremaneira a parte suja do planejamento bambi, que pressupõe erros a favor aqui e acolá, às vezes na seqüência, outras com certo espaçamento, mas quase sempre disfarçados em jogos menores, com pouca atenção da mídia e repercussão esvaziada (que tal um SPFW x Vitória numa quinta à noite?). Mas se a coisa apertar como agora, não há de ser nada: o erro pode vir sem pudores, logo em um jogo com TV para todo o país.

Somados todos os erros, os números são bem consistentes. Foram 12 pontos no último ano e outros 12 em 2008. Aos poucos, com a benevolência dos juízes e a complacência da mídia, tudo para não despertar muita suspeita. E assim, todo o nosso esforço e mesmo uma vitória épica como a de domingo podem não servir de nada.

Para que não pareça exagero da minha parte: questionados sobre o suposto favorecimento da arbitragem, os dirigentes bambis e mesmo alguns jornalistas nada desinteressados (em especial a patota do Juquinha) conseguem levantar um único argumento. Sim, trata-se do tal gol do Grêmio, claramente irregular. E pára por aí, em especial porque não seria possível encontrar melhor defesa.

Os lances estão aí. E eu sei que posso me tornar repetitivo, mas prefiro correr esse risco. Só o que não encontrarão por aqui é omissão.

O mal não pode prevalecer de novo!

***

*Canindé, sábado: vamos nos organizar para empurrar a Lusa.

30 comentários:

Danilo em BH disse...

Ae... alguem consegue 02 ingressos pra mim pra domingão??? Aqui longe nao dá pra comprar né??
Abs
Danilo

Filipe disse...

Perfeita a análise, Palestrino.

MATA-MATA!!!

Craudio disse...

Ponto corrido é bom só pra time vagabundo...

luiz - uberlândia disse...

cobrando o livro... [2]


valeu!

luiz, uberlândia

[SEP] Valmir disse...

Perfeito mais uma vez meu caro.

Ótima sugestão ir lá dar uma força para a Lusa, que segundo eu li, reservou 3000 ingressos para a torcida do Palmeiras.

Assim a SUBRAÇA não irá tomar conta do pedaço.

Acredito que a Lusa, até pela força das circunstâncias na tabela, fará frente aos alienados.

Nada mais justo, colocar eles no devido lugar.

abs

Daniel disse...

concordo totalmente... pontos corridos é uima merda.
e mto bom esse clip do Obama...

Vitor MV disse...

"os pontos corridos permitem que o destino de um campeonato seja definido não pelos concorrentes diretos ao título, mas logo por um ‘laranja’, um time que não está nem aí para a disputa,"

Disse tudo Barneschi..Pontos corridos é uma bosta, é "mania" dos que querem ser EUROPEUS, mas é um campeonato bem menos impolgante..

Assim como o Inter "entregou" o jogo pros bambis, o Botafogo pode fazer o mesmo pro Palmeiras na ultima rodada por conta do roubo que eles sofreram no Engenhão, e por aí vai, pode ter time entregando jogo adoidado por aí, e ninguem vai nem desconfiar..por isso este campeonato é uma merda!!

E aproveitando:

cobrando o livro... [3]!!!

Abraços,

Forza Palestra disse...

Aceito as cobranças, e elas servem de motivação.

Aproveito para acrescentar o seguinte:

Torcedores do Goiás e do Cruzeiro brigaram durante o jogo entre os dois times no último domingo. Isso todo mundo viu, certo?

E agora o nosso amigo Paulo Schmitt, o procurador desocupado, solicitou as imagens do jogo e ameaça punir Goiás e Cruzeiro com a perda de mando de campos e eventualmente com a interdição do Serra Dourada.

E aí eu deixo uma pergunta: vocês sabem qual é o último jogo do Goiás no Serra Dourada?

Abraços

Vitor MV disse...

Que beleza hein Barneschi, seria contra MADAME?? Ah ta, e tbm tem mais uma do nosso promotor, ele só tá esperando a sumula do jogo entre Palmeiras x Santos na Vila Belmiro, pra decidir se vai fazer a denuncia contra o Madureira, por causa da invasão de campo no domingo, a pena minima pra esse tipo de "infração" é 120 dias!!

PAULO SCHIMITT, O SENHOR É UM VAGABUNDO!![125]

Abraços,

César Bernardi disse...

Pontos corridos supostamente é o sistema mais justo, porque premia o time mais regular.
Na Europa, o sistema deu certo porque o futebol tornou-se um negócio: os times são montados para dar espetáculos, e não é interessante para os que investiram no show que seu time não leve nada.
No Brasil, por outro lado, o futebol ainda está extremamente ligado à paixão do torcedor. Logo, não dá pra simplesmente querer implementar o modelo que vende mais. Um campeonato mata-mata, na situação atual, teria o quê, 8 times com chance igual de título? Para o brasileiro médio, isso seria muito mais emocionante que só 5 com chances reais há vários meses.

Filipe disse...

César, você diz:
"No Brasil, por outro lado, o futebol ainda está extremamente ligado à paixão do torcedor".
Concordo, e é assim que é.
Futebol NÃO é negócio.
O business tem de servir de suporte para que a coisa funcione, e nada mais.
Mas não acho que na Europa "os times são montados para dar espetáculos".
É pra dar lucro. O espetáculo é consequência do lucro, numa lógica completamente esquizofrênica e que MATA o Futebol de verdade.
O jeito que eles arrumaram para manter a máquina rodando por lá é vender espelhinho para nós aqui, e é por isso que estamos nesta lama.

A coisa toda é vendida aqui como salvação, como se a "sobrevivência" do futebol dependesse do "negócio".
A verdade é que o "negócio" tornou o futebol dependente. Mas ninguém se deu conta disso por aqui.
Continuam trocando PAIXÃO por espelhinho, como os portugueses espertalhões fizeram em 1500.

Lá é Europa. Aqui é Brasil. Achar que devemos fazer como eles fazem é jogar fora tudo o que somos.

ACORDA BRASIL!!!

MATA-MATA!!!

PAULO SCHIMITT, TU ÉS UM VAGABUNDO!!! [3996247]

palestra1914 disse...

Deixem o Paulo Shit tirar o mando de campo do Goiás. Deixem fazer o que quiserem a favor do spfw.O tombo será maior ainda...

A Lusa será "o time"!

Quanto ao sistema de pontos corridos , eu acho o mais justo de todos. Mas foi muito bem observado que times sem compromisso nenhum , podem e influenciam diretamente no 'resultado' final. Isso vai depender do nível de comprometimento de tal time com o restante da competição.

Abraços ,

Bruno D'Angelo.

Forza Verde disse...

Para aqueles que ainda acreditam que vivemos em um país democrático, com total liberdade de expressão, aí está um grande exemplo:

(...)

59 Fábio Mendes

Pessoal, queria agradecer a ajuda de todos nas informações que eu solicitei há alguns dias para elaborar uma matéria.

Infelizmente, ela não será publicada, pois assinantes são-paulinos têm pressionado o jornal para que notícias desfavoráveis ao time não sejam publicadas.

De qualquer forma, agradeço pela força.

#

61 Marcio

Que beleza, hein Fabio?

É exatamente assim que funciona a imprensinha…

#

62 Macedo

Quais assinantes de qual jornal estão pressionando para não publicar matérias?

#

63 Fábio

Não sei o nome do assinante, mas são jornais de Mogi das Cruzes, Grande São Paulo. É tudo o que posso dizer.

(...)

http://www.observatorioverde.net/2008/11/02/notasov-santos-x-palmeiras/#comment-25379

Forza Palestra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Forza Palestra disse...

Senhores,

Eu avisei. Mas houve quem tivesse votado no Kassab. Eis aqui um presente para os nobres eleitores:

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2008/interna/0,,OI3305731-EI11421,00-Kassab+ganha+camisa+numero+do+Sao+Paulo.html

Bruno Batera disse...

Forza Lusinha!!!! A nação alvi-verde está c/ vc!!!

[SEP] Valmir disse...

Cara, dá uma espiada no Cruz hoje.
O Rapha pegou pesado, he he he

abs

Vitor MV disse...

Rapaziada e o que dizer da estação SANTOS-IMIGRANTES??

Na minha opinião o Juventus da rua Javari,se for assim, tbm merece uma homenagem destas..

É cada uma viu..

Abraços,

vladimir rizzetto disse...

"...os pontos corridos permitem que o destino de um campeonato seja definido não pelos concorrentes diretos ao título, mas logo por um ‘laranja’, um time que não está nem aí para a disputa,..."

Sempre defendi os pontos corridos, mas a descrição acima nos faz repensar esta fórmula.

E sobre os acontecimentos no Serra Dourada, o circo já está armado. Agora, o incrível, é como as coisas acontecem para as bibas. Só tem um jeito: que o Palmeiras envie uma mala bem gorda para Goiás.

Saulo disse...

Sei que o São Paulo é um grande time assim como o Palmeiras, mas o São Paulo é ajudado pra caramba. No jogo contra o Botafogo, por exemplo, foi um absurdo.

Anônimo disse...

hahahahahahahahahahahahaha

patético esse negócio hein! vc quer menosprezar os títulos do sp???? hahahahahahahahaha

que sentimento pequeno!

E ainda diz que é uma teoria conspiratória???

Pelo jeito se esqueceu da "Era Parmalat".

A inveja é um sentimento pequeno meu caro.

Lugano disse...

Ai, meu deus, quanta choradeira. O Palmeiras é tão injustiçado!

O outro lembrou bem, e a era Parmalat?

Vocês só lembram do que querem e editam a realidade de acordo com os seus argumentos.

Diz que o SP se deu bem, pq pegou o Inter desinteressado. Mas o Palmeiras pega o Ipatinga (semi-rebaixado), Vitória (nenhum interesse) e o Botafogo (nenhum interesse mais no campeonato)

Enquanto o SP pega times grandes que lutam contra o rebaixamento (Vasco e Flu)

Pedro disse...

Lugano seu traste,
O Inter jogou com o time titular??
te garanto que o Vitória e etc..vão jogar com o time titular contra nós..

Ganharemos essa porra e novamente vamos tirar a chance de vcs de ser tri de alguma merda!!

Forza Palestra disse...

Anônimo e Lugano,

É risível falar em Esquema Parmalat. Vocês devem ser daqueles que acreditam também que o Brasil vendeu a Copa de 98 para a França, certo? Pois bem, são nada mais que parte deste povinho que engole toda e qualquer teoria conspiratória. Nota-se a falta de argumentos para vir aqui contestar tudo o que é dito.

Por isso vocês são a sub-raça.

Forza Verde disse...

É extremamente hilário como a SUB-RAÇA ALIENADA não tem o mínimo de vergonha na cara em mostrar sua inveja e seu despeito diariamente na Mídia Palestrina.

Deve ser triste depender de uma mídia falida, suja e vagabunda como a impren$inha, que se vende por ninharia não é? Afinal quem garante que esta impren$inha nesfasta e babi de hoje não mude de ares (leia-se clube) futuramente? É tudo apenas uma simples questão do caixa 2 estar com o pagamento em dia.

Capisci finocchi?

Lugano disse...

chamar de sub-raça deve ser um argumento e tanto. ao menos para vocês.

e outra: eu disse que a tabela do palmeiras tb é fácil, que também pega times desinteressados. não fui rebatido quanto a isso

Forza Palestra disse...

“e outra: eu disse que a tabela do palmeiras tb é fácil, que também pega times desinteressados. não fui rebatido quanto a isso”

Ah, a bicha quer ser rebatida, é?

Ok, vamos lá:

Gostaria que fosse assim, mas a nossa tabela não é fácil. E talvez, olhando com mais atenção, a do SPFW também não seja assim das mais tranqüilas. Não é tanto essa a questão, mas sim o fato de que um clube grande – como o Inter – mandou os seus 11 titulares para enfrentar Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e Flamengo, mas não o fez contra o São Paulo.

Não ponho a culpa no Inter, que está fazendo a parte dele, mas sim na deficiência apresentada pelo sistema de pontos corridos. É isso – e também a facilidade para conseguir pontos irregulares ao longo do campeonato – que está sendo debatido.

Quanto ao termo sub-raça: não se trata de argumento, mas de um conceito. E ele é plenamente sustentado ao longo de dois anos e meio de blog (isso para não falar nos três anos da página antiga).

Lugano disse...

que pontos irregulares, meu deus????

o inter jogou com time reserva, assim como o sp jogou com time reserva, no início do campeonato, inclusive contra o grêmio, que agora disputa o titulo.
assim como outros jogaram enquanto estavam na libertadores. ou em outras situações.

e outra: pq isso é um defeito do pontos corridos??? isso pode acontecer em qq campeonato! um time pode jogar com os reservas, prejudicar um terceiro (provavelmente o palmeiras) e este não se classificar pra fase final, o chamado mata-mata. dá na mesma, percebe??

Forza Palestra disse...

Porra, Lugano, sem brincadeira, por favor.

Quer saber quais são os pontos irregulares? Pois veja os dois links com o dossiê bambi 2007 e o dossiê bambi 2008. Estão nesse mesmo post e trazem vídeos com todos os lances irregulares a favor do SPFW. Foram 12 pontos garfados em 2007 e mais 12 neste ano agora. Veja os vídeos, por favor.

E é fato que isso pode acontecer em qualquer campeonato, mas um mata-mata com oito classificados permite que os times realmente interessados fiquem frente à frente (em dois jogos) para resolver tudo.

Lugano disse...

ótimo, vc concordou com um argumento meu. já é um avanço