25 outubro 2009

O tamanho do prejuízo

Certo, eu disse que não iria mais escrever e que ficaria ausente de tudo o que cerca os nossos inimigos, mas fraquejei. Este é o último post até quinta-feira, e serve apenas para contabilizar o tamanho do prejuízo ocasionado por todas as últimas três derrotas do Palestra. 

De início, cabe dizer que o problema maior não se deve às vitórias dos nossos concorrentes ao título. Eram todas esperadas, em especial a do Galo e a do SPFC. Dava também para prever o mesmo do Inter, pois este Grêmio é uma negação fora, e a dos molambos, em uma boa fase que parece não ter fim. E elas, as vitórias dos times que nos perseguem, deveriam ocorrer cedo ou tarde - como agora.

A questão é que o Palmeiras precisou de apenas três rodadas para dizimar o saldo de gols acumulado ao longo de todo o campeonato. A diferença entre gols pró e contra despencou de 18 para 11, matando a única vantagem que tínhamos sobre alguns dos adversários diretos.


O problema todo é que o Palmeiras foi ressuscitar logo o Flamengo, que agora entra de vez na briga, e deu sobrevida a dois moribundos da zona de rebaixamento, Náutico e Santo André. Além da perda de seis pontos, o que pode pesar é o acirramento da disputa lá embaixo.

Logo vamos enfrentar o Fluminense, que já pode chegar à 34ª rodada quase como um zumbi, mas o grande problema pode ser o Botafogo, na 38ª, no Engenhão. A minha torcida era para que o alvinegro carioca escapasse o quanto antes, de modo a não precisar do resultado na última rodada. Mas aí o Palmeiras resolveu perder para Náutico e Santo André, complicou a vida do Botafogo e pode pagar por isso lá no dia 6 de dezembro. Enfim, deu tudo errado...


Até quinta, já provavelmente sob o efeito psicológico de termos perdido a liderança nos jogos de quarta. Será que é isso que está faltando?


***

 OT: "Que la chupen!"

Enrique Aznar escreve uma pequena coluna na Placar, sob a alcunha de "O homem mais irado da cidade". Eu quase sempre concordo com suas idéias, que versam normalmente sobre o excesso de viadagem no futebol, sobre as interferências excessivas de empresas, dirigentes e emissoras de TV e sobre a mercantilização do esporte. Aqui vai a coluna deste mês:

"O bairrismo é imbecil. O nacionalismo, ridículo. Então toma! Chupa! A Argentina está na Copa, e não há Copa do Mundo decente sem a Argentina. Sua raça, seus dramas, sua intensidade, suas glórias e desgraças. Maradona é um gênio, e só a figura dele no banco justificaria a vaga no Mundial. Não importa quantas boagens faça na escalação e no esquema. Maradona é alma, e é de alma que o futebol sobrevive. Estúpidos os que torceram contra a Argentina. Idiotas os que tripudiaram nas ruas e nos programas de TV da hora do almoço. A Argentina vai à Copa. E quem estiver em seu caminho que trema!" Por Enrique Aznar

16 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente não entendo o porquê da excessiva preocupação com o Flamengo, eles não ganham nade de significativo desde seu último título em 92.
Sei lá, parece que vc está entrando na pilha da globo, de querer fazer parecer o Flamenho maior do que ele é...
Denis

Anônimo disse...

Entrando na pilha da Globo? Vixe... esse aí não te conhece ou quer te provocar.

Rodrigo Barneschi disse...

É... como se eu levasse a sério algo que vem da Rede Globo. O caso é que trata-se do Flamengo, e isso basta. Por sinal, ele vai me dar razão se observar a tabela com atenção e levar em conta os últimos jogos dos molambos.

Juk disse...

É, o Palmeiras levantou vários “difuntos”, e pela história ele adora fazer isso, e é até por isso que o jogo contra o bostafogo me preocupa também. Concordo ainda que a quase certa perda da liderança na quarta-feira era o que faltava para o time acordar (ao menos espero), mas confesso que mesmo com a vantagem larga que mantivemos por algum tempo, a irregularidade deste time nunca me enganou, e muitos dos nossos pontos vieram de sorte, muita sorte.
Enfim, acreditava e continuo acreditando que esta seja a sorte do CAMPEÃO que há de voltar já nesta quinta-feira.

Quanto ao Flamerda, tudo iniciou com uma busca desesperada da imprensa em vangloriar alguém do Rio, para mim começou como uma grande piada, o problema é que os jogadores começaram a acreditar nesta piada, e agora está difícil de segurar.

E quanto a Argentina, acho muito mais emocionante a copa com eles sim, porém torci e continuo torcendo sempre contra, para mim, pior do que a globo levantar a bola do flamerda é essa tentativa de vangloriar a Argentina e esse borra botas arrogante chamado Maradona.

Fancio disse...

Barneschi, bele?

Nada a ver com este post, mas soh pra comentar.
Nao sei se vc gosta do Liverpool ou tem alguma admiracao. Mas que torcida fudida! Assisti Liverpool e Manchester no domingo e pageui um pau na tocida dos caras cantando no inicio do jogo!!!! caraio, o que era aquilo: you will never walk alone! que fantastcio e aqui temos que ouvir um bando de cuzoes querendo boicotar nosso Palestra.
Avanti Palestra. Da-lhe PORCOOOOOO!
Ainda vamos ganhar esta porra de campeonato e esfregar na cara dos bambis cagoes!

Anônimo disse...

O que me preocupa, tirando tudo isso que vc escreveu e que eu concordo plenamente, é que (é ruim de lembrar) no ano passado aconteceu a mesma coisa! Estavamos na liderança, e quando foi chegando no final do campeonato mal sabiamos se iriamos para a libertadores! Que tristeza! Só espero que isso tudo tenha servdo de lição e que nós, palmeirenses assumidos com muito orgulho, possaos sentir o gostinho de ser campeão novamente!

Craudio disse...

Enquanto o Maradona comemora uma vitória de maneira sublime e corre o risco de punição pela Fifa, o mau-caráter narigudo sai de campo expulso e xingando o juiz, mas pelo jeito o promotorzinho não vai denunciá-lo no STJD.

E assim caminha o futebol moderno.

Rodrigo Barneschi disse...

Juk
1. Se algumas vitórias vieram na base da sorte lá atrás, as derrotas mais recentes devem muito mais à falta desta sorte.
2. Não concordo quanto à observação do Flamengo. Se eles chegaram até esse ponto, é porque o time é bom e agora é bem treinado.
3. Você pode torcer contra, sem problemas. O que pega é a babaquice de apresentadores de programas da hora do almoço ou a síndrome de Galvão Bueno que toma conta de uns e outros. Fora isso, ok.

Fancio
Claro. Liverpool é um puta time e a torcida mais ainda. O que me irrita é ver esses molequinhos de 10, 12 anos andando por aí com a camisa do Chelsea, como se fosse um time de verdade. Liverpool é outro nível. Tem alma.

Rodrigo Barneschi disse...

É aquilo, japonês: o cara é um menino mimado e aí não aceita que o contrariem. Dá nisso...

Ulisses - O GLADIADOR disse...

Fala Barneschi,

Seguinte: Ta do jeito que estamos acostumados!! Raramente ganhamos algo no oba oba!!

Estou mais confiante agora do que quando tinhamos 5 pontos!!

Bateu uma alegria e uma vontade de torcer animal agora!!

Fora o ódio pelos demais!!

Contra tudo e contra todos, VAI PALESTRA!!!!!!!!

Caralho, seremos campeões mais uma vez!!!

Abraços!!

Abelardo disse...

aproveitando q o ulisses apareceu.

será coincidencia o fato do PALMEIRAS ter caído de rendimento e parado de vencer justamente qdo este sr. voltou da austrália???

sobre os reds, o cara só percebeu isso da torcida do liverpool agora??? vixi!

João disse...

Cara, você falou tudo. O que tá faltando pode muito bem ser o "efeito psicológico de termos perdido a liderança". Também aposto que a perda do posto seria uma bela duma injeção de vergonha-na-cara no elenco.

Abraço.

Ulisses - O GLADIADOR disse...

Ae Vitor... num agita não... vou chamar os gnomos pra te pegar!! toma cuidado...

Vai PALESTRA!!

PS: Vitor, o Sr. estava no jogo contra o Nacional/URU?? E no jogo contra o Santos (paulista)?

Acho que o azar tem outro nome...

Fancio disse...

Caro Vitor, desculpe a minha ignorancia em relacao aos REDs, eh q eu nunca havia ouvido eles cantarem no inicio do jogo. Incompetencia minha. Nunca eh tarde para se aprender. Eh q moro no interiorrrrrr e nao consigo ver o Palestra sempre. Fui no jogo contra o inter, na estreia do uniforme azul e fiquei emocionado de estar no meio da torcida, no Palestra, foi bem legal. Fazia muitos anos q nao ia ao Pq. Antartica. Qdo vi a torcida do Liverpool na tv, cantando, lembrei da minha ida ao Palestra e quiz compartilhar isso. Foi so isso. Essa nossa torcida eh fudida mesmo. Parabens a voces q podem estar sempre ao lado do Nosso Palmeiras, representando todos os outros distantes.
E quinta vamo em frente. Da-lhe PORCO.
Abraco a todos.

Guilherme Miranda disse...

Que los sigan chupando!Vamos a Copa!!!

Anônimo disse...

botafogo0x3palmeiras belluzzo é um excelente presidente do palmeiras que fara um palmeiras mais forte pra lutar por titulo em 2010