10 maio 2011

O Palmeiras acima de tudo!

Posso ser acusado de muitas coisas, menos de não emitir e defender as minhas opiniões. Este blog é radical o tanto quanto é possível ser, e continuará assim. Agradeço a cada um de vocês, leitores tão devotados e participativos, pela audiência qualificada de sempre e pela paciência de alguns momentos. Preciso agora fazer algumas ponderações, considerando um pouco do que eu já iria escrever naturalmente e outro tanto de questões que foram colocadas no post anterior. Vamos lá:

Eu sou Mancha. Não é de agora. Sou sócio desde moleque, entendo que a Mancha (e todas as outras organizadas) são essenciais para o futebol resistir e vou defender a entidade até onde for possível. Contra tudo e contra todos. Menos contra o Palmeiras. Porque o Palmeiras está acima de tudo!

Já foram muitos os manifestos publicados pela MV e mesmo os protestos (violentos ou não) com os quais eu não concordei de uma forma ou de outra. Há pensamentos divergentes, mas o respeito sempre prevaleceu. E, de certo modo, posso afirmar que me senti representado em quase todas as situações, do enterro simbólico da diretoria em 2001 até a agressão contra o Madureira, para ficarmos em alguns exemplos.

Não é o caso agora.

Eu me permito simplesmente ignorar a primeira carta publicada no site oficial, uma vez que ela foi escrita em primeira pessoa e, portanto, não pode ser compreendida como o posicionamento oficial de uma entidade que representa tanta gente. Simplesmente não pode, e eu não vou entrar no mérito de tudo o que foi escrito ali; é a posição de alguém que divide comigo a mesma arquibancada e com quem já devo ter conversado algumas vezes, e vale tanto quanto a minha. Discordo veementemente de quase tudo o que está ali, respeito o direito à opinião alheia, mas não reconheço aquela como sendo a palavra oficial da entidade Mancha Verde.

Chegamos então à campanha "Público Zero". Eu não aceito isso! Lugar de torcedor é na arquibancada e é para lá que eu vou. Respeito o direito de quem não vai, mas eu farei a minha parte na arquibancada (já foi assim no Couto Pereira, e será assim também no Pacaembu). Não me importa o fato de o time já estar eliminado. Não me importa o horário absurdo, o frio, até a chuva que pode cair. Não importa. A camisa do Palmeiras vai a campo, e eu vou junto.

À cancha municipal!

27 comentários:

José Antonio disse...

É isso ai mano.
Sou Mancha desde criança. E esse texto representa absolutamente tudo o que eu penso.

Amanhã é PALMEIRAS acima de tudo.

Mais uma vez....

SEMPRE !

FORZA PALESTRA
ESTAREMOS LÁ MAIS UMA VEZ !

yuribt disse...

o palmeiras vai jogar, nós vamos.

Anônimo disse...

já imaginava o que você pensa a respeito de tudo isso...

quanto a mv não tem o que falar, duvido que os manchas das "antigas" estejam de acordo com tudo o que foi dito, mas isso não muda o respeito pela torcida, entendo perfeitamente o fato de muitos mv's não concordarem com essas atitudes porém não criticarem....

2-publico zero? na boa, como ja falei no twitter outro dia, isso aí é coisa pra torcedor que nunca vai ao estádio se sentir importante, e ter uma desculpa para não ir ao jogo....respeito os que vão ao pacaembu mas não entrarão, apesar de que pra mim isso não é a melhor maneira de protestar..........hoje me perguntaram se eu iria ao jogo amanhã, e quando disse que sim me perguntaram se eu acreditava na virada, fui honesto disse que não (apesar de que não custa nada sonhar), então me perguntaram se eu ia lá para protestar, disse que não também.....foi ai que um cara me pergunto por que afinal eu iria ao Municipal...na boa, até agora não consegui responder.........

até amanhã Barneschi, tenho ficado sempre próximo a grade da escada,..abs

João Paulo disse...

É uma das melhores sensações que sinto entrar nesse blog e ver que outros tem exatamente o mesmo pensamento que eu. Parece até que fui eu quem escreveu esse texto... associado a torcida desde pivete (o número na alviverde é 3781), participei de vários protestos dentro e fora de campo junto com a torcida, mas discordo quase que totalmente com esse tal manifesto publicado em nome da MV.
Fui comprar meu ingresso hoje na hora do almoço e acabei entrevistado por um repórter do Diário de SP. Ele perguntou o motivo pelo qual eu iria a esse jogo, e eu respondi pura e simplesmente que vou a absolutamente todos os jogos em SP e alguns fora, que o Palmeiras entraria em campo e eu não estava fazendo mais nada do que o meu papel de torcedor.
Essa história de público zero é o típico protesto passivo que brasileiro está acostumado fazer. Só sabemos protestar via twitter, via email e petições eletrônicas. Nenhum dirigente ou jogador vagabundo vai tirar o meu direito de estar na arquibancada torcendo pelo meu time seja onde for.

Sergio Mendonça disse...

Ai amigo Palmeiras vai jogar eu vou.

Quem não consegue enteder o sentimento de estar presente, de incentivar e torcer pelo Palmeiras é bom não ir mesmo.

Aqueles que acompanham o Palmeiras há muito tempo vão estar no Pacaembu com certeza, esse é nosso modo de vida....

Leonardo disse...

Compreendo o ponto de vista. Mas o sentimento de todos é de uma tristeza tão grande que algo precisa ser feito.

Jean disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jean disse...

Tô junto!!! Palmeiras esta ? Estaremos nós. aki é Palmeiras. É nestas horas que aparece quem realmente torce de verdade e quem é simpatizante do time do Palmeiras.

Anônimo disse...

Barneschi, este topico nao é sobre "O pais do futebol" mas da uma olhada nesses dois links.

O primeiro é show de bola:

http://www.youtube.com/watch?v=eBGmy1mCiNA&feature=youtu.be

O segundo é ridiculo (as "toridade" argentinas devem estar tendo aulas com as brasukas).

http://globoesporte.globo.com/platb/futebolargentino/2011/05/10/velez-sarsfield-perde-estadio-para-a-partida-diante-do-libertad-pela-copa-libertadores/

André Barganian disse...

Eu leio seus posts quase diariamente... Para dizer a verdade discordo de você muitas vezes, mas gosto do seu ponto de vista na maioria! Moro no interior acho que deve ser por isso! Estudei em SP, não conto os jogos como vc mas devo ter la minhas 40 ou 50 "arquibancadas" como você diz! E mesmo 300km longe mantenho uma media de 5 ou 6 partidas por ano é pouco mas é o que dá. E este de amanha é um que eu vou! Penso que o time precisa de mim mais nesses jogos do que em finais ou otimas fases... Nessas epocas o estadio esta lotado cheio de gente que mora a menos de 5km do parque e vai menos do que eu lá! Publico zero é o caralho! Na verdade eu não consigo imaginar uma forma melhor de motivar o time para o resto do ano (A copa do BR não dá mas esse mesmo time ai tem um brasileiro pela frente) do que um estadio lotado amanha! A minha parte meu velho eu vou fazer!

Anônimo disse...

Só ñ foi bordado um Tabu nos Posts e nos comentários:
A comercialização de ingressos pela MV mais efetiva que a BWA. Esses caras só se preocupam com si e mais ninguém. Prejudicam o time, torcedores sem condições de pagar por ingresso. Só visam seu próprio lucro. O time é segunda opção. Vejo essa situação ha uns 6 anos e ninguém faz nada, fala nada e não vê nada.

Palmeiras acima de tudo e de todos.

Casselli o Carcamano

Helder Oldani disse...

A cancha. Hoje é cantar e cantar...foda-se o placar

Anônimo disse...

Ótimo post.
Já discordei de voce em varios outros, algumas vezes de maneira bem acída, mas esse foi muito bom...
Pelo menos temos uma certeza. Hoje só vai ao estadio os verdadeiros torcedores de arquibancada, aqueles que cantaram do inicio ao fim, independente da classificação ou não, desde que os que entrarem em campo honrem o manto alvi-verde...
Se eu acredito na classificação??
É claro que sim, com certeza...
O dia que eu deixar de acreditar no Palmeiras, não serei mais eu, serei um ser sem alma...
Abraços a todos...

Avanti Palestra
Avante Palmeiras

Alex Amaro

Anônimo disse...

Prefiro assim tmb.

Sem amendoins, sem torcedores que só vão na boa, sem encheção de saco!

Vou pq é Palmeiras! apenas por isso.

Mas digo uma coisa, em caso de classificação (seria epico) provavelmente serei preso, pq atravessarei o campo do pacaembu até as cabines de imprensa e torcida do coxa para mandar um chupa!!

abçs
Bruno

Anônimo disse...

hahahahaha....
Cara, se, os que entrarem em campo fizerem a melhor partida do Palmeiras em, sei lá, 10 anos, e conseguirem a classificação "épica", todos que estiverem no estadio serem presos....hahaha....porque todos vão querer fazer a mesma coisa....hahahahahaha

Alex Amaro

Rafael disse...

Eu fiz esse mesmo comentário diretamente no fórum da MV à respeito do teor pessoal da carta. Uma carta assim não pode representar o pensamento de uma entidade, que por sua vez, representa milhares de pessoas.

abs e bom jogo no Paca!

Anônimo disse...

Mais uma vez muito bom o post!!!

Como todo Palestrino sei que o time já está eliminado, mas se o resultado final for como foi o 5x1, já sairei de lá satisfeito!!!

Abs,
Porco CAreca!

Ademir Castellari disse...

Peço permissão para republicar o post lá no Divino. É exatamente o que penso. Junto com os 100, 1.000, 2.000, sei lá quantos, hoje estarei - mais uma vez - torcendo por uma camisa. Abraço.

Rodrigo Barneschi disse...

Obrigado a todos que já comentaram por aqui. É bom saber que outras pessoas compartilham do mesmo pensamento.

Ademir
Nem precisa pedir. O conteúdo aí é de todos os que pensam como eu.
Abraços

João Paulo Ferreira disse...

Cara, eu entendo esse seu lado torcedor assim como eu sou mais deixar de ir ao estadio atingiria financeiramente o club no qual a diretoria seria alertada em que os torcedores estao cansados de ver palhaçada com o palmeiras e que se a diretoria não fizer nada vão perder o hospedeiro no qual eles parazitam que é o palmeiras e assim nós tbm, não quero mudar sua opiniao mais é esse o espirito da campanha para não ir ao jogo obrigado!

Anônimo disse...

Perfeito.

Eu nunca fui Mancha e nunca simpatizei com suas atitutes, mas também respeito quem é.

Vou ao estádio, canto junto quando cantam pelo Palmeiras, mas não necessariamente fico no mesmo "bloco".

E "Torcida Zero" é o cazzo! Temos que ir sempre pelo Palmeiras, onde ele for.

Abrazzo,
ROJAS.

Fabrizio disse...

Barneschi, parabéns pelo posicionamento em relação ao manifesto da MV e pelo post! Isso só aumenta a sua credibilidade!

Hoje estarei no Pacaembú também para apoiar da forma que puder o nosso Palestra.

Avanti Palestra!

Lobba.

Anônimo disse...

Sabe, Criança Carente foi longe demais. Somos todos em pról do Palmeiras e ninguém pode nos proibir disso. Lamentável chegar nesse ponto, porque só prova o desrespeito que a nova era da direção MV tem com todo o resto. Lembrando que não são donos da arquibancada, muito menos do NOSSO Palmeiras.

Dani disse...

Eu acho que é apenas uma maneira de manifestação, que de repente pode não ser interpretada igualmente por todos. Mas é um país livre, temos direito a escolhas. Quanto ao texto da diretoria, não quis comentar justamente por discordar da forma como foi exposta tão abertamente uma questão que envolve torcedores do mesmo time. Do mais, sabemos que acima de tudo é PALMEIRAS, sempre!

Luigi SEP 1914 disse...

Ae irmão, estamos juntos, como sempre!

Como diz o lema na estrada dos vestiários:
"PALMEIRAS sempre em 1º lugar!

Aqui é PALMEIRAS!

Vitor Zampieri disse...

Vc viu isso?

http://espn.estadao.com.br/futebol/noticia/191199_PREFEITURA+CONFIRMA+VENDA+DE+GREMIO+PRUDENTE+E+TIME+RETORNA+A+BARUERI

MEU DEUS!!

Bom jogo hj! Queria estar lá, mas to a 1.500 km de distância!

"...seremos Palmeiras!" SEMPRE!

GilMackoy disse...

quero ver o palmeiras atropelar o coxa e passar na copa do brasil, como vai ficar a cara do pessoal.