30 julho 2012

Só o extremismo resolve



















Eu sinceramente já não tenho mais forças para falar sobre arbitragem. É uma situação que se arrasta por muitos anos e que só vai se resolver com medidas drásticas, chocantes mesmo. Tipo um dirigente invadindo o gramado (Volta, Eurico!), um jogador se fazendo de mártir em nome de uma causa maior, uma invasão de campo em massa, coisas desse tipo. Enquanto nada disso acontecer, o Palmeiras seguirá sendo prejudicado pela arbitragem de maneira reiterada e descarada, e haveremos de conviver com reações protocolares e protestos formais de efeito nulo. Ah, tem um efeito sim: a mídia vai insistir com o discurso de que "erros acontecem para todos os lados bla bla bla". E o que acontece na realidade é que todos os erros acontecem contra o Palmeiras. Seguimos em frente. Até o próximo roubo, senhores.

###

Arena Independência, BH




















Estádio 53. Uma cancha bem interessante, pressão considerável para o time da casa, acústica privilegiada (o barulho era muito forte com apenas 12 mil torcedores). E é uma arena que, a despeito de todo o discurso de modernidade, conserva ainda a alma que tinha antes da reconstrução e do prenome.

Encravado em um bairro residencial da zona leste, com ladeiras e becos para todos os lados, é um daqueles estádios que tornam a vida do visitante um tanto mais complicada. Não há uma via exclusiva para a torcida de fora; grades de trânsito estabelecem a fronteira, mas o espaço é estreito e de difícil acesso. Não foi um problema ontem, mas pode ser em um jogo de maior apelo.

A bilheteria fica em um container com dois guichês - mais um fator a ser revisto para jogos grandes. Cheguei bem cedo ao estádio e a compra foi tranquila. Ingresso da malfadada BWA, R$ 40.

Uma vez lá dentro, o estádio surpreende na altura e guarda características de muitas canchas. O setor que fica atrás do gol, por exemplo, lembra muito o do Luigi Ferraris, de Genova - e também o de muitos campos da Inglaterra, pela separação da 'curva' por meio de duas grandes torres. O vazio atrás do outro gol lembra o próprio Independência, mas também o Palestra, com a cidade se mostrando ao fundo. E, por fim, os setores superiores lembram muito a solução adotada para o Engenhão, que eu vejo como equivocada.

Por sinal, foi em um destes setores que ficamos os pouco mais de mil palmeirenses em BH. Por uma questão estrutural, o time da casa (Atlético ou Cruzeiro) vai sempre ceder para o visitante todo o anel superior central (em torno de 2,2 mil lugares). Bom para quem vai ver os jogos lá, com visão panorâmica (bem do alto) e com a possibilidade de acompanhar de perto qualquer um dos dois ataques - o espaço se estende de uma área à outra.

O ingresso daquele setor (e, imagino eu, também dos outros iguais) vem com uma advertência: "assento com visibilidade prejudicada". Pois bem, aí você pensa: pra que cazzo o aviso se aquela é a única opção? Ao final, o recado se justifica em partes. Vou explicar:

A verdade, senhores, é que o "assento" tem visão não apenas prejudicada, mas sim comprometida a depender do seu comportamento. Se você quiser ver o jogo sentado, vai perder até metade da visão do campo, não conseguindo enxergar a lateral imediatamente abaixo. Por quê? Porque a grade à frente impede a visão. A exemplo do que acontece no Engenhão, colocaram grades para separar um degrau do outro e a coisa se deu de maneira ainda mais invasiva, porque elas simplesmente vão de um lado a outro dos setores superiores, deixando cada lance da arquibancada separado dos demais. A inclinação é enorme, com cada degrau ficando um metro acima do outro - e a grade tem essa mesma altura.

Conclusão: fizeram um setor com cadeiras e separações para supostamente dar mais conforto, mas a verdade é que você só consegue ver o jogo se ficar em pé - e apoiado no obstáculo. No caso das organizadas, a distância entre as fileiras acaba sendo um problema ainda maior, porque desmobiliza o público.

Há boas opções de alimentação, sem muita frescura (salgadinhos, pizza, lanches etc.), mas com variedade e preços aceitáveis. De resto, tudo muito novo, os banheiros funcionam bem (essa é para os aficionados que vivem reclamando de banheiros sujos e alagados) e o ambiente em si é bastante agradável: se a acústica é favorável, é assim não apenas para a torcida da casa, mas também para a visitante, de tal forma que não há muito o que temer, a não ser do lado de fora.

###

_Nunca é demais republicar este post aqui, sobre o prejuízo, mais um, acarretado ao palmeirense pela Rede Globo. Tive de cancelar minha passagem de avião (que sairia de CNF às 20h38), pagar multa e encarar oito horas de ônibus na volta para SP. Não posso deixar de agradecer a Marcelo Campos Pinto e à corja de canalhas.

_No maior jogo que eu tive o prazer de ver em BH (Cruzeiro 2(3)-2(4) Palmeiras, pela Libertadores/2001), Celso Roth era o nosso técnico e Felipão, o do time mineiro. Ao olhar para baixo, os dois à beira do gramado, foi impossível não lembrar daquela noite.

_Passei pelo finado Mineirão antes do jogo. Parece um cenário de guerra. Não sou especialista em grandes obras, mas não dá pra entender aquilo. A verdade mesmo é que vão matar o espaço de convivência que existia do lado de fora. Maldita Copa do Mundo!

_Inter (BB), Botafogo (F), Fluminense (F), Flamengo (BB), Atlético/GO (F) e Santos (BB). Os seis jogos restantes no turno evidenciam que o Palmeiras não soube aproveitar os duelos mais fáceis. Teremos uma sequência complicada, e, para piorar, Tirone, Frizzo e demais cúmplices implodem o nosso mando de campo. Até que isso tenha solução e até que a tabela volte a apresentar jogos mais fáceis (no returno), é bom nos acostumarmos à zona do descenso.

_Parabéns aos responsáveis que insistem em fazer o Palmeiras entrar em campo com a camisa mais feia da sua história. Eu sinto vergonha quando o time entra em campo com aquela aberração.

###

MAIS FOTOS

A configuração do setor visitante é idêntica ao que se vê na parte alta da 'curva': grades entre um e outro lance da arquibancada, escadas de acesso como única maneira de subir ou descer e inclinação elevada:


















Detalhe da passagem de serviço da Arena Independência. Lembra muito o Engenhão na parte estrutural:


Vestiário dos jogadores e setor administrativo. Ao fundo, BH:


















Detalhe das grades e do grande espaço entre uma fileira e outra:
























Detalhe de uma das torres que deixam a 'curva' isolada, a exemplo do que ocorre no Luigi Ferraris (Genova) e em estádios da Inglaterra:


















Visto da Pampulha, o assassinato do Mineirão:















Pra fechar:

22 comentários:

Felipe Magalhães disse...

É, Barneschi. Cheguei a cogitar o extremismo em outros blogs, fui chamado de maluco e, acredite, até de "incentivar a agir como um gambá" por membros da torcida palestrina. Mas pelo visto, alguém mais teve o bom senso de enxergar a verdade.
Já tentamos os meios "tranqüilos", agora o jeito é apelar: cobrir o juiz de porrada, levar tijolo pro campo para jogar na cabeça do filho da puta com o apito na boca, enfim, é necessário fazer sentir medo para provocar a necessidade de mudança neles. Saudades de um Eurico nesse futebol melindroso brasileiro.

Sobre Marcelo Campos Pinto, esse link revela boa parte do que é este filho da puta: http://www.wanderleynogueira.com.br/site2010/?p=1234 Talvez alguém, algum dia, tope com este bandido na rua e o cubra de porrada, quem sabe até o deixar fora de atividade, seria o maior bem para o futebol nacional.

gregory disse...

Nossa, eu queria que esse jogo fosse esse fim de semana ao invés de ontem que eu iria...

Mas de qualquer forma, esse ano ainda conhecerei esse fantastico estádio.

-
Ontem tive a companhia agradavel de Amargo, Piche e Maniaco durante o jogo. Não podia resultar em outro placar...

Manél da Uca disse...

Ia exatamente dizer que parece o estádio de Genoa e Sampdoria. Barneschi antecipou.

Ettore disse...

Volta belluzzo! ao menos soube dizer umas verdade para o safado do simon!

Vinicius Leite disse...

O que me deixa mais nervoso, é saber que os incopetentes do Tirone e do Frizzo, vão fazer apenas uma reclamação formal. Só isso e nada mais.

Vinicius Leite disse...

Ettore, por favor, se tranca num quarto e não saia nunca mais.

HR ! disse...

"coincidencia" eim,

visitem o site placar real e comparem o favorecimento de 2011 e 2012.

muita "coincidencia"

vitor disse...

meu caro amigo, vc é um herói, tão qto os heróis q impediram os bichas d tomarem nosso estádio.
qdo eu for conselheiro, antes de lançar um projeto pelo fechamento e preservação da instituição, vou pedir uma estátua sua e do japa no clube.

bem lembrado o lance dos técnicos, e mais uma vez o injustiçado Celsão Roth, campeão moral da libertadores 2001, levou a melhor, hahahaha.

pior q ver a SEP entrando em campo com esse uniforme horrível, é ver a qtde de bagres que entram em campo com nossa camisa. perder ou ganhar é do futebol e da vida, agora ter no maior campeão do brasil jogadores de nível de são caetano é de doer a alma palestrina.

Anônimo disse...

O grande problema de ficar reclamando de juiz, é que quando seu time é beneficiado vc tb tem que "ficar revoltado", ou ao menos dizer isso. Na final da Copa do Brasil, nos 2 jogos o juiz tomou decisões que beneficiaram a SEP: penalti no Tcheco, e no segundo o jogo a falta que deu origem ao gol do Betinho foi no minimo estranha. Daí td bem ! Nenhuma opinião sobre "extremismo".

O Palmeiras ganhou com justiça a CB 2012, não acho que exista dolo nestes erros, mas os apitadores erram para todos os lados. Não me venha com essa choradeira de perseguição.

Abraço ! Excelente blog !!

Sanna disse...

Aeh Anônimo,

Vafanculo!

abraço! o blog é excelente! seu comentário é uma merda!

Jean disse...

Anonimo,
Quando ? Onde ? e Como ? o Palmeiras foi ajudado pelos arbitros ? Vcs alienados são conduzidos pela porra da mídia, q falam q foi penalti no theco e tal.. penalti é o caralho... e quanto ao segundo jogo, se não foi falta na entrada da area, falta então é quebrar ossos é?!?... e na boa, se fosse um jogo isolado td bem... mas já q vc gostou do blog dê uma boa lida nos historicos e verá q erros acontece com todos mesmo mas só com alguns, e com o Palmeiras é recorrente, sempre aconteceu e sempre vai acontecer... mas bom q seja assim pq quando ganhamos, ganhamos contra tudo e todos...

abços Palestrinos.

Anônimo disse...

Quando o juiz não deu um penalti a favor do Coritiba ninguém falou nada...A realidae é que o atual palmeiras deixou de ser Palmeiras faz tempo e só o palmeirense, apaixonado que é, não enxerga isso... Copa do Brasil? Só serviu para mascarar esse timinho e essa política dos dirigentes. Vcs acham que esse time fará algo na Libertadores? Enfim, o Palmeiras só é grande devido seu passado remoto.

Anônimo disse...

Anônimo, não adianta quere mostrar a realidade. O blog e feito por e para torcedor fanático. Não êh e nunca será imparcial. Não da para estabelecer qualquer dialogo,

Anônimo disse...

http://www.osetorista.com/2012/07/corintianos-roubam-futebolista-que.html

Jean disse...

Aos anonimos maus informados: Ninguem aki Palestrino da a minima pra jogadores, fodam-se todos. Sabemos q temos um time de jogadores limitados, salvo um, dois ou tres peças, mas o resto nem serviria de reserva para o Gigante Palmeiras, se não fosse pela nossa camisa não teriamos ganhado a CPBR2012, e quanto a Libertadores 2013, espera chegar aí veremos.

Unknown disse...

Anônimo de merda

Nós fomos garfados na copa do Brasil tb,vc já esqueceu do gol do guerrón kilometricamente impedido e da explusão ridícula e sem cabimento do Henrique?

Enfia a memória seletiva no rabo

Rodrigo Barneschi disse...

Quem afirma que "erros acontecem para todos os lados e que se anulam bla bla bla" é mal intencionado ou não acompanha futebol. Eu escrevo isso sem medo de errar: o Palmeiras é o time grande mais prejudicado pela arbitragem, em especial em tempos recentes e em jogos decisivos.

Temos os árbitros como inimigos e nunca como aliados. Eu prefiro assim.

CIOL, Felipe disse...

Henrique acaba de pegar 2 jogos de suspenção... incrivel, qq expulsão nossa vai pros filhos da puta do stjd....

Jean disse...

engraçado, uma expulsão normal e ainda pega 2 partidas, e quanto o 9 dos bambís q vive dando porrada em todo mundo e so leva a automatica... não é so os fdp de preto do apito q é contra nós, nos do Palmeiras temos todos contra nós, temos todos como inimigos, e assim como disse o Barneschi, eu tb prefiro assim.

acreano disse...

Força a todos que estao em brarueri esta noite, não consegui carona. Terei que ver em casa :(

ForzaPalestra


@anakan

Marco disse...

Hoje éramos só 3.800 no buraco de Barueri, uma pena porque o Barcos merece bem mais. Diretoria, é PACAEMBU CARALHO

Anônimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis commander
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis italia
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis