30 abril 2010

Seremos campeões

Anotem aí: este time será campeão da Copa do Brasil! Não que tenha qualidade para tanto, não que tenha um técnico na beira do campo, não que seja confiável a ponto de justificar tal convicção. Muito pelo contrário, mas eu insisto: passaremos pelo Sport, depois pelo Vitória (ou pelo Vasco) e então ganharemos força com o intervalo da Copa do Mundo para derrubar o adversário que vier lá do outro lado, seja ele o Santos ou o Grêmio.

Venceremos um a um, e chegaremos ao título. Aos trancos e barrancos, no sufoco, no limite, como bem convém à nossa história. Mas chegaremos lá, e disso eu tive certeza já durante o jogo de ontem, antes mesmo de sair o gol salvador. Porque mesmo um 0 a 0 no Palestra seria suficiente para derrubar o Sport fora de casa.

Mesmo diante de todos os problemas e de todo o mau futebol e ainda que contra rivais pouco expressivos, nossa campanha nesta Copa do Brasil é bem consistente. Temos 6 vitórias e 1 empate até aqui, com 11 gols a favor e 2 contra; em casa, fizemos o que importa: quatro vitórias e nenhum gol sofrido. É assim, jogando no limite, contando com defesas salvadoras de Marcos e superando até o nível sofrível dos nossos atacantes (que ontem perderam gols inacreditáveis) que chegaremos à decisão. E aí, ao contrário do inexpressivo adversário de ontem, todos sabem qual é a cor da nossa camisa.

***

DIEGO SOUZA

Difícil falar sobre o assunto. Defendi Diego Souza desde sempre, fosse no seu início titubeante ou mesmo agora, rebatendo as críticas que vinham desde o final do ano passado. E quase o coloquei como um dos meus ídolos há cerca de um ano, o que seria merecido se houvesse continuidade na sua trajetória. Mas o episódio de ontem, por sua reação impensada e injustificada, ultrapassa um limite bem perigoso. Então, se o próprio Diego não quer se defender, ninguém mais pode fazer isso por ele.

Preciso dizer, no entanto, que a torcida do Palmeiras tem por vezes um defeito que leva a situações como essa. Diego nem jogava tão mal ontem; deu, por exemplo, a assistência que deveria ter resultado no nosso primeiro gol, não fosse a finalização equivocada de Ewerthon. Não era para receber as vaias que recebeu. Não era para ser questionado durante o jogo, pois o que se esperava do torcedor ontem era apoio incondicional.

Mas aí o povo da numerada (e do Visa) lembrou qual é a sua vocação: vieram as vaias - na hora errada, pois durante os 90 minutos. A Diego caberia ignorá-las, sentar no banco de reservas, admitir a má fase prolongada e esfriar a cabeça para não fazer merda. Mas aí, lá do fundo da arquibancada, fiquei a esperar alguma reação, qualquer que fosse, do nosso camisa 7. E o que se viu foi a pior reação possível, injustificada, descabida e provavelmente irreversível.

Jogador nenhum, por melhor que seja, tem o direito de desrespeitar o torcedor, por pior que seja. Não dá mais. Tinha tudo para ser diferente, mas parece que Diego Souza não quer que seja assim. É uma pena...

***

Se Diego não tivesse feito o que fez e se eu não tivesse tanta certeza do título que está por vir, abriria o post para falar uma vez mais sobre o cretino horário das 19h30. Fica para o fim de semana, com mais calma, em um texto só para isso.

***

"Febre de bola", página 44:

"... e contentando-me em vez disso com um sorriso beatífico que era compreendido tanto pelos professores quanto pelos garotos. Para eles eu era o Arsenal e tinha direito àquele beatitude triunfal.
Mas eu, na verdade, não achava isso. Fizera por merecer aquele sofrimento todo contra o Swindon, mas não contribuíra para o triunfo da Dobradinha da mesma forma, a não ser que você contasse como contribuição cerca de uma dúzia de jogos da Liga, um paletó de escola soterrado por escudos de lapela e um quarto coberto por fotografias de revistas. Os outros, aqueles que haviam conseguido ingressos para a final e ficado cinco horas na fila em Tottenham, tinham mais a dizer sobre a Dobradinha do que eu."

26 comentários:

Luiz disse...

Deveríamos louvar a atitude de xingar o pessoal das cobertas e o Visa.

Anônimo disse...

tb acho que não jogou tão mal ontem.....tentou até dar um voleio...deu aquela bela assistencia p/ o Ewerton.....mas é comum a torcida xingar....não foi só pela partida de ontem, mas por várias anteriores que ele se escondeu.....ontem ele até estava mais acordado!!! mas a torcida de o direito de xingar e o atleta tem que ficar quieto....não tem que sair mostrando o dedo p/ a torcida que paga, e caro, p/ estar no estádio....ele mesmo pediu apoio da torcida. A torcida foi, apoiou, mas não viu o futebol que ele deveria mostar, pronto - - foi xingado e deveria ter ficado quieto......

Existem duas alternativas agora....ou ele vai e arrebenta lá em goiais e cala a boca de quem o xingou.....ou continua jogando como vem jogado e sai fora no meio do ano e ninguém mais sente saudades.....

porcocareca

Paty disse...

Tomara que vc esteja certo, e sejamos campeões.Não tenho tanta confiamça como você.
Quanto ao Diego, não aprovo xingar jogador durante a partida.O Diego é a bola da vez...tem gente que vai ao estádio só prá xinga-lo.O tempo inteiro xingando o cara.Xingar o adversário, que seria o certo ninguém xinga.
E quanto a atitude do Diego...esses amendoins merecem.Se eu fosse homem já teria saido no braço com muitos deles.São os mesmos que muitas vezes vi chamar o Palmeiras de time de merda.Merda são eles, se não respeitam nossa camisa ,que sentem com os adversários,sumam...Dá raiva, muita raiva.
Gosto do Diego, mas acho que ele não deve jogar mais.Não tem mais clima e acho que ele não tem mais motivação.
Uma pena que uma parte da nossa torcida sempre aja assim.

Rodrigo Barneschi disse...

Paty, Luiz, porcocareca e demais,

Ampliando o debate:

O povo da numerada coberta é muito chato. O meu tio vai lá, por exemplo, e eu sei o quanto ele é corneteiro. Tem nego que vai disposto a xingar e a ficar reclamando antes da hora. Não é o caso nunca, e muito menos ontem. Era noite de apoio incondicional e mesmo um 0 a 0 deveria ser encarado numa boa, porque eu tenho a convicção de que vamos trazer a vitória lá do Serra Dourada. Era pra jogar com o regulamento debaixo do braço e o empate sem gols seria reversível como visitante. Portanto, as vaias vieram num momento errado e o povo da coberta deveria ter ficado quieto sim. Mas o Diego deveria ficar na dele e ser inteligente para depois dar uma resposta. A a atitude dele é injustificada. E por mais que eu goste dele e queira a sua permanência, entendo também que não existe mais clima para isso.

Fernando Cesarotti disse...

Bom, aqui vai a palavra de alguém que malemá consegue ver os jogos na TV durante o trampo - ontem, por exemplo, estava na estrada e peguei no rádio.
Eu estou FARTO do Diego Souza. Desde a reta final do ano passado, tudo o que ele faz durante os jogos é reclamar do juiz e marcar a bandeirinha de escanteio da ponta direita do nosso ataque. Quando ele pega a bola, geralmente a jogada morre.
Ele é omisso e não se comporta como o craque do time que deveria ser. Não sei se é ciuminho (de quem agora, do Lincoln?), se tá com salário atrasado ou acha que ganha menos do que merece ou seja lá o que.
Como "sofá" convicto, até por força das circunstâncias, não estou nem aí se ele mandou um "fuck" pros amendoins. O que importa é que dentro de campo ele não está valendo há tempos nem o meu salário, quanto mais o dele. Por mim, já foi tarde.

Rogerio B. disse...

Pelo desrespeito do DS com a torcida, fica aqui meu: "Ei Diego, VTNC !!! Fora do Palestra !"

Fabrizio disse...

Boa tarde! Gostaria de registrar o meu sentimento ontem no Palestra. Por dificuldades para comprar ingresso para a arquibancada, acabei indo de VISA mesmo para não perder o jogo.
Foi simplesmente NOJENTO acompanhar a partida naquele setor. Dê gritos de SENTA PORCADA, EU QUERO VER O JOGO SENTADO a xingamentos descabidos por qualquer erro de passe, aquele setor me estressou.
A impressão que tive na hora foi que as vaias a Robert e Diego Souza partiram unicamente de lá do VISA e das Cobertas. Pelos comentários de vocês a situação foi essa mesma. Ontem não foi a pior partida que vi do Diego Souza, mas o histórico recente dele está pesando muito.

Anônimo disse...

Meu caro Barneschi,
Concordo com você em quase tudo e também tenho a intuição que ainda seremos campeões dessa copa do Brasil, o que certamente nos daria algum alento. Mas, não podemos passar batido pelo despreparo do nosso técnico. O Zago é apenas um aprendiz.Precisa de mais experiência, mais vivência. Nota-se pelo desempenho/ocupação de espaços (ou falta de..) do time que
falta treinamento, criatividade, imaginação, etc., etc. O Palmeiras não passa de um amontoado de jogadores em campo, que se esforçam muito, aliás, mas que são taticamente perdidos! Uma pena. Estive lá, aliás no Setor Visa, o único lugar que consegui, e apoiei o time do do início ao fim, como faço sempre. O pessoal que frequenta Setor Visa tem a mesma idiossincrasia do pessoal da numerada coberta. Em geral, é muito, muito chato e corneteiro e não sabe nada de futebol: só fala asneiras. Mas, tem um pessoal guerreiro, peixes fora d'água que estão lá para torcer e apoiar de verdade. O episódio do DS me chateou bastante. Tenho dele a mesma visão que a sua e discuto até mesmo dentro da família para defendê-lo. Mas, convenhamos, ontem realmente ele acabou irritando a torcida. Acho que caiu mais de dez vezes nos contatos que teve com os jogadores do Goainiense.Dava a nítida impressão que não queria dividir, que não queria se entregar, a despeito da sua inquestionável habilidade técnica. Nós o queríamos como ídolo e parece que ele não cabe neste papel! Isso frustra a torcida. Não gostaria que o "nosso caso" com DS acabasse assim! Grande pena! Mas, ainda penso que mesmo o pífio desempenho do DS é resultado de falta treinamento e de um sistema tático bem definido. A fraqueza do técnico perpassa todo o comportamento do time. Acho que o Zago tem que sair já. Ele não "dá conta" de enfrentar o Brasileiro. Esse time bem treinado pode nos dar grandes alegrias. Aconteça o que acontecer, somos Palmeiras até morrer!Grande abraço! Queria saber a sua opinião sobre o Zago, pois pra mim ela é muito importante. É referência.

Anônimo disse...

Vcs vão me desculpar, mas dizer q jogador não pode contestar torcedor é demais!!!
Jogador tem esse direito sim. Assim como o torcedor tb...quer dizer q toda vez q o torcedor xinga o cara, ele tem a abaixar a cabeça e engolir? E toda vez q um jogador xinga q torcida é todo esse carnaval??? Vamos parar de hipocresia, jogadores são homens como qquer torcedor. E, como tal, mtos não tem sangue de barata.
Tem um bando de torcedor filho da puta q não sabe nem o q é bola e quer ficar xingando os caras...eu não tiro a razão do jogador q retribui o xingamento, pelo contrário, em certos casos ainda apóio, como foi o caso do Diego Souza ontem.
Opinião mto pessoal.


Valeu.

Tchack disse...

Cara, vou discordar de vc dessa vez. Não com relação ao fato que seremos campeões, tb acho isso, vai ser brigado até o fim e ganharemos este campeonato. Discordo com relação à reação do DS, pelo que eu vi na TV depois ela não foi direcionada à torcida do Palmeiras, mas sim aos FDP de sempre de um setor específico do estádio, que na primeira adversidade abandonam o barco e passam a vaiar o time. Eu, se pudesse, me juntaria ao DS para mandar esses corneteiros pra PQP.

Fábio disse...

Barneschi, queria dizer o meu ódio aos amendoins aqui no blog. Ontem, graças a este horário de corno, após sair no meio do congresso médico que me custou os olhos da cara e de meu irmão madrugar para sair mais cedo do trampo, ao chegarmos ao Palestra fomos obrigados a assistir o jogo, já começado nas cobertas. Puta raiva, povinho que parece bambi, não empurra e só reclama do time. Começaram a cornetar o DS e realmente na hora do gol, alguns imbecis xingaram realmente o cara, isto sem contar o bando de cuzoes que saíram antes do fim do jogo, bando de otários. Realmente estamos perdidos com a rforma pois o estádio todo será tomado por esta corja. Se depender de mim, depois de ontem, assisto jogo num boteco mas não sento mais nas cobertas PQP.

Bruna Braghini disse...

Concordo com algumas coisas e discordo de outras.

Acho SIM que podemos ser campeões. Com sofrimento, com desespero. Mas nós podemos aguentar tudo isso e transmitir confiança pros jogadores. Assim como fizemos ontem lá no Palestra. Mesmo com aflição, continuamos cantando e fazendo festa pro nosso Verdão... e tem que ser assim até o final.

Mas, da mesma forma que nossa torcida é forte, é impaciente. Realmente perdemos a cabeça com certas coisas, até na hora de estourar com o Diego. Mas o problema dele não é contestar, xingar ou perder a linha. O problema dele é VONTADE. Se o cara só estivesse numa fase ruim, mas tentasse fazer algo, as pessoas não ficariam tão irritadas. São marcos tem seus dias ruins e nem por isso perdemos a fé nele. Mas o Diego está abatido e não demonstra vontade de tentar, de correr. E isso acaba com uma torcida tão fiel.

Quem sabe essa explosão não melhora a situação. Ou então faz com que ele siga seu rumo em outras bandas e encontre seu bom futebol novamente.

Roberto Kamarad disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto Kamarad disse...

Desculpe o excesso de exclamação, mas esse verme me irrita! rs

Unknown disse...

O blgiero falou ano pasado que seriams campeões brasileiros e deu no que deu.....por favor, não vamos nos achar a cereja do bolo antes da hora.

Rodrigo Barneschi disse...

Vamos lá, por partes:

Cesarotti, Rogerio B. e Kamarad
Entendo e respeito a opinião de vocês, até porque eu mesmo já estou de saco cheio da apatia e da omissão do Diego já há algum tempo. Mas o caso é que as vaias ontem vieram no momento errado.

Fabrizio e Fabio
Agradeço pelo seu relato sobre o Setor Visa. Aquilo é um câncer, é um setor maldito dentro do nosso estádio.

Anônimo(a) 1
O Zago não tem a menor condição de ser técnico do Palmeiras ou de qualquer time. Falta preparo, e isso fica evidente na sua hesitação para fazer alterações que modifiquem o padrão tático do time. Não iremos longe no Brasileiro com ele, mas eu ainda acredito que vamos levar essa Copa do Brasil. Apesar dele.

Anônimo(a) 2
Perfeito, cara. É seu direito.

Henrique
Eu entendo a sua opinião e partilho dela, cara. Eu odeio os corneteiros do Visa e da coberta, mas o Diego deveria ter ficado na dele. O que ele fez foi uma declaração de guerra. Como eu disse: nenhum jogador, por melhor que seja, tem direito de atacar um torcedor, por pior que ele seja. Mas é a minha opinião só.

Bruna
É por aí mesmo: o que mais incomoda na história toda é a omissão do Diego. Ele está pagando caro por isso. Se demonstrasse mais vontade, a história seria diferente.

Rodrigo
Eu disse que seríamos campeões brasileiros em 2009? Porra, e quem é que não achava isso? A culpa é minha por acaso? O caso aqui tem a ver com confiança e nunca com arrogância.

Craudio disse...

Tem um encostado com as mesmas características lá no Parque São Jorge. Como a moda agora é ficar trocando figurinhas, tem como fazer um rolo aí? De repente, é bom pros dois lados... Se der merda, a gente manda os dois pro time médio da baixada, que lá tudo é circo.

Anderson disse...

mano deonde vc tiura toda essa confianca:????? o time eh ruim!

Luigi SEP 1914 disse...

Sem falar que o Estadinho colocou na primeira página de esposrte uma matéria sobre o obeso comedor de travesti e na página sobre o PALMEIRAS foram só reclamações contra o juiz, falando que fomos ajudados...
___________________________________
"Juiz ajuda e Palmeiras escapa de fiasco
Equipe é beneficiada por gol mal anulado do Atlético-GO e vence com lance polêmico; Diego Souza briga com torcida"

Daniel Akstein Batista - O Estado de S.Paulo
O Palmeiras contou com erros da arbitragem para vencer o Atlético-GO na noite de ontem, por 1 a 0, no Palestra Itália. O adversário teve um gol anulado erroneamente e no fim, após fraca atuação, os donos da casa só marcaram gol de pênalti, bastante duvidoso, aos 49 minutos do segundo tempo - Cleiton Xavier converteu. No jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, quarta-feira, em Goiânia, um empate os classificará.
___________________________________

Também, esperar o que? Olha o sobrenome do meio do cidadão... Deveria estar num cinxeiro há muito tempo... Inveja dessa imprensa de gambá de merda! Mas semana que vem acaba tudo pra esses filhos da puta!

Vai PALMEIRAS!

Unknown disse...

Renan Cacioli é Mentiroso!!! Não foram os 24 mil pagantes que gritaram "Diego, veado". Só aqueles da turma do amendoim e alguns do Visa (Pasmem: Eles - do Setor Visa - gritaram! Mas gritaram na hora errada!). Tomara que na nova Arena não haja setor Visa, um custo x beneficio péssimo ao clube. Lá é lugar de T-O-R-C-E-D-O-R que empurra o time prá frente! Falei!

Federico Erdocia disse...

Sugestão aos que eventualmente precisem comprar ingresso no setor Visa. Ao entrar, procure o "orientador" que fica próximo ao portão de acesso ao resto do estádio, entregue a ele o canhoto do ingresso e peça que abra o portão para você ir para as arquibancadas. Quando, seja lá por qual motivo, não pude comprar ingresso no meu lugar de direito, a arquibancada, faço isso. Digo que sou do interior e não tinha outro jeito de conseguir o ingresso. Sempre funciona e nunca precisei assistir ao jogo lá.

Quanto ao Diego, claro, respeito os que o defendem, mas discordo.
Para mim, por princípio, jogador prá ter o direito de peitar torcedor tem que amar o clube tal qual o torcedor, não importa se da arquibancada, das cobertas, descobertas ou qualquer outro setor. Não é o caso do Diego. Para ele, o Palmeiras é apenas o seu sustento, diferente do Marcos, por exemplo, que é um torcedor privilegiado, que tem o prazer de obter seu sustento vestindo a camisa do clube que ama.

Mais, vejo o Diego como um jogador indolente, descompromissado e desinteressado. Não acho que seja o craque que alguns pintam e certamente nunca, em tempo algum, figurará na minha galeria de ídolos.

mas claro, é apenas a minha opinião.

abs

Unknown disse...

então tá... torcedor pode tudo!!
pode xingar, ofender, falar besteira e ta tudo certo. Duvido que se algum cretino daqueles encontrasse o Diego na rua iria gritar aquelas palavras sem tomar um soco no meio da cara. Ele fez o que qquer outro faria em seu lugar. Digo isso porque se me xingar, eu xingo tbem, se xingar a minha mãe eu xingo a mãe tbem. Acho que o Diego ta certo, em devolver as injurias que gritarm pra ele. Alguem lembra do Erick Cantoná pulando a cerca pra acertar uma voadora no torcedor do Manchester United? Não concordo com a torcida não. Porque não aprendem um canto novo pra cantar na hr do jogo? É sempre "Oleee porcoo!" Povo sem imaginação.

PEDRO disse...

É triste saber que existem torcedores que vão ao estádio para xingar nossos jogadores e que fazem coro para tal ato mas não levantam a voz para incentivar o time...eles não sabem o quanto é gratificante vibrar o jogo todo e ganhar aos 49 minutos, sabendo que cumprimos o nosso dever como palmeirenses, estar ao lado do time por 90 minutos...é verdade que não temos um time brilhante mas estamos evoluindo.
O caneco tambem acredito que vai chegar...porque esse time quer mostrar o seu valor...e para isso vamos ter que suar muito e como não entraremos em campo devemos ficar sem voz todas as quintas ou sextas...sempre apoiando!
Quanto ao Diego Souza tomara que isso sirva para que ele tire forças para passar por essa má fase, porque talento ele já mostrou que tem!...
E dalhe PORCOOOOOOO!!!!!!
até o fim.

vitor disse...

o bom e velho canalha...o sr sempre defendeu o diego souza??? Deus tá vendo.

opa, alto lá! é de uma viadagem absurda.

sobre o jogo, 0 x 0 já tava ótimo msm, a gente não perde lá.

sobre o diego souza...tá na hr d ir embora.

Pedro Pellegrino disse...

O Cesarotti mandou bem,é isso mesmo, o diego só reclama o jogo inteiro e não faz porra nenhuma. E essa frase é perfeita Barneschi, "E quase o coloquei como um dos meus ídolos há cerca de um ano, o que seria merecido se houvesse continuidade na sua trajetória", o cara não precisa ser um Edmundo,um Evair, um Alex, São Marcos, mas que pelo menos honre a camisa, seja verdadeiro, porra, com a chegada do Lincoln ele tinha que jogar muito mais bola, mas é isso mesmo, ele se sente incomodado quando tem outro cara jogando melhor que ele. Alguém lembra de alguma partida boa dele quando o Valdívia e o Kléber ainda estavam por aqui? Eu não me recordo.

Anônimo disse...

campeão sim...
hahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahh
hahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahh
hahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahhhahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahahh

CHUPA PORCADA!!!!