29 maio 2009

Questão de aparência

“Se demitir o Luxemburgo, vai trazer quem? O Picerni? O Roth? O Estevam Soares? O Vadão?”

Este é o único argumento (?) possível a setores da torcida palmeirense que ainda defendem a permanência do Madureira. Você não ouve nenhuma referência elogiosa às suas últimas contratações, nenhuma menção às suas estratégias inovadoras, nenhuma análise baseada em seu trabalho com o grupo de jogadores.

Não é à toa: o Madureira de hoje é um técnico medíocre, comum, no nível dos citados anteriormente. Com desvantagens: tira anualmente R$ 6 milhões dos cofres do clube, é arrogante (o que o impede de assumir os próprios erros e agir para melhorar isso) e carrega o peso de já ter sido um grande treinador.

Defendem o Madureira aqueles que não enxergam isso.

Aliás, tenho uma teoria:

Sabe aquele sujeito de família rica que de repente se vê na miséria, mas insiste em manter as aparências? Vocês devem conhecer alguém assim: o cara mal tem dinheiro pagar as contas de água e de luz, mas insiste em ostentar uma BMW na garagem. O cidadão faz isso apenas porque quer manter o status. Pode estar na merda que for, mas gosta de mostrar para a sociedade o que não é: “Vejam, eu tenho uma BMW na garagem”.

Pois o palmeirense que defende o Madureira faz isso para manter um status que já não se justifica faz tempo. E então, enquanto a gente pede que o Palmeiras e sua torcida sejam respeitados, o sujeito deslumbrado enche a boca pra dizer: “Ei, vejam só, meu time tem o Luxemburgo no banco”.

Pois é, acontece que o Madureira deixou de ser uma BMW faz tempo.

***

CARTA DA MANCHA VERDE AO MADUREIRA

Quem avisa amigo é.

Nós vamos nos classificar na porra do Uruguai, porque aqui é PALMEIRAS, e NÓS SOMOS O PALMEIRAS, não somos cariocas flamenguistas boca aberta!

Nós vamos ao estádio para apoiar o PALMEIRAS, e quando necessário cobramos sim senhor, pois temos esse direito, quer o senhor aceite ser cobrado, quer não!

Nós não somos culpados de PORRA NENHUMA, não escalamos o time de forma bizarra, não queimamos duas alterações com 25 minutos de jogo, não trocamos, de forma COVARDE, um centro avante (com sono), por um volante quando estamos ganhando um jogo EM CASA.

Nós não indicamos Evandro para substituir o Valdívia, nós não inventamos Capixaba, Marquinhos, Obina e demais refugos que hoje infestam o Palestra Itália.

Nós não recebemos 500 mil reais por mês para estarmos SEMPRE, ao lado do PALMEIRAS, pelo contrário, pagamos o ingresso MAIS CARO DO BRASIL.

Nós, em hipótese alguma, aceitaremos a HERESIA de sermos comparados com torcidas rivais, se o senhor gosta tanto assim de Inter, Sport, Gambás, VAZA, se não quer treinar o PALMEIRAS, te garanto que tem uma lista enorme de treinadores que querem e se identificam com o clube, com sua Torcida, inclusive um certo penta campeão mundial.

Aliás, lá pros lados de Recife, estão precisando de técnico, manda o seu curriculum pra eles, quem sabe o Beltrão, seu amigo, não te contrata?

Nós não somos idiotas, e não engulimos as suas mentiras, cadê as imagens do aeroporto onde o senhor disse que foi agredido pela Torcida do PALMEIRAS? Já se passaram quase 01 ano daquele seu teatrinho, e até agora, nada de imagens divulgadas, até quando vai esconder a verdade?

Nós, desde a sua estréia no início do ano passado, já avisávamos que não aceitaríamos uma NOVA TRAIÇÃO, como a que o senhor fez em 2.002, nos deixando com um time desmontado logo após a estréia no Campeonato Brasileiro, que culminou com a queda para Série B, em troca de um punhado de dinheiro, sendo que uma semana antes estava em NOSSA QUADRA, mais uma vez falando do seu eterno... BALELA!

Nós já cansamos de ouvir o senhor, insistentemente, tecendo comentários sobre o Marcos, onde o senhor o compara com o goleiro do time do Morumbi, dizendo que ele não tem o mesmo preparo, o mesmo potencial, enfim, se gosta tanto do outro goleiro, vai lá e tenta treinar o time dele, mas, comparar o nosso maior ídolo, com um goleiro nojento, prepotente e com um cárater parecido com o seu, que jamais assume os erros que comete, chega a nos dar nojo!

Nós, por fim, podemos errar, como muitas vezes já erramos, mas a TORCIDA DO PALMEIRAS, quando erra, erra movida pela PAIXÃO, erra por um sentimento muito maior do que os zeros que ostenta em sua conta bancária, e não erramos por omissão, por covardia, por falta de competência, ou, simplesmente, por não sermos hoje, sequer, reflexo do que já fomos um dia, como é o seu caso.

Portanto, Luxembrugo, preocupe-se em classificar o PALMEIRAS, em treinar esse time, arranjar algum esquema de jogo para esse time, de um tempo nas suas atividades paralelas (até blog escreve agora....que piada) e pare de abrir a boca para falar da TORCIDA DO PALMEIRAS, você não tem DIGNIDADE para isso.

Recado dado.

FORÇA PALMEIRAS, NÓS ACREDITAMOS NA MAGIA DA CAMISA VERDE E ESTAREMOS NO URUGUAI, GOSTEM, OU NÃO GOSTEM, NÓS SOMOS A TORCIDA DO PALMEIRAS, NÓS SOMOS O MAIOR PATRIMÔNIO DO CLUBE...... NÓS SOMOS O PALMEIRAS !

20 comentários:

Beto Trito disse...

Meu argumento não é esse. Concordo com relação ao valor de seu salário. O que me preocupa é o momento em que estamos falando sobre isso. Nós não saimos da Libertadores. Prefiro ele pelo menos até a queda da Libertadores do que chamar algumas dessas tranqueiras mais baratas.= no meio da competição.

E repito, nossa torcida ontem realmente deixou a desejar.

Rodrigo Barneschi disse...

Beto,

Eu concordo que deixou a desejar, em parte pelos motivos expostos no post anterior. A questão é que, se não apoiou como deveria, a torcida também não atrapalhou.

E este canalha do Madureira deveria ter a decência e a dignidade de assumir seus erros - que foram muitos. Colocar a culpa na torcida é inaceitável. E ele comprou uma briga grande.

Giovanna C. disse...

Rô, eu concordo com você e acho que me encaixo no perfil do Palmeirense conformado pois penso: até que ponto é válido pro Palmeiras ter um rompimento a essa altura do campeonato? Até que ponto uma troca de treinador pode ser positiva se vamos alimentar as bocas vorazes da imprensa com pautas de "crise e rachadura"?
Entende o meu ponto? É uma faca de dois gumes, certamente.

Rodrigo Barneschi disse...

Gi,

Mas aí você tem um argumento diferente - e eu aceito. O que me incomoda são os deslumbrados que vêm com esse papinho furado de "O Luxemburgo é diferenciado e vale os R$ 500 mil". Entende o ponto? Porque aí o sujeito se põe a detonar Roths e Picernis - que não seriam bons nunca -, mas esquece que o Madureira não é mais o mesmo.

O próprio posicionamento da Mancha é bastante sensato nesse sentido. E está irrepreensível.

Beijos

Anônimo disse...

o pior são as comparações, sempre menosprezando o q é do Palmeiras e exaltando o dos rivais
vomos ser campeões dessa libertadores, mas não graças ao seu luxemburgo
ele ja ta pensando em ir treinar os gambás ano q vem, vai ser eiminado de novo pelo Verdão na libertadores

Craudio disse...

Não faça a pergunta do começo do post ao Vitor... Ele manda trazer todos os citados.

Junior disse...

Acho que temos uma oportunidade única de mandar esse vagabundo embora. 3 semanas até o jogo da volta.

Pergunto-me qual a motivação dos jogadores para seguirem com ele, depois de menosprezados novamente.

Craudio, eu concordaria com o Vítor e iria além, qualquer um que escreveu neste post, com exceção a você, por motivos óbvios, seria uma melhor opção do que o Madureira. Ele pirou.

Emerson Machado disse...

A carapuça serviu um pouco para mim, sou um dos que sempre pergunta, no lugar do Luxa quem?

Mas isso não signifique que eu esteja satisfeito:

1) 500 mil por mês é muita grana! Ainda mais sem títulos.

2) Evolução - alguém viu o Palmeiras evoluir do início do ano para cá?

3) Coletividade - Temos isso?

4) Esquema tático - 3-6-1? Isso é gozação não é?

5) Contratações - Jumar? Fabinho Capixaba? Obina? Mozart? Marcão? Os 2 primeiros são ridículos. Obina estava jogado, mas vou dar um voto para ele, Mozart é triste, Marcão bate cabeça o tempo todo.

6) Retranca - cara, nada me fode mais o juízo do que ver um time, ganhando de 1 x 0 se retrancar para ganhar assim! PQP, vai pra cima e mete 2 x 0, 3 x 0. Porque tivemos o Palmeiras dos mais de 100 gols no Paulista? Porque tinhamos um timasso, tinhamos, mas quando marcava o primeiro, eles iam para cima para fazer mais!

7) Comparações - A diretoria não fala nada? O cara fala que o Marcos, nosso ídolo, não é preparado? Que nossa torcida não apoia como outras? Vai treinar os bambis, as putinhas do nordeste...
Como o cara pode PUBLICAMENTE falar que o Palmeiras não tem um jogador diferenciado? Não tem um Ronalducho, um Nilmar...
Perai, Keirrison, CLeitonX, DS? São jogadores normais? Ele é louco, sabe pq eles não estão rendendo???? Culpa do Luxa! Mal posicionamento, a escalação não ajuda eles... Precisa fazer igual o Pelé fez, os jogadores tomarem as camisas da mão dele e falarem: Professor, senta no banco, que nós sabemos como fazer...

8) Torcida x Luxa - Sinceramente até estou estranhando a Mancha ainda não ter agido e forçado a saída dele, então ele tem que colocar o rabinho entre as pernas e agradecer a Mancha, pois quando a Mancha quer... Já sabemos...

Para finalizar, é possível mandar ele embora? Vou ser obrigado a concordar com o Junior, se querem tirar ele, que tirem agora, temos 3 semanas até o jogo de volta, quanto ao Brasileiro, foda-se! Prefiro 1 Libertas a cada 3 anos do que ser campeao Brasileiro todo ano. E nosso mundial? Temos que ter um mundial nessa merda de novo mundial da Fifa...
A diretoria tem que fazer algo, ofereçam os 500 mil para o Felipao!!
E ouvi uns comentários que não são 500 mil, e sim 700 mil...

Emerson Machado disse...

Me expressei mal, só vi depois que enviei... Na frase
"Precisa fazer igual o Pelé fez, os jogadores tomarem as camisas da mão dele e falarem: Professor, senta no banco, que nós sabemos como fazer..."

Os jogadores, comandados pelo Pelé, tomaram as camisas da mão do técnico (não lembro quem, meu pai que conta isso) e falaram para o técnico sentar no banco, que eles sabiam o que fazer...

Giovanna C. disse...

Sim, eu entendo.
E quero deixar claro mais uma vez que eu me sinto conformista com a situação, mas nunca satisfeita.
Quando penso nas consequências acho que o fator extra campo pode influenciar. Ou seja: a troca pode ser efetivamente boa para o time, porém o preço a se pagar é ver a imprensa gambá deitando e rolando.

Pedro Pellegrino disse...

Existem sim técnicos bons no mercado: Dorival Junior, Ney Franco, Mancini,Abel Braga, de repente poderia fazer uma dupla com Veloso e Evair, já que estão começando agora a carreira. No entanto acho que agora o clima não deveria ser esse, mas o luxa que provoca isso, incitando a torcida, ao invés de uma vez na vida reconhecer que errou.

Fabiano 1914 - Jundiaí disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiano 1914 - Jundiaí disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiano 1914 - Jundiaí disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiano 1914 - Jundiaí disse...

Ah... como é bom... Ver a Mancha Verde fazendo as coisas como devem ser feitas. Sem frescurinhas de menosprezar torcedores comuns, sem a prepotencia mostrada tantas vezes em forma de atitudes que só contribuíram para denegrir nossa imagem perante os fdp que regem o futebol. Mas com essa carta fica claroq ue estamos no caminho certo, é a hora certa de cobrarmos um técnica que tenha nossa cara, esse vendido já nos prejudicou muito e vai continuar até que saia da nossa casa que ele tanto desrespeita. Sim, concordo que no ultimo jogo o time estava morto e a torcida morreu junto em minutos, pode-se até cobrar dizenod que deviamos ter gritado mais, incentivado mais, mas jamais podem dizer que a culpa é da torcida, pois pagamos pra ver futebol e não vimos, pegamos chuva, transito, frio e isso claramente desanimou a torcida... Mas a pergunta é... ganhando o rio de dinheiro que ganham os jogadores, entraram no parque Antartica sem pagar nada, comeram antes do bom e do melhor, não tomaram chuva, nãopegaram transito e ainda garantiram uns bons "trocados" só pra estarem lá, como conseguiram desanimar tanto, como ficaram tão desmotivados, como?????? Simples.......... NÃO TEMOS LIDERANÇA... NENHUMA... Sem lider... sem nada.... é asism em tudo... na vida,, no trabalho,, na sua casa e no futebol tb,,,, Morreremos na praia se não elegermos um lider...pra ontem..... SÃO MARCOS... obrigado mais uma vez...

pedro disse...

Sou fã do Luxemburgo e vou tentar contra argumentar por aqui.

1. O time do ano passado:

- Não reconhecer que o Luxemburgo ajudou a ganhar um paulista o ano passado é de uma injustiça gritante. Só por isso já valeria a passagem dele pelo palmeiras (Posso até cocordar com você, obrigado e até mais).
- O time foi montado razoavelmente barato, com refugos que deram certo (Leo Lima, Elder Granja, Leandro, Martinez, Denílson...). Acusam o Luxemburgo de só saber montar time com grandes jogadores. Onde esses caras foram parar agora?
- Valdívia rendeu seu melhor futebol nas mão do Luxemburgo.
- Leandro idem.
- No brasileiro foi mal das pernas. E aí entrou o chamado custo Luxemburgo, que você muito bem comparou com o BMW na garagem. Eu vou levar a analogia para um outro lado: para ficar na garagem e fazer compras é melhor ter um fusca, mas quando anda, o BMW, mesmo velho e gastador, ainda é melhor que o Fusca. E fica difícil se desfazer e voltar ao Fusca...

2. O time desse ano.
- Começou bem, com a cara do Luxemburgo. Logo subiram no salto, o Luxa e nós da torcida, desmerecemos o Paulista, como se já tivéssemos ganho. Quantas vezes o Luxemburgo não foi chingado: só ganha paulistinha o desgraçado, é muito pouco, não queremos mais um paulistinha...
- Para justificar uma saída do Luxemburgo muita gente, já contando com o título do paulista que parecia provável, já dizia que era muito pouco.
- Esses argumentos são de uma arrogância e soberba só comparáveis com a do professor. E pagamos por isso.

3. Libertadores.
- Cuidado com argumentos do tipo, vamos ganhar apesar do Luxa. O Paulinho escreveu o mesmo sobre o título do paulista do ano passado.
- Se o Palmeiras for campeão, Luxemburgo e todos os jogadores serão campeões. E terão dado sua contribuição. Podemos até dizer que por culpa do Luxa e seus erros sofremos mais do que deveríamos. O que é bem diferente de dizer que fomos campeões apesar do Luxa.


De uma forma geral, acho o Luxemburgo um grande técnico, com todos os defeitos citados por você. Em minha visão sonhadora e ingênua deveríamos tentar uma comunhão com o time, a la Felipão, mas sem o Felipão. Por que precisamos do Felipão (ou qualquer outro treinador?) para apoiar mesmo os medíocres, para fazer eles jogarem o que sabem e se sentirem jogadores do Palmeiras? E aí sim cabe um "apesar do Luxemburgo". Apesar do Luxemburgo tivemos um time guerreiro e lutador em Recife. Apesar do Luxemburgo, tivemos uma torcida que canta e vibra contra o Sport em casa.

Apesar do Luxemburgo, estaremos no Palestra apoiando o Palmeiras na próxima fase.

E seremos campeões. Um pouco por culpa do Luxemburgo.

Pedro.

Emerson Machado disse...

Pedro, acho seus argumentos válidos, porém se colocarmos os outros argumentos (contra-luxa) e os seus na balança, infelizmente a balança pesa para o lado negativo.

Como queríamos aquele Luxa que transformava o time no intervalo, quantas vezes levamos 1 gol no primeiro tempo e pensávamos: "Agora no intervalo o Luxa muda o time e viramos o jogo"! E o melhor que isso acontecia.

Ganhamos o Paulista ano passado com um time mediano, ganhamos sim e MUITO OBRIGADO Luxemburgo, mas para um cara que ganha 500 ou 700 mil por mês, venhamos e convenhamos, é muito pouco. O Mano Menezes especula-se que ganha 300 mil, ou seja, quase metade. Se olharmos o Palmeiras do início do ano e agora, vemos crescimento? Melhora no futebol? NÂO!
Qual nossa tática? Não temos.
Qual nosso volume de jogo? Nenhum.
Qual a nossa escalação "normal"? Não existe.

Como um jogador chuta 5 bolas e nenhuma delas passa sequer a 2 metros do gol?
Como um jogador faz 9 ou 10 passes, todos errados?
Como um jogador bate 6 ou 7 faltas perto da área e nenhuma delas assusta o goleiro?
Como batemos 10 ou 12 escanteios por jogo todos sem assustar a zaga ou o goleiro adversário.
Como queima 2 substituições com 26 minutos do primeiro tempo? (até fui a favor pois o time estava um lixo, mas escalou errado então).
Como colocar um volante de contenção no lugar de um goleador?

São situações que um cara que ganha 500 mil não pode passar.

Roberto Kamarad disse...

Barneschi,

Concordo plenamente com vc, e mais ainda com o Júnior. "Temos uma oportunidade única de mandar esse vagabundo embora três semanas até o jogo da volta".

É impressionante a cara-de-pau desse cretino. Ele sempre arruma uma desculpa após suas cagadas. Primeiro a torcida, agora vem falar que o Palmeiras não tem um jogador diferenciado!

Vai toma no seu cú, "Manager" de merda!!! Por que ele insistiu até o Valdívia ser vendido?

Por que ele sempre vai à imprensa para meter o pau em nossos melhores jogadores?

Foi assim com o Valdívia, com o Diego Souza a agora é com o Keirrison. Você não vê esse filho da puta elogiar o elenco, um jogador.

Cara, eu tenho um nojo desse maldito.

Faço de suas palavras as minhas, mano: "se o Palmeiras for campeão desta Libertadores, será apesar do Madureira".

abs

Felix disse...

Vendo os pros e contras do lixomburgo, os contra dele pesam muito mais. E o pior de tudo, ele já mostrou que NÃO RESPEITA o Palmeiras, que não tá nem ai para preservar os jogadores. Onde vcs já viram um treinador MENOSPREZAR seus comandados, como ja fez com Wendel, com Lenny, com Valdivia, agora com todos? Menosprezar a Torcida? Ninguem é diferenciado? DS em Recife? CX10 no Chile? Marcos em Recife? Se fosse pelo esquema tático dele estaríamos desclassificados! Simplesmente ele deu motivos de sobra pra imprensa gambambi deitar e rolar sobre nós! TORCIDA QUE NÃO APOIA? A Mancha está suspensa, de entrar com bandeirões e instrumentos, e ela que carrega o estádio nas costas. O ingresso mais caro ( isso ja leva um publico diferenciado, menos "incentivador". Chuva , frio, e pior, o TIME JOGANDO MAL!! Tb até agora ele não sabe a capacidade do estádio que ele defende? 27 m il. O Estádio lotado, e ele cita 18 mil torcedores?? Menos visitantes, uns 25? E ele mais uma ez pra imprensa motivos: Palmeiras nao lota na libertadores! Ou seja, ELE DESPREZA o Palmeiras, jogadores, torcida, ídolos. Ele é DESAGREGADOR, contrário do nosso maior treinador, que era um PAIZÂO, da familia Scolari! Só não ve quem não quer!

Felix disse...

E os motivos que citei anteriormente, seriam por sí só motivo da diretoria repensar sobre o cargo dele, ou ao menos "intervir", proibir o cidadão de dar entrevistas, emitir palpites que venham denegrir imagem e astral dos jogadores! Agora, falando na parte técnica, que viu melhora nessa time? Vim dizer que ganhar um paulistinha foi mérito dele? Quem não ve que o time não tem uma jogada ensaiada, não sabe bater escanteio, não faz uma triangulação, não sabe bater faltas. E qto ele ganha pra isso? Simplesmente o maior salário do Brasil. Então nao me digam que com esse salário não contratáriamos Abel Braga, Dorival Junior, entre outros, que certamente colocaria esse time pra jogar, e renderia muito mais! Ultimamente ele leva nó tático de qualquer técnico! Outro técnicoresolveria sim. Alguem que não seja REFÉM de interesses. Cadê o Saconni? porque será que não joga? Mesmo indo bem nos jogos que entrou? não teve mais chances nem no banco? Poxa, a armação é tão descarada, e as desculpas, desvio de foco são tão pífios, que deveríamos todos por nariz de palhaço ao ir ao estádio!
Quanto à esse jogo da libertadores, se trocar agora ou não de técnico, se será maléfico, é só verem que o mal já foi feito nessa ultima entrevista. Quem acompanha os noticiáriso esportivos, é só reparar no semblante dos jogares, e as entrevistas, que verão que o desânimo e descontentamento com as declarações é notória, por mais que eles tentem disfarçar!