28 janeiro 2013

Fim da linha

2010, semifinal da Sul-Americana, Pacaembu.
2013, Palmeiras 2-3 Penapolense/SP, Pacaembu.

Há similaridades no nível de vergonha que o palmeirense passou nesses dois episódios. O primeiro remete a uma noite terrível que nunca será esquecida. O segundo diz respeito a uma tarde de domingo que, dada a pouca importância do jogo, será esquecida em breve. Não se pode desconsiderar, no entanto, o impacto e o dano à imagem de um gigante diante de um placar como Palmeiras (com um homem a mais, porra!) 2-3 Penapolense/SP (que merda é essa?).

Alguém aí pode fazer o questionamento: por que a equiparação de dois jogos aparentemente tão distintos? Bom, três jogadores presentes na derrota de 2010 seguem no clube ainda em 2013. E um deles, o voltante que nunca sai do time, foi exatamente o grande responsável pela nossa eliminação lá atrás e segue irritando o palmeirense jogo após jogo depois de tanto tempo.

Isso tudo para dizer o seguinte:

Reconhecemos a importância do choque de gestão empreendido pelo presidente Paulo Nobre. A gestão Tirone-Frizzo deixa uma herança das mais malditas, e não será fácil corrigir tanta incompetência. Mas, por mais que o profissionalismo seja algo que precise de tempo para dar resultados, o Palmeiras de hoje precisa de soluções imediatas, de curto prazo. E algumas são bem mais simples do que parece.

###

As duas décadas vividas na arquibancada permitem antecipar o que se passa dentro do campo. Não só é possível enxergar um pouco antes qual será o desfecho de uma jogada; tem vezes em que se pode adivinhar o ocorrido antes mesmo de o lance começar. Bastou o juiz marcar falta para o time do interior, por exemplo, para eu saber e me conformar internamente: vai sair o empate. Dito e feito. Pouco habituados àquele ambiente, os visitantes demoraram alguns bons segundos mesmo para reagir. E então, já no segundo tempo e jogando o Palmeiras com um homem a mais, duas coisas pareciam inevitáveis: (1) imune à desqualificada pressão alviverde, o estreante Penapolense chegaria ao terceiro gol meio por acaso; e (2) talvez para enervar um pouco mais a sua torcida, o Palmeiras chegaria ao segundo e inócuo gol já nos instantes finais. Só para irritar mais.

###

Foi um espetáculo grotesco e de extremo mau gosto o que tivemos na arquibancada nos 15 minutos finais. De minha parte, devo dizer que estavam todos errados. Se não fazia muito sentido xingar quem quer que fosse com a bola rolando (mas eu entendo a reação até), ainda pior foi ver boa parte do público xingar a organizada e gritar o nome de vagabundo em meio a um cenário tão trágico. Isso apenas evidencia o porquê de estarmos nessa situação.

23 comentários:

Emilio Leite disse...

Fala Barneschi blz??
Estive ontem no Pacaembu e concordo plenamente com tudo que você disse...nós já estamos calejados com certas situações nos ultimos anos, tanto que na hora da expulsão eu e um senhor que estava ao meu lado comentamos que seria pior ainda e provavelmente acabaria saindo mais um gol do Penapolense com um homem a menos (e isso não é pessimismo...é realismo). Em relação aos acontecimentos na arquibancada nos minutos finais, a cena foi realmente horrível e até minha sobrinha de apenas 9 anos ficou envergonhada.
Eu tenho ódio do Luan e não aguento mais ter que ver ele em campo com a nossa camisa mas não tinha nada a ver pegar ele de bode expiatório ontem, assim como não tem nada a ver o resto da torcida gritar o nome desse perna de pau......É Barneschi a que ponto chegamos!!!! Aqui é Palmeiras...temos que pensar grande e parar de enaltecer jogadores medíocres...Abçs

PS: Não te conheço pessoalmente mas acho que era você que estava ontem no Alviverde com camisa polo verde e boné...era você mesmo??

Anônimo disse...

Vergonhoso o público no Pacaembu ontem...
Vai chegar a libertadores e os oportunistas aparecerão, mesmo com esse elenco medíocre.

Raul Martins Dias disse...

Vamos aos comentários:

1. Ontem, pela primeira vez em muitos anos, vi o jogo da arquibancada. Normalmente fico lá na "turma do amendoim", mas ontem resolvi ver o jogo no meio do povão. Apesar de a visão de lá ser pior, o clima é outro. Nos próximos jogos vou para lá.

2. Foi um jogo para reviver toda a desgraça que foi 2012. A mesma coisa, Palmeiras começa melhor, defesa faz cagada atrás de cagada, o time fica em desvantagem no placar, demora uma eternidade para assimilar e depois vai para cima na base do abafa. E o ataque da Penapolense ganhava TODAS da nossa defesa.

3. Espero, realmente, que esse tenha sido um episódio isolado, depois da vitória contra o Oeste e da boa apresentação contra o Bragantino.

4. Quanto à diretoria, precisamos dar tempo. Uma semana não é suficiente para montar um time forte. Mas reforços TERÃO que vir.

Unknown disse...

Barneschi,é isso mesmo,você foi cirúrgico,a MV foi patética nesse caso,mas os caras da numerada gritarem nomes de vagabundos desse quilate foi igualmente patético.

Rafael Kuvasney Marcolin disse...

Torcedor aplaudindo e gritando o nome do chileno mostra a que ponto chegamos. Não temos mais nem time nem torcida.

acreano disse...

PORRA!
7.500 pagantes?
vá tomar no cu!!!
vá tomar no cu!!!!!
vergonhoso!!!

porra, será possível? os "profissionais" brunoro e paulo nobre nao viram o tobogã vazio? o que custa colocar promoçao para esse setor?

p.s: só acompanho o verdão há 1 e meio... sou neófito na arquibanca, mas fiquei perplexo com o que vi. acho que a situação mostra o retrato do desespero em que o nosso time se encontra.
Contudo...Antes o desespero a complacência.

p.s: nojo de torcedores que xingam os jogadores durante o jogo. querem fazeR? facam após, ora MERDA!


@anakan



Anônimo disse...

Meu caro Barneschi,
Tudo o que você disse sobre ontem é verdade. Acrescentaria apenas, se me permite, que além do elenco medíocre temos também um técnico medíocre. Ele conseguiu ficar escondedido atrás da incompetência extrema de B1 e B2 todo esse tempo, pois os dois estúpidos "roubavam" toda a cena dos ditos dirigentes. Mas, não é de hoje que observo que o Kleina é também tão medícore quanto o elenco. Naquele jogo pelo Brasileiro contra o time das moças ele errou feio, na escalação, nas subsituições, nas avaliações, etc. e tal. De ´lá para cá só erra! Com todo o respeito, não conseguir armar um time que ganhasse do poderoso Penapolense - primeiro vez na Capital, primeira vez a enfrentar um grande - mostra a debilidade do treinador. O Kleina é muito ruim, também! É bom que a nossa nova diretoria enxergue isso logo e faça uma limpa geral. Assim, não dá. Mas, acima de tudo Palmeiras. Seguiremos apoiando! Sempre! Palmeiras, minha vida é você!

Ivan disse...

Nego viaja o Brasil, o mundo atrás do time; passa fome, frio, calor; enfrente os mais diferentes tipos de adversidade pra poder estender uma faixa away; abandona família, emprego, estudo; tem que se embucetar com torcedor inimigo, com a policia; algumas vezes nem sabe se volta pra casa, perde amigo...
Só falta vocês quererem que o cara ainda vá ao jogo e tenha paciência com o craque Luan e com o responsável e comprometido chinelo.

Filhos da putas! Nós estamos nesta situação muito porque nossa torcida é acomodada e bunda mole. Passa a mão na cabeça de vagabundo e da espaço pra boçal feito Flávio Prado e Tiago Leifert falarem merda e denegrirem nossa própria gente e nosso clube na tv.
Mais arquibancada e menos tietagem é o que falta a nossa gente. Pqp!

A Mancha (como também todo e qualquer torcedor, avulso ou em grupo) está certinha e tem todo direito de vaiar, xingar, agredir ou matar qualquer um responsável pela nossa vergonha.
Deixem de ser idiotas. É futebol, não vôlei.

Rafael-DF disse...

Barneschi, a torcida só começou a xingar depois q o jogo acabou.

Como vc disse no seu texto, quem ja tem tempo de bancada consegue antecipar certos lances, e o terceiro gol do adversário decretou nossa derrota. Fossem outros tempos e a torcida teria certeza da virada, hj temos certeza da derrota.

A Mancha ontem esteve certíssima. Errados foram os que ficam apoiando jogador vagabundo que não faz nada em campo e tira onda da cara do torcedor depois. Deveriam parar de ser torcedores e fundarem fã-clubes.

O erro da Mancha foi não ter cobrado veementemente (e pq não violentamente) ano passado os responsáveis pelo nosso rebaixamento, jogadores, tecnicos, conselheiros e dirigentes.

César SEP disse...

O que será que passa na cabeça dos torcedores (???) das numeradas do Pacaembu? A turma do amendoim vai uma vez por ano no estádio e se acha no direito de cobrar.
Desde o 1º minuto de jogo, a arquibancada amarela (onde eu estava) cantou e apoiou o time até o penapolense fazer o terceiro gol... Era impossivel ficar de braços cruzados e ficar omisso diante da situação. Porra, estamos falando do Palmeiras, campeão do século XX, clube que já foi chamado de Academia de Futebol, de 16 milhões de torcedores!! Olha só a que ponto chegamos: o Palmeiras ser HUMILHADO pelo penapolense (!!) dentro de casa, tomando um baile desse timeco do interior que poderia fazer mais de 3 gols (perderam 2 cara a cara) ainda. A MV fez o correto: xingou Luan, Maikon Leite, M. Ramos , Valpinga,... A discussão começou quando a turma do amendoim começou a mandar a MV tomar no c... Não dá pra entender como tem gente que defende esses mercemários pernas de pau que hj vestem a camisa alviverde. Lembrando que só o salário do Marcio Araujo PAGA O ELENCO TODO do penapolense.
Barneschi, se a torcida (a verdadeira) não expulsar esses jogadores na base da pressão, ficaremos mais um ano na serie B, justo no ano do centenário...

Unknown disse...

Pessoal que tal vaiar o time após o apito final, hein?
Enquanto transcorre os 90 minutos temos que dar apoio, sei que as vezes é difícil, mas pensem se fosse você que estivesse jogando e sendo vaiado quando pegasse na bola.
O jogador mediocre apequena ainda mais, e assim prejudicando o time com mais uma derrota. Temos que por o time pra frente enquanto o jogo rola.
Esta é minha opinião.

Leonardo disse...

Sinceramente, como apoiar o mesmo time que nos rebaixou e mantém a mesma postura que não condiz com a grandeza do Palmeiras? Márcio Araújo, Maurício Ramos, Maikon Leite, Valdívia, entre outros? Como apoiar estes jogadores?

Como apoiar sendo derrotado pelo Penapolense por 3 a 1 no Pacaembu? Não dá, pô! Quem é que tem ânimo para cantar ''O Palmeiras é o time da virada!'' com esta merda de elenco?

A Mancha Verde não fez nada de errado. Eu estava na Arquibancada Verde e acompanhei os xingamentos a jogadores fraquíssimos e descompromissados, que custaram e ainda custam uma fortuna ao clube.

E que se ressalte, os xingamentos a nossa maior organizada partiram da Arquibancada Verde. Tais palmeirenses preferem apoiar o Luan e o Valdívia e ofender a torcida que nos defende em todos os lugares. Está tudo errado!

Menos de 8 mil pagantes em um domingo à tarde? É... não lotaremos o Pacaembu nem na Libertadores neste ano.

Anônimo disse...

Cesar SEP

Me desculpe mais esse negócio de campeão do século XX é muleta...ninguém apagará a história porém estamos no século XXI e a história precisa continuar sendo escrita...Outra coisa, um família dividida não vai pra frente!!! Tudo no time de vcs é divido. Unam-se em prol do time de vcs...

Fabio Moraes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabio Moraes disse...

MV certo é o caralho...ontem bateram em mais um jogador...quem vcs acham que vão vir aqui pro lugar dos que estão ai? Quem vai aceitar o salário que o Palmeiras paga e ainda enfrentar uma torcida dessas que bate e xinga jogador? Sendo que pode ganhar o mesmo em outro lugar.
A culpa não é desses jogadores que estão ai, pois alguém assinou um contrato com eles e os colocou pra jogar lá...a culpa é sim dos incompetentes dos nossos dirigentes...pelo amor será que não enxergam?? Não adianta xingar o Luan...o Valdívia e o caraio a quatro...tinha que ter ido pra cima dos Tirones, Frizzos, Mustafa, Piracis e Giltons da vida que são os que mandam lá ainda...esses sim é que afundam com o nosso time...ir pra cima de jogador só vai piorar a situação...como eu disse infelizmente os pernas de pau do nosso time tem contratos a cumprir e vão jogar sim sempre que forem chamados, não sejam rídiculos...usem a cabeça um pouco...
Qual jogador vai vir pra cá ganhar o que ganharia em outro time e ainda ter que levantar o time com uma torcida que joga contra?
Dos jogadores o natural é cobrar raça, suor e sangue em campo...qualidade de elenco é com a diretoria!!!

Jogador de futebol é profissional e nenhum profisisonal em sã conciência vai pedir as contas por dizer que não tem capacidade técnica...vai sim é cumprir contrato que alguém da nossa diretoria propôs pra ele...ACORDEM!!

E por favor deixem a nova diretoria trabalhar em paz...eles estão reestruturando o clube...caso contrário vamos virar um Vasco...cobrem sim deles novos jogadores...mas com inteligência!

E tem que meter cadeia nesses safados que batem em jogador!
Apoio o Capixaba em ir na delegacia denunciar esse safado anencéfalo que provocou a briga, isso não é torcedor é bandido!!!

Agora vocês imaginam o clima que vai ficar no vestiário antes de qualquer partida??

A MV está querendo acabar com o que nos resta de um time!

Anônimo disse...

Público vergonhoso?? Creio que vergonhoso é o fato de os torcedores de todas as equipes aceitarem esse preço abusivo determinado pelos bandidos da FPF. Na verdade, a única torcida que vi fazer algum protesto foi a gambazada maldita. Só eles estão incomodados?
Quanto à reação dos "torcedores", isso sim podemos chamar de VERGONHA. A Mancha, torcida que desde que comecei a ir ao Palestra aprendi a respeitar, de uns 4 anos pra cá fez de tudo para perder esse respeito. Xingar jogador durante a partida? E o pior, jogadores "selecionados". Não se ouviu um pio contra o tal Wesley (R$ 28.000.000), nem o grande Marcio Araujo (nunca, aliás). DURANTE O JOGO, NÃO IMPORTAM AS CIRCUNSTÂNCIAS, DEVEMOS APOIAR O PALMEIRAS! Quanto aos que gritaram o nome de Luan, etc, simplesmente só soltam a voz em duas situações: Quando o Palmeiras faz gol e para afrontar a Mancha. E o que foi aquele fato, que não foi citado por ninguém e na minha opinião, o mais vergonhoso da tarde, de deixar o Pacaembú com 30 minutos do segundo tempo? Abandonar o time porque está mal? TORÇAM PRO BARCELONA FILHOS DA PUTA!

Nicola disse...

A Mancha está errada, a TUP também, a turma do amendoim, quem mais? Caralho, não torcem todos pelo Palmeiras? Por que tanta segregação?

Metem o pau no Luan, que é um jogador limitado, sem dúvidas, mas é comprometido e nesse time, só não joga mais que o Barcos e o Henrique. Da o sangue em campo, e ser valorizado pelo Felipão, não é qualquer um. E ele disse tudo: as coisas talvez mudem, quando a torcida do Palmeiras de fato torcer pelo Palmeiras. O que aconteceu domingo mostra simplesmente que a torcida merece o time que tem. Inseguro, perdido taticamente, sem um pingo de determinação. Puro reflexo da arquibancada, infelizmente.

Não sei até que ponto a ausência da nossa casa influi nisso... Mas a força da torcida está sumindo. Ainda não entendi como um time ganha Copa do Brasil, e vai pra série B.

Obs: considerando todas as divisões da torcida dentro do estádio, quem mais empurra o time é a Mancha. Mas o Luan está longe de merecer ser hostilizado, quem realmente pede por isso são Maikon Leite, Valdivia e Maurício Ramos. Marcio Araújo e Luan são dois perebas, mas CORREM e pelo tempo de clube, eu os manteria. Precisamos qualificar o elenco, mas eu não dispensaria os dois de jeito nenhum.

Unknown disse...

O cara esta em fim de contrato, não joga no clube há dois anos e esta literalmente mamando na teta do Palmeiras.
O clube esta "em crise" constante e o filha da puta quer ir cortar o cabelo na Turiassu esquina com a Caraíbas? VTNC tem que apanhar mesmo, assim como diretores.

E esse negócio de que jogar dor não vem pelo histórico é babaquice. O Prass era ídolo no Vasco e quis vir para o Palmeiras jogar a segundona? Jogador é igual(ou pior que) puta, só quer saber de dinheiro.

Agora apenas 7.000 no Pacaembu é uma vergonha, voltamos aos mesmos 7.000 de Barueri que estarão até na PQP como Verdão. Estamos pior que a bicharada.

Quanto ao episódio da MV, só acho que poderíamos seguir mais a filosofia das canções cantadas de incentivar o tempo inteiro e etc.
Mas também não tiro a razão de xingar. Agora defender um cara que quer sair porque foi vaiado?

Unknown disse...

Ultima coisa, Palmeiras é isso: LUTAR, VENCER ou MORRER!

GilMackoy disse...

Absurdo. Só isso.

Anônimo disse...

eh isso Raoni, Palmeiras é isso: LUTAR e SER MOTIVO DE PIADA....

eh isso que esta acontecendo com a gente....

e nao eha primeira vez que eu falei, que o mal do Palestra nao eh somente od diretores e sim essa torcida de merda. Que acham que sao os melhroes mas nao sao porra nenhuma... So servem para baterem em jogadores e afastar alguns potenciais do cloube...
vmaos la: Diego souza, vagner love, etc.... ISSO SIM EH FUTEBOL MODERNO

FUTEBOL ORGANIZADO E CIVILIZADO DEVERIA TER EM TODOS OS LUGARES....pelo jeito exceto na cabca do dono do blog e da MV

Unknown disse...

Motivo de Piada????

Piada pra mim é time depender de uma emissora e "auxilios" do governo, etc.

Pra mim futebol é essa loucura e paixão visceral mesmo!!!!!!

E hoje estarei temos mais um jogo no Municipal, aposto que os que se preocupam com piadinhas ficarão em seus sofás se quer acompanhando o jogo. Aí em oitavas, quartas de final de libertadores todos estes aparecem!

Aos 7.000 companheiros de Pacaembu, VAMOS GANHAR PORCO!

E Domingo, Piracicaba!!!!!!!!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.