03 agosto 2010

Inversão de valores

O Estatuto que deveria ter sido elaborado em defesa do torcedor não leva em conta os direitos, interesses e necessidades de quem frequenta os estádios. O torcedor sequer foi consultado sobre o tema, e isso eu já escrevi aqui. O que temos é um estatuto em defesa dos dirigentes, de jornalistas que não vão a estádios e de hipócritas que apenas se aproveitam do futebol. Não são contemplados itens básicos para o, digamos, bem-estar do torcedor. 

O torcedor, longe de ter seus direitos atendidos, ganhou uma cartilha reacionária, com regras, restrições e códigos de conduta que não se aplicam ao ambiente do futebol. A cobertura da imprensa, com exceções pontuais, foi ingênua, preguiçosa e subserviente a interesses nefastos. Poucos foram os veículos e jornalistas preocupados em investigar a real necessidade de certas medidas ou mesmo a adequação entre o que está proposto e a cultura do futebol. 

Eis então que o diário Lance!, não contente em compactuar com toda essa bandalheira, ainda se propõe a este papel sujo:

Não que eu esperasse algo diferente do L!, mas o que temos aqui é uma inversão de valores sem precedentes: o torcedor agora não precisa ser protegido ou bem atendido, mas sim vigiado, quase que como se tivesse de provar alguma coisa para esta corja de pilantras. Nada de direitos; o torcedor só tem deveres, regras e restrições. Na visão de quem faz as leis do país (e de quem forma opinião), o sujeito que vai a estádios é um bandido em potencial e precisa ser monitorado. Como se não bastasse a vigilância dos poderes públicos (que são reacionários ao extremo quando se trata do futebol), eis que temos agora um diário de esportes a pregar a delação de torcedores. 

Vejam só o termo imperativo: “Denuncie!” 

Não demora muito e logo vão criar um disque-denúncia, garantindo anonimato e eventualmente até oferecendo recompensa para quem colaborar para a prisão de arruaceiros como eu e qualquer um de vocês que me lê agora. 

*** 

Uma pergunta de ordem técnica: por que o imbecil que faz este banner colocou a torcida do River Plate como imagem de fundo? Alguma explicação lógica?

13 comentários:

José Antonio disse...

Vai tomar no cu boletim de madame.
Vai tomar no cu promotor PC.
Vai tomar no cu modinhas de merda.
Vai tomar no cu alienados oportunistas.
Vai tomar no cu coxinhas vagabundos.

Peguem essa bosta de estatuto do torcedor e enfiem no cu arrombado de vocês.
Estão querendo acabar com o futebol !
Vamos resistir !

Ódio eterno ao futebol moderno.

Abraço

Anônimo disse...

Minha primeira contribuição ao estatuto: Em claro lance de impedimento o gol sofrido pelo Palmeiras foi um lance bizonhamente validado pelo honestíssimo PCO sem contar o penalti claro de Juscilei em Ewerthon, fatos esses que mudariam o resultado do jogo. O incrível estatuto do torcedor deixa claro que deverá haver punição e até prisão dos infratores. Pois bem, parece que temos um caso clássico para começarmos a pôr em pratica o tal estatudo pondo na cadeia o nosso querido PAULO SERGIO OLIVEIRA

Unknown disse...

Este estatuto é mais uma para o nosso ilustre promotor se apegar e defender,como ele não tem nda o que fazer mesmo.
Por que eles não pune o ilustrissimo Sr PCO?
Agora falando de coisa boa nosso querido Mago ja esta no Brasil.
Quero manda um recado para a imprensinha CHUPA BANDO DE FILHOS DA PUTA.

AQUI É PALESTRA!!!

FORZA PALESTRA!!

andre disse...

Vai ver o mané q montou o banner achou q era a torcidinha das moças no panetone, aí foi fazer uma média.

Ulisses disse...

Acho que deveríamos ENTUPIR a redação do Lance com besteiras como:
O rapaz do meu lado xingou a mãe do juiz durante a partida;
O menininho de 4 anos que estava na minha frente mostrou o dedo do meio

Acho que seria a melhor resposta.

Att.

Bruno Prado disse...

Tenho a impressão que o estatuto foi redigido por pessoas influentes, como Gisele Bunchen e Oscar Niemeyer, pois algo tão bem elaborado remete a outro objeto bem elaborado, como o logo da copa. Ops!

Vagnão disse...

Acabei de ir lá fazer minha denúncia.

Foi assim:

Eu vi um menino do meu lado... deveria ter uns 4 anos... ele mostrou o dedo do meio pro juiz. O pai dele tentou esconder, mas eu vi. É um delinquente, esse menino!


pqp! jornalzinho sem vergonha!

Craudio disse...

Fora que são burros, já que estão jogando contra os principais compradores dessa bosta de jornal...

Rodrigo Barneschi disse...

Os dois principais jornais de SP trazem bons indícios do que está acontecendo e por acontecer com o futebol:

O Estadão diz que Holanda e Espanha terão de pagar R$ 42,4 mil à Fifa pelo jogo agressivo que apresentaram na final da Copa do Mundo.

Já na Folha de S.Paulo, temos o seguinte:

Ensaio. Com a Copa de 2014 em mente, a FPF decidiu promover ação de conscientização voltada aos torcedores. Orientará para que respeitem os lugares indicados em seus ingressos e deixem escadas liberadas.

Valendo. No Corinthians x Flamengo, no domingo, 50 monitores trabalharão com 5.000 torcedores no Pacaembu. A ideia é manter a iniciativa no Campeonato Paulista de 2011.


E aí? O que me dizem?

Vitor disse...

O torcedor comportado, sátira do Marcelo Adnet:

youtube.com/watch?v=Et-oC51GGLY&feature=related

Nespoli disse...

Sem noção o Estatuto, sem noção o Boletim da Madame e sem noção o cara que fez a arte.

òtimas as idéias de denuncia do pessoal.

abs

Lu MB disse...

Vale a pena ver o CQC na batalha

http://www.youtube.com/watch?v=InypOIGfJ8o

Yuri disse...

Faz tempo que não lia aqui, então vou fazer rápidas PÍLULAS:

-no DERBY não teve gogo-boy invadindo o gramado, diferentemente do clássico mais bicha do Brasil

-o cara faz esse estatuto de merda para frangas e coloca a torcida do River, justamente uma das mais violentas do MUNDO

-isso de vigilância, monitores... me assusta. Na Inglaterra é assim. E mesmo com a modernidade dos estádios de lá (que nunca aqui vai ter igual) sabemos que isso MATOU o futebol inglês e transformou numa novela para asiáticos. Seria o cúmulo fazer isso aqui

-quando eu vi o público do DERBY, fiquei pensando "não era melhor ter clássico com UMA torcida só, mas estádio completamente tomado?" mas aí mudei de ideia, pq que se foda se só tem 5 mil pessoas, antigamente era assim e tinha paixão (antigamente digo há mais de 60 anos).