11 janeiro 2010

Avanti, um erro conceitual

O Avanti, tal como está posto, representa uma imperdoável ofensa contra o torcedor palmeirense. Este blog tem repetido isso desde que foi lançado o programa, dois meses atrás, e tal afirmação vai se tornando irrefutável à medida que associamos a ausência de esclarecimentos por parte de seus idealizadores e a incapacidade de solucionar problemas operacionais os mais banais. As deficiências, cabe dizer, ficam mais latentes neste início da temporada, o que nos conduz inevitavelmente à seguinte pergunta: o que fazer para salvar o Avanti?

Com a palavra, os senhores marqueteiros que conseguiram torrar meio milhão de reais para lançar algo que sintetiza a incompetência quase genética de nossos dirigentes quando se trata de uma das tarefas elementares de um clube de futebol: a venda de ingressos.

Como o torcedor palmeirense provavelmente ficará sem resposta para esta e qualquer outra questão, eu me arrisco a responder a pergunta que eu mesmo fiz. Direto e reto: nada pode salvar o Avanti do fracasso retumbante.

Os motivos estão aqui, aqui e aqui, mas eu me permito resumir isso tudo em uma frase: o Avanti é um erro conceitual. Foi lançado não para torcedores, o seu público supostamente bem definido, mas para consumidores, que é uma categoria bem distinta.

Problemas operacionais como os enfrentados agora seriam até normais no início, e o torcedor iria entender. Mas o que o torcedor não entende, mais até do que a demora para resolver determinadas situações, é porque o Avanti foi lançado sem atender à premissa básica de qualquer programa de fidelidade (ou relacionamento, que seja) entre um clube e sua torcida: torcedor quer ingresso.

Porra, é tão difícil assim?

Torcedor não quer tênis, TV de plasma ou celular de última geração. Torcedor não quer brinde, kit bonitinho ou camisa. Torcedor quer ingresso. Torcedor quer ingresso garantido para toda a temporada (pagando por isso, é evidente). Torcedor quer facilidade na compra. Torcedor que respeito e quer o seu lugar na arquibancada.

NA ARQUIBANCADA, E NÃO NA NUMERADA DESCOBERTA OU NO VISA. NA ARQUIBANCADA!

Sim, é evidente que o torcedor é também um consumidor, mas não do seu clube. Ele vai querer comprar produtos da adidas ou da Samsung, é evidente, mas isso nada tem a ver com o relacionamento com o seu clube. O papel de torcedor independe da sua 'atuação' como consumidor, e o que fez o Palmeiras com o Avanti foi priorizar o consumidor em detrimento do torcedor.

Pior: fez isso em claro sinal de desrespeito ao seu associado e sem apresentar ao consumidor (da adidas e da Samsung) benefícios claros. Exemplos? Bom, a loja virtual ainda não existe, os descontos não são nada claros (e provavelmente serão irrisórios) e os preços que devem ser praticados dificilmente estarão equiparados aos de uma adidas Outlet ou, sei lá, aos das Casas Bahia.

Ou seja: não resolveram o problema do torcedor - e isso fica evidente a partir das contas feitas pelo Junior no post anterior e dos problemas relatados à exaustão pelos poucos que tentaram comprar ingressos para o jogo de sábado - e não apresentaram nenhuma vantagem consistente para o consumidor.

Uma calamidade. E não é preciso ser nenhum especialista em marketing para concluir que está condenada ao fracasso uma ação que nasce a partir de um erro conceitual.

***

Pode ser que alguém aí questione o porquê de este blog adotar uma postura assim tão combativa contra o Avanti - questionamentos assim já vieram pelo twitter. E eu então poderia responder de algumas formas, mas o ponto principal é que este espaço é feito por um torcedor de arquibancada para outros torcedores de arquibancada.

É o único compromisso que existe por aqui, e uma ofensa assim tão grande contra o torcedor palmeirense não será encarada com passividade. A porrada veio logo no lançamento e dois meses se passaram, de tal forma que era de se esperar soluções adequadas. Elas não vieram, e o torcedor, que tanto aguardou por uma iniciativa de relacionamento à altura do seu amor e da sua dedicação pelo clube, continua a ser tratado como um idiota.

É triste. Jogaram tempo, dinheiro e paciência no lixo. E o caminho a ser seguido, tão simples, nem precisava de investimento ou de conhecimentos supostamente avançados de marketing. Bastava um carnê de ingressos ou algo do tipo. Sem produtos, sem descontos, sem brindes. Ingresso, lugar na arquibancada e a valorização do nosso sentimento pelo clube. Algo que qualquer torcedor sabe desde o início. Algo que os nossos dirigentes parecem desconhecer.

29 comentários:

victor briganti disse...

Peço desculpas se eu estiver sendo um tanto quanto ''ácido'' em meu comentário, mas infelizmente nada da certo no Palmeiras pô,dois programas sócio-torcerdor que são uma piada(um talvez nem exista mais, ou existe ainda,sei la, e o outro, esse tal de avanti está na UTI praticamente sem previsão de alta)venda de ingressos para os jogos há tempos sofremos que nem cão e pra piorar os preços destes é uma vergonha colossal,conselheiros que parasitam o clube há anos retardando o crescimento e desenvolvimento do Palmeiras,dirigentes um tanto quanto incompetentes, que batem cabeça um dia sim outro também, pois são inaptos dedirigir um clube como o Palmeiras.

Sei que alguns assuntos aqui não tem nada a ver com o tema abordado pelo blogueiro, mas vale a constatação:

Ano novo, velhos problemas

Que os Céus nos ajudem em 2010

victor briganti disse...

estiver sendo foi foda gente me descupa

Luigi SEP 1914 disse...

Ae mano, por falr em ingressos, quando vão começar a vender pra sábado?
Abraço...

Unknown disse...

Sinceramente, me associei ao Avanti por causa única e exclusiva que em face dos valores exorbitantes cobrados pela diretoria do Palmeiras no ano passado, o desconto de 30% do valor do ingresso me parecia satisfatório.
Pois bem, ao comprar o meu ingresso para sábado descubro que não tenho tal desconto, posto que me cobram uma taxa sobre o valor do ingresso.
Pior, descubro que só posso comprar ingresso para a numerada descoberta ou o famigerado visa. Sem contar que nas descobertas só tinham a venda duas fileiras de cadeiras, um número claramente insuficiente, mesmo para os poucos que aderiram ao programa.
Nem vou falar nada da cobrança indevida lançada no meu cartão, etc, etc.
Tampouco vou fazer comparação com outros programas de outras equipes, pois dá vergonha alheia pela incompetência dos criadores do programa de fidelização do Palmeiras.

Unknown disse...

Luigi, olha pra quem vc foi perguntar sobre ingresso...kkkk

Rodrigo, o que da mais raiva é ver que outros clubes fazem essa porra e dá certo...
o problema deve estar no dna dos nossos dirigentes mesmo...

abraço

Rafael Da Silva

Unknown disse...

Como que os caras querem ter o maior numero de socios no Brasil com um programa vergonhoso desses. Estou com medo do meu Palmeiras...

Gian Arena disse...

Palestras,
Associei-me com muito entuasiasmo e o arrependimento veio na mesma toada! Principalmente depois de todos os acontecimento pós contratação (como todos sabem, atrasos, falha no atendimento, na cobrança, na entrega, etc).

Corroboro com a opinião do blogueiro que trata-se nitidamente de um plano para sócio-consumidores! Mesmo sem concordar em vários pontos do plano, o custo beneficio do escolhido faz sentido (pelo menos para minha realidade) que não tem tempo para filas (trabalho em horários inimagináveis) e não possuo carteira de estudante. E obviamente, acreditando que o beneficio seria ainda maior nos jogos da até então "presença garantida" na Libertadores. E quando digo realmente vantajoso é porque vou em média em 20/30 jogos do Verdão no ano.

Vi agora no site que eles corrigiram a merda que fizeram de só liberar os ingressos para a arqui descoberta, e agora está disponível para todos os setores.

Isso não diminui nem 1% das falhas, mas é um possível alento.

Tomara que esse texto reverbere nas alamedas politicamente "sujas" de nosso amado clube.

Saudações Palestrinas

Giancarlo

Rodrigo Barneschi disse...

Victor
Acredite: isso tudo tem muito a ver. Nada é por acaso.

Luigi
Só na quarta. O Palmeiras insiste em deixar tudo para a última hora.

Sylvio
Valeu!

Gian
Obrigado pelo depoimento. Mas eu sinceramente nem tenho essa pretensão. Espero sim que chegue ao conhecimento de algumas pessoas, mas duvido que vá trazer alguma melhora para o torcedor. Eles não estão preocupados com a gente.

Anônimo disse...

As férias nunca foram tão necessárias. Dessa vez fiz questão de esquecer o futebol e até que consegui renovar a mente.

O blog voltou com tudo e no tom correto. Não dá mais mesmo para aceitar tanta agressão ao torcedor de arquibancada tão pacificamente.

E desejo a todos nós muita força para enfrentar todas as lutas do dessa nova década.

(Haha! Setor Vaia foi impagável! Há tempos procurava por um nome que definisse com exatidão essa vergonha que se instalou no melhor lugar do Palestra.)

Wilson disse...

seiu imbecil mustafento... ta ganhando qto da oposicao pra fazer essa sujeita???? Não vai fazer conseguir o que quer e vai se dar mal.... ng vai levar a serio qo vc escreve nesse blog idiota e imbecil

Anônimo disse...

Em um português bem claro, sabe qual é a grande foda disso tudo?

"a incompetência quase genética de nossos dirigentes quando se trata de uma das tarefas elementares de um clube de futebol: a venda de ingressos"

Resume-se a isso, Palestrino.

Abrazzo,
ROJAS.

Luiz disse...

Barneschi,

O que me incomoda nisso tudo é a distância que existe entre o Palmeiras e a sua torcida.

Não acho que o ideal dos caras lá de dentro seja unicamente elitista ou segregador, contudo, o que me deixa sem reação, é maneira como eles estão longe de nós.

Não creio que tenham falta de visão, pois a grande maioria ali dentro é muito bem sucedido, mas penso que eles vivem em dimensões ou realidades totalmente diferente das nossas e, talvez, por isso não vejam que perderam uma baita oportunidade de criar um novo conceito em distribuição de ingressos.

No mais, é melhor pensar que os caras estão em outro mundo, do que pensar que a política de distribuição de ingressos não avançou devido às pressões de gente que se beneficia das confusões existentes. Como sabemos, o buraco nesta questão é muito fundo.

Abraço,

Luiz

PS: Luydy, você, que possui o maior número de horas vagas dentre os comentaristas deste blog, vai assistir o sorteio da arbitragem para o próximo jogo?

Rodrigo Barneschi disse...

O nível da sua argumentação, Wilson, é bem representativo da atenção que deve ser dedicada ao seu comentário.

Rodrigo Barneschi disse...

Grande gladiador,

Concordo plenamente com o seu comentário. É por aí mesmo: a distância entre a diretoria e a torcida só faz crescer.

Quanto ao Luydy, ouvi dizer que ele aguarda ansiosamente o próximo sorteio de arbitragem no meio de uma tarde de trabalho (para as pessoas que trabalham, é evidente).

Abraços

Lucas disse...

pode botar meu blog na parte 'MÍDIA PALESTRINA - Update' do seu blog? espero sua resposta no meu http://www.palmeirasaovivo.com.br/

Anônimo disse...

Ótimo texto parabéns!!

Me associei ao clube em 2005 para votar contra o sapo boi. Ajudei no que pude para a eleição do mestre Belluzzo. Infelizmente acredito que por razões políticas o professor se viu obrigado a cercar-se de incompetentes. Se não vejamos: Raiola e os preços de ingressos absurdos, trazendo grandes prejuízos ao Palmeiras. Toninho, Genaro e Saverio no depto. de futebol e vimos o que deu em 2009. Pra fechar com chave de ouro, Dezembro no marketing e o programa avanti pro buraco! Ninguém merece!

Caro Professor Belluzzo, ainda dá tempo, mude essa cambada de incompetentes e faça assim um grande bem pra toda comunidade alviverde!! Não podemos dar chance pra volta da lista negra!! Continuo acreditando em vc. Professor!!

ARAGONEZ

Unknown disse...

O ponto principal é que este espaço é feito por um torcedor de arquibancada para outros torcedores de arquibancada..

E assim comecamos mais um ano no Palmeiras, sera que as coisas nao vai mudar pra melhor...

Nicola disse...

Perfeito... Porra, o que custa oferecer um pacote, por exemplo, de todos os jogos no Palestra este ano por 700 reais? (Podendo parcelar no cartão, ou ir pagando por meio de um boleto, uma parte cada mês) Em 2009 foram 32 jogos, vamos supor que esse ano dê quase a mesma coisa, arredondando para 35 jogos. Sem meia entrada, R$20 cada jogo. Justo, não?

Mas preferem cobrar uma anuidade pra depois dar desconto nos ingressos, no final das contas um desconto mínimo no plano prata, e um preço mais alto do que o normal nos outros dois, sendo um absurdo o do diamante! Ou seja, estão cobrando a mais pra, supostamente, ter mais chances de adquirir o ingresso, com um sistema de venda melhor... Mas pelo visto, nem isso, olha o tanto de confusão que está acontecendo...

Bando de retardados, é impressionante um negócio desses.

claudinei rockwood disse...

conjectura textual muito boa, tema muito bem coeso,elaborado e elucidativo,agressividade nas opiniões(que é um bom sinal),concordancias verbais aplicadissimos a regra e um belo desfecho no final, realmente o dono do blog veio com tudo dessas férias

BOM RETORNO PROPRIETÁRIO DO BLOG

''Ver o bem e não fazê-lo é sinal de covardia''.(C.Rockwood)

Luigi SEP 1914 disse...

Verdade, Rafa!
Olha pra quem eu fui perguntar. Sem desculpas o meu ato!

Não irei ao sorteio pois estou no meio do Campeonato Italiano no PS3!

Nos vemos sábado!

Vai PALMEIRAS!

Rodrigo, uma pergunta:
Os lixos do Tatuapé não foram punidos pela briga no último jogo da Libertadores em 2006, contra o River?
Ou time que não tem estádio não perde mando de jogo?

Abraço...

Farias disse...

Me parece que questão de local no estadio foi solucionado. Pode-se adquirar para qualquer setor do estadio. Acredito que aos poucos o plano será melhorado.
Abs

Anônimo disse...

Achei o programa bem fraco, sem falar nos erros de cobrança, já resolvidos mas patéticos...

Mas como a maioria que tenho visto nos blogs me associei buscando a facilidade de compra.

Comprei meu ingresso de ARQUIBA ontem, apesar de vários PAUS estranhos no site...

Sábado estaremos lá. Só quero ver no que vai dar...

Gabriel, verde até o osso

Bernardo disse...

Luigi SEP 1914, a gambazada já foi punida pela confusão de 2006. Ficaram um ano sem poder mandar jogos da Conmebol no Pacaembu, o que aconteceu na Sul-Americana de 2007.

Unknown disse...

http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais/2010/noticias/0,,OI4203006-EI14489,00-Corinthians+x+Palmeiras+volta+para+o+Pacaembu.html

ALELUIA!!!

Unknown disse...

Barneschi, mudando do assunto do post, olha esse link aqui: http://espnbrasil.terra.com.br/maurocezarpereira/post/94899_A+CARETICE+E+O+POLITICAMENTE+CORRETO+TORNAM+ESTADIOS+DE+SP+QUASE+TUMULOS

fato raro hj em dia é ver algum comentarista esportivo defendendo esta bandeira, literalmente...

Abs,
Da Silva

PS: seria esse claudinei robinwood aquele mala do ano passado?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Concordo integralmente. Não vi nenhuma vantagem para o torcedor. O que percebi foi uma cesta de produtos confusos. Parabéns ao gênio de marketing do Palmeiras. Tô fora desse programa pega trouxa!

Anônimo disse...

AE. Só pra constar.

O ingresso comprado pela internet funcionou normalmente. Fora o fato de que na fila ninguém sabia por onde seria a entrada ao chegar às catracas da Matarazzo tudo se resolveu rapidinho... Quem sabe não melhora e vira uma boa alternativa, não a ideal, claro, pra conseguir ingressos?

Abs

Gabriel, verde até o osso

Japa Matayosi disse...

Com certeza uma grande decepçao mesmo, eu me associei justamente pelo fato das facilidades para compra de ingressos, nao to nem ai para produtos da adidas, fast shop e samsung, o que eu quero é meu ingresso...

me associei logo que lançou o programa, até hj nao recebi a camiseta de socio torcedor, fizeram uma cobrança indevida(ja extornaram) enfim, nao boto fé nesse programa e ainda acho que vou perder meus 600reais de "descontos" pq essa loja virtual nao vai virar...

PACIENCIA...