30 agosto 2012

O que fazer?

Se me permitem um conselho, ei-lo aqui: esqueçam os números. Eu já fiz isso, porque se formos recorrer a eles, é melhor nem entrarmos em campo. Sei que alguns dos senhores podem esperar por alguma opinião esclarecedora ou por um texto que faça sentido por aqui, e então eu peço desculpas, uma vez que, depois do que vivemos ontem no Canindé, me sinto incapaz de escrever algo que seja pelo menos razoável. Mas reitero a sugestão: esqueçam os números. Observei aqui e ali algumas conclusões que emergem da análise desta e de outras campanhas e elas todas, campanhas e conclusões, são catastróficas. A minha também seria, e é por isso que eu vou abrir mão disso. Nada de simular as próximas 18 rodadas, nada de traçar metas, nada de ficar fazendo comparações com campanhas outras. Sei que é difícil, mas é melhor assim.

O time que aí está é o mesmo que ganhou a Copa do Brasil há menos de dois meses, e parece difícil entender porque chegamos em tão pouco tempo a uma situação que é, no mínimo, desesperadora. Pois bem, parece, mas não é. Vencemos a Copa do Brasil - de maneira invicta - na base do heroísmo, da superação pessoal e de uma entrega pela qual pagamos agora um preço altíssimo. O Palmeiras foi campeão APESAR dos senhores Tirone, Frizzo e demais comparsas. O Palmeiras foi campeão APESAR da incapacidade de gestão dessa gente, e isso fica evidente agora para eles próprios e para todos os que não quiseram enxergar tal situação.

Há ainda outros fatores que dão conta de explicar a situação atual (a indefinição no comando técnico para 2013, as péssimas contratações, as contusões que não chegam ao fim nunca, o camisa 10 que vive às custas da idolatria cega de um fã-clube alienado, mesmo a sequência de jogos em curto período de tempo), mas, de modo geral, eles todos são decorrentes da falência gerencial dos homens que deveriam, mas não sabem, comandar o gigante Palmeiras.

Já foi dito aqui inúmeras vezes que Arnaldo Tirone é o mais incapacitado presidente da história do Palmeiras. A prova está aí.

O que fazer?

Bom, é evidente que alguns jogadores não têm a menor condição de vestir a camisa alviverde. Outros têm, mas vivem péssima fase (foi o caso do camisa 6, que teve ontem uma noite repleta de falhas primárias e/ou constrangedoras). O problema todo é que não há muito como repor essas peças, uma vez que muitos atletas  com potencial seguem exilados no departamento médico.

Quem é muito bem pago para isso deve pensar nas soluções de ordem técnica. À torcida compete ir ao estádio em peso, apoiar o time de maneira incondicional e deixar as críticas e protestos para depois.

Se não há muito o que fazer em relação ao elenco, eu tomo a liberdade de propor ao menos três medidas simples que podem ser tomadas desde já:

1. "Fechar" com a torcida
Chega de pensar em migalhas! Chega! É o caso agora de trazer a torcida para perto do clube. Quando falo em torcida, me refiro à "massa", ao povão, àquele parcela que não pode ir tanto aos jogos porque o preço dos ingressos segue elevado. É hora de exercer toda a pressão que for possível. É hora de lançar ingressos populares (em especial para o tobogã), na casa dos R$ 10 (como fez o SPFC), para que o Pacaembu jogue a nosso favor. É hora de entender que a situação é por demais complicada e usar os ídolos do clube para convocar o torcedor - e os ingressos a preços populares seriam o melhor estímulo para isso. Por favor, deixem de mesquinharia. O Palmeiras precisa da torcida mais do que nunca. É urgente a criação de um ambiente favorável. Do contrário, todos sofreremos com uma nova tragédia no fim do ano.

2. Respeito à camisa
Não me refiro especificamente à relação dos jogadores com o clube, mas à necessidade premente de abolir o uso desta maldita camisa amarela, que, por si só, já nos faz sentir vergonha de ver o time em campo. Não sei quanto a vocês, mas vejo o time entrar em campo com aquele uniforme ridículo e já me sinto derrotado. Por favor, camisa verde, seus putos! VERDE!

3. Pro inferno com a Copa Sul-Americana
A verdade mesmo é que deveríamos ter desistido da Copa Sul-Americana já na primeira fase. Aquele 2-0 contra o Botafogo acabou sendo terrível, e agora teremos de encarar uma longa viagem para porra nenhuma. Não há porquê seguir nessa competição: ela só vai representar desgaste do elenco e foco dividido. Precisamos ser eliminados disso já na próxima fase. E, por favor, sei de todas as limitações e problemas, mas devemos entrar em campo com o time inteiramente reserva e, se possível, sem ninguém no banco.

De imediato, temos um jogo importantíssimo no sábado e então eu conclamo o palmeirense de verdade a fazer a sua parte. O ingresso está caro e tudo mais, mas é o momento de a torcida se fazer presente. Tivemos quase 30 mil pessoas contra o mesmo Grêmio no Buraco de Barueri (com preços ainda mais extorsivos) e então eu digo a esses todos que o duelo deste sábado é quase tão decisivo quanto foi aquele. Tomem vergonha na cara! Ao estádio!

###

_Ao fã-clube do vagabundo da camisa 10: Me expliquem, por favor, como é que o sujeito consegue estar pendurado mesmo sem entrar em campo? E mais do que isso: me digam, por favor, qual é a dificuldade em conseguir completar três jogos seguidos?

_O jogo de ontem foi o primeiro em mais de dois anos a ser disputado no tradicional horário de quarta às 20h30.

34 comentários:

Fernando Rocco disse...

A torcida precisa mesmo fechar com o time. E sem ingressos a preços decentes fica difícil mesmo com jogos em SP. Sair do buraco de Barueri já foi um passo.
Quanto à camisa amarela, só tenho ido aos jogos com a branca, verdadeira camisa II. SUMAM COM A AMARELA!

Anônimo disse...

Infelizmente a torcida só está reclamando, mas sem ir ao estádio!
Pensei que o estádio estaria abarrotado ontem, todo mundo reclamando de Barueri, mudaram o jogo para SP, mas mesmo assim a torcida nao compareu em número condizente com a grandeza do Palmeiras!
Oportunistas de final não merecem crédito nenhum!

Anônimo disse...

A amarela não dá. Ontem, já meio bêbado, berrava no bar que um time com camisa tão medonha, merecia tomar era de quatro. Por que as pessoas compram aquilo? Por quê?!?!?!

Quanto ao 10, se ele estiver em 3, de 15 partidas, já me dou por satisfeito. Não busco efetividade, taxa de lucro, superávit ou qualquer baboseira que imponham. Dane-se se o cara é burro, se é velho, se sofre de osteoporose. O problema é que, além do 10, quem faz a meia-cancha?! Ninguém faz! Precisamos de alguém que jogue as outras 12 partidas. Tragam-me um outro meia decente!

Frugiu

Danilo Cruz disse...

uma das postagens mais sensatas que já li neste forzapalestra. a entrevista do felipão no pós-jogo vai nessa mesma linha - confiança e cara na chuteira. forza!

Anônimo disse...

Fé!
Perder de 3 a 0 pra portuguesa é o fim do mundo!

Anônimo disse...

Meu caro Barneschi,
Nossa situação é mesmo desesperadora, mas a sua "receita" é perfeita! Não há outro caminho: a torcida tem que fechar com o time! E que esse anões morais que dirigem o Palmeiras, baixem o preço dos ingressos para levar a massa alviverde aos estádios! Essa camisa amarela me repugna! É mesmo um horror e dá azar! O Palmeiras é alvi-esmeraldino e ponto! Fora com esse abacate nojento! Mas, não há mais nada a fazer senão apoiar, apoiar, apoiar...É ó único caminho!Não podemos nos dispersar! Forte abraço

ULTA ALVIVERDE disse...

Barneschi.....
Eu sei que agora não é hora de reclamar de jogadores, mas precisamos URGENTE de um CAMISA 1, nosso goleiro é muito fraco, ele conseguiu não ser titular na Portuguesa no ano passado e hoje é titular do Palmeiras....
Julio Cesar disse que faltou detalhes para jogar no Palmeiras, dai eu pergunto; e o DIDA ????
Abraço a Todos.

GilMackoy disse...

Á luta e ao Pacaembu. Amor ao Palmeiras.

Leonardo disse...

Não penso que o momento seja para críticas, penso que devemos, mais do que nunca, apoiar o Palmeiras.

Infelizmente duvido que tenhamos mais de 15 mil palmeirenses no jogo de sábado, mais sábado temos que vencer a qualquer custo!

Ao Pacaembu!

vitor disse...

só 2 observações rápidas pq cansei de dar murro em ponta de faca.

fomos campeões da CdB pq só teve 4 jogos realmente, demos uma cagada monstra contra o gremio, onde se jogassemos mais 9x com eles a gente perdia todas e dpois o juizão ajudou contra o coxa.

outra, não vão abaixar os preços dos ingressos. 1º pq eles fizeram aquele papelão antes do clássico com o santos por 100mil reais, e 2º pq iria por terra aquele plano "genial" de sócio torcedor q eles lançaram.

ps: e foda-se todas as taradas anonimas q vierem encher o saco.

vitor disse...

só 2 observações rápidas pq cansei de dar murro em ponta de faca.

fomos campeões da CdB pq só teve 4 jogos realmente, demos uma cagada monstra contra o gremio, onde se jogassemos mais 9x com eles a gente perdia todas e dpois o juizão ajudou contra o coxa.

outra, não vão abaixar os preços dos ingressos. 1º pq eles fizeram aquele papelão antes do clássico com o santos por 100mil reais, e 2º pq iria por terra aquele plano "genial" de sócio torcedor q eles lançaram.

ps: e foda-se todas as taradas anonimas q vierem encher o saco.

Rafael-DF disse...

Ta foda nossa situação, concordo q a torcida tem q fechar com o time nesse momento mas o time tem q corresponder tbm, ontem não deu pra deixar de sentir um ódio violento ao ver joão cachaça, márcio caramujo e leandro escorrega de bunda amaro em campo fazendo merda atrás de merda.

O Conrado do Verdazzo definiu bem nosso papel nesse final de campeonato: cornos mansos =/

Matheus Trunk disse...

Barneschi: estive ontem no Canindé nessa infeliz noite em que tudo deu errado para o Palmeiras. O time da Portuguesa não é nada demais. Faltou brio e luta para os jogadores alviverdes. João Vitor, Juninho e Leandro Amaro tiveram atuações desastrosas. Conforme você falou, o clube se desdobrou para fazer tudo pelo chileno que não está se empenhando e não merece esse maldito fã-clube. Dá pra escapar dessa situação. É preciso fechar com o clube e dar o apoio irrestrito. Mas precisa mudar logo!

Porcos de Porão disse...

CARALHO, SOMOS PALMEIRAS. NÃO TEMOS QUE FAZER CONTA PORRA NENHUMA. TEMOS QUE JOGAR COMO PALMEIRAS. OS INIMIGOS TÊM QUE VIR PRA SÃO PAULO E TEMER NOSSA CAMISA. NÃO IMPORTA SE É A MARCA TEXTO OU O VERDÃO. TEM QUE TEMER O SÍMBOLO QUE ESTAMPA A NOSSA CAMISA. JOGADORES FILHOS DA PUTA, TENHAM VERGONHA NA CARA E HONREM ESSA CAMISA. SEUS PUTOS!

Porcos de Porão disse...

AH, VÃO TOMAR NO CU OS OPORTUNISTAS DE FINAL. NEM APAREÇAM NO ESTÁDIO, SEUS MERDAS.

Anônimo disse...

Vamos ser sinceros. O Palmeiras foi campeão invicto porque, com exceção do Grêmio, os adversários eram bem meia boca. Não tinha Fla, Inter, Corinthians, Santos e Vasco. Não teve SP e nem Cruzeiro no caminho. Moleza. Agora estão surpresos com o mau rendimento no BR. Lógico, agora o Palmeiras enfrenta times bons. Simples

Anônimo disse...

Se no final, tudo der certo, pelo menos seremos Cornos Mansos Contentes!Já comecei a rezar muito e a acender velas todos os dias, pois com essa turma de perna de paus, só mesmo um milagre e muita energia positiva emitida pela torcida! Só essa torcida maravilhosa salvará esse time! Recuso-me a pensar na queda! Só penso na nossa subida na tabela! Que San Gennaro tenha piedade de nós e nos ajude!

gazu disse...

Ao PACAEMBÚ senhores!!!!

AVANTI PALESTRA SCHOPPIA CHE LA VITTORIA E NOSTRA.


Unknown disse...

Ontem fui no Canindé para passar uma das maiores vergonhas da minha vida,não entendo como esse time ainda tem tantos milhões de torcedores,é tanta merda q vou ter que colocar em tópicos

1-Pra que renovar 5 anos com Mazinho e Vinícius???!!?!?!??!

2-Se foi o Acaz que dedurou JV canabrava,por que o Felipão não o dispensou

3-o Barcos fez sua pior partida com nossa camisa hoje,rezo para não seja o efeito seleção argentina

4-O Miko Leite é o maior vagabundo que usou nossa camisa

5-O Felipão é um dos meus grandes ídolos no futebol,mas seu trabalho em termos de padrão tático é de vomitar

6-O Juninho está jogando pior que Gerley,Rivaldo,Misso e Lúcio Vagabundo juntos

7-Enquanto esses CRÁPULAS,velhos decrépitos que sugam o Palmeiras não saírem de lá nem que for na base da PORRADA a coisa não vai andar nem com eleição direta.

Tá Foda Barneschi!!!

Ugiette disse...

entra ano e sai ano e o mesmo papo...
vou resumir as coisas pra ver se alguem entende, por que eu já entendi faz tempo.
o Valdivia é chinelo, mas todo elenco mesmo quando tá rachado gosta do cara.
o kleber gostava do cara, o marcos gostava do cara, o barcos gosta dele, o João canabrava deve gostar dele tbm... todo mundo gosta do valdivia... solução?
bota o valdivia de aux. tecnico. o time vai jogar por ele vei... não dá responsa nenhuma pro filho da puta... pq se ele tiver que escolher qq coisa vai dar em merda, mas manda ele ficar pilhando a galera... pronto essa porra tá resolvida.
se o verme usasse a influencia que ele tem pra fazer o time jogar o Palestra tava no g4.
só prestar atenção sempre q algum jogo em particular é importante pra esse verme o time dá sangue.

Ugiette disse...

o filho da puta foi sequestrado, voltou, o jogo era importante pra ele... ele jogou bem, o time se matou em campo.
é só um exemplo...
eu fumei um baseado agora, na verdade ainda to fumando, mas parece claro que esses putos jogam pelo chileno chinelo.

Anônimo disse...

" mesmo time que ganhou a Copa do Brasil" ...não sejam cegos! O palmeiras só ganhou de um TIME (Gremio) nesta copinha...o resto era timinho de segunda e terceira divisão. Título para enganar trouxas e coitadinhos carentes de títulos... de 36 anos prá cá o atual palmeiras só foi PALMEIRAS em seis anos (93 a 99) mesmo assim com a Parmalat. A verdade doa a quem doer? O palmeiras deixou de ser grande! Pena...

Anônimo disse...

Eu não consigo entender o que leva um ser humano que se diz palmeirense a vestir aquela aberração amarela. O pior é a poluição que essa camiseta de merda gera na arquibancada que devia ser toda verde e branca.

CIOL, Felipe disse...

Eu não sei o que é pior. Ver o time jogando com a camisa amarela ou ver que tem torcedor que compra aquela merda fluorecente !

Anônimo disse...

Não consigo entender muitos de nós desvalorizando o título e falando que só jogamos contra o grêmio e ganhamos do coxa roubado..

Roubado é o caralho coritiba perdeu uns 10 gols e nós fizemos dois.

Agora é sofrimento até o fim do ano!
Mas sabado é nóis, vinho vagabundo e breja na Charles Miller e vamos ganhar porco!

"Porco! Canta comigo, nessa campanha quero sempre estar contigo..."

Obs.: O mano do baseado ai, ta certinho! kkkk

Raoni

Unknown disse...

Parem de espinafrar a conquista da copa do Brasil!!

Não é porque tá na zona de rebaixamento que temos que desvalorizar a Copa,parem de exagerar!

Lucas F. disse...

Ficar diminuindo a conquista da Copa do Brasil não dá.

"Ah, mas não tinha Cruzeiro, SPFC etc."

Só pra lembrar: nas quartas-de-final eliminamos a Brisa/PR, que havia eliminado esse mesmo Cruzeiro na fase anterior. Fomos campeões fazendo a final contra o Coritiba, que tirou os bambis na semifinal. E não existe "sorte" ou "cagada" que faça um time ganhar de 2 x 0 do Grêmio em pleno Olímpico.

Então, parem de menosprezar essa conquista, fazer isso é diminuir o Palmeiras. O momento é de apoiar.

Anônimo disse...

Quem menospreza a conquista da Copa do Brasil, podem me xingar mas só pode ser cara que não vai no estadio e não estava no couto pereira ou no olímpico(esse não fui)!

Todos times que ganham copa do Brasil então são lixos, já que os melhores do Brasil estão na Libertadores.

Raoni

Saandroo disse...

Ingresso mais barato para a torcida do Palmeiras amanhã contra o Grêmio: 40 pau!! 40 paus pra ficar naquela rampa tosca que chamam de tobogã. Eu sempre vejo aquela merda cheia nos jogos dos gambas e duvido que eles cobram 40 pila dos imundos que ali ficam. Certamente é menos.
JOGO DE AMANHÃ TINHA QUE SER PORTÕES ABERTOS DIRETORIA DE MERDA!! Chega de afastar o torcedor palmeirense do esádio, chega de nos humilhar em troca de migalha$$$ como foi aquela ação de marketing ridicula deixando os nomes imundos de SP e Gambas aparecer em um jogo que era Palmeiras e Santos!! Tirone maldito!! Corja maldita!!

Marco disse...

Aos falsos palmeirenses que diminuem a conquista da Copa do Brasil, que a taça seja enfiada pelo CU de vcs, começando pela parte de baixo. E o Palmeiras nunca vai deixar de ser grande, apesar do enorme esforço da diretoria nesse sentido.

Amanhã todo mundo no Pacaembu p/ apoiar até o fim do jogo.

Rodrigo Barneschi disse...

Acompanhei todos os debates e as opiniões aí e, de maneira geral, quero me limitar ao seguinte:

Não há lógica alguma no desmerecimento do título da Copa do Brasil. Foi uma conquista grandiosa e sabemos disso todos os que estivemos em cada um dos duelos desta batalha (no Buraco de Barueri, uma casa das menos convidativas, ao Olímpico e depois ao Couto Pereira). Vencemos quase sem time, quase sem elenco, na base da superação e com a força da camisa. Desmerecer isso significa desmerecer o próprio Palmeiras.

Eu não quero entrar no mérito de debate técnicos ou táticos. Sei apenas que o Palmeiras precisa da sua torcida, e ela deve fazer a sua parte.

Vamos ao estádio, portanto. Todo o resto não importa.

Abraços

Anônimo disse...

publico de 11.000 ridiculo!!!!! qual a desculpa para nao ir ao estadio? cade os fdp que se matarampor um ingresso na final da copado brasil??????

Anônimo disse...

Não sei se foi tanta cagada contra o Grêmio na CdB. No jogo de ontem, também não perdeu (inclusive jogou melhor).

Rafael disse...

claro que o ideal era ter muito mais gente, mas o público de sábado superou (um pouco, não muito) minha expectativa.

até quinta.