06 maio 2011

Uma noite de Caxias (+ 2 gols)

Enquanto observava os avanços do ataque do Coritiba em nossa direção no segundo tempo, eu cheguei a pensar: “Estamos vivendo uma noite de Caxias”. Porque o Caxias, em visita recente ao Couto Pereira, voltara para casa com um 0-4 na bagagem. Foi o placar que prevaleceu por mais tempo ontem, na fria noite de Curitiba. Parecia até definitivo, e seria satisfatório em função de tudo o que não fizemos. Mas então vieram dois dos lances mais grotescos que eu já vi em um estádio de futebol: o quinto e o sexto gol foram absolutamente inacreditáveis. Eu não vi nada depois, mas minha memória de arquibancada guarda as imagens de um zagueiro recuando e abrindo espaço para a finalização do adversário e, na sequência, de um atacante que consegue levar toda a defesa mesmo tropeçando para então finalizar quase deitado. Bizarro. Grotesco. Humilhante.

A torcida do Coritiba viveu ontem uma noite de time grande. E nós, em bom número no Couto Pereira, tivemos uma noite de time pequeno. Uma noite de Caxias, com direito a mais dois gols inacreditáveis nos minutos finais. Difícil encontrar palavras, e eu sinceramente não tenho forças agora para buscar uma explicação. Também não é esta a minha função. A minha parte eu fiz, indo até Curitiba, e continuarei fazendo, no jogo de volta (apenas e tão somente por ser minha obrigação de torcedor).

Não conhecia sequer um jogador do time do Coritiba. Continuo sem conhecer. Sei apenas que o tempo vai se encarregar de colocar as coisas no devido lugar. O time do Coritiba não será campeão da Copa do Brasil e provavelmente não vai chegar entre os 10 primeiros do próximo Campeonato Brasileiro.

Durante e depois do jogo, enquanto olhava para a torcida local, eu procurava pensar em todas as glórias do gigante Palmeiras, em contraposição a um time cujo único título relevante foi conquistado com saldo de gols negativos. 

Coritiba e Palmeiras continuarão sendo o que são, mas a humilhação que sofremos ontem não será esquecida assim tão cedo. Teremos de conviver com ela por muito tempo, e eu agora nem sei quem é o culpado por isso.

Os gritos que vinham do outro lado ficaram sem resposta ontem; não tínhamos o que dizer. O estádio inteiro parecia dirigir olhares lancinantes para os que ali estávamos como visitantes. A alma alviverde foi ferida e continuamos sem ter o que dizer agora. Que os responsáveis se pronunciem.

***

-Torcedor é aquele que gira a catraca! O Teo escreveu o seguinte no Twitter: "Eu permito que qualquer idiota fale comigo de futebol. Num dia como hoje, eu apenas exijo nota de corte: 500 jogos no cimento." Eu vou mais além: essa exigência eu faço em qualquer situação. Tem nego babaca por aí (e são logo os que querem fazer comentários imbecis durante ou logo depois do jogo ou então aqueles cretinos que disseminam correntes virtuais e piadinhas por email) que não tem o direito de dirigir a palavra a mim ou a qualquer outro torcedor de estádio.

-Como bem disse o Giocondo lá em Curitiba na noite de ontem ou na manhã de hoje (tudo agora se confunde): “Todo torcedor precisa ter uma dessas no currículo de arquibancada”. O problema é que eu, ele e muitos de nós já temos algumas dezenas. Mas certamente nenhuma assim tão vexatória.

44 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Nayara disse...

Esta certo , a derrota foi dolorosa mais ninguem apaga a nossa historia vitoriosa . E ao anonimo acima por favor se tiver mais titulo que o nosso Palmeiras mostre a cara BABACA !

FC disse...

Tinha certeza que o primeiro comentário seria de um anônimo idiota... ficou esperando desde as 21h de ontem, dando F5 pra aparecer um texto sobre o jogo aqui pra comentar. Babaca.

Não merecíamos o que aconteceu ontem.

Obrigado a todos os palmeirenses que estiveram ontem no Couto Pereira.

Impressionante como sermos assaltados em campo traz consequências ao Palmeiras muito além da partida do assalto. Foi assim com o larápio Simon em 2009 e agora com o bandido do PCO.

Acho que é sinal de caráter, mas precisamos crescer com isso e nos protegermos nas próximas.

Abraço,
FC

Pedro Luis disse...

Infelizmente, por ter 16 anos, ser filho de pais ricos, ser obrigado a estudar muito e por minha própria falta de autonomia, não vou tanto ao estádio como gostaria. Mas tenho uma certa experiência e em mim está surgindo um sentimento muito forte pelo Palmeiras. Percebo isso porque essa foi a derrota que mais me abalou. Não por ser a maior humilhação, mas porque estou mais identificado com o sentimento de torcer do que jamais estive. Me senti ultrajado hoje no colégio porque alguns amigos meus (torcedores do Palmeiras) estavam rindo e tirando sarro do próprio time, além de gambás e bambis, também amigos meus, que estavam me zoando. Hoje eu, que normalmente sou agitado e alegre, estava recluso e quieto no meu próprio canto pensando sobre essa humilhação, sentindo mais do que já vi qualquer um que eu conheço sentir uma derrota de seu time. Além disso, tive que aturar gente me dizendo "Por que você tá assim? É só um jogo...". Pela primeira vez, senti vontade de bater em alguém por causa de futebol, algo que controlei porque saberia que iria apanhar e porque não queria ter problemas no colégio. Por tudo isso, cheguei à uma conclusão, que é certa pelo menos pra mim: o verdadeiro fanatismo se origina nos tempos de penúria.
PS: adoro seu blog, Barneschi. Você é um dos únicos que realmente consegue retratar o sentimento do torcedor na arquibancada.

GilMackoy disse...

Ontem foi foda.

Rafael-DF disse...

Não tenho 500 jogos na bancada, só 8, mas tem 3 anos q eu entrei pra Mancha e acompanho uns 90% dos jogos do ano sempre na sede aki em Brasília. Acho q eu posso falar um pouco como torcedor, ontem foi a primeira vez q me deu vontade de jogar td pro ar e largar essa merda toda. Acho q foi o impacto da eliminação pro maior rival seguida de uma outra eliminação tão humilhante como essa. O Palmeiras ultimamente tem batido na sua torcida cada vez mais forte e em um espaço de tempo menor. O pior é saber q quarta eu vou de novo pra Mancha assistir esse bando de covardes envergonhar a torcida mais uma vez, pq desde q eu conheci o Palmeiras nunca teve razão, só paixão. O q machuca mais é o sentimento de impotencia q fica depois da raiva, por não poder fazer nada mais do q torcer pra esse time voltar a ser o vencedor q realmente é.

Jean disse...

Fico com a torcida de que pelo menos "esses atuais jogadores" mesmo não classificando quarta-feira, defenda a honra do nosso Palmeiras; como fez com o grêmio perdendo lá de 5x0, mas mantendo a honra aki por 5x1.
(pode ate pegar malz... mas ate comentei ontem de manhã com meu filho que tb é Palmeirense fanático, na noite de quarta pra quinta fui dormir meio impressionado com algumas derrotas dos times brasileiros da libertadores de tão absurda que foi... e sonhei que nosso Verdão tinha perdido o jogo no couto pereira por 8 x 0... foi 6 eu sei; mas, meu sonho talvez fosse um aviso, ou pra lembrar que somente nós palmeirenses passamos por coisas tão absurdas e grotescas...) mas hoje percebi que meu filho de certa maneira consolidou sua torcida pro Verdão... mesmo com o vexame de ontem Ele esta hoje usando sua camisa do Verdão, ainda perguntei a ele, meu filho ninguem zuou com vc hoje, ele disse nossa, zuaram e muito... mas eu respondi, sou Palmeirense nas vitórias e mais Palmeirense ainda nas derrotas... "Palmeiras minha vida é Você"

Fabrizio disse...

Parabéns a todos que encararam o Couto Pereira ontem! Vocês sim são verdadeiros guerreiros!

Não entendi porque nosso time entrou tão abalado no jogo ontem. Domingo a torcida deu toda a moral possível após a eliminação pro time do Cara-de-Areia-Mijada.

Semana que vem estarei no Pacaembú. Quero ver de perto a reação que esse elenco vai ter. Aí sim, saberemos se são homens à altura de nossa camisa.

Por nosso retrospecto no ano, e por nosso comandante (que ontem teve novamente erros decisivos), esse time ainda merece mais uma chance.

Abraços!

Eder disse...

As duas últimas derrotas foram as mais marcantes pra mim, pois acompanhei de perto domingo no Pacaembu e ontem no Couto Pereira.

Sair de Sampa até Curitiba pra ver aquele vexame não foi fácil, mas meu Palmeiras é bem maior que isso tudo, concordo que as coisas voltarão aos seus devidos lugares.

Reder

Marcão disse...

Não sei o que falar, nem tenho palavras pra falar da derrota. Não fui ontem, e não sei o q sentiu pq foi terrível a atuação. Eu estava nos 5x0 pro gremio, mas foi bem diferente a vontade e a causa dos 5 gols que tomamos.

Só posso dizer que estarei no jogo de volta, mesmo sabendo q estamos eliminados. Vou por obrigação de torcedor.

Abraço

Bruno Mendes disse...

parabens pelo texto ..... esse eh o sentimento de todos os palmeirenses mais essa derrota nunca vai tirar esse nosso amor PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCE

Jean disse...

So agora tirei o apelido ( BARUI ) pq gosto de verdade do que o Barneschi escreve, e me identifico muito com tudo aki, não tem pq eu apresentar comentários usando "apelido".

Barneschi, é como vc disse, daqui a 3 meses continuamos ser quem sempre seremos "Gigante Inabalável". E eles ? faço das suas palavras as minhas.

Anônimo disse...

Hj tive q aturar uns manés corinthianos e são paulinos na escola, mas isso prova q ninguem da sala entende d futebol mais do q um palmeirense pq eles soh querem torcer por vitoria e a gente torce por raça!!!!!
vamos palmeiras vamos palmeiras, nos somos mais do q todos somos octas temos liberta e nenhuma goleada vai abalar o amor q sinto por ti S2 S2 S2 S2 S2
Minha frase do sublink do MSN: Palmeiras: In every loss and every win, I never will abandon you, que quer dizer "em cada vitória e cada derrota, eu nunca vou t abandonar" e ainda tah com o escudo do verdão com um laço de luto por volta do escudo pq foi isso o q senti, Luto!!!!

Luan disse...

Ontem foi doído, muito doído. Fiquei meio paralisado, sem saber o que tinha acontecido. Mas também pensei como você, somos grandes e sempre seremos, pois nunca vamos abandonar o Palmeiras. Só não vou ao Pacaembu quarta porque não moro em sao paulo, senão eu iria.

E a partir do que você disse, de que continuaremos grandes e eles pequenos, lembrei-me dos 2x7 do vitoria no Palestra em 2003. Depois disso nos mantemos grandes, e eles pequenos.

Barneschi, não tem do que se desculpar, seu texto ficou bom sim, e entendemos a falta de inspiração. Aliás até agora não há um palmeirense inspirado.
Abraços e obrigado pelo ótimo blog

AVANTI PALESTRA

Renan disse...

Pensei que seria difícil ver, no estádio, outra derrota como foi a de 2005(eu acho), 6x1 pro figueirense. Viajar pra acompanhar o time e ganhar isso é no mínimo revoltante. Mas o que você disse é verdade, esses times não são ninguém e continuarão ninguém, só nos resta recuperar o ânimo, brevemente abalado.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

2 coisas:
Parabéns ao torcedor que jogou coquetel molotov no carro do Luan. Só não foi perfeito pq o Luan ñ estava dentro.

Tem um imbecil no twitter o @mercadoverde11 que deveria apanhar de gato morto até o gato miar. Se eu encontrar este filho de uma puta vou chutar a cabeça dele até o zóio saltar.

Casselli o Carcamano

Paty disse...

Ultimamente a dor das derrotas tem sido bem maior que a alegria das vitorias.Não sei se é macumba,karma, maldição, culpa da política, laranja podre no elenco, jogadores mercenários...Sei lá, mas a gente entra no seu blog,e surge forças pra gente continuar.
Lindo o relato do Pedro Luís e do Barui,é a nova geração de torcedores que nos fazem ter orgulho.
Barneschi, obrigado por mais uma vez nos representar e compartilhar tudos esses momentos com a gente.

Paty disse...

Ultimamente a dor das derrotas tem sido bem maior que a alegria das vitorias.Não sei se é macumba,karma, maldição, culpa da política, laranja podre no elenco, jogadores mercenários...Sei lá, mas a gente entra no seu blog,e surge forças pra gente continuar.
Lindo o relato do Pedro Luís e do Barui,é a nova geração de torcedores que nos fazem ter orgulho.
Barneschi, obrigado por mais uma vez nos representar e compartilhar tudos esses momentos com a gente.

Eduardo disse...

mustafá, gilto avalone, del mero, tirone, frizzo e outros... precisam ser despachados para o inferno imediatamente.

O Palmeiras PRECISA dessa limpeza!

Fabiano 1914 - Jundiaí disse...

AQUI É PALMEIRAS SEMPRE

MAS REVENDO OS LANCES NA TV, PENSEI QUE TALVEZ NOSSA DEFESA TENHA MESMO ENTREGADO O RESULTADO.

ACHO QUE A DEFESA QUE JOGOU JUNTO COM DEOLA O PAULISTA INTEIRO, TENHA FICADO PUTA COM A ENTRADA DO NOSSO ÍDOLO MAIOR, TALVEZ TENHA ENTREGADO DESCARADAMENTE MESMO.

SABEMOS QUE OS ÚNCOS QUE AMAM O PALMEIRAS SOMOS NÓS TORCEDORES, JOGADORES FORA ALGUN RAROS JOGAM PRO GRANA E POR FAMA, PRA ELES NÃO TEREM RESPEITO POR MARCOS NÃO É NADA DIFICIL, SÃO APENAS JOGADORES QUE ADORAM PANELINHAS.

PRA MIM MARCOS E FELIPÃO FORAM SIM ENTREGUES DE BANDEJA PARA O PEQUENO CURITIBA E POR ISSO SOFREMOS A GOLEADA HUMILHANTE DE ONTEM.

SERÁ QUE ESTOU LOUCO????

TALVEZ NÃO, JÁ HOUVE SINAIS DE DESCONTENTAMENTO DO DEOLA E A COMPARAÇÃO COM O MARCOS, TOMARA QUE EU ESTEJA SENDO OTÁRIO.

SEM QUERER SER UM DEDO ACUSADOR, MAS DEOLA NOS DEIXOU NA MÃO NO CLÁSSICO COM OS IMUNDOS GAMBÁS E NÃO SERIA DIFÍCIL QUE HOUVESSE ATITUDES MESQUINHAS COM RELAÇÃO A SUBSTITUIÇÃO, ENTÃO TÁ NA HORA DE MUDANÇA E DE ATENÇÃO DE NOSSA PARTE.

Jean disse...

Concordo levemente com o Fabiano 1914, eu vi os lançes diversas vezes na pela tv... e realmente da impressão que foi descaradamente entregue... e talvez seja mesmo o motivo que vc disse... mas o Deola tb é um bom goleiro falhou contra os cara de areia mijada da marginal, mas teve varias atuações perfeitas.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jean disse...

vc anonimo é tão pequeno que não é capaz nem se identificar pra falar essas besteiras... mostre quem és otario... vc deve ser um bambi feladaputa, ou senão um gambá sujo com cara de areia mijada da marginal... nós torcemos para o Palmeiras pq amamos e não precisamos de razão pra torcer, igual vcs hipocritas que vive falando que não precisam de títulos... sempre dependendo de fatores externos pra sobressair. Se vc não tem talento pra torcer como torcemos não dê as cara aki palhaço...

aki é Mancha Verde!!! Atitude e Guerra! Vem que têm!!!

Rodrigo Barneschi disse...

Valeu a todos!!!

Jean disse...

ah... so pra lembrar anonimo... o curitiba tem qts titulos Brasileiro mesmo ? Libertadores ? mundial ? foi alguma vez campeão de um torneio intercontinental ? por acaso encontra nos registros desse timeco alguma vez representando a Seleção Brasileira... pois é, e por essas e muitas outras q não compensa mencionar a vc que o curitiba é bem inferior, mas bem inferior ao nosso glorioso Verdão Palestrino... o Verdadeiro Verdão do Brasil...
aki é Mancha Verde!!! Atitude e Guerra! Vem que têm!!!

Leonardo disse...

Derrotas como doem demais, mas provocam um sentimento muito grande de revolta. Nem de longe o time que nos envergonhou em Curitiba lembra o time aguerrido que entrou em campo no último domingo.

Enfrentar uma semana com duas eliminações tão dolorasas como essas não é nada fácil. O que realmente importa é que estaremos com o Palmeiras independente da situação, pelo resto de nossas vidas.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Quando no Guarani Deola já havia dito que preferia permanecer no verdinho de Campinas a ser reserva do Marcos.

Se mtos se esqueceram disso, eu não me esqueci não. Me lembro perfeitamente bem desta declaração dele.

Só por isso nem deveria ter voltado, mas já que voltou que sumam com ele de lá agora, ele tem cara de falso, de panelinha, além de ser um goleirinho meia boca e um puta dum pé frio.

Ele falhou contra Goiás e contra os favelados sem tento. Só pra ficar nos últimos jogos decisivos. Que esteja na lista dos que devem e vão sumir do Palmeiras.

PS.: Casseli, Eduardo e Fabiano, concordo 100% com vcs.

Rafael-DF disse...

Concordo com o Forza Verde, esse Deola é um mascarado,desde akele jogo contra o fluminense ano passado q ele veio falar merda da torcida pq exigiamos a derrota pro flu tomei antipatia por ele. Goleirinho de merda, caguetou o 2° gol contra o goias e depois vem falar merda de honra e veradeiro torcedor, mas na hora q tinha q defender amarelou. Sem contar q nunca defendeu um penalti sequer. Alma de bambi marqueteiro tem esse Deola.

Vinicius Bloisi disse...

Na hora eu pensei que estava delirando. Não conseguia acreditar no extenso e amplo placar. Mas logo a ficha caiu e refleti rapidamente sobre o motivo disso.
Tem muita coisa a mais envolvida do que os péssimos jogadores que vestem nosso manto. O Luan não tem culpa por ser horrível. O culpado é quem o contratou. Nossa diretoria vem se apequenando com o passar do tempo. Agora querem dispensar meio time e montar um novo no meio do ano. Por causa de um jogo vão avaliar o ano todo?
As mudanças tem que começar por cima para os resultados serem vistos no campo.

Anônimo disse...

Anônimo disse...
"palmeiras, um time de gazelas.--> e o seu é de q? de bambis? maloqueiros?
Nenhum outro caga tanto no pau.-->nem tano qto vc seu anonimo de merda, se revela, covarde!
Tb pudera, sua maior idola, e um travesti venezuelano.--> e o seu são os traficantes? as bichas? ñ me orgulharia disso..
aqui é blog d palmeirense de verdade, se quer assumir sua covardia ou flar palavrão, põe m*rda na boca e fla e assume quem é, viadinho de quinta.
sou menina, sou palmeiras, e assumo quem sou, diferente de ti, seu covarde anonimo....

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Conrado disse...

Às vezes eu me pergunto o que leva um sujeito a gastar seu tempo escrevendo como 'anônimo' em blog onde não é bem-vindo...carência de atenção, inveja? Sua pessoa, ô anônimo, deve ser que nem o timinho que torces ai, pequenininho.....

é um coitado.


L´Onorata Societa Palestra Italia!!

Jean disse...

Concordo com vc Conrado... essas dos anônimos certamente é carência de atenção... sinto pena... morro de dó.

Fábio Niterói disse...

O Palmeiras tem sido SABOTADO há muitos anos (desde 1978, mais precisamente) por pessoas de dentro e de fora, que frequentemente se aliam. Qualquer outra instituição já teria sido destruída, tal é a persistência dessa gente. No entanto, estamos aqui, numerosos, prontos para a guerra. Não é mais um vexame de grupo corrente de jogadores que vai alterar a marcha do gigante rumo ao seu destino vitorioso, pois é assim que tem que ser. Aqui é Palmeiras.

Anônimo disse...

O Fabio acima falou e disse....

Por isso temos que achar alguém para fazer justiça e matar esses Mustafás, Giltos e tantos outros vermes.

Casselli o Carcamano

Jean disse...

Tô contigo's!!!
aki é Palmeiras.

Anônimo disse...

"Durante e depois do jogo, enquanto olhava para a torcida local, eu só pensava uma coisa: “Daqui a três meses, eles continuarão sendo torcedores de um time de merda, cujo único título relevante foi conquistado com saldo de gols negativos. E nós, hoje humilhados, continuaremos torcedores de um gigante inabalável”. Nossa "gigante inabalável" ano ápós ano se apequena. Vexame como esses já acontecem dem intervalos de tempo menores. Vão todos esses fdps, jogadores e diretoria tomar no meio do olho do cu. O Felipão e a torcida não merecem o time e a diretoria que tem.
Sandro R Ramos

Conrado disse...

http://www.verdazzo.com.br/materias/a-pressao-aumenta

Pressão nesses putos do Mustafá!





L´Onorata Societa Palestra Italia!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Baaaaarbaridadee...
Sou palmeirense do Rio Grande.

Nem nos meus tempos de guri, vi tamanha lambança. Levar de 6, SEEEEEEISSSS (????) dos paranaenses. Logo eles? Se fosse dos barrigas verdes, nem ligariamos tantos, né.

A gente sofre, né, Mas temos o Felipão ainda, o melhor técnico do mundo. Conterrâneo da gente, né.

Tenho confiança no homem para tirar a gente dessa barca furada, né. Antes que o vento minuano sopre mais frio por essas bandas.

Um abraço aqui do Sul.
Geraldo.

Anônimo disse...

GUARANI DA BARRAFUNDA.....UMA PENA O PALESTRA QUE JÁ TEVE TRADIÇÃO.....SE TORNANDO UMA PORTUGUESA.....O QUE RESTA DE BOM É SÓ O MARCÃO......E O ESTÁDIO VAI PARAR....VÃO FICAR IGUAL AO TIMINHO DA MARGINAL....SEM ESTÁDIO...CUIDADO PRA NÃO CAIREM DE NOVO....TIME RIDÍCULO

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.