24 novembro 2011

O país do futebol? (37)

A série vai chegando ao fim - lembro que temos apenas mais três capítulos - e sigo tentando aproveitar as muitas e muitas sugestões que recebo dos leitores e dos amigos. Isso explica um pouco o fato de alguns capítulos não terem necessariamente um fio condutor; como já ficou bem claro o que eu queria mostrar desde o início, é o caso agora de apenas trazer mais alguns exemplos relevantes de países onde o futebol é levado a sério. Desta vez vamos de Argentina, Grécia, Italia, País de Gales, Polônia e Turquia.

Vídeo 1: Entre todas as muito boas torcidas polonesas, a do Lech Poznań é a que merece mais destaque. Eles apareceram nos capítulos 1 e 15 e voltam agora. Por causa dessa gente, Poznań entrou no roteiro da minha viagem assim que eu for para a Polônia. Aí estão eles, com uma música clássica dos estádios europeus:


Vídeo 2: Mais Polônia. Desta vez temos um compilado de grandes imagens da torcida do Legia Warsawa (da capital, Varsóvia) - que já apareceu no capítulo 15 da série:

Vídeo 3: A Argentina é, de longe, o país que mais apareceu nesta série. E o vídeo de agora serve para mostrar que o futebol dos hermanos não fica restrito a Buenos Aires. Seguimos para Mendoza, com os barras do Godoy Cruz, em jogo da Libertadores contra a LDU:


Vídeo 4: Turquia. Clássico Galatasaray-Fenerbahce. Um jogo antes, a torcida do Fener havia atirado objetos contra um jogador do rival. Aí veio a resposta. Em grande estilo. Isso é pressão; isso é futebol. Pena que aqui na América do Sul estão tentando acabar com as guerras em jogos decisivos.


Vídeo 5: É verdade que os ultras do Aris já apareceram antes na série (capítulos 19 e 33), mas trata-se sem dúvida alguma de uma torcida diferenciada. Deixo-os agora com um vídeo que mostra a caravana de quase 30 mil deles de Tessalônica até Atenas (mais de 500 km):


Vídeo 6: Um bem recente, ocorrido nesta semana mesmo. Vitória do Napoli sobre o Manchester City (2-1) pela UCL. Como bem definiu o jornalista Mauro Cezar Pereira (ESPN Brasil), foi a vitória do "time com alma" sobre o "time com grana" (o post está aqui). Confiram no vídeo o recebimento da torcida local no San Paolo:


Mais do Napoli: capítulos 1, 18 e 24.





22 comentários:

Ivan disse...

Hahahahahaha
Esse belo vídeo do derby turco é um clássico anti modernidade/frescurite /politicamente correto. Há tempos eu estava tentando acha-lo para te mostrar. Isso é futebol!

Esses polacos são retardados mentais.
Ao lado dos turcos, sérvios e gregos, sem duvida fazem o "quarteto de ferro" das torcidas mais loucas do mundo.

O fim doa série chega ao fim e acho que você concorda comigo.
Posso afirmar pelo menos 5 países que são na verdade "países do futebol":

1- Argentina
2- Itália
3- Uruguai
4- Grécia
5- Turquia

Ivan disse...

Desculpem os erros. Normalmente escrevo bêbado.

Rodrigo Barneschi disse...

Ivan,
Eu acrescentaria mais uns 10 países a esta lista, mas, de imediato, coloco entre os destaques a Alemanha e todo o leste europeu (Polônia à frente).
Abraços

Luigi SEP 1914 disse...

Obrigado por confirmar o que já sabia: a torcida do NAPOLI é uma das melhores do mundo!
E é estar nesse blog o que confirma isso!
Forza (N) NAPOLI
Eternamente (P) PALMEIRAS

Casselli disse...

Fui as lágrimas com os vídeos do Napoli, principalmente o segundo...
San Paolo il tempio del calcio. Don Diego il Dio del nostro popolo.

A torcida da Inter é isso, massacrada dentro de casa...PUTANAS!!!

Bem loco o bate cabeça da torcida na Polonia...bem loco mesmo!

Ivan disse...

A torcida do Napoli tem mais fama pelas badernas e pelas guerras Itália à dentro do que pelas festas no estádio (embora façam belas festas sempre).

Ainda sobre o Napoli e este jogo, vocês assistiram a reportagem daquele jogadorzinho amigo do Thiago Leifert no GE? Fiquei surpreso com algo deste naipe, embora tudo muito forçado e boçal como manda a tradição...

Barneschi, também creio que haja bem mais países. Mas esses 5 são o top, não há como comparar com o que vemos por aqui.
Os do leste europeu e os sulamericanos respiram futebol, de fato.
Acho que a Alemanha "evoluiu demais no tempo" para ser consagrada com este título. O que acontece por lá é uma resistência pós copa. Enxergaram o que nós aqui discutimos toda vez depois de sofrer algumas consequências modernísticas. Talvez o modo de torcer atual deles aliado aos tradicionais times e à tradição no futebol mundial, possam dar à Alemanha o título de país do futebol acima do Brazil com toda certeza. Mas ainda ficam muito atrás dos argentinos por exemplo.

Junior disse...

Em um ano trágico para nós, palestrinos, ao menos tive a compensação de viver Racing vs. Independiente e Napoli vs. Bayern.

Os incríveis Cilindro de Avellaneda e San Paolo completamente lotados para 2 grandes jogos.

Duas torcidas apaixonadas, nas boas e nas más.

Por coincidência, duas equipes celestes, azzurras, como também o gigante Uruguay, que consolidou seu ressurgimento como grande potência futebolística neste 2011.

Ao menos isso...

ULTRAS LAZIO 1900 disse...

San Paolo il tempio di putana NAPOLI MERDA. LAZIO oggi e sempre dal 1900, il primo DELLA capitale.

Eduardo Goldenberg disse...

Sensacional. Puta inveja desses caras. E nós aqui subjugados por filhos da puta da modernidade.

vitor disse...

lazio, rsrsrs.

ae jr, e pro ano q vem, quais serão as vivencias pra compensar o ano de merda que teremos?

e na final da coppa italia, entre as 2 torcidas, a do palermo só podia ficar na curva mais ultra do mundo, o berço da extinta CUCS, a maior ultra que o mundo já viu.

ULTRAS LAZIO 1900 disse...

Ao Vitor : Romanista di merda, verme, CUCS é o c*ralho! LAZIO PADRONI DI ROMA DAL 1900!

Anônimo disse...

Barneschi,

Olha esse vídeo fantástico da torcida do All Boys. Emocionante, cara.

http://www.youtube.com/watch?v=thcms2AmNnw

Merece entrar na sua série!!!

Biaggi!

Anônimo disse...

Os Smurfs napoletanos são um paradoxo social. Pq são megalomaniacos mas com um enorme complexo de inferioridade.

Mto "aue" em cima dessa torcida e mais nada na cidade de Napoles. O Napoli nunca foi nada além de um delirio patético de sua própria torcida que por sua vez se acha única e acredita ser mto mais do que jamais será.

Acham que são os únicos apaixonados pelo time, que viajar atrás do time é exclusividade deles, que são a maior torcida do planeta...entre tantas outras baboseiras.

O ídolo dos caras é aquele que usa tanga fio dental na praia, atira na imprensa com espingarda de chumbo e tem mais 'farinha' no naris do que a Dona Benta na cozinha.

As idas e vindas entre as séries A, B e C causou um grande disturbio mental nessa gente.

Tutte le puttana sono napoletana.

Napoletano travestito, Maradona è suo marito!

FORZA INTER! CN69.

Casselli disse...

CN69 é o maior representante do Fluminense italiano neste blog....não dá nem para debater com tamanha alienação provinda do Norte, grandes amigos de Mussoline...
Interista dannato, succhiami il cazzo che è sciroppo di quale interesse piace!

Nicola disse...

"O ídolo dos caras é aquele que usa tanga fio dental na praia, atira na imprensa com espingarda de chumbo e tem mais 'farinha' no naris do que a Dona Benta na cozinha."

O ídolo dos caras é "só" o segundo maior jogador da história, que já ganhou uma Copa do Mundo praticamente sozinho...

"Naris"? Vai aprender a escrever antes de falar tanta bosta...

Junior disse...

Judeu, quando pagará meu ingresso?

Pague-o contra os gambás e está tudo certo. Compre para mim, sério.

E o Napoli incomoda. Impressionante.

Anônimo disse...

Segundo maior jogador da história em qual lista? Napoletana? Entre ele e o 1° existe dezenas de outros jogadores mto melhores. Esse mau-caráter não ganhou copa sozinho, o máximo que fez foi um gol usando a mão.

Recorde-se 2 coisas: quem ganhou Copa sozinho foi o Romário, a Argentina tem 2 Copas e as duas foram roubadas.

Vale relembrar tbm que o Napoli é o Santos italiano, são pequenos, se acham maiores do que são e suas torcidas se acham o 'supra-sumo'. São apenas conhecidos por uma fase, por um jogador, a diferença é que na fase boa o Santos ganhou vários títulos, até mundial, já o Napoli ganhou míseros 3 títulos. Seus "ídolos" são diferenciados pelo fato de um não assumir os filhos e o outro por ser viciado em pó.

A revolta Smurf justifica-se. É complicado torcer pra time pequeno que não ganha nada e se sustenta atrás de uma 'mística' criada pela própria torcida para que de alguma forma não caiam no esquecimento.

Nota-se lendo e ouvindo os Smurfs onde realmente está a alienação.

Inter - Napoli? Desnecessário dizer. Totalmente desproporcional. Uns nascem grandes e se eternizam gigantes, outros só nascem...

Per trovare napoletano basta entrare in un bordello! Siete la fogna d'Italia!

Anônimo disse...

http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/11/corinthians/andres-diz-que-palmeiras-deveria-reservar-bicho-para-pagar-contas.html

Lendo essa declaração do analfabeto mafioso pergunto:

- Alguém do Palmeiras virá a público exigir que seja efetuado imediatamente o pagamento de R$34 milhões pelo volante Rogério, contratado pelo Curintcha em 2000, mas cuja divída persiste até hoje?

- Alguém do Palmeiras virá a público dizer que o 'André Sanche' explique como conseguiu viabilizar a construção de uma Arena particular num terreno público, orçada em R$950 milhões, com dinheiro público
(municipal, estadual e federal) sem gastar um real sequer?

- Alguém do Palmeiras virá a público pedir que o Sr. Alberto Dualib esclareça o que foi exatamente o “esquema um zero zero”, que ouvimos numa gravação telefônica dele com o presidente da comissão de arbitragem
da época, o Sr. Ivens Mendes, ao qual o mandatário alvinegro prometia uma generosa ajuda financeira?

- Alguém do Palmeiras virá a público questionar que a divulgação da contratação ocorre na antevéspera dos jogos que decidirão o Brasileiro de 2011? Desnecessário lembrar que aconteça o que acontecer os resultados dessa competição mais uma vez estarão sob total e absoluta suspeita exatamente igual a 2005?

- Alguém do Palmeiras virá a público questionar que seria 'coincidência' o mesmo clube estar envolvido nas duas competições?

ALGUÉM DO PALMEIRAS VIRÁ A PÚBLICO SE MANIFESTAR OU MAIS UMA VEZ DEMONSTRARÃO SUA TOTAL E IRREPREENSÍVEL OMISSÃO E COVARDIA?

Felipe Piltcher disse...

se tem uma torcida aqui no brasil do INTERIOR que resiste a essas frescurites dos riquinhos de terno do STJD, CBF, GLOBO..... é a do Brasil de Pelotas!!!! da uma olhada lá!!!
vamooos rubro negro!! e ja indico da uma olhada no www.crescexavante.com isso sim que é torcida participativa!! ve a historia e os feitos dessa associação!!! abraço!

NÃO AO FUTEBOL MODERTNO

Anônimo disse...

hahahhaha é engraçada essa briga dos "ultras da internet" aqui no blog... coisa mais patética.

o meu time é o PALMEIRAS e q se foda o resto!

VIVA A RESISTÊNCIA!
NÃO AO FUTEBOL MODERNO!

Anônimo disse...

Esse é o ídolo napoletano.

http://3.bp.blogspot.com/_uagJijUD5lE/TCJ-5-X_vtI/AAAAAAAADgQ/UIHTmgWs52k/s1600/mara.JPG

http://img141.imageshack.us/img141/9370/maradonateves2nu8.jpg

As imagens falam por si só. Dispensa maiores comentários.

Napoletano travestito, Maradona è suo marito!

João disse...

O primeiro video assusta. A torcida parece organizada demais, se é que me entende.