21 fevereiro 2012

Burrice itinerante

Já disse inúmeras vezes que ajusto minha agenda pessoal aos compromissos do Palmeiras, certo? Pois fiz isso novamente na ida para o Carnaval, parando em Guaratinguetá na sexta à noite antes de seguir viagem para o Rio de Janeiro. Ao menos desta vez, a tabela me favoreceu. Foram cinco horas de viagem, tempo que, em situações normais, me permitiria ir até Rio Preto. Enfim, cheguei, veio a vitória, a liderança etc. Mas quero aqui tratar de outros temas relacionados ao jogo em questão:

Antes de tudo, preciso dizer que é bom ter no Paulistão um representante do interior para além dos eixos Anhanguera/Bandeirantes e Raposo/Castello – e as opções mais recentes foram o São José (a última vez, se não me engano, em 1997) e este tal Guaratinguetá. Aliás, não por culpa da cidade (mas talvez do poder público local), o nome correto do time hoje deveria ser Guaratinguetá de Americana de Guaratinguetá.

(Eu não consigo aceitar uma situação como a permitida - ou incentivada? - por Marco Polo Del Nero e por sua corja. Não posso conviver com a rotina de times itinerantes. Não é natural, não é honesto, não é decente. Mas é a face mais visível da gestão desta criatura que envergonha o nome da família Del Nero.)

Fato é que o Guaratinguetá voltou recentemente à cidade de origem em uma movimentação que só não foi mais obscura que a anterior, que levou o time do Vale do Paraíba para a Americana que já tinha (e continua tendo) o tradicional Rio Branco. A parada é tão bizarra que você entra no site da FPF para conferir o motivo informado para a mudança do jogo de Americana (pois seria este o participante inicial) para Guaratinguetá e se depara com isto aqui:


"Motivo: Ajuste de Tabela"? É um eufemismo para justificar a mudança de um time da cidade X para a Y e depois da Y para a X de novo? A que ponto chegamos, senhores?

Pois bem, aí então eu cheguei ao Dario Rodrigues Leite já com a partida em andamento e as bilheterias estavam todas fechadas. Explicação: ingressos esgotados. Havia muita gente do lado de fora sem ingresso, querendo entrar no estádio. Gente que veio de outras cidades e acabou tendo de voltar para casa sem poder ver o jogo. A incoerência? É que havia muitos lugares vazios lá dentro; da alegada capacidade (15.000), o público tomou menos da metade (7.002 pagantes).

Dois prejuízos aqui: (1) torcedores se deslocaram até Guaratinguetá e ficaram sem ingressos para ver o jogo; e (2) o pequeno clube itinerante perdeu uma receita garantida. Ou, já pedindo desculpas aos leitores do blog, vou usar a linguagem que essa gente gosta de usar: estavam lá os "consumidores" e também o "produto"; por falha ou má vontade de alguém, não se consumou a negociação, ficando o "produto" ficou encalhado e o "consumidor" não foi atendido.

Alegaram que os ingressos estavam esgotados e deixaram muita gente do lado de fora, é isso? Pois vejam só o que diz o borderô de Guaratinguetá 2-3 Palmeiras no site da FPF:



Atenção: 4.932 ingressos devolvidos. E gente do lado de fora!!!

É um absurdo completo que tal situação ocorra, e revela a burrice dos cretinos que proporcionam aberrações como o Guaratinguetá de Americana de Guaratinguetá. Que a cidade me desculpe, mas aí está mais um clube que deve acabar.

###

Fotos mostrando a situação dentro do Dario Rodrigues Leite. Atenção para os enormes espaços vazios:

Confinada à cabeceira atrás do gol, a torcida do Palmeiras acabou ocupando todos os outros setores do estádio. Os "torcedores" (como alguém pode torcer por um time itinerante?) da casa não deviam ser nem 20% do público presente.

E os espaços vazios nas duas imagens seguintes:


###

Já vi muitas faixas cretinas nesses anos todos de estádio, mas nenhuma me pareceu tão sem noção quanto a desta "torcida organizada" do Guaratinguetá:


Algum palpite aí sobre o que seria "nação especialista"?

###

Grande vitória do Napoli sobre o Chelsea no San Paolo! Vitória do futebol com alma sobre o maldito futebol moderno! Vitória da tradição sobre o dinheiro sujo! Vitória do futebol sobre o marketing! Um 3-1 que ficou até barato para o artificial time londrino. Forza, Napoli!

7 comentários:

turiassu disse...

"nação especialista" - uma "nação" especializada em mudar de casa como quem troca de cueca. Uma aberração.

Anônimo disse...

1- Nação Especialista é em referencia á EEAR (Escola de Especialistas da Aeronáutica). Uma organizada de milicos.
2- Aquela bandeira do lado direito da faixa (2m x 2m), atrás da placa de publicidade do Guaraná antarctica, que é da Torcida Jovem do Guará foi usada pela última vez naquele jogo. Alguém puxou e levou embora para SP. haha

Leonardo disse...

O futebol paulista se apresenta cada vez mais vergonhoso. O Campeonato Paulista é disparado o estadual brasileiro de maior nível, mas pagamos um preço muito alto.

Times tradicionais tem se alienado de suas origens e se vendido a empresários, o Comercial de Ribeirão Preto é um destes. O acesso da Série A3 para a Série A2 não foi conquistado dentro de campo.

O Votoraty já não existe mais, outro absurdo. O Red Bull Brasil inevitavelmente chegará um dia a elite estadual.

O futebol caipira está cada vez mais infestado por clubes-empresa e empresários com plenos poderes. Triste fim.

Thiago disse...

Tenho excelentes recordações desse estádio, e fiquei muito feliz que o Guaratinguetá de Americana voltou a ser o Guaratinguetá de Guaratinguetá, apenas por conta das boas lembranças. Fui duas vezes lá em 2008 (PONTE 3X0 na primeira fase e PONTE 2X1 na semifinal, com uma piaba HISTORICA nos ACAB, o campeonato poderia - aliás DEVERIA - ter acabado ali)

Mas o Guará já era uma merda de timinho moderno mesmo antes de ir pra Americana. Foi fundado em 1998, mesma época do JÁ EXTINTO Campinas F.C. (Que se mudou pra Barueri qdo o Baruelixo foi pra Prudente, e agora que o Barueri voltou, tem dois timinhos modernos lá naquela merda!!!).

Falando em time moderno, e já que você citou o Red Bull, se prepara, que você vai ouvir muito falar dessa merda ainda. Eles estão nadando de braçada na A-2, ano passado não subiram por um detalhe, esse ano dificilmente escapa o acesso.

Perto do Red Bull, clubes de empresário como o São Caetano nos áureos tempos de dinheiro fácil da prefeitura são FAVELADOS. A grana dos caras é praticamente INFINITA, já estão atravessando faz tempo jogadores de clubes da primeira divisão do paulista, e se a "matriz" quiser "projeção da marca" no Brasil, em breve você verá o Red Bull jogando fase decisiva de Paulistão e disputando acesso pra Série A.

Mas o que mais dói, além de ver essa merda usando meu estádio, é o fato que o treinador do time é o FANTÁSTICO Sérgio Guedes, um dos poucos técnicos com caráter no futebol atual, e que alem de tudo tem um discurso "ultrapassado" de amor à camisa, além de sempre ter atacado empresários e outras facetas tenebrosas do futebol moderno... triste demais...

Anônimo disse...

http://blogdojuca.uol.com.br/2012/02/a-historia-de-uma-marmelada-documentada/

Anônimo disse...

Porra, essa matéria do Juca é ridícula. Os documentos são claramente forjados. Como pode um cartório reconhecer firma num documento com data claramente rasurada? Não se aceitam documentos com data ou carimbo de cartório rasurados. Sem contar que há em outra folha a data de 1968 e o carimbo do cartório em 1969. 1 ano de diferença? E por que raios não se lavrou firma em cartório de Campinas, e como isso foi parar na mão do Comercial? Deram a prova do roubo pra vítima?
Isso é totalmente absurdo, só o nobre juquinha pra acreditar nisso.

fabinho catanduva torcida jovem disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.