12 novembro 2009

O fim da realidade

Eu já aplaudi times medíocres, times esforçados e times que carregavam o estigma da derrota antes mesmo de entrar em campo. Já aplaudi o time tantas e tantas vezes depois de empates ou derrotas em casa que já nem sei dizer o que nos leva a fazer isso. Já aplaudi os jogadores após uma eliminação para o São Caetano com dois jogos em casa, depois de empates conquistados na base da superação e mesmo de derrotas que nunca poderiam ter acontecido. Não há um padrão para explicar o que justifica este reconhecimento após um insucesso, mas certo mesmo é que o time atual não merecia os tímidos aplausos que se fizeram ouvir ontem à noite, ao término do vexatório, humilhante e inaceitável empate em casa. Este time não!

Este time, no qual depositamos tanta esperança, conseguiu perder o título mais ganho entre todos os títulos ganhos que conseguimos perder nesta década perdida. E o fez de maneira tão inexplicável e ao mesmo tempo escandalosa que fica difícil qualificar agora o que eu penso de toda a situação. Indiscutível mesmo é que nenhum entre todos os campeonatos que jogamos no lixo nos últimos 10 anos provoca tanta vergonha e ressentimento como este Brasileirão/2009.

Eu bem poderia desperdiçar aqui alguns parágrafos para destacar e dissecar cada uma das inacreditáveis derrotas desta década perdida, mas seria inócuo diante do inconformismo com esta última, que não encontra paralelo em nossa história.

Chega a ser paradoxal que estejamos jogando a toalha com o time na liderança momentânea, mas não se pode esperar nada diferente. Porque não dá mesmo para confiar em um time que vence um jogo em oito e que conquista um mísero ponto dos 12 que foram disputados contra os quatro que serão rebaixados à Série B. Não dá para continuar bancando ilusões sem fim e sonhando com o que já foi uma realidade.

Porque este grupo atual (atletas, comissão técnica e alguns dirigentes) conseguiu acabar não com um sonho, mas com uma realidade. Tomaram um título que era nosso sem qualquer explicação razoável e o fizeram de modo que sentimos agora mais vergonha na condição de líderes do que se estivéssemos lá pelo meio da tabela.

E eu, passados mais de 50 jogos vistos da arquibancada apenas neste ano que tanto prometia, cheguei também ao meu limite na arte de me iludir e de sonhar com aquilo que parece estar distante do que pode ser alcançado com o nosso grito que parte da arquibancada. Porque parece mesmo que quanto mais nos esforçamos e quanto mais lutamos, mais decepções sofremos.

Deve ser também por isso que ontem, enquanto eu cantava pelo time em meio ao fúnebre primeiro tempo, algumas vezes desejei que aquilo tudo chegasse ao fim ainda no intervalo, quase como se fosse preciso ali um tiro de misericórdia para acabar com tanto sofrimento. Chega!

2010 está por vir e é fato que vamos novamente sucumbir a outras ilusões. Mas eu me recuso a mantê-las agora. Porque nos tiraram a realidade, e eu não aceito agora esperanças vãs, menos ainda neste time que já demonstrou não merecer a nossa confiança.

***

Notem que eu escrevi isso tudo sem que usar o nome do Palmeiras uma única vez até aqui. Porque o Palmeiras, o grande Palmeiras, não merece este grupo que nos tirou um título que já era realidade.

37 comentários:

Anônimo disse...

Porque este grupo atual (atletas, comissão técnica e alguns dirigentes) conseguiu acabar não com um sonho, mas com uma realidade.

É, cara, você definiu com perfeição. Esse título já era praticamente uma realidade. E agora, uma coincidência trágica parece se desenhar, que é o mesmo filme dos últimos anos, com uma arrastada classificação para a pré-Libertadores, talvez fruto da incompetência de algum outro adversário. Só que esse ano a coisa está sendo de uma maneira tão intensa que está difícil suportar.

Unknown disse...

e agora barneschi?

será que vale a pena ir para a Libertadores com esse time aí?

pra passar perrengue novamente???

não seria melhor se acontecesse como em 2007??
quando o Caio Jr caiu...td mundo achou ruim ficar fora da Libertadores....mas ai tudo mudou...saíram jogadores, chegou um Treinador, chegou investimento....e demos uma guinada no Palmeiras que existiu entre 2001 e 2007....

será que esse choque não seria necessário agora??

pq eu acho que se o Palmeiras for pra libertadores, todo mundo vai achar o elenco bom, o técnico estrategista, com condições de chegar e bla bla bla...e vai ficar tudo muito bom né?!

será que vale a pena?

FC disse...

O pior de tudo é esta frustração de nos organizarmos, batemros palmas por um elenco mantido em meio a janela de transferência, empurrarmos o time da arquibancada, comprarmos briga com todos, apoiarmos o presidente contra sujeira deste futebol brasileio E A PORCARIA DO TIME NÃO CORRESPONDE !!!!!

É algo inaceitável... parecia que tinhamso ainda Caio Jr ou Marco Aurélio no banco, com Claudecir, Rodrigão e Elson jogando...

Estes times conseguem validar tudo de podre que é jogado em cima do Palmeiras ao invés de impor o mais lindo sentimento por um time de futebol e sua história.

Não tenho dúvidas de o que nos falta são mais jogadores palmeirenses em campo.

Abraço,
FC

Rodrigo Barneschi disse...

Pô, Rafael, eu já não sei mais se vale a pena ou não. Só sei que seguimos novamente rumo a este cenário dos anos anteriores: ficamos próximos do título (nunca como agora), ameaçamos chegar lá e aí vem uma derrocada inexplicável, o time entrega tudo em casa e acabamos garantindo um quarto lugar e o sufoco da fase pré-Libertadores depois. Sei lá o que é pior...

Rafinha! disse...

INCOMPETENTES, como diria o velho Zagalo, tem 13 letras!

Cara, inaceitável um título perdido assim. A vergonha na cara dos jogadores acabou, o que sonham é um salário alto e sua imagem à Europa, acabou-se o amor ao futebol, o sangue pela camisa, acabou tudo!

Vivemos de um futebol meramente comercial e sem açucar.

VAI SE FUDER, BANCO DE INCOMPETENTES, COVARDES!

Que o Palmeiras sofra uma chacoalhada e todos esses hipócritas que estiverem nesse grupo deixem espaço àquelesque podem lutar pela honra de nossa camisa!

Anônimo disse...

Tem palmeirense criticando o Marcos porque desceu a lenha nos colegas.

De outras vezes que ele fez isso até concordo que deveria ter ficado quieto. Mas não hoje.

Já que está tudo fudido mesmo, vamos então extrapolar e botar ordem nessa porra.

A única coisa que ele errou foi em não citar os nomes de quem são os maiores canalhas.

Valeu, Marcos! Ídolo eterno!

Thiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago disse...

belo post.

(em meio a óbvia desgraça

Paty disse...

Já cansei de arrumar desculpas, prá mim mesma.
O inexplicável acontece novamente.
Vc falou tudo, sem mais comentários,apenas
"ÓDIO ETERNO AOS JOGADORES SEM ALMA"

Anônimo disse...

VAMOS PENSAR QUE OS TIMIDOS APLAUSOS DE ONTEM FORAM PARA PIERRE, SACONNI, MARCOS, ORTIGOZA, DANILO, FIGUEROA E OBINA.
FORA ESSES NÃO CONSIGO VER NENHUM OUTRO QUE MEREÇA NEM SEQUER UM SOCO NA BOCA, POIS NÃO COMPENSARIA A DOR NA MÃO.

ALEX AMARO

Irineu Curtulo disse...

Se há, realmente, essa desunião no grupo, quem é que sabe disso, nós, os torcedores, que recebemos as notícias apenas nos tablóides vendidos e alguns blogs mais ou menos informados; a imprensa, sempre atenta a qualquer crise palmeirense; à diretoria, que deveria acompanhar o dia-a-dia da equipe; ou a comissão técnica, que está em contato diário com o grupo?
Se o Marcos disse o que disse é porque existem estes fatos, e agora, a decisão de demitir o técnico resolveria a crise instalada?
O certo é que laranja podre se joga no lixo, e a seguir lavam-se aquelas que sobraram, para não restar vestígios da podridão. E quem são essas laranjas podres?
Caso haja a demissão, a diretoria de futebol deveria colocar os cargos à disposição, pois são tão culpadas quanto a comissão técnica, visto que não acompanharam o grupo como deveriam.
Volta Valdívia, mesmo que não Comissão Técnica.
Volta Valdívia do lugar de onde nunca deveria ter saído.

João Medeiros disse...

Barneschi,

Você sabe, meu caro, o enorme apreço que eu tenho pela Sociedade Esportiva Palmeiras. Posso portanto me permitir um comentário, à princípio, egoísta.

Um dos aspectos mais terríveis, dentre vários, dessa jornada desastrada dos mercenários que jogaram ontem com a gloriosa camisa do Palestra, é que o Simon acaba ganhando uma folga e uma "legitimidade" que ele não merece.

A derrota do Palmeiras dá à mídia vendida o argumento que eles precisavam para inocentar esse bandido. Percebe como o erro dele perdeu o peso? O cara ano que vem volta a apitar e vai continuar prejudicando todo mundo que não faz parte da turma STJD/CBF/Globo, isso inclui o VASCO...

Desculpa, irmão, falar isso nesse momento. Torci muito pelo PALMEIRAS ontem. Fiquei decepcionado como todos vocês, mas não me impediu de enxergar essa consequencia funesta.

Aqueles merdas vestidos de azul ontem causaram profunda deceopção nos Palmeirenses de verdade, e um desfavor ao futebol.

Abração.

João Medeiros disse...

Corrigindo:

Aqueles merdas vestidos de VERDE...

Abelardo disse...

aplaudíamos times horríveis, pq eles lutavam e não nos iludiam.

a gente sabia das limitações e mtas vezes, fazíamos o time supera-las graças ao nosso apoio.

esse time não dá, é um bando de vagabundos, a começar pelo técnico.

o "melhor técnico do mundo" tem essa campanha até agora: 21j, 8v, 7e, 6d, 28gp, 26gc.

o silas acho q tem isso com o time do avaí.

e realmente, esse é o pior vexame da história do PALMEIRAS, superou vários outros q não compensa lembrar.

e digo mais, é melhor ficarmos fora da libertas do q correr o risco de perder o último argumento que temos.

Daniel disse...

mano nos somos lideres.... como vc pode desistir agora?????

Anônimo disse...

Concordo com o Daniel. Como você pode desistir? Isso, sim, é triste. #prontofalei

Anônimo disse...

UMA NOVA ERA SE CONSOLIDA.
A ERA ONDE O PALMEIRAS SERA SEMPRE SINONIMO DE AMARELAO, FRAQUEZA,PIPOCADA.

NAO E FACIL CHEGAR ONDE ESSES CARAS QUE DIRIGEM O PALMEIRAS CHEGARAM. FICO AQUI TB PENSANDO SE AS GLORIAS PASSADAS, FIZERAM A TORCIDA DORMIR E DEIXAR ISSO SE CONSOLIDAR.

PQ NAO FOI DA NOITE PARA O DIA.
TEVE MUITO TRABALHO PARA CHEGAR ONDE CHEGOU. ESSE TITULO E O DO ANO PASSADO, JAMAIS SERAO IGUALADOS EM SE FALANDO DE HUMILHACAO. EH COMO SE A GASOLINA TIVESSE ACABADO NA ULTIMA CURVA, COM O CARRO SUPER NA FRENTE PARA A BANDEIRADA FINAL.

TEMO PELA NOSSA FAMA Q A HISTORIA MAIS RECENTE TEM CONTADO. E O PIOR EH QUE O CLUBE CONTAVA COM ESSE TITULO PARA RECUPERAR A RECEITA INVESTIDA. OU SEJA...ANO QUE VEM, SEM TITULO, SERA MUUUUITO PIOR EM TERMOS DE INVESTIMENTO.

Washington disse...

Perfeito o texto!! É extamente oq eu estou sentindo!!

Depois de gastar mais de R$600,00 em ingressos neste ano, ano que vem me recuso a pisar no estadio!!

Chega de enganação, frustração!!

Anônimo disse...

novo blog
http://lutaverde.blogspot.com/2009/11/o-campeonato-brasileiro-acabou-e-dai.html

paulo vitor disse...

Barneschi,
mais um excelente post, lembro qdo o time começou a tropeçar e comentei que tudo no Palmeiras, vinha de forma mais dificil e que o titulo poderia ser mais especial..... e vc comento que o time deveria tomar cuidado senaum poderia perder talvez o titulo mais ganho da historia do Palmeiras. Bem , parece que foi isso que aconteceu.
Naum consigo acredtar que os adversarios farao como em rodadas passadas, onde qdo o time vacilou os times adversarios tbm vacilaram. O que mais me deixa perplexo , eh que esse time atual,seja o melhor que tivemos( no papel)nos ultimos anos,e naum consigo ver outro time no campeonato desse ano, com a mesma qualidade.Naum posso deixar de falar tbm do esforço que o Belluzo fez para naum deixar que fosse desmanchado no meio do ano, merece ser reconhecido por isso.Mas seila , talvez esses jogadores naum merecessem o esforço e dedicacação que a diretoria e TORCIDA dedicaram a eles.Mas eh isso ae ,otimo post, no agurado dos proximos.
Soh mudando de assunto, o que vc achou do plano socio torcedor que a diretoria lançou no intervalo do jogo???
acho que ainda os preços dos ingressos continuam 'caros',talvez compense pra aqueles torcedores que vivem comprando camisas e artigos do patrocinador, mas pra quem quer soh assistir os jogos do Palmeiras mesmo,naum eh muito vantajoso,mas eh isso ae. floe ae , abraço.

Ulisses disse...

É lider!! Chupa... lider!!


SEM MAIS...

Unknown disse...

mas então caro canalha!
imagina, estivemos com as 2 mãos na taça...e agora vamos nos contentar com pré-libertadores, pra jogar no céu de potosí novamente?
é muito pouco pra quem até a R26era o melhor time do campeonato....
as vezes o choque de realidade é mais do que necessário...

abraço
Mr. da Silva

Unknown disse...

Esse campeonato foi maior vexame da história do Palmeiras. Pior que cair para a segunda divisão. Não sei o quê vamos fazer na libertadores ano que vem.
Estamos misturando as coisas, quando falamos de Palmeiras, falamos de um gigante que conseguiram destruir. Esse elenco e comissão técnica não é digna de vestir a nossa camisa. Estamos caminhando a passos largos para se tornar a nova Portuguesa. Como podemos querer ser grande, ganhando um Paulista em uma década.
Fora Cipullo, Toninho Cecílio, Genaro, Saverio e Muricy.
Se esses quatro tiverem dignidade, entregam os cargos ao final do torneio.

Anônimo disse...

Eu entendo perfeitamente a raiva dos palmeirenses contra o árbitro Carlos Eugênio Simon.

Afinal, o que ele marcou naquele lance do Obina?

Perder um jogo decisivo por causa do juiz, como aconteceu diante do Fluminense, no Maracanã, é doído demais.

De qualquer forma, acredito que o campeonato de pontos corridos é justo exatamente pelo fato de um erro compensar outro ao longo da competição.

Quer um exemplo?

O Alviverde derrotou em setembro o Barueri, no Palestra Itália, por 2 a 1, graças a um gol de Vagner Love, fruto de um pênalti inexistente marcado em Obina.

A equipe da Grande São Paulo foi melhor durante boa parte do jogo, perdeu gols inimagináveis e sucumbiu diante da falha bisonha do árbitro Cléber Wellington Abade.

Despejar nas costas do Simon a perda da liderança do Campeonato Brasileiro soa, para mim, como um ato covarde.

O Palmeiras precisa reconhecer que, rodada após rodada, tem fraquejado e jogado mal, muito mal.

MATEUS disse...

caros Palmeirenses,

o campeonato nao acabou e vcs ainda tem chance. talvez nao queiram mais, aí é outra história. Mas os times que com vcs disputam tb vacilam...

agora, só nao apelem pra arbitragem que, por mais que tenha cometido o erro mais bizarro do campoenato contra vcs, tb os ajudou claramente em outras várias partidas (vitória-ba, barueri, cruzeiro, cortinhians, avaí e sport etc etc)

abraços

Bruno D'Angelo disse...

O erro mais bizarro do campeonato foi pênalti NÃO MARCADO EM DIEGO SOUZA CONTRA OS BAMBIS NO 1° TURNO!!!!!

Esse erro contra o Florminense é fichinha perto daquele.Acontece que este erro no Palestra foi lá no começo e parecia não influenciar tanto no final.

Abraços,

Bruno D'Angelo.

Anônimo disse...

O Palmeiras morreu em 2002 no barradão.
O que a gente vê hoje no campo é so uma carcaça vazia, sem alma do que ja foi o Palmeiras.
Foram nos mutilando aos poucos, mas por tanto tempo, que se tornou quase irreversível.
Destruiram a nossa casa minando a força da nossa torcida com aquela merda de setor visa, os nossos adversários que antes ao verem o escudo do Palmeiras pela frente se encolhiam e formavam retrancas absurdas, hoje riem e ficam aliviados quando sabem que nos terão pela frente.
Os jogadores que nos representam no campo, salvo poucas excessões, são um bando de pipoqueiros que não aguentam o peso da vitória e se escondem da glória de ser campeão.
Mas que se foda toda essa porra, podia ser muito pior, a gente podia estar sendo rebaixado novamente, pelo menos estamos na ponta de cima da tabela.
Ano que vem vamos pegar os bambis e os gambás na libertadores, vamos ter o santo no gol e o Pierre como cão de guarda. Se Deus quiser o mago volta e mesmo com disconfiança ainda teremos o Love na frente.Esse ano ja foi pro saco mas pelo menos rebaixamos aquele lixo do ixpolti.
Memso que alguns jogadores merecessem uns sopapapos acho que so deveriamos dispensá-los. Essa diretoria ja deu provas que quer reviver nosso time.
2010 vai ser nosso porra !!!

Roberto Kamarad disse...

Li o texto inteiro, todos os comentários e não consigo escrever porra nenhuma.

Mano, só te digo uma coisa: você disse tudo.

Isso que vimos na quarta-feira não é o Palmeiras.

abs

Flávia disse...

Pediram, fomos e empurramos o time em vários jogos, mesmo não jogando bem. Estamos a 15 anos sem um título no brasileirão, que vai pra 16 anos.
Não acredito mais nesse time, estou profundamente decepcionada e chateada com a falta de vontade da maioria dos jogadores.
Eles não merecem a torcida que tem.

Rodrigo Moacyr disse...

Ta foda.

Esse final de ano será pra mim o mais doido desde 2002.

Só nao concordo com a atitude de alguns blogs, pra mim chorar e culpar a arbitragem é apenas o meio mais fácil de buscar um bode espiatorio para eximir o Palmeiras da culpa.

Perdemos o campeonato muito antes do Simon anular o gol contra o Flu.


Moacyr.

Ulisses disse...

Não reclamar da arbitragem é omissão... principalmente quando observamos o dossiê bambi...

O nosso deve ficar no 0x0 em termos de ganhos e perdas e estou sendo otimista...

Agora, os bambis... pode colocar um 7x0!!! e estou sendo otimista!!

Demais, SOMOS LIDERES!!

Chupa!! lider porra!!!

E.JOLLO disse...

Enquanto houver 1% de chance haverá 99% de esperança!

Forza Palmeiras...eu acredito!

E.JOLLO
http://nostroalviverde.blogspot.com

Abelardo disse...

os aborígenes e o coreano não fizeram bem pro nosso gladiador.

kkkkkkkkkkkkkkkk.

Rodrigo Barneschi disse...

Paulo Vitor
Vou publicar o texto sobre o programa de sócio-torcedor no final de semana.

Mateu
Você vai me desculpas, mas não admito que coloquem o jogo contra o Sport como uma partida em que o Palmeiras foi beneficiado. Um gol legal não será transformado em ilegal apenas porque querem limpar a barra do Simon. De resto, excluo da sua lista os jogos contra SCCP e Avaí (o que você viu neste?) e incluo pelo menos oito jogos em que fomos roubados ao longo do campeonato.

Samuel disse...

Rapaz, que texto! expressou tudo o que sinto..uma sensação de vazio e de sonho..como perdemos um titulo desses?..nossos atacantes não chutam....Pior que a culpa ficará toda no jogo do fluminense ninguem irá querer colocar a mao a palmatoria.Tenho medo do ano que vem, após tantos gastos sem retorno...ah! uma pergunta:
"quem é aquele cabeludo que de vez em quando pega na bola? aquele com umas trancinhas no cabelo um dia verde outro azul....

Mirella disse...

Nós palmeirenses apaixonados passamos a condição de sofredores. Devido a profundidade de nosso amor ao alviverde, só podemos justificar ser palmeirense como 'inevitável'! Simplesmente nosso sangue nasceu verde e assim permanecerá, mas o coração, ano após ano, vai perdendo a esperança. Já derramei tantas lágrimas, mas desta vez foi de ver a camisa do Palmeiras sendo suja por um elenco que não respeita o escudo, a grandeza da Sociedade Esportiva Palmeiras e principalmente a paixão da torcida.

Abraço a todos.