17 outubro 2009

27.135

27.135 pessoas. Ao que parece, é esta a lotação do estádio Palestra Itália hoje. Fica bem distante do recorde de 35.913 torcedores na conquista do Paulista-1976, dos 32.006 do Palmeiras 3 x 1 Grêmio em 1993 ou mesmo dos 32.000 da final da Libertadores, 10 anos atrás. Isso tudo, cabe ressaltar, sem o apêndice do Setor Família e sem a integração da arquibancada com a numerada coberta. Fica abaixo também dos 27.927 anunciados quase ontem, na final do Paulista-2008. 

27.135. Este número corresponde à carga de ingressos que tem sido colocada à venda nos últimos jogos deste Brasileirão. No entanto, por mais que os bilhetes sejam todos vendidos – com o devido anúncio antes do jogo – ou que a casa esteja completamente cheia, o público divulgado durante o jogo normalmente não tem ultrapassado a barreira dos 23 ou 24 mil pagantes. Estranho, não? 

A disparidade entre o que é previamente anunciado e o que depois aparece no placar eletrônico já é um mistério que tem incomodado tanto quanto o encolhimento progressivo do Palestra. Que sirva de exemplo o último jogo em casa, contra o Avaí, em que divulgou-se a venda de 17 mil ingressos um dia antes da partida para que o público oficial ficasse em 16.597 (pagantes, e não presentes). 

De toda forma, mesmo quando o torcedor se depara com o cartaz de "Ingressos esgotados" na bilheteria da Turiassu, dá para entender que o público anunciado não seja total se o adversário for o Cruzeiro, o Grêmio, o Internacional ou qualquer outro time sem grande torcida por aqui. Entende-se, porque os ingressos da torcida visitante (em torno de 2,7 mil) não são todos comercializados e não podem migrar para o nosso lado, já que o espaço dos visitantes é o mesmo, seja para o SPFC ou para o Santo André. 

Acontece que domingo vem aí o Flamengo e é certo que os visitantes vão ficar com todos os ingressos que serão destinados a eles – e ainda será pouco, tomando por base a quantidade deles por aqui e mesmo o tanto que deve vir do Rio. 

Considerando que as arquibancadas estão esgotadas e que já foram comercializados mais de 23 mil ingressos (informação oficial aqui), as numeradas devem chegar ao fim ou neste sábado ou no domingo, de tal forma que não haverá mais bilhetes à venda. 

E aí, esgotados os nossos e os da torcida do Flamengo, o público anunciado domingo só poderá ser o equivalente ao total colocado à venda: 27.135. Qualquer número abaixo disso vai evidenciar a incompetência (ou coisa pior) da diretoria alviverde, da Outplan e de todos os envolvidos com a venda dos ingressos. Porque não dá para admitir a coexistência de ingressos não-vendidos e torcedores que não puderam ir ao jogo devido à falta deles. 

A conferir no domingo.

11 comentários:

Marco Túlio disse...

Penso nisso todos os jogos...
Mas não entendo uma coisa: quando dizem que são 27.135 quer dizer que esse número corresponde, na verdade, aos ingressos destinados aos torcedores do Palmeiras + os ingressos dos visitantes? Quer dizer então, que o número de ingressos para a torcida do Palmeiras é, na verdade, 27.135 - 10% ? É isso mesmo?
abs
PS.: Ao que tudo indica, com a Arena a capacidade do Palestra, em jogos NÃO-FIFA, será de 45/46 mil pessoas. Vai aumentar BEM hein... Você é a favor da Arena? Sugiro que leia o site 3vv (você já deve ler...), pois nele há um artigo muito interessante e nos comentários João Mansur está nos esclarecendo muitas coisas.

Rodrigo Barneschi disse...

Fala, Marco, beleza?

É isso mesmo: os ingressos da torcida visitante já estão incluídos nos 27.135. Portanto, seriam 27.135 - 10% (2.713) = 24.422 para a torcida do Palmeiras.

A conta é sempre essa.

Quanto à Arena, é uma questão bem complexa. Não dá pra responder só com "sim" ou "não". Qualquer dia volto ao tema...

Abraços

Marco Túlio disse...

Beleza cara...

Quanto a Arena, deixo aqui um link muito interessante sobre ela:

http://3vv.com.br/3vv/InformativoLista.aspx?p0=7&p1=3227&TITULO=Configura%C3%A7%C3%A3o+da+nossa+arena&SECAO=S%C3%89RIE%20ARENAS

Mais interessante ainda é você ver os comentários (do João Mansur principalmente...)

Abraços
Valeu mesmo pela atenção...

Lucas disse...

Eu lembro d um jogo, acho q contra o Vasco, aidna na epoca da famigerada BWA q anunciaram o publico d 8 mil pessoas. Tinha pelo menos 12 mil.

Não lembro c foi contra o Vasco msm q foi isso, mas foi em 2007 c não me engano.E foi uma disparidade absurda dessa. Quem tiver uma memória melhor e esteve la eh capaz q lembre.Mas a diferença era nessa casa msm, d 2 mil a 4 mil pessoas q sumiram

pedro disse...

Boa essa Barneschi.

No VISA aparece tudo esgotado menos 4 cadeiras que estão reservadas (acho que na espera do sujeito confirmar seu ingresso).Ainda aparece um espaço SANSUNG que não sei como entra na conta geral. Não são ingressos vendidos? Entram no 27.135? Devem ser uns 600 ingressos. Sem entrar no mérito desse espaço SANSUNG destinado aos patrocinadores, o que esperamos é transparência: quantos lugares são e se foi preenchido.

Ainda no VISA, tem lá um aviso de que o prazo para desistência é de 24 horas antes do jogo. Portanto dá para entrar amanhã no site e saber se os ingressos estão esgotados (acredito que se o sujeito desiste, o ingresso fica disponível de novo, não?). Quanto ao ingresso de bilheteria, você sabe se existe possibilidade de desistência?

Abraços,

Pedro.

Rodrigo Barneschi disse...

Lucas
O jogo ao qual você faz referência aconteceu em 1º de agosto de 2007. Perdemos em casa do Ixpót (1 a 2). Anunciaram 6.228 pagantes durante o jogo e depois veio a correção da assessoria de imprensa: 12.009 pagantes. Ou seja, esqueceram de divulgar metade do público.
O link está aqui: http://forzapalestra.blogspot.com/2007/08/fora-caio-jr.html

Pedro
É exatamente por aí. Parece que temos quase tudo já vendido (Visa e arquibancada pelo menos) e, pelo movimento que eu vi hoje na hora do almoço no Palestra, as numeradas devem acabar ainda neste sábado. Aí teremos os tais 27.125 ingressos vendidos.
No caso das suas dúvidas, vou tentar responder aqui:
1. O espaço Samsung é a parte de camarotes, que fica acima do "Setor Família". Mas eu nem sei se vendem ingressos para esse setor. Eles não costumam aparecer no borderô.
2. É exatamente isso que eu quero: transparência!
3. Sim, o prazo de desistência se encerra hoje às 16h. Portanto, depois disos já podemos confirmar se há algum lugar vazio. Em havendo, ele deveria ser vendido no dia mesmo, pois há quem queira ir.
4. No caso da arquibancada ou das numeradas, não existe qualquer possibilidade de desistência. O que pode acontecer é algum esquema sujo com cambistaas. Vamos conferir.

Abraços

Anônimo disse...

BARNESCHI

Mas eu acho que isso não pe mutreta não....mesmo porque se fosse por "esquemas", era só a diretoria mentir no público anunciado no placar, falar que foi o mesmo dos ingressos vendidos e pronto, não levantaria tais mistérios.....

eu tenho quase certeza que o público total, é diferente dos ingressos vendidos, sempre foi, e sempre vai ser em qualquer lugar do Mundo é assim....isso porque nem todas as pessoas que compram o ingresso vão ao jogo....fora os mais de mil que podem facilmente morrer na mão dos cambistas....imagina se alguém do interior organizou uma van, e compraram uns 30 ingressos no Visa....e por azar esses caras não conseguem chegar a tempo, esses 30 torcedores não vão girar a catraca, ou seja, não vão contabilizar no público, apesar de terem contabilizado na venda...

abraços!!!

Denis Dias de Lima disse...

Tem um espaço Samsung também no Visa, deve ser uns 500 ingressos.

Rodrigo Barneschi disse...

Gabriel
Se os ingressos foram vendido, pouco importa se as pessoas vão passar pelas catracas ou não. O que importa é que os ingressos foram comercializados e é por isso que fala-se em público pagante e não em público presente.

Denis
Tem razão. Como eu não vou de Visa, não tinha me ligado nisso. Agora eu fui lá e vi este tal Espaço Samsung. E é logo o setor ocupado por aqueles idiotas de boné branco. Não é à toa.

Unknown disse...

E o pior de tudo cara, é que pra diretoria o estádio encolher é bom negócio. Por que a capacidade diminui, mas a renda aumenta.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.