03 abril 2013

Le hicimos el aguante

*Para efeitos, futebolísticos, "aguante" pode ser traduzido como o ato de "apoiar", "incentivar", "torcer" mesmo. Não um "torcer" qualquer, mas sim o das hinchadas argentinas e uruguayas. No sentido literal, o verbo "aguantar" poderia ser traduzido como "aguentar", "suportar" ou mesmo "resistir". Entendam o título como julgarem melhor.


O Palmeiras surgiu no gramado do Pacaembu nesta noite de terça-feira com aquele que foi certamente o pior e mais desfigurado time de toda a sua história - considerando jogos que valiam alguma coisa. De 1 a 11 (se ainda existisse isso), passando pelo banco de reservas, o cenário era desolador. Se o time titular já é frágil, o que dizer de um grupo que teve de ir a campo com uma dúzia de desfalques - e que, logo de cara, perde uma de suas únicas peças com certa qualidade? Para completar o quadro, era noite de Libertadores e o adversário era argentino. Que tal?

É bem verdade que o oponente em questão é provavelmente o pior representante da Argentina em toda a história da Libertadores (por favor, que voltem os grandes River, Racing, San Lorenzo, Independiente...). Ainda assim, sem um time inteiro à disposição e com um grupo que não é nada além de um bando de camisas numeradas que entram e saem sem fazer a menor diferença, o Palmeiras precisava de algo mais para buscar a vitória.

E esse algo mais surgiu de onde sempre veio e sempre haverá de vir algo mais: da arquibancada.

Porque o que fizemos nesta última noite na cancha municipal foi por demais grandioso. Não foi apenas uma noite de apoio incondicional, irrestrito e, a bem da verdade, cego; foi mais do que isso. Não se tratou somente de uma torcida que se pôs a cantar do primeiro ao último minuto; foi muito além. Foi uma noite em que a torcida entendeu que ou ela carregava nas costas aquele time esfacelado a vestir a sagrada camisa alviverde com um P no peito ou nada mais restaria. Foi uma noite em que a torcida compreendeu o seu papel e o executou com maestria e com uma devoção comovente. Foi uma noite única. Uma noite que só pode ser plenamente assimilada pelos que lá estivemos - e todos os demais haverão de se resignar à condição de não terem vivenciado nada parecido.

Foi uma noite apenas, e bem sabemos que pode não levar a lugar algum - é o mais provável. Mas o alviverde imponente surgiu uma vez mais. Sem time. Sem um técnico à altura. Ainda sem casa. Mas com uma torcida que, querendo, só precisa dela própria para fazer do Palmeiras o gigante que ele é.

###

_Repito: o time do Tigre é provavelmente o pior time que já representou a Argentina em toda a história da Libertadores. E essa constatação, senhores, só faz ampliar o vexame da derrota que sofremos no jogo da ida. Uma vergonha que pode nos custar a vaga.

_Foi tão grandiosa a vitória que eu vou até poupar os nobres, valorosos e destemidos homens do 2º BP Choque pela insistência em fecharem a escadaria. Fica pra próxima.

_E aí, putos do abaixo-assinado contra a Mancha: onde vocês estavam ontem? O que têm a dizer sobre o empurrão vindo da organizada, que inflamou todo o estádio?

_Faltou a colaboração do Foto Torcida para o post fica melhor. Aí pergunto: alguém aí conseguiu fazer boas imagens da torcida ontem? Da arquibancada, da Mancha, o que for? Eu publico aqui com o devido crédito.

37 comentários:

Gabriel Teixeira disse...

Vivenciei um sentimento parecido do que foi aquele Grêmio x Palmeiras no Olímpico ano passado.

Pode colocar esses três pontos na nossa conta.

Felipe ZS disse...

Fala barneschi, foi sensacional, presenciei os coxinha levando 3 nego nosso que pulou no alambrado pra comemorar o gol do mancha, acredita?

proximo jogo vou de terno e gravata pq tao matando o torcedor!!! ABRAÇO

CASSELLl disse...

Sou de 1982 e com certeza este foi o pior quadro que já envergou nosso manto. Não me lembro de time pior.

Unknown disse...

Ontem foi uma noite de PALMEIRAS!
São noite como essas que dão um renovada no ânimo.
Domingo Campinas e quinta Pacaembu, vamos chegar rapaziada, foda-se quem vai jogar o que vale são os 11 nego de verde lutando pela vitória!

Unknown disse...

PS: Se o 19 fosse só um pouquinho melhor o jogo seria 4 a 0.

Matheus Trunk disse...

Prezado Barneschi: foram horas indescritíveis as vividas no Pacaembu ontem. O resultado ideal foi obtido, embora sabemos que temos um elenco tecnicamente razoável. Dependemos muito do jogo da semana que vem contra o Libertad para sabermos se podemos avançar para a segunda fase da Liberta. Vai ser outro jogo na base da raça e superação. Esse 2013 será um ano verde Barneschi.

Anônimo disse...

que o time é fraco todos sabemos, mas hoje é dia de bater palma pelo que jogaram e não de fazer comentarios a respeito desse ou daquele jogador.

Edilson disse...

Infelizmente não pude ir ontem ao Pacaembu por conta da faculdade, fiquei ouvindo no rádio a torcida e pensava, Pulta que Pariu devia estar lá com o meu irmão.

andre disse...

Barneschi, de tanto falar mal do camisa 19 , hoje faria bem para você elogiá-lo,Belo Post novamente

Rafael Teixeira disse...

Coisa linda a torcida

acreano disse...

ahhhhhhhhh
como é bom ir ao estádio!!!

sensacional a noite de ontem... para quem não foi, só posso lamentar .

Abraços!

@anakan

elcio disse...

Eh muita prepotencia dar todos os meritos somente a torcida.
So porque foi o 19 o ator principal?

Anônimo disse...

Isso é Palmeiras! Só o amor ao clube e uma paixão sem limites podem proporcionar esse espetáculo e toda essa alegria! Não importa que sejam momentos fugazes, pois para nós, torcedores apaixonados por esse time, cada momento como esse, reedita em nossas lembranças a linda história vencedora e pioneira do grande Palestra Itália. História e tradição de grandes Academias que jamais serão conspurcadas pela inveja e despeito dos inimigos de plantão! Meu Palmeiras, estarei sempre junto, incondicionalmente, na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença! Eu canto, eu sou Palmeiras até morrer!

Danilo Pilan disse...

Fazia tempo que não via a torcida daquele jeito. AVANTI PALESTRA!

Anônimo disse...

Zaga do Palmeiras;

Airton - de Piracicaba
Mauricio Ramos - de Piracicaba
Marcelo Oliveira - de Piracicaba

Ta parecendo o XV.

Leonardo disse...

Grande vitória!

Não fui ao Pacaembu ontem à noite, mas domingo estarei no Moisés Lucarelli.

AVANTE, PALESTRA! Iremos nos classificar!

Anônimo disse...

Belo texto.
PALMEIRAS É PALMEIRAS.
Por isso não tem essa de 19 e de torcida, somos todos PELO PALMEIRAS.
Quando ganha TODOS GANHAMOS.
Quando perde TODOS PERDEMOS.
Quando irmos ao campo assistir ao jogo, temos que fazer a nossa função na engrenagem, que é torcer e do começo ao fim, como foi ontem.
E eles jogadores tem que fazer a função deles, se não tem categoria, corre mais e se doa mais, como foi ontem.
E da diretoria temos que cobrar sim para colocarem a casa em ordem ($$$) pois como dizia meu Avô: "Casa que não tem pão, ningeum tem razão".

GilMackoy disse...

Noite alviverde. Noite de Palmeiras.

Noite que me fez lembrar da final da Liberta de 99, mas desta vez no Porcoembu, naquela no saudoso Palestra.

Zoinho disse...

Na saída vi uns coxas dando borrachada nos caras q estavam vendendo brejas. É proibido ok, mas bater no cara e chutar o isopor apenas para o cara perder a mercadoria é de uma falta de caráter sem tamanho !!

Zoinho

Raul Martins Dias disse...

Indescritível. Embora seja verdade que o time do Tigres é horroroso, o que me agradou foi a postura do Palmeiras. Os jogadores jogando com vontade, indo em todas as bolas, todos fazendo o seu melhor, dentro de suas limitações. Se jogar todo jogo assim, teremos belas surpresas.

João Felipe disse...

Vale lembrar que o Palmeiras está 100% (em casa) nos jogos com a presença da mancha.

Néspoli disse...

Ao final da partida os jogadores saudaram a torcida, fazia tempo que eles não tinham tal atitude.

Está na hora deles perceberem que o barco é um só e estamos todos juntos.

Cada um fazendo sua parte, nós na bancada e eles em campo. Que a sintonia mostrada ontem sirva para qeu alguns conheçam o Palmeiras.

Até domingo,

@AvantiVerde

Unknown disse...

Como faz diferença no clima do estádio a bateria da MV,sem contar as faixas q embelezam o estádio demais,foda-se se essa noite não vai levar a nada,são essas noites fazem essa porra toda ter sentido

Mirandolla disse...

Faço coro ao Luiz Fernando.

Se não levar a nada que pena, noites como essa não tem preço.

Nos jogos do Paulista não sentimos o clima de futebol, com bateria, vibração, barulho.

Esse jogo é quase como um premio por frequentar jogos contra São Bernardo, Paulista entre outros com atmosfera entediante

BrunoBatera disse...

Fora tudo isso, ainda quebramos um tabu de 13 anos (10 jogos), sem vencer um clube argentino. Vc pediuuma foto, pode ser essa. Peguei do GE. Abs

http://twitpic.com/cgr3tf

Renato Moreira disse...

Alguém ficou preso mais de 1h no trânsito infernal que se deu no pós jogo pela blitz da Lei seca?

Pergunta: A blitz esta sendo aplicada também para os jogos dos outros time de SP?

Sensacional o jogo, "habemus torcida!"

Anônimo disse...

Rodrigo, sei que nao é o tema do seu post, mas nao poderia deixar de anexar a noticia abaixo. Trata-se decisao judicial contrária a um questionamento de uma babaca sobre conforto em estádio. Abraço
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1256796-juiz-de-minas-diz-que-torcedor-nao-deve-esperar-por-conforto-em-estadio.shtml

Jhonatan disse...

Palmeirenses eu vim aqui pedir para vocês curtirem essa page aqui
https://www.facebook.com/FrasesDeBoleirosPalmeirenses?ref=hl

Vale a pena porque é uma page sobre o Palmeiras , muito boa as postagens , cliquem em curtir , não custa nada ! Obrigado Pela Colaboração !

Unknown disse...

Estive no Pacaembú nesta terça feira e foi uma das melhores sensações que tive nos ultimos tempos.
E ainda levei 3 amigos meus que nuca tinham ido ver o Palmeiras no estadio.
Acho que não teria jogo melhor para inicialos, espero que continuem indo a jogos.

Unknown disse...

Ingresso garantidissimo pra quinta feira!
vamo empurrar o time para a classificação!....pq depende da gente levar o time nas costas!!!!!!
..."Foi uma noite apenas, e bem sabemos que pode não levar a lugar algum - é o mais provável. Mas o alviverde imponente surgiu uma vez mais. Sem time. Sem um técnico à altura. Ainda sem casa. Mas com uma torcida que, querendo, só precisa dela própria para fazer do Palmeiras o gigante que ele é"

Anônimo disse...

qta abobrinha num blog só....nossa....

Caio Beraldo disse...

De fato, noites como esta não têm preço. Confesso que não sentia a mesma energia há algum tempo. Confesso também que não foi tão boa quanto a de 2009, mas o sentimento de superação, como comentei em seu post anterior, é similar.

Poderíamos ter mais de 20 mil. Logo depois do jogo recebi mensagens de amigos querendo informações sobre o ingresso de quinta.

Certas coisas nunca mudam...

Caio Beraldo
http://seopalmeirasfoijogareufui.blogspot.com/

Bruno Furlaneto disse...

Foi uma grande noite, e a de quinta há de ser ainda maior.

Anônimo disse...

Hinchada de Palmeiras...es loca...sds.

Coringa disse...


faço a pergunta pros putos paga paus da Mancha:
Ela tem mais de 60 mil associados. Se ela é quem vai no estádio e empurra o time, se sem ela o estádio fica vazio, e blá blá blá... pq o estádio não enche em todos os jogos? Ela pode revezar e mandar um terço da torcida organizada em cada jogo que dá mais de 20 mil só dela... Não é a Mancha que vai no estádio... vai alguns manchistas que são palmeirenses. Vai mais gente da Mancha no carnaval que nos jogos. Eles ligam mais pra eles que pro Palmeiras.
Como vc acha lindo aquela vergonha de bandeirão da Mancha que nem tinha o símbolo do Palmeiras nele?

BrunoBatera disse...

Cara, lembra desse post http://forzapalestra.blogspot.com.br/2011/02/br1994-campanha-comentada.html sobre o Brasileirão/94? Hj, eu estava relendo ele, pois pra mim 94 foi o melhor ano da história do Palmeiras. E no post sobre a semi-final, contra o Guarani, vc não tinha achado nenhum vídeo do 1º jogo, que foi numa noite de quinta-feira, no Pacaembu. Pois bem, se é que vc já não achou, está aqui uma reportagem com os gols daquele jogo épico. Abs http://www.youtube.com/watch?v=hb9_Tnozujs

Anônimo disse...

Reclamam que a torcida não vai...

quando vai, reclamam....

certas coisas nunca mudam.