16 agosto 2012

Passar bem, Barueri!

Ouço algumas vozes por aí a proclamar que aconteceu em posição de impedimento o gol que deu ao Palmeiras a vitória sobre os mulambos por 1 a 0 no Buraco de Barueri. Quem diz isso, mais até que o nosso inimigo carioca, é parte bem representativa da nobre e ilibada crônica esportiva deste país, talvez para buscar em um único lance uma justificativa para o frágil e desonesto discurso segundo o qual "os erros acontecem para todos os lados e se anulam no final".

(Eu venho dizendo que a imprensa vai buscar justificar essa tese estapafúrdia a todo custo, mas os nobres jornalistas podem estar apelando para o exemplo errado.)

Vejamos, pois, a ênfase com que o GloboEsporte.com destacou o gol anotado pelo nosso camisa 9:
















Notaram a vontade de quem escreveu a chamada? O uso da palavra "ilegal" evidencia de maneira muito clara quais são os interesses em jogo. Não vou entrar aqui em uma discussão semântica, mas a opção pelo termo "ilegal" certamente não aconteceu de maneira aleatória. Não mesmo. Colocada dessa forma, ela quase confere ao lance (e ao triunfo do Palmeiras em perspectiva mais ampla) um caráter criminoso, de uma vitória conspurcada, indigna, ilegítima. Porque, devemos lembrar, do outro lado estava o Flamengo.

Sem ter como palpitar a partir do que vi no estádio, fui ver o tal lance em casa e, sinceramente, não consigo ter assim essa certeza de jeito algum - nem para um lado, nem para o outro. Vejamos - com atenção para a linha da bola, que é o que importa:




















Não tenho convicção de dizer que havia impedimento ou não; aliás, não acredito que alguém consiga afirmar isso sem ter alguma dúvida que seja. Mas uma coisa é certa: o sujeito que imprime a este lance aí o adjetivo "ilegal" certamente não está bem intencionado.

Fosse o contrário, e pouco ou nada seria dito.

Aliás, um erro absurdo como o que tirou do mesmo camisa 9 palmeirense um belíssimo gol na semana passada (imagem abaixo) bem poderia ter sido tratado pela mídia esportiva como "duvidoso", "polêmico", "questionável", "controverso" ou coisa que o valha.
















Porque, na dúvida, apita-se contra o Palmeiras. Menos, parece, neste caso aqui do 1-0 sobre o Flamengo. E, ainda que tivesse ocorrido um erro clamoroso a nosso favor, outros quatro seriam necessários apenas neste Brasileiro para recuperarmos os pontos roubados e para que a tese desonesta da imprensa esportiva fizesse algum sentido.

###

O título do post remete a um assunto que só vai ser tratado agora.

Tivemos nesta madrugada de quarta para quinta-feira a despedida do Buraco de Barueri (ao menos por um tempo). Jogaremos o clássico contra o Santos no Pacaembu e sabe-se lá onde depois disso - e me incomoda sobremaneira que tal questão continue a ser tratado à base de superstições idiotas, de impressionismos pessoais e sem o devido planejamento. Menos mal que tenha terminado, ao menos por ora, o exílio de Barueri.

Ninguém mais aguentava aquele lugar, e o ridículo público desta noite (exatos 7.500 pagantes) foi o menor desde o Rio-SP de 2001 se considerarmos todos os jogos disputados entre Palmeiras e Flamengo. Um tremendo prejuízo em termos de imagem (o estádio vazio) e também para as finanças. Acompanhem:

20.07.2011, quarta-feira, 21h50
Palmeiras 0-0 Flamengo/RJ, Pacaembu
Renda: R$ 977.922
Público: 33.575

15.08.2012, quarta-feira, 22h
Palmeiras 1-0 Flamengo/RJ, Buraco de Barueri
Renda: R$ 279.140
Público: 7.500

Os 7.500 torcedores que conseguimos chegar a Barueri na noite desta quarta representamos o público máximo  que se pode levar àquele estádio em uma quarta-feira à noite (sem considerar jogos finais, ok?). Porque você deve excluir todos os que dependem de transporte público e contar com apenas uma pequena parcela da torcida em campo. Um tanto elitista, é verdade, e estúpido também.

Ir a Barueri na noite desta quarta-feira foi menos sofrido do que em todas as outras tardes e noites. Porque, por pior que fosse o cenário todo, ao menos já tínhamos a notícia de que o paulistano Palmeiras estará de volta à sua cidade dentro de 10 dias.

Acabou. Chega. Passar bem, Barueri! Espero sinceramente nunca mais ter de voltar lá.

###

_Há muito ainda o que escrever sobre esse tema, e eu voltarei a isso em breve. Mas gostaria já de agradecer a todos os leitores que contribuíram para este blog seguir na luta contra Barueri nos últimos meses (anos?). Porque os relatos todos foram essenciais para que eu conseguisse construir a argumentação e embasar meu pensamento sobre esta praga que nos foi imposta já 12 vezes neste ano. Enfim estamos livres. Vencemos a batalha. Obrigado a todos.

_Grandiosa vitória nesta madrugada. Seguimos em frente!

_O camisa 9 segue sendo um monstro.

23 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com vc em partes, acho q vc exagera muito no ódio por barueri… " espero nunca voltar lá" estádio ruim de acesso, concordo, impossível de receber finais, concordo, longe, concordo, mas foi nele que reencontramos o nostro velho palmeiras e ganhamos o título tão desajado!
E quanto ao publico, o palmeiras infelizmente nao vem colando gente nos estádios, salvo em finais… vc citou o publico de 2011 com 33 mil, mais o publico no ano de 2010 foi de apenas 9 mil na cancha municipal…
Portanto, estou aliviado sim pq o próximo jogo eh no paca, muito mais perto de casa e n pago pedagio… mais vou lembrar com bons olhos os belos momentos que passei na bela arena barueri, apesar das dificuldades de chegar até ela…

CIOL, Felipe disse...

E quanto aquele canalzinho que vive dos espectadores retardados (passa BBB e jogos dos gambás) .. quando me falaram ontem do gol que a maior bixa do futebol havia sofrido, alias, feito contra, ja vi a chamada no site deles "Palmeiras segue vencendo com gol impedido" e pensei na mesma hora tudo o que voce disse...

Bando de vagabundos...

Leonardo disse...

Grande vitória, Palmeiras!

...

A se notar o grande número de flamenguistas que foram a Barueri de trem, seguindo a paisana - ou mesmo com suas cores a mostra - em grupos até o estádio.

De tal forma que parecia inevitável que não ocorresse uma confusão. Infelizmente haviam crianças flamenguistas próximas. Palmeiras x Flamengo não é um jogo qualquer, um pai tem que ser muito irresponsável para levar uma criança em um jogo como esses, ainda mais com camisas rubro-negras expostas.

À se lamentar.

acreano disse...

jogo muito bom!!

Fui de trem e só eu com a camisa do palestra e alguns mulambos... sem incidentes....

Na volta, infelizmente tive que sair um pouco antes do final da partida e consegui pegar o último trem....

Espero nao precisar ir mais a este estádio.


Abraços

Avanti!!!

p.s: é verdade que ao final do jogo o camisa 10 ,após troca de camisas,vestiu a camisa do flamerdA?????

@anakan

Enrico disse...

Assisti pelo Premiere e lá pelo menos não teve esse puxasaquismo escroto com a mulambada, foram reparar no Barcos "impedido" lá pelo terceiro ou quarto replay e mesmo assim ficando em dúvida...
No Pacaembú poderei retomar minha presença nos estádios, ainda bem, o 9 é MONSTRO e chupa narigudo mau-caráter dos infernos que do alto da sua arrogância não assume que tá velho e precisa pendurar as luvas..até nisso vemos a diferença com o SANTO MARCOS que na sua humildade e honestidade parou antes de passar vergonha!

Anônimo disse...

Temos mesmo Palmeirenses que nos unir neste periodo,porque o que os lixos da imprensa puderem fazer para nos denegrir,podem ter crteza,eles o farão!!!
Invadiremos sim os portais de notícia e mostremos nossa revolta por todo este parcialismo sem-vergonha.
O gaygério Ceni ontem fez algo bizonho debaixo das traves e não vejo ninguem falar. Se fosse nosso santo(está anos luz),Seriamos chicoteados nos portais pelo resto de nossas vidas. Avante ao terrorismo verde!

gazu disse...

Chega a ser nojento a forma como a emissora CÂNCER transmite os jogos do flaMERDA. Estou por hora vivendo no interior de SP e assisti ao jogo pela transmissão carioca. E não foi surpresa alguma notar como é tendenciosa e descarada o favorecimento de imagens e comentários.

Todos os lances, repito, todos os lances de cartão para o PALMEIRAS foram "justos" segundo o vagabundo do Marcília, Enquanto os do fla... não passavam de equívoco da arbitragem.
Olance da expulsão do Ibson foi nitidamente para cartão vermelho. Foda- se se o cara escorregou (acho que não) ou não. Fez a falta. É para cartão. Já tem? ENTÃO SERÁ EXPLUSO. SIMPLES.

E hoje vendo as manchetes me deu mais nojo ainda!

Quem morram TODOS. A CORJA GLOBAL E FLAMENGUISTAS DE MERDA!

Porcos de Porão disse...

Cidade filha da puta. Não tem nada de exagero, o lugar é ruim mesmo. Espero também nunca mais volta pra esse lugar maldito.

Anônimo disse...

É realmente impressionante o que a imprensinha consegue articular. Em TODAS as ocasiões em que o Palmeiras foi ROUBADO, o acinte era tratado como "reclamação da diretoria/jogadores/felipão", e NUNCA como ROUBO. Ao invés de ilegal, líamos "jogadores frustrados com arbitragem/felipão culpa árbitro pela derrota".
Não temos, companheiros, e jamais tivemos a imprensinha vestindo nossa camisa. A imprensinha acusando um jogo roubado, assumindo a afirmação. Isso deve servir de orgulho e alimento para um ódio sempre crescente em relação a esses canalhas.
E outra: Onde está o maldito destaque para o frango homérico do Ceni?
Bandidos, todos.
Frugiu

Ivan disse...

Nem acredito que poderei voltar a assistir aos jogos.
Barueri é uma afronta ao torcedor. Nada mais que isso.
Esse prefeito vagabundo deve comer a esposa do Frizzo e o corno deve gostar, só pode. Não existe argumento plausível para esta situação ridícula que fomos submetidos. NADA justifica abandonar a capital. Filhos da puta!

Bruno Lauria disse...

Temporariamente aliviado por me livrar de Barueri. Temporariamente pois estamos falando de Palmeiras. Acabo de ler uma matéria do portal da emissora câncer na qual o Sampaio cogita Canindé e (pasmem!!!) Itu! Por ora, é só uma "ameaça", mas não acho improvável. Ainda tem aquela história mal contada de Palmeiras x Choritiba ser em Araraquara...

É tão difícil assim jogar no Pacaembu, cazzo? Por enquanto, aproveitemos o Palmeiras x Sardinhas no Municipal. Saudades!

E parabéns aos 2 flamenguistas que passaram ontem no meio da torcida do Palmeiras, ostentando aquela camisa suja, acompanhados dos seus filhos pequenos.

Não sei quem é mais cretino, o pai flamenguista que resolve passar com o filho na torcida adversária/inimiga ou o palmeirense que, em bando, teve coragem de espancar 2 caras na frente dos seus filhos. Covardia é algo asqueroso.

Barneschi, nesse episódio do espancamento dos flamenguistas, menção especial à polícia. Tudo já tinha acabado e os valentões palmeirenses já estavam longe, mas os incríveis policiais fizeram questão de distribuir algumas borrachas gratuitas em nós, que visivelmente estávamos apenas separando e levando (no colo) os filhos dos flamenguistas aos seus pais. Parabéns, PM!

Anônimo disse...

Agora, que o chileno joga bola pra caralho, isso não dá pra negar...
Frugiu

Anônimo disse...

Erram contra a gente, nós temos que ouvir que merecemos por o Ibson ter simulado um pênalti (concordo que não foi pênalti - falta só se marca quando tem sangue) no começo do campeonato.
Erram a favor da gente, nós somos sempre ajudados, "time da CBF".

Erraram a favor do Palmeiras: "Somos sempre prejudicados..."

Ontem, nas chamadas dos principais portais - inclusive o globo.com (não globoesporte.com) - nada se falava que o gol foi irregular.

Concordo que foi um lance duvidoso, mas já vi o meu time ser "ajudado" também pela limitação humana e, pela semana inteira seguinte, este foi o assunto em todos os lugares.

(só pra deixar claro: sou leitor do blog desde o post da La Acade na série 'OPdF?')

Abraço,
Pedro H.

Jean disse...

Barneschi, e aí vira no jogo de domingo aki em Goiânia no Serra Dourada? Nós da Mancha daki já organizamos uma chácara pra passar domingo o dia todo com todos os manchistas, de GO, DF, MT, MS e alguns daí de Sampa q já confirmaram presença... essa chácara fica a minutos a pé do Estadio, sairemos em procissão pouco antes do inicio do jogo.
Maiores detalhes no nosso blog
http://www.manchago.blogspot.com.br/

Sds Palestrinas...

Unknown disse...

Barneschi,graças a Deus a frescuragem contra o Pacaembu acabou e vamos voltar á nossa segunda casa,quanto ao jogo,apesar da vitória senti uma pitada de vagabundagem de alguns jogadores em alguns lances,até do monstruoso camisa 9,senti que ele foi displicente em alguns momentos,espero que tenha sido apenas uma impressão da minha parte.

Rodrigo Barneschi disse...

Jean
Obrigado pelo convite, cara, mas o que complica nesses jogos em Goiânia às 18h30 de domingo é a falta de voos que me permitam voltar para SP ainda no domingo. Aí a coisa fica difícil. Fui no ano passado, mas dessa vez não consigo. Valeu e te aviso no próximo.

@anakan
Ele fez isso. Cabaço total. Pegou a camisa e vestiu. A torcida protestou e ele tirou.

Pedro H.
Valeu, cara! Mas os erros todos contra o Palmeiras são normalmente acintosos e fica tudo por isso mesmo. A recorrência deles é o que incomoda. E você não pode negar que boa parte da imprensa (em especial a da Globo) tem uma deferência toda especial quando se trata do seu time. Valeu pela audiência.

Jean disse...

Blz cara... então fica pra próxima.

claudinei rockwood disse...

valdivia poderia vestir a camisa do botafogo, inter, gremio, galo e até mesmo do santos que não teria problema nenhum, agora justo a do flamengo.........intragavel

''Penso, logo existo'' (C.Rockwood)

Guilherme disse...

Seguimos na luta, Barneschi. Foda-se Barueri. Voltamos para nossa cidade. E mais um ano e voltamos para casa. Abraço

gregory disse...

Barueri é um caso complicado, tudo nessa cidade me irrita.

Só de ver as fotos dos policiais nos carros eu já fico irritado, incrível hahahahaha

Ontem foi complicado, cheguei do trabalho sem jantar, na esperança de ir comer um pernil, quando chego lá e vejo que não tinha... que decepção, me restou aquele dogão sujo e sem nada dentro.

Outra, o que passa na cabeça dos pm's de lá? Eles vão pro jogo drogados? Incrível a falta de senso deles, e a violência gratuita. Até isso tenho saudade de SP hahaha

Cidade de merda, desculpa a quem mora lá, mas é um esgoto ao céu aberto.

Anônimo disse...

Realmente estava impedido e como disse a uma amigo flamenguista: " agora estamos com saldo de 6 pts que nos foram roubados"

No mais, também comemoro o retorno ao Pacaembu e apesar de nao aspirarmos nada neste campeonato, fico feliz de poder finalmente utilizar meu direito de socio torcedor. Estou com saudades de ir a estádio (ultimo jogo contra o guarani no paulista). E felizmente minha promessa não durou nem 3 meses.(só ir a um jogo do Palmeiras após ser campeão - promessa feita após eliminação no Paulista)

Anônimo disse...

Sem querer ser do contra, mas... Barcos estava muuuuito impedido. Segue a imagem real com a perspectiva e o ponto de fuga. http://img171.imageshack.us/img171/5590/figura1v.png

Marco disse...

Agora é lotar o Pacaembu contra os Sardinhas. Serviria como um excelente "cala a boca e VTNC" p/ Bananone e companhia.