30 janeiro 2008

FSP: quanta má vontade...

Quando não tem assunto a FSP adora jogar com números. Talvez para dar visibilidade ao Datafolha, surgem reportagens as mais desinteressantes, do tipo "Rodada opõe times com melhor aproveitamento em casa no último campeonato" ou "Times paulistas são os que mais erram passes no primeiro turno".

Em geral, o que se vê é uma enorme forçação de barra, com manipulação grosseira das estatísticas, de acordo com os interesses da pauta (assim, os números nunca mentem).

Hoje, no entanto, os caras extrapolaram.

No dia em que estréiam Diego Souza e Lenny - o
início do novo time -, lá vem a chamada para o jogo do Palmeiras, o primeiro em Piracicaba desde 1995: "Palmeiras vê seu pior Luxemburgo na largada".

Como é que é!?

Vem a explicação:

"Das três passagens anteriores que teve pelo clube alviverde – 1993/1994 e 1996 –, que resultaram em títulos estaduais, a campanha atual mostra a pior largada do treinador na competição em que se tornou especialista”.
Quer dizer então que a FSP está querendo comparar campanhas após quatro rodadas – e duas semanas –, quando todos estão em início de temporada e em fase de ajustes?

E ainda faz essa comparação entre o time atual, ainda sem os reforços, e os elencos de 1993/94 e 1996, à época já montados?

Será que eles vão entrar na onda do "se o campeonato terminasse hoje, o time X estaria rebaixado e o Y estaria classificado"?

Fato é que a matéria vai além:

“O Palmeiras é o terceiro colocado, com oito pontos. Está a quatro da líder Ponte Preta e também é superado pelo Guaratinguetá”.
Ok, é verdade. Como se sabe, a Ponte Preta (dos três jogos em casa até aqui) está preocupada com a arrancada rumo ao título porque já não tem mais espaço em sua enorme sala de troféus. Cabe lembrar que o time de Campinas sempre foi campeão nas temporadas em que assumiu a liderança nas rodadas iniciais.

Por sua vez, o tradicional Guaratinguetá foi um ponto à frente apenas porque o Verdão levou um gol no final de seu último jogo.

Ademais, pouco importa o fato de o alviverde ser o terceiro (3º!) colocado, o melhor da capital e atualmente na zona de classificação para a segunda fase.

Aí vem a cutucada:

“Mesmo com o apoio da Traffic (...), o aproveitamento de 66,7% merece ressalvas”.

Ah, estava demorando. As ressalvas são para a campanha 2-2-0 ou para a empresa que investe no clube?

No mais, tomo a liberdade de fazer breves considerações:

Campanha de 66,7%, ou seja, 2-2-0. Time invicto, sendo um dos jogos o clássico na Vila e nenhum efetivamente no nosso estádio. Nada desesperador, certo?

Até porque as campanhas de 1993 (3-0-1, com derrota para o SCCP e a ressalva de que Luxa assumiu no meio da temporada, já com o time pronto), 1994 (3-1-0) e 1996 (3-1-0) são praticamente iguais.

Aliás, palmeirense: você prefere um começo como o atual, invicto, ou um que registra três triunfos e uma goleada (0 x 3) sofrida para o maior rival?

E mais: se nosso amigo Valmir tivesse cérebro, a campanha de 2008 seria equivalente às de 1994 e 1996, anos em que Luxemburgo tinha sob seu comando nomes como Antônio Carlos, Cléber, Roberto Carlos, César Sampaio, Edílson, Zinho, Edmundo, Rivaldo, Evair, Cafu, Müller, Djalminha, Luizão etc.


***

Apenas a título de curiosidade, as tais campanhas anteriores:

1993

21.04 Rio Branco 1 x 2 Palmeiras
24.04 Palmeiras 2 x 0 Ituano
28.04 Palmeiras 3 x 0 Guarani
02.05 SCCP 3 x 0 Palmeiras

1994

26.01 Ferroviária 0 x 2 Palmeiras
29.02 Bragantino 2 x 2 Palmeiras
02.02 Palmeiras 5 x 0 Ponte Preta
05.02 Ituano 1 x 6 Palmeiras

***

PIRACICABA, 19h30

*R$ 30 o ingresso mais barato. Mais o dinheiro do álcool e do pedágio. Às 19h30 em Piracicaba. Obrigado, diretoria e FPF!

*Se alguém precisar, ainda tem lugar no carro.

8 comentários:

Anônimo disse...

Entaum cara estava tudo certo para hj , mais nem vou mais !!
Li que teve fila de 03 horas para comprar ingresso, e meu camarada tem um brither que mora lá e falou que os cara já estão vendendo a R$ 50,00 imagina na hora.
É de foder esses joguinhos no interior, naum vejo a hora de voltar para nossa casa.

Abraços

Zoinho

Rodrigo Barneschi disse...

Vamos sair com ingresso daqui, mano. Tá vendendo no Palestra. Vieram 7 mil pra cá.

Anônimo disse...

BOA SORTE nA VIAGEM E NO JOGO MANO..... 4 X 0 HJ!!!!!

Anônimo disse...

vamos meter o ferro hj. , dá-lhe porcoooo!!!!

Anônimo disse...

diego souza e lenny vao detomnar! 4 a 1 no timinho de itu.... e casa cheia!!!

boa sorte barney!

Anônimo disse...

Porra Rodrigo antes vc naum tivesse me dado a noticia do ingresso, teria ficado em casa !!!
Ver aquele monte de caipira idiota que só fala merda, com aquele sotaque medíocre !!!
Ainda os idiota ficam 10 anos sem ver o time e quer vaiar.

Vão todos se fuder, caipiras de merda !!
Tem que se foder memu, quer ver o Palmeiras pega e vem a sampa.

Palmeiras - Eternamente

Anônimo disse...

excelente observação, rodrigo. mas ai vc pode crer que agora o jornalistinha ta se achando o fodao porque antecipou essa derrota..... por isso que eu nao leio mais eses jornais de pilantra

r_evangelista disse...

matou a pau!