12 outubro 2009

É DOMINGO!

Sobre a vexatória derrota de hoje, cumpre não entrar em detalhes, pois nada de positivo se pode extrair de uma partida tão pífia. A goleada sofrida para um inexpressivo Náutico normalmente resultaria em críticas contundentes, mas o momento e as circunstâncias da rodada pedem uma postura diferenciada e é o caso de relevar, ao menos por ora, o que aconteceu lá no Recife.

Porque domingo vem aí e teremos pela frente um jogo com cara de final. A começar pelo fato de ser no domingo e, vejam os senhores, às 16h. Acreditem: o estádio Palestra Itália voltará a sediar um jogo no domingo às 16h pela primeira vez desde 7 de junho – são mais de quatro meses. Por sinal, este horário foi respeitado apenas outras duas vezes em 2009.

Eis que receberemos em nossa casa o Flamengo, rival de respeito e que, mesmo quando não está vivendo uma fase ascendente como a atual, costuma dar muito trabalho. Portanto, será jogo duro. E é então que o Palmeiras precisa mostrar por que é o líder com cinco pontos de vantagem e por que não será alcançado por seus rivais daqui até a última rodada.

É final de campeonato e vamos definir tudo na nossa casa. O Palestra vai estar cheio, e é bom que estejamos todos preparados para mais uma tarde de apoio incondicional, do primeiro ao último minuto. E nada mais importa. É PALESTRA! É DOMINGO!

Em tempo:

MALDITA SEJA A SELEÇÃO BRASILEIRA!

***

A imprensa esportiva parece não se conformar com a incapacidade de o SPFC encostar no Palmeiras. Isso transparece em cada página, em cada declaração na TV, em cada coluna assinada. Kfouri é o exemplo evidente. Sua coluna de hoje revela o despeito com que ele encara um possível título do Palmeiras. Destaco apenas um trecho:

"Tudo caminha para termos um campeão aos trancos e barrancos, que não deixará saudades como time, apenas como capaz de fortes emoções, o que não é pouco para o torcedor, diga-se de passagem. Mas é frustrante para o crítico."


Parece pouca coisa, mas são muitos os comentários:

1. Eu nada tenho contra jornalistas que manifestam o seu time. Até prefiro que seja assim. Mas o que incomoda é que Kfouri insista em se dizer corintiano sendo que defende de maneira tão descarada os interesses e pretensões de um outro clube.

2. "Trancos e barrancos"? Não me parece que seja o caso de um time que está invicto em casa e nos clássicos locais e que perdeu apenas cinco jogos em 29. Não creio também que tal qualificação caiba a uma equipe que venceu fora rivais como Cruzeiro, Santos e Flamengo.

3. "... que não deixará saudades como time...". Bom, aí eu pergunto: de que importa saber que time deixará saudades? E indo ao ponto defendido por ele: que time foi capaz de deixar saudades na era de pontos corridos? Que time, aliás, é capaz de fazer isso sem jogos decisivos? Recomendo este post: O que nós perdemos. Feito isso, pergunto: quem se lembra aí dos times campeões desde 2003? Quem se lembra de algum jogo decisivo, de um artilheiro solitário, de um herói que decidiu esta ou aquela partida? Quem tem saudades do que quer que seja quando se trata dos malditos pontos corridos?

4. "Mas é frustrante para o crítico." Não, eu não vou comentar isso.


***

Ainda sobre o tema dos pontos corridos, PVC levantou uma discussão interessante na sua coluna de domingo. Todos sabem qual é a minha opinião, mas eu indico a análise de PVC em nome do debate. E fica aqui uma frase de Marcelo Campos Pinto, o diretor do braço esportivo da emissora de TV:

"Futebol não é entretenimento. É negócio."


Toda a coluna de PVC se dedica a avaliar se este negócio seria o da TV ou o do futebol - e a resposta é óbvia. Para este blog, o ponto é outro: futebol não é negócio porra nenhuma. Nem entretenimento. Pro inferno com os que pensam assim!

18 comentários:

Filipe disse...

Plenamente de acordo!

Anônimo disse...

Fala Barneschi. Grande texto. Expressa muito do que penso tambem.

Cara os links que vc postou são da area para assinantes, infelizmente não consigo acessar.

Percebi que o link para o Palestra Imortal está desatualizado na sua lista de blogs palmeirenses.


Abraço!

arthur disse...

não entrar em detalhes ???

se escalar jumar e marcão contra o flamengo vai perder de novo !!!!

ou entra no detalhe do erro
ou o erro se repete

e este erro se repete a dezenas de jogos

e ninguem percebe,

arcão e jumar escalados = derrota


é simples
é fácil de entender

mas ninguem quer assumir que o time tem erro

Rodrigo Barneschi disse...

Pô, Arthur, mas quem disse que o time não tem suas falhas? Isso é evidente, mas a minha função aqui não é corrigir os problemas. Talvez apontá-los, mas tenho certeza que o Muricy está atento a isso. E talvez você não tenha entendido o objetivo deste post ou do blog.
Abraços

edvar disse...

vc nao deveria culpar a selecao nbrasileira, sndo que oi erro foi da cbf que marcou a rodada do br junto com as elimnatorias.

luigi sep 1914 disse...

Maldito seja o nordeste! Lugar de merda que não serve pra nada!
E aquele pigmeu ainda vai ter o que merece! Eles vão desembarcar aqui em SP pra jogar contra os gambás e pode ter certeza que os esperarei aqui no aeroporto!

VAI PALMEIRAS!

Marco Túlio disse...

Futebol é paixão.
Contra o nautico tinhamos 8 (OITO!!) desfalques.

Craudio disse...

Ah, o bom e velho Luydy!

Rodrigo Barneschi disse...

O bom e velho Luydy...

Marco Túlio disse...

ao "luigi sep 1914",

Calma, cara. Esses timecos do nordeste estão com os dias contados. O Santa Cruz já está na Serie D (!!). O Ixpór e o tal naufrago já vao cair esse ano, e tomara que fiquem por lá na serie B mesmo.
**********
Lembro-me que na saída do jogo Palmeiras x Spolt (1 a 1, pela Libertadores, dia 15 de abril) - minha única vez no Palestra, havia alguns torcedores do spolt que estavam 'protegidos' pela PM na rua. Isso na saída do Visa (não sei o nome da rua, não sou de SP). Aí, os tal torcedores do spolt tiraram a camiseta (claro, com MEDO). Enquanto a gente ia passando, nós, torcedores do Palmeiras, faziamos algumas homenagens: lembro que um disse "coloca a camiseta aí, babaca, tá com medinho, é?"; outros diziam " vocês sao time pequeno, não vão a lugar algum na Liberta (e nao foram né, hehe)" e o mais engraçado disse: "volta pro nordeste, VAI COMER CACTO" kkkk foi hilário.
Isso porque eu só fui UMA vez ao Palestra (sou de MG) e já tenho histórias pra contar. Imagino então vocês, que vão todos os jogos. Aproveitem, vocês são PRIVILEGIADOS ! Meu sonho era poder ir a todos os jogos no Palestra !! abs

bruno disse...

Boa noite.

Estou querendo assinar os feeds do blog, mas não é possível ler o post inteiro no agregador, por acaso, é proposital?

Desculpa o incomodo, sou um novo leitor deste ótimo blog.

Luigi SEP 1914 disse...

O Brasil deveria ser do RJ pra baixo!
Os EUA querem a Amazonia? Ótimo, mas tem que levar com o povo junto!!!
Morram comedores de calango com areia!

Vai PALMEIRAS!

Craudio disse...

Dá-lhe!

Rodrigo Barneschi disse...

Fala, Bruno, beleza?
Valeu pelos elogios. No caso da sua pergunta, não é proposital não. É questão de ignorância mesmo, pois eu não sei mexer nisso aí.

Marco Túlio:
Quando vier aqui pra SP de novo, me avise e faço questão de te pagar umas antes do jogo.
Abraços

Marco Túlio disse...

Opa Barneschi,

Com certeza. Queria mesmo encotrar a galera dos blog parmeristas quando eu for de novo em um jogo no Palestra.
O problema é que não sei qdo vou ao Palestra de novo... hehe
***
Porra Luigi...
Rio pra baixo??
Aí vc tira MG pow... Minas Gerais tem as mulheres mais bonitas veio... hehe

Rodrigo Barneschi disse...

Marco,

Não se preocupe: o Luigi é uma figura folclórica.

E quando vier a SP, é só avisar e a gente se fala por aqui.

Abraços

Luigi SEP 1914 disse...

Folclórica o caralho!!!
Falo o que penso e foda-se o resto!
Do RJ pra baixo e olhe lá...

Vai PALMEIRAS!

bruno disse...

Tá certo, Barneschi.

Vou parar de preguiça e acessar o blog quando sair texto novo nos feeds.

Abraço!