03 julho 2013

Uma rivalidade e um pouco de história

"Pula a fogueira iô iô
Pula a fogueira iá iá
Cuidado para não se queimar
Porque a Mancha Verde já queimou a Raça Fla
A Raça Fla amanheceu pegando fogo
Fogo
Fogo
Foi a Mancha Verde que passou perto de mim
E que me deixou assim"

A rivalidade entre Palmeiras e Flamengo é possivelmente a mais forte que existe no Brasil entre dois times de estados diferentes (mais do que SCCP x Vasco, que talvez seja a segunda). Há inúmeras razões para isso, mas não quero aqui me dedicar tanto a isso.

A música que abre o post é cantada pela nossa torcida "desde sempre", mas são poucos os que efetivamente entendem do que se trata ou mesmo qual é a sua origem.

Hoje, 3 de julho de 2013, completam-se 20 anos do dia em que nasceu a música que é entoada antes, durante e depois de todos os encontros entre os rivais. Eis aqui a história, em matérias da Folha de S.Paulo e do Estado de S. Paulo de 5 de julho de 1993:






































Sim, vai aparecer algum babaca para dizer que eu estou incitando a violência ou qualquer coisa do tipo. Daí que eu já vou me antecipar: lamento por essa situação toda, mas ela faz parte da história, e a história precisa ser contada (inclusive para que ela não se repita).

Até por razões de ordem pessoal, eu nem poderia ser a favor de uma situação dessas: já passei por apuros em caravanas para o Rio, para BH, para o Sul e para outros tantos lugares. E logo a minha última viagem de ônibus com a Mancha, em 2007, foi aquela em que os nossos 13 ônibus (voltando do Flamengo 2-4 Palmeiras que abriu o Brasileiro daquele ano) foram perseguidos por dois carros entre Seropédica e o primeiro pedágio da Dutra. Foram dezenas de tiros, um palmeirense gravemente ferido, e uma dessas tantas balas disparadas contra o nosso ônibus ficou alojada no ônibus, pouco abaixo do lugar onde eu estava sentado.

Até hoje não se sabe se fomos perseguidos por torcedores do Flamengo ou do Botafogo (a rivalidade com a Fúria estava no auge). Só sei que foi minha última caravana com a Mancha.

Enfim, é tudo história...

30 comentários:

Waldemar disse...

Desta rivalidade tem causos épicos, como a banca de jornal atirada de cima do Viaduto do Pacaembu que quase pegou o ônibus da torcida deles, em 1985, e as pedradas que voaram de lado a lado no Maracanã, em 1987. Parece que até naquele jogo de 1979 (4x1 Palestra em pleno Maraca), teve quebra-pau, mas aí eu já não sei se é mesmo.

Palmeiras x Flamengo fizeram grandes embates, dentro e fora do campo.


Waldemar

Waldemar disse...

Caro Barneschi,

Duas perguntas:

- na sua opinião, a rivalidade entre Palmeiras x Flamengo é igual a rivalidade entre Palmeiras x Santos ou não chega a tanto?

- além de Palmeiras x Flamengo, quais seriam grandes rivalidades na arquibancada, do Palestra com torcidas de outros estados? Palmeiras x Cruzeiro e Palmeiras x Inter/RS estariam na sua lista?


Waldemar

Unknown disse...

Nos meus 5 anos de arquibancada, se tem uma coisa que é sagrada, é caravana para o rio e contra o flamengo.
O pior é que os filhos da puta vão levar na história o ultimo jogo em volta redonda, por ter nos rebaixado.

Alias nesse jogo estávamos maiores que a raça. Tanto que quase tomaram preju antes do jogo.

CASSELLl disse...

Boa história. Aliás, vc poderia iniciar uma série sobre estes "causos". Minha sugestão é começar falando e apurando os fatos daquela cena em que o Cleo matou um cachorro na dentada em Bragança.

Anônimo disse...

palmeiras x flamengo é o maior clássico entre times de outros estados? voce se referiu ao flamengo carioca?

Anônimo disse...

Você está incitando a violência com esse post...

Acho que Flamengo e Vasco é mais rivalidade do que com o Palmeiras.

gregory disse...

Uma coisa que eu tanto anseio como receio é a caravana contra o Flamengo.

Um dos primeiros jogos que costumo procurar no calendário, e o aguardo mais que um jogo contra o pífio Santos por exemplo.

Ai quando chega os dias que antecedem começa o ritual: começo a pensar na merda que já passei ali, em tudo que pode acontecer, na torcida deles e principalmente no GEPE.

Até que chega a véspera que geralmente passo bebendo e já esqueço todos os receios hahaha

É tenso? Mas é algo que não largo por nada, que venha 2014! E que seja novamente no RJ e não nas bizarrices do interior daquele lixo de estado.

Rafael-DF disse...

Acho que Atlético/MG x Flamengo é o confronto de mais ódio entre times de estados diferentes, depois acho que vem Palmeiras x Flamengo e Vasco x gambás.

E sinceramente acho que Palmeiras x mulambos tem mais rivalidade que Palmeiras x sardinhas.

Rodrigo Barneschi disse...

Waldemar
-Para mim, é até maior do que a rivalidade com o Santos.
-Eu entendo que a rivalidade com o Flamengo é quase consensual. Quanto às outras, aí o cenário não é tão claro, mas eu apontaria a do Cruzeiro na sequência. Inter talvez. Mas não vejo outras que mereçam tanta atenção.

Casselli
O Reginaldo é seu amigo no Facebook? Pois depois vá lá no perfil dele e veja as histórias que ele já contou sobre brigas da Mancha.

Anônimo
Seus comentários são tão esquizofrênicos que eu nem vou responder.

Rafael-DF
Sim, o Atlético x Flamengo tem história mesmo.

renato bonfiglio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo Barneschi disse...

Como eu já imaginava, apareceu aqui um imbecil cujo comentário - deletado - trazia o seguinte: "que post absudo meu, falar sobre violencia e achar tudo isso bonito". Sim, o cara é um imbecil, retardado e cretino e o comentário foi deletado. Mas, uma vez que ele provavelmente vai voltar aqui para ver se recebeu alguma resposta, ei-la aqui.

Anônimo disse...

Não sou palmeirense, mas esse post é bem interessante. Vasco X Corinthians fica bem próximo de Palmeiras X Flamengo em rivalidade.


Daniel

lucas disse...

Barneschi mudando um pouco o foco qual seria a maior rivalidade entre seleções ?

Unknown disse...

Eu não consigo enxergar toda essa rivalidade entre Palmeiras x Flamengo. Existe uma rivalidade muitogrande com o Grêmio, devido a muitos duelos decisivos nos anos 90, serve como exemplo de RIVALIDADE. Entre Palmeiras e Flamengo o que existe é uma rixa entre torcidas organizadas, isso é muito diferente de uma rivalidade no campo esportivo.

A rixa foi criada e é alimentada e mantida pelas organizadas. Os clubes, no caso, são apenas coadjuvantes ou pretextos para a manutenção da rixa.

Em resumo: não há grande rivalidade entre Palmeiras e Flamengo, e sim rixa entre ALGUNS palmeirenses (mancha) e ALGUNS flamenguistas (raça). Rivalidade é outra coisa.

renato bonfiglio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anonymous Lovers disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
César SEP disse...

Aquela emboscada atrás do West Plaza em 2009 também deu o que falar...

João Medeiros disse...

Barney,

Vale a pena, só pelo amor ao debate, discutir qual realmente é a maior rivalidade interestadual do Brasil. Com certeza fica entre esses clássicos que você apontou. Minha opinião é outra, por óbvio. Mas gostaria muito de saber seus motivos para eleger a rivalidade nesta ordem exposta no texto.

Quanto a Palmeiras x mulambo, estava no Maracanã na goleada 4 x 1 em 1979. Do lado Verde, óbvio. Sei bem o tamanho dessa rivalidade.

Anônimo disse...

Boa noite Barneschi, sempre houve esta rivalidade, pois, os urubus nunca foram e serão recebidos, com flores, sendo comum a torcida do Palmeiras , ser recebida com tiros, rojões, pedras, tijolos, e todo tipo de ferramenta , que conivente o ``policiamento ´´, sujo e carioca omite, permitindo aos filhos das putas , todo tipo de agressão, aos torcedores, desta forma sera mantida a tal rivalidade, já que onde pisa esta raça, de lixo ,os Palmeirenses, farão a limpeza definitiva com o que há de melhor em violência, olho por olho , dente por dente, hipócrita é quem nunca brigou em estádios, já que em casa no sofá , não há motivos para reagir, uma medida de revide sempre é bem vinda, imaginem na nova casa!
Claudio Longo!

Anônimo disse...

Nos anos 80, jogos com a Lusa era certeza de diversão na fronteira da arquibancada. Era moleque, e admirav a troca de sopapos. N

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo Barneschi disse...

João
Meu caro, acho que aí não tem muito como comparar e não existem argumentos lógicos para sustentar um lado ou outro. É tudo uma questão de perspectiva e de sentimento.

Spinelli
Se me permite dizer, uma coisa (rivalidade) leva à outra (ódio entre as torcidas), e não se sabe dizer o que é causa e o que é consequência. De toda forma, as médias de público dos jogos entre Palmeiras e Flamengo são um bom elemento para comprovar a minha tese.

Lucas
No caso das seleções, a dinâmica é diferente e diz mais respeito a questões políticas e sociais. Não é tanto a rivalidade entre as seleções, mas entre os países. Por isso mesmo que, se quiser procurar as maiores rivalidades entre seleções, você deve pensar ou nos países do Oriente Médio ou ali nos Bálcãs (o ódio entre sérvios, bósnios, croatas etc. rende ótimas histórias).
Em níveis mais globais mesmo, podemos pensar em Argentina x Inglaterra (e aí, claro, a motivação é toda de ordem histórica/política).

Denis disse...

E entre as torcidas de Vasco x Santos?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sergio Mendonça disse...

Até aquele domingo 9 de dezembro de 1979, existia um bom relacionamento entre torcedores do PALMEIRAS e Flamengo lembro que antes do jogo tiramos fotografias juntos e alguns até trocaram camisa, eu acabei ganhando um adesivo que tenho até hoje.
Porém, depois do quarto gol a coisa mudou, eles deram a volta na arquibancada, em direção a nossa torcida e partiram para agressão, pois afinal não existia separação entre ambas.
O que eles não esperavam é que iriam tomar uma "corrida" dos paulista, sempre se acharam os dons do Maracanã e a única torcida que enfrentou eles foi a torcida do Palmeiras.
Tenho orgulho de junto com alguns milhares de palmeirenses estar neste jogo épico.
A rivalidade entre as duas torcidas teve inicio neste dia.

Vitor Forcellini disse...

essa fita é histórica dentro da torcida. Tomara que o Reginaldo leve adiante aquela ideia do livro sobre a Mancha. Outra cena doida entre Palmeiras e Flamengo foi no início da amizade com a Força, quando a Mancha deu um pau na Jovem e na Raça em pleno Maraca,

Marcos disse...

Sou atleticano e tenho mais vontade em ver o flamerda se fuder do que as marias.

Raul Martins Dias disse...

Sem exagero nenhum, aqui em Brasília a rivalidade entre Palmeiras e Flamengo é maior que entre Palmeiras e Corinthians.

Anônimo disse...

Com certeza tudo comecou neste jogo de 79 a tup tava enorme

Anônimo disse...

essa emboscada na dutra custou caro. 1 ano depois os urubus mataram um da mancha a tiro