19 abril 2009

A resistência



O árbitro de ontem, de tantos desserviços prestados ao Palmeiras, veio à nossa casa como se fosse um qualquer. Como se não nos tivesse eliminado de uma Libertadores quatro anos atrás e como se não tivesse, em detalhes como a absurda expulsão de Diego Souza contra o SPFC no BR-08, definido mais uma competição contra nós.

Ele veio à nossa casa e agiu a caráter. Ao contrário de um, digamos, Marcio Rezende de Freitas, Sálvio não é espalhafatoso. Não atua necessariamente com pênaltis inventados, gols anulados ou impedimentos questionáveis. É mais discreto, mais cirúrgico, mas não menos nocivo. Faltas invertidas aqui e ali, predisposição maior contra este ou aquele atleta, jogo mais ou menos truncado de acordo com a encomenda.

O alerta fora dado na semana passada por alguns blogueiros da Mídia Palestrina. Acontece que nossa diretoria, entre a inércia e a ingenuidade pueril, continua se sentindo no direito de não atuar nos bastidores.

Nada foi dito, não fizeram pressão e tudo aconteceu conforme o script. O jogo correu no ritmo ditado pelo árbitro, que entrou predisposto contra o nosso camisa 7. Do início ao fim, culminando com a expulsão, Sálvio fez de tudo um pouco para minar o sopro de resistência em um time apático.

Mancini não perdeu a oportunidade: meteu um jagunço em campo, que foi logo para cima do nosso camisa 7. E aí, sem maiores motivos, como no clássico contra o SPFC do BR-08, veio a expulsão de Diego Souza, por obra do mesmo árbitro.

Depois disso, somente não aprovam a reação do nosso meia os que se acostumaram a ver tudo não no estádio, como um verdadeiro torcedor, mas com a visão pasteurizada do PPV. E são logo os que compram a análise hipócrita desses tantos comentaristas e pseudo-jornalistas que não pisam em uma arquibancada há anos.

Dentro de campo, Diego Souza pôde fazer o que gostaríamos de fazer cada um dos torcedores que proporcionamos um espetáculo belíssimo no Palestra Itália, com festa do primeiro ao último minuto, mesmo quando a derrota já era inevitável.

O camisa 7, como dito no rápido post anterior, foi um dos nossos. Ao bater no jagunço travestido de zagueiro, atingiu muito mais gente: tribunais, hipócritas da imprensa esportiva, dirigentes, investidores, empresários e toda esta corja canalha que tem feito o possível e o impossível para transformar o futebol em uma atividade mercantilista.

Diego Souza foi o foco de resistência. Agiu não com a frieza e o profissionalismo que pedem os idealistas do futebol moderno, mas como um torcedor de arquibancada, que é o que realmente importa. Com raça, com sangue quente, com dignidade. E respeitou nossa camisa, nossa tradição e, acima de tudo, a nossa torcida.

Razão é o caralho! Aqui é Palestra!

***

Deixo aqui o link para o grande texto do Flavio Mendes, publicado lá no Aqui é Palestra, do Júnior. Está bem de acordo com o que eu penso e com o que este blog defende.

***

NOTAS BREVES

FORA MADUREIRA!
Não dá mais! Nego que ganha R$ 500 mil por mês tem que fazer mais do que apenas repetir as mesmas desculpas ao final de cada fracasso. A falta de padrão tático e a maneira como o time se portou nos dois jogos desta semana em casa são fatores que deixam a situação insustentável.

O FINALISTA
O Santos, vale registrar, alcançou uma vitória notável e justíssima. Foi bem na Vila e passeou ontem, com um ataque rápido e envolvente. Nada a contestar, inclusive porque me parece não ter havido qualquer irregularidade nos lances capitais.

E O DOENTE MENTAL?
Fabio Costa passou o segundo tempo inteiro a provocar a nossa torcida. Não foi dessa vez - ficou no quase -, mas ele ainda vai ter o dele.

A TORCIDA
A exemplo do que aconteceu na quarta, foi novamente exemplar o comportamento do público no Palestra. De toda a torcida, diga-se, pois mesmo o povo do Visa e das numeradas acreditou no time mesmo quando não havia mais motivos para tanto.

***

AS 'OTORIDADES'

Do Painel FC de hoje:

Outra vez. A pedido do Ministério Público, a polícia abriu inquérito, no 23º DP, contra a Mancha Alviverde. O motivo: a emboscada feita pelos palmeirenses a um ônibus com torcedores do Sport após o jogo da última quinta-feira.

Barrada. A partir de hoje, será proibida a entrada da Mancha nos estádios. Nenhum membro da organizada poderá ir aos jogos com camisas, faixas ou bandeiras da torcida. A Promotoria da Justiça e Cidadania também deve pedir a extinção da torcida.


Sim, a pedido do MP. Sempre contra a gente. Por sinal, tenho umas imagens bem interessantes dos coxinhas que ontem criaram um tumulto desnecessário na Turiassu. Em breve.

17 comentários:

Nicola disse...

No empate de quarta e na derrota de ontem a torcida (em geral) foi mesmo espetacular. Eram jogos decisivos, sim, mas fazia tempo que não existia esse clima. Pelo menos foi o que eu senti.

Quanto ao momento do Palmeiras hoje, escrevo o mesmo que escrevi neste fórum: - http://www.boleiragemverde.forumeiros.com

A real é a seguinte: O Palmeiras podia ter ganho, jogando em casa ainda, é óbvio. Mas o juiz entrou pra classificar o Santos. Que é um adversário muito mais fácil pro Ronaldo na final. E o Luxemburgo sabia disso, e uma bicha covarde que é nem entrou pra vencer. Entrou pra jogar como em boa parte desse Paulista, que vencia, porque o time é bom, mas jogava mal, não jogava pra ser campeão.

Futebol é estratégia, e o Luxemburgo não sabe nada disso. Tem que entrar com um objetivo, foi lá na casa dos caras e o time não sabia o que queria, se matava o jogo no começo e se fechava depois, se segurava o empate... Foi pro tudo ou nada. A única vez que o time jogou bem mesmo, foi contra o Ixpó lá em Recife e no 1º tempo contra eles dinovo, aqui no Palestra. Lembrou até os tempos do Felipão... Chega ontem e a mesma displicência, burrice do caralho. Time e treinador burros. Vocês tem que entrar em campo e saber o resultado que querem, confundir o adversário ao máximo pra que isso consiga ser feito. Mas o Luxemburgo é um merda que só se dá bem quando o time é bom o suficiente pra jogar de qualquer forma, definir o resultado a qualquer momento.

E ainda tenho que ver esses jogadorezinhos de merda, num time mais de merda ainda, virem querer aparecer aqui no Palestra. O Fabio Bosta devia ter sido linchado, no mínimo. Não poderiam deixar a carreira do Madson continuar... E esse Domingos? O Diego não fez nada, porque ninguém foi dar umas porradas nele quando a confusão tava feita já? O goleiro carniceiro também foi lá no meio, devia no mínimo ter levado uma no nariz. Mas no nosso time só haviam mocinhas. Se algum santista pegasse a bola e fizesse o mesmo que o Edilson em 99, ninguem ia fazer nada. O Keirrison ia bater palmas. O espírito é esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=9TQl3SrxbX0

E o juiz? Esse filho da puta do Salvio Spinola, aquele vendido pros bambis? Nossa diretoria não vai fazer nada também... No próximo jogo que ele apitar, vai dizer que confiam no trabalho dele. Cambada de frouxo do caralho, vão todos pra PQP. Entra Belluzzo e a mesma palhaçada continua, aonde vamos parar?

ÃO ÃO ÃO, NOS SALVE FELIPÃO!

Só ele mesmo.

Porpeta disse...

Estava lá no Palestra e tudo aconteceu vem na minha frente. Para ser honesto... RAZÃO É O CARALHO!!!! Queria eu estar lá para poder ir prá porrada junto com o Diego. Agora, com a cabeça fria... RAZÃO É O CARALHO DE NOVO!!!! Podem me acusar do que quiserem, mas amnhã no trabalho não vou falar do jogo, só da vontade de espancar aquele filho da puta do Sálvio, do Domingos e do Mancini. LÁ É PALESTRA, PORRA!!!

Daniel disse...

mano e vc nao vai falar do k9 pipoquero???

Nicola disse...

Ah mano, isso só pode ser brincadeira... Outra vez essa putaria com a Mancha? Logo agora que nos últimos 2 jogos o Palestra estava tão bonito?

Mas que porra é essa? Qualquer coisinha é banimento? E as organizadas do Ixpó, com elas não fizeram nada né, antes do jogo da Copa do Brasil ano passado? Puta que pariu, logo agora, com a Libertadores pela frente...

Rodrigo Barneschi disse...

É, Nicola, lá não tem promotor público vagabundo. Ou tem, mas ele não fica querendo aparecer às custas das torcidas organizadas.

Quanto ao camisa 9, vou escrever em breve.

pedro disse...

Olá Barneschi,

Queria deixar alguns comentários aleatórios e acho que aqui é o lugar ideal. Pensei também no Cruz mas lá minha vontade foi só de mandar o dono do blog e os comentaristas tomarem no cú.

Palestra ontem:

- Cheguei e estava lindo, lotado, a torcida pilhada, as faixas vermelho verde e brancas. Me arrependi de não ter levado minha filha para ver um jogo com clima de decisão;

- Mas que porra era aquela música altíssima e a coreografia das meninas? As meninas até que pode, mas aquela música altíssima não dá, fiquei rouco e não ouvi a minha voz! Antes do começo do jogo e no intervalo precisamos nos concentrar e entrar no clima. Com a bola rolando, perdemos as preliminares!

- A torcida cantou e empurrou. Mas o time estava fraco. E estava meio reserva, nisso concordo com o Parmerista. CX fez falta. E o Santos estava MUITO bem. Madson levou nossa defesa a loucura, o cara corre o tempo inteiro e não deixa o time sair jogando sossegado;

- Na saída do Palestra, quando cruzo a Francisco Matarazzo pego uma conversa de uma menina no celular (animadíssima): Foi demais! Muita emoção, não paramos de cantar nem um minuto ... la, la, la ia, Palmeiras vai jogar a Mancha vai estar lá...Bota pra fuder.. Fora o time perder, foi demais, próxima vez vou ficar no meio dos maloqueiros...

- Perdemos. Que bom que não levei minha filha. Mas fiquei aliviado de ter ido: muito pior seria ter perdido na minha casa, xingando o juiz, os locutores, os repórteres e quem quer que estivesse ao meu lado. No estádio o palavrão é sublime;

- Comprei uma camisa nova antes do jogo, dentro do estádio. Para dar sorte;

- Diego Souza: tenho sentimentos contraditórios. Prende muito a bola e quando ele joga bem o time não está bem. É uma faca de dois gumes: chama o jogo quando o time precisa dele ou não faz o time jogar?

- Diego Souza: Novamente, não sei o que pensar. Concordo que esse jogo pasteurizado, esses caras que ficam só cavando expulsão, procurando gestos para denunciar, estão matando o futebol. Futebol é paixão. Mas não acho que meu ídolo é quem sai por aí distribuindo tabefes e perdendo o controle;

- A atitude do Diego ( e várias do Edmundo) está a um passo da criança mimada que não aceita perder e não se supera para a próxima batalha. Entre os bad boys, sou mais o Romário. Esse, quando deu, deu para valer. E não ficava errando o jogo inteiro para demonstrar garra;

Desculpem todos pelo tamanho do comentário.

Abraços,

Pedro.

Nicola disse...

Então cara, depois dessa, como vai ser? Será que deixam levar sinalizador, bexigas, papel picado etc, com torcedores comuns? Essa foi pra foder mesmo...

cesar disse...

Ontem foi um dia do caralho, parecia que tudo ia dar certo como aquele jogo com os bixas e derrepente vai tudo por água a baixo...... A Torcida do PALMEIRAS está melhorando e voltando a ser como era quando eu comecei a frequentar Estádios, o Palestra era um Caldeirão msm com 10mil pessoas apenas, a única coisa que me deixou nervoso e me fez discutir ( o sangue jah tava jorrando dos olhos ) com alguns que estavam por perto foi que após a briga enquanto o PALMEIRAS ia pra cima tinha mta gente preocupada em xingar o fabio bosta e nem tava vendo o jogo, enquanto a maioria cantava alguns puxavam aqueles corinhos que na minha opinião no momento que o jogo estava foi pior pra nós, mas enfim, o fato de ouvir o Visa cantar músicas vindas da MANCHA jah eh um avanço, acho que de tanto a gente meter o pau o pessoal botou na consciência que Estádio eh para apoiar o Time......

cesar disse...

Com relação a punição da MANCHA, eh a velha história, todas as outras torcidas organizadas fazem a festa o campeonato inteiro fazendo o que bem entendem e jamais são punidas, não são punidas pois o promotor são - paulino fica o campeonato inteiro caçando problemas na MANCHA, o MP vive para acabar com a MANCHA, eles não se conformam de ter conseguido a extinção uma vez e a Torcida voltar com tudo em tão pouco tempo, A ÚNICA TORCIDA QUE EH PUNIDA EH A MANCHA!!!! Em 2007 fomos punidos pq alguém que estava perto da MANCHA acendeu uma latinha de fumaça e a pessoa nem da MANCHA era, a MANCHA eh o " problema " deles, e eh por isso que a gente fala: MORRE DE INVEJA!!!! Jamais vão acabar com algo que envolve um Sentimento tão grande que eh o PALMEIRAS!!!!.....

Luiz disse...

"Ódio eterno ao futebol moderno". Diego Souza, mandou muito bem!

Anônimo disse...

barney, apagar as luzes do estadio antes da entrega do trofeu ao time adversario lembra atitudes de alguem aí de SP???
eu até entendo a raiva de perder o unico titulo que elas teriam chance de disputar esse ano, mas e os patrocinadores tanto delas quanto do campeonato??? como ficam???
acho que falta inteligencia na cupula alvi-rosa... só espero pra ver se haverá punição... se fosse na ilha.....

abraços

FORZA PALESTRA E PELO SPORT TUDO!!!

PS: DIEGO É O CARA DO PALESTRA...

Anderson Ugiette disse...

jah sabe de quem é o coment acima neh???

Anderson Ugiette

LOPES disse...

Esse comentarista do Sport no blog ds vocês é muito bom!

Giovanna C. disse...

Concordo plenamente com você: Diego lavou nossa alma. Estava à flor da pele, e é assim que deve ser. Atitude boa ou ruim? Depende do ponto de vista! A questão é que ele não foi omisso, não estava lá para ser apenas coadjuvante nem para assistir calado a festa adversária dentro da nossa própria casa. "Aqui não!"

O mais ridículo da rodada foi a lamentável declaração do mais que hipócrita F. Costa. Acho que ele esqueceu que tem passado. Eu não esqueci.

Anderson Ugiette disse...

fico imaginando qual é a do lopes...

KAMIKA disse...

BAMBI - A HISTÓRIA TE COMPROMETE
BAMBI - O MAIOR FREGAYS DO FUTEBOL MUNDIAL.!!!!!

PODEM CONFIRMAR NOS SITES : GLOBOESPORTE /FUTPEDIA , WIKIPEDIA OU QQ. OUTRO QUE RELACIONE RESULTADOS DE CLÁSSICOS EM CAMPEONATOS NACIONAIS, VALE P/ QQ LUGAR DO MUNDO !!!!!
AS BAMBIS CARREGAM A MAIOR SEQUÊNCIA DE EMPATES/DERROTAS CONTRA OS DOIS PRINCIPAIS RIVAIS EM CAMPEONATOS NACIONAIS.
FATOS : ( FONTE DE DADOS - SITE GLOBOESPORTE / FUTPEDIA )
1- OS BAMBIS FORAM FREGUESES DOS PORCOS ENTRE 25/11/1973 A 02/09/2000 -(26 ANOS E 9 MESES ) SEM NENHUMA VITÓRIA . É O MAIOR TABÚ DO CAMPEONATO BRASILEIRO !!!
2-ENTRE 1972 A 2002 ( 30 ANOS ) , SÓ GANHARAM UMA VEZ DO TIMÃO NO MORUMBI ( 1 X 0 EM 1988 ) , EM 21 PARTIDAS ACUMULANDO 8 DERROTAS , 12 EMPATES E ESTA ÚNICA VITÓRIA. POR ISSO , “SALÃO DE FESTAS DO CORINTHIANS “, PANETONE ETC.
3- ESTA FREGUESIA ” DUPLA “, DE DERROTAS P/ OS DOIS PRINCIPAIS RIVAIS EM TIMES QUE DISPUTAM FREQUENTEMENTE A SÉRIE A DE CAMPEONATOS NACIONAIS É INÉDITA E É A MAIOR DO MUNDO´. VER CONFRONTOS NOS CAMPEONATOS DA ARGENTINA ( BOCA JR X RIVER PLATE X INDEPENDIENTE ), ESPANHA ( BARCELONA X REAL X ATL. MADRID ) , ITÁLIA ( JUVENTUS X MILAN X INTER ), FRANÇA ( LYON X PSG X OLIMPIQUE ) , PORTUGAL ( PORTO X BENFICA X SPORTING ), INGLATERRA ( MANCHESTER UN. X LIVERPOOL X ARSENAL ) E QQ. OUTROS CLÁSSICOS DE QQ. PAIS.

CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS !!!!!

Craudio disse...

Mano, permita-me algumas palavras sobre a covardia que cometeram os abutres contra Diego Souza. Estava eu escutando o jogo no rádio quando o Ulisses Costa, que narrava a partida, disse coisas como "absurdo", "insanidade" e até mesmo "deslealdade", palavras legitimadas pelo repórter em campo, Leandro Quesada. Imaginei que o pau tivesse quebrado em campo.

Ao chegar em frente à TV, me deparei com uma ceninha ridícula de um jogador que bem poderia atuar em um outro time paulista, com sede ali pelo Jd. Leonor. Típica atitude de um time médio - e só é médio por causa de um negão que jogou por lá e já parou faz tempo.

O torcedor do porco tem que estar muito orgulhoso de ter no elenco um jogador como o Diego Souza. Ele só fez o que qualquer cidadão de bem faria.

Abraços a todos.