16 junho 2009

Um lugar na história


Quando as pessoas descobrem que eu sigo amanhã para Montevideo em um esquema bate-e-volta 'apenas' para ver um jogo de futebol, a reação é inevitavelmente a mesma: "Você é louco!"

Sim, isso eu já sei. Mas insisto em dizer que não é 'apenas' um jogo e que eu tampouco estou indo até lá para ver o que quer que seja. Porque é Libertadores, é Palmeiras e é tudo aquilo pelo que lutamos. E porque eu não vou para ver, mas para empurrar o meu time à vitória.

É difícil compreender o que leva alguém a perder o seu único dia de folga em meses de trabalho e mais algumas centenas de reais para ver 'apenas' um jogo de futebol. Não pertence ao terreno do racional, e é bom que seja assim. Porque é tão insano quanto inesquecível.

Foi assim na vitória em Recife, que nos livrou da virtual eliminação e nos trouxe até a Batalha do Centenario. Foi assim na vitória em São Januário, em 1999. Foi assim em toda a caminhada de 2000. Foi assim com o vitorioso duelo nos pênaltis, em 2001, no Mineirão. Foi assim em 2005, em 2006 e em tantas outras situações. Porque nada é tão bom quanto ir buscar uma vitória ou uma classificação bem longe de casa.

Neste 16 de junho de 2009, passados 10 anos desde o título da Libertadores/99, é justo lembrar de cada uma das vitórias heróicas do Palestra, em casa ou em campos inimigos. Em meio a tantos duelos inesquecíveis, eu preciso apenas buscar na memória a minha visão do chute de Zapata para fora para tudo isso fazer ainda mais sentido.

10 anos. As memórias de dentro do estádio, confesso, não são assim tão claras. Não era um jogo para se assistir; era para jogar junto com o time, cantando do início ao fim. Eu estava, admito, entorpecido, como fiquei ainda por um bom tempo, mesmo já fora do estádio.

É então que vêm à mente só as cobranças de pênalti, incluindo a decisiva, com a massa alviverde de mãos dadas, pronta para explodir. E eu, abraçado ao meu irmão, os dois já sem conseguir conter as lágrimas, com os joelhos no cimento sagrado daquela arquibancada que hoje já não existe mais.

Isso, meus caros, não tem preço. Viver um momento desses significa buscar - e alcançar - um lugar na história. Representa se eternizar em uma conquista única. Significa receber a visita de Felipão já no 10º aniversário da vitória
e ter a exata noção de que a Libertadores é tão dele quanto de cada torcedor de arquibancada. E é até mais nossa, à medida que estaremos sempre do mesmo lado da batalha.

Se estivemos juntos lá atrás, estamos agora também, uma década depois. Podemos não gostar de um jogador aqui e de outro ali e até o treinador pode ser hoje uma figura que não desperta a nossa confiança. Pouco importa; o Palmeiras vai a campo na fria noite uruguaia e eu confio nos homens que vestem aquela camisa verde.

Eles serão a nossa alma e o nosso coração na cancha. E nós, poucos e bravos na arquibancada do Centenario, seremos a voz de milhões. Para buscarmos o nosso lugar na história mais uma vez...

À VITÓRIA, GUERREIROS!
AQUI É PALESTRA!




***

Outra boa fonte de inspiração é a nossa campanha no título da Copa Mercosul/1998. Aí vai:

2ª rodada da 1ª fase - 19.08.1998, 22h
Nacional/URU 0 x 5 Palmeiras
Estádio Centenario, Montevideo/URU
Gols: Oséas, 10' do 1º; Magrão, 30' do 1°; Magrão, 41 do 1º; Tiago Silva, 32' do 2º; e Juliano, 39' do 2º
Os guerreiros: Velloso; Nenem, Júnior Baiano, Cléber e Júnior; Roque Jr., Rogério, Zinho (Tiago Silva) e Alex; Oséas (Galeano) e Magrão (Juliano). Técnico: Luiz Felipe Scolari

5ª rodada da 1ª fase - 01.10.1998, 21h50
Palmeiras 3 x 1 Nacional/URU
Palestra Itália
Gols: Rogério, 2' do 2º; Arilson, 30' do 2º; Arilson, 35' do 2º; e Barrios, 45' do 2º
Os guerreiros: Marcos; Nenem, Júnior Baiano, Agnaldo e Júnior; Galeano (Rogério), Tiago Silva, Alex (Paulo Nunes) e Arílson; Magrão e Oséas (Almir). Técnico: Luiz Felipe Scolari

32 comentários:

Anônimo disse...

cara me explica uma coisa, os ingressos para essa partida no uruguai, você os adquiriu de que forma, na bilheteria do palestra, ou junto a alguma cia de viagem junto com o pacote para montevideu?

Outra pergunta, por exemplo, palmeiras e flamengo no Rio, como conseguirei comprar os ingressos, será vendido uma carga para os visitantes aqui em sampa, ou eu os adquiro junto com a mancha???

É que a parada é a seguinte, já não me basta ver apenas os jogos no palestra, onde eu puder ir, a partir de agora irei, o único empecilho será como adquirir os ingressos

Abraço
Luciano

Lóh disse...

Força e boas vibrações para todos os Palestrinos que farão o mesmo que vc,Barneschi.
Só pra variar, seu texto ficou - e me perdoe o linguajar - 'do caralho'.
Gritem muito, quebrem tudo por lá e que todo esse amor que sai da arquibanca se transforme em força para os nosso guerreiros em campo.

Rodrigo Barneschi disse...

Luciano,

Vou pegar os ingressos lá em MVD mesmo. Não comprei pacote; vou por conta própria mesmo. Me manda um e-mail (forza.palestra@yahoo.com.br) e eu te explico.

Quanto aos jogos no Maracanã, é sempre bastante tranqüilo. Além de o estádio ser enorme, não existe uma divisão por setores na arquibancada ou na cadeira azul.

O que pega é descobrir dias antes do jogo onde é que a PM vai colocar a gente, já que não existe muita lógica de uns tempos para cá. Se antes ficávamos apenas na arquibancada, eles resolveram colocar as torcidas visitantes nas cadeiras azuis desde 2007. O problema é que isso não dá muito certo com torcidas como a nossa ou como a dos gambás e invariavelmente a PM volta a nos oferecer um espaço lá no alto.

Me manda um email mais perto do dia 15.07 e eu te explico isso direitinho. Mas, de toda forma, os ingressos são comprados lá mesmo, na própria bilheteria do Maracanã.

Néspoli disse...

É Barneschi, leio seu blog diariamente e pouco pósto, nunca tive a oportunidade de te conhecer no Alvi-verde então acho que terei que te conhecer no Centenário mesmo...

As pessoas tb me chamam de louco !! Qual o seu voo ??

nespoli@gmail.com

Abraços e Rumo ao BI

Bruno D'Angelo disse...

Barneschi , boa viagem e leve as minhas vibrações positivas!

Acredite que tudo vai dar certo!

Abraços

Bruno D'Angelo.

Roberto Kamarad disse...

Cara, falta-me palavras. To nervoso, apreensivo, sei lá!

Desde já, boa viagem.

Estaremos aqui, cada um torcendo de sua forma, mas todos em uma só vibração.

Nos represente!

Avanti, Palestra!!!

Abraços,
Roberto Kamarad

Vitor dos Reis disse...

"E nós, poucos e bravos na arquibancada do Centenario, seremos a voz de milhões."

Disse tudo cara, perfeito, boa viagem e boa sorte para todos nós, nunca fui ver o Palmeiras fora do Brasil, mas imagino que deve ser algo incrivel.E que nosso time honre a torcida que tem.

Abraços

João Medeiros disse...

Barneschi,

O critério da PM para acomodar a torcida visitante costmua ser o risco que a partifda oferece. No caso de VASCO e gambás, como o jogo era de risco alto, a PM colocou eles na arquibancada verde. É mais fácil controlar. Se o Palmeiras ficar na arquibancada verde também, será exatamente no local onde fica tradicionalmente a torcida do VASCO e a FJV. O acesso é maravilhoso, pela entrada da UERJ, com direito a metro coladinho à essa entrada. Se esse for o caso estarei no Maracanã mais uma vez torcendo pelo Verdão. Abraços.

Rodrigo Barneschi disse...

Opa! Fala ae, João!

É bem por aí: em todos os jogos contra o Flamengo, ficamos na verde, ali onde fica a FJV. Aí muda um pouco contra Fluminense e Botafogo, e já ficamos algumas vezes na cadeira azul. Isso seria inviável contra o Flamengo (ou entre Vasco e SCCP), e aí eles jogam a gente pro alto. O que, convenhamos, é bem melhor. Eu te confesso que costumo chegar bem cedo nesse tipo de jogo e, antes da chegada da massa, entro pelo Bellini mesmo – costumo deixar o carro no Shopping Tijuca.

Pena que vai falta um jogo no Rio neste ano. Mas nos encontramos logo mais contra o Flamengo.

Abraços

Nespoli:

Vou te mandar um email, cara. Abraços

Nicola disse...

Belo texto. Boa viagem mano, e boa sorte para nós. Dez anos depois, quem sabe eu não viva exatamente o que você viveu... Abraços e até dia 24, último jogo de Libertadores no Palestra.

Helder Oldani disse...

Barneschi

Vendo o felipão dando essa entrevista, ai vou la no parmerista e vejo as coisas que o conrado escreveu, vejo o video da final de 99, venho até aqui e vejo você dizendo tudo isso, me emociona cara.

Existem coisas que nenhum dinheiro vai comprar, e você entende esse ditado...Ninguém vai tirar de você essas emoções, essa adrenalina e a felicidade que vc vai sentir no voô de volta para sampa e dentro do estádio, por sinal histórico deles. Muita Sorte e pensamento positivo pra vc cara..vai com Deus!

"Nós viajamos para ver nosso time jogar seja onde for e somos loucos...e os homens constroêm bombas e são normais? "

Forza Palestra!

Polyanna disse...

Parabéns pelo texto! Muito lindo, de arrepiar!
Nos fez reviver um pouco das emoções de 99.
Boa viagem!Você estará representando a todos nós que gostariamos muito de estar lá
Força Palestra!!!!!!.

Giovanna C. disse...

"O Palmeiras marca a nossa vida. Existe uma carreira antes e outra depois do Palmeiras"

Palavras de Luiz Felipe Scolari no caderno Vencer do jornal Agora de hoje. Arrepiante.

Amanhã seremos um só pensamento, seja onde for. Boa viagem, um beijo

Rodrigo A(Moacyr) disse...

Barneschi, nao dá pra falar muita coisa...é foda ficar de fora de um jogos desses.Meu consolo é saber que estamos bem representados pra CARALHO.

Boa sorte guerreiros, a batalha vai ser foda, mas vamos vencer!

Abracos,

Rodrigo Moacyr.

Pedro Pellegrino disse...

Meu avô já falecido faria 95 anos hoje, e o melhor nasceu em 1914. Grande abraço, boa viagem e boa vitória!

Daniel disse...

FORZA IRMAUM!
VAMOS BUSCAR ESSA VAGA!

Zoinho centro/sul disse...

Mano uma boa viagem ( acredito que esteja ai já)e leve todo nosso apoio ao time.

Mudando de assunto, vc viu que a capa da veja SP é sobre as organizadas :??
Ai esta escrito, como acabar com a violencia?

Mano eles colocam toda a mesma merda de novo, jogo com torcida unica, fechar os bares nas imediações e essas merdas, mas ninguem fala para tratar melhor o torcedor e dar melhores condições e tal.
porra de foder !!

Abraços

É nóis !!

Zoinho

M. Serrano disse...

Minha torcida tá com vc, belas palavras. Esses 10 anos passaram e me lembro perfeitamente de tb estar ajoelhado, junto com outros grandes amigos palmeirenses e depois a festa atravessou uma noite gelada, vestido apenas com o manto sagrado e muito álcool!!!

BrunoBatera disse...

Olê, Olê
Eu canto eu sou Palmeiras até morrer
Olê, Olê
Eu canto eu sou Palmeiras até morrer de alegria, alegria alegria no coração.

Daria a vida inteira para ser campeão
A taça Libertadores Obsessão
Tem que jogar com a alma e o coração

Olê, Olê

Olê, Olê
Eu canto eu sou Palmeiras até morrer

Olê, Olê

Olê, Olê
Eu canto eu sou Palmeiras até morrer

Anônimo disse...

Com o coração doído pela eliminação, mas com uma certeza no pensamento:

"TEM QUE TER ÓDIO DESSA PORRA DE CORINTHIANS"

Luiz Felipe Scolari


Palestrino de verdade hoje é saci, é Inter!!!

(Centenário, é o caraleo!!!)


Parmera

Danilo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Danilo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Vou dar minha humilde opinião.

VERGONHOSO ser eliminado por um time medíocre e covarde.

Não é “caça às bruxas” não. É ter vergonha na cara e fazer uma limpa. E como o exemplo vem de cima, o primeiro a sair deve e tem que ser o “manager”.

E não me venham com desculpas do tipo “e vai por quem?”. Pra fazer isso que ele faz e ganhar só um estadual, qq um faz, aliás, eu faria mto melhor que ele, por bem menos que ele.

Ser eliminado por um time extremamente inferior, que demonstra uma tremenda covardia, primeiro por se recusar a entrar em campo contra um adversário e depois por jogar na retranca (tanto fora qto dentro de casa) contra outro adversário, é um VEXAME SIM.

Quer saber o que mais é vexame?

Todo esse “ar” de primeiro mundo, uniformes lindos, festas de lançamentos requintadas, parcerias com empresas importantes, Arena moderna, comissão técnica milionária, enfim, investimentos mil e mto blá blá blá…mas na hora de ganhar...BINGO! VEXAME!

Enqto isso, o timinho medíocre da marginal sem número e o timinho sujo do Jd.Leonor na hora de ganhar, GANHAM!

Ajudados pela arbitragem? SIM! CLARO! Mesmo assim vão ganhando enqto somos roubados e vamos perdendo.

Como eu disse...VEXAME! Dentro e fora do campo. VEXAME!

Antes viríamos fortes no segundo semestre de 2008, depois viríamos em 2009 e agora já passou pra 2010. Não sei o que a diretoria de merda do Palmeiras acha da torcida, mas acredito que trouxa é uma definição que eles tem sobre a gente...

E sobre o protesto formal DEPOIS de ser mais uma vez elimindado por um adversário inferior ajudado pela arbitragem, é prova da INCOMPETÊNCIA ABSURDA DA DIRETORIA do Palmeiras. Entra esse, sai aquele, mas o monte de merda é sempre o mesmo. Isso qdo não aumenta...

Enqto continuarem a “formalizar protesto” DEPOIS de sermos eliminados, continuaremos não ganhando porcaria nenhuma.

Protesto deveria fazer a torcida do Palmeiras, todo dia, por ter que aturar um clube com o gigantismo do Palmeiras, porém com diretorias ínfimas, incompetentes, omissas e covardes, ganhar UM ESTADUAL e UMA SÉRIE B em 10 anos.

MATEUS disse...

CARA, VOCÊS FALAM QUE O SPFC É AJUDADO PELA ARBITRAGEM QUE MAS ESPERO QUE FAÇAM O DOSSIÊ "PORCÃO" 2009. SÓ NOD DOIS ULITMOS JOGOS FORMA GOLS QUE NÕA ENTRARAM PRA VCS E GOL LEGÍTIMO ANULADO DO ADVERSÁRIO.

NAO VOU NEM FALAR DO DOSSIÊ TIMÃO - TODO JOGO É ROUBADO PRO TIME DO PQ SAO JORGE. MAS VCS NAO SE IMPORTAM NÉ? É O SEGUNDO TIME DE VOCÊS...

ENQUANTO ISSO O TIME "SUJO"SEGUE GANHANDO...

ABRAÇOS

MATEUS disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
MATEUS disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
João disse...

Com relação aos comentários dos imbecis do Jd Leonor, a melhor coisa que a gente pode fazer é ignorá-los. São comentários de baixa qualidade feitos por pessoas de baixa qualidade.

Sobre ontem, eu nem sei mais o que pensar... O desânimo é enorme. Sou do tipo dos sensatos, mas pra mim já chega. Reestruturação completa do clube imediatamente!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Nicola disse...

Bicharada só aparece assim mesmo, se forem eliminadas somem dinovo, tanto daqui como do estádio, aliás, tirando a Libertadores e aquele jogo com portões abertos, aquela mesma bosta de sempre. Conseguem lucrar menos com bilheteria do que o Naútico.

Danilo: pra ficar melhor só falta perder o vôo e ser demitido do trampo

"Pra ficar melhor"... Cara, tu é um infeliz mesmo. Sei que seu timinho sem alma é uma bosta, que você não sabe o que é ser torcedor, mas nós não temos culpa. Vai procurar algum blog pra comentar sobre seu time, mesmo que seja uma merda fazer isso.

Anônimo disse...

- Para mim, tem um gosto especial ganhar do São Paulo, por tudo o que aconteceu no ano passado (quando defendia o Palmeiras). Essa vitória é para amenizar a dor dos palmeirenses, que pediram para a gente ganhar hoje (quinta-feira) - provocou Kléber.

Valeu outra vez, Kléber!

Anônimo disse...

Vocês leram o último texto do blog do Luxemburgo?

O cara se acha um Deus, ou algo próximo disso.