20 maio 2009

Madureira, a decadência em números

O Júnior, incansável e estatístico blogueiro do Aqui é Palestra, trata aqui de algo que aflige a muitos de nós, dos mais aos menos confiantes: o fator Luxemburgo. Recomendo primeiro a análise dele para então entrar nos números, com os quais eu também tenho bastante familiaridade.

Se a decadência do Madureira tem uma série de causas e conseqüências, é verdade também que muitas delas podem ser contestadas, caindo na vala comum das opiniões pessoais. Compete aos números a tarefa de referendar certas posições e argumentações. Vamos lá:

Luxemburgo no Palestra (1993-1994; 1995-1996; e 2002)
4 derrotas em 95 jogos (4.2%)

Luxemburgo no Palestra (2008-2009)

6 derrotas em 42 jogos (14.2%)

P
ara não ficar apenas com a frieza dos números, podemos avaliar o alcance e o tamanho de cada uma das derrotas caseiras:

As quatro primeiras:


11.11.1993
Palmeiras 0 x 1 Santos/SP
Uma das duas únicas do BR-93. Gol de Guga, quinta à noite. 31.951 pagantes. Mais um acidente de percurso que qualquer outra coisa.

02.11.1994
Palmeiras 0 x 1 Guarani/SP
Com a classificação assegurada para a fase seguinte do BR-94, derrota para o Guarani, então o grande time daquele campeonato. Quarta à tarde, feriado. Gol de Amoroso. Sem conseqüências.

03.12.1995
Palmeiras 1 x 2 Portuguesa/SP
Com os dois times eliminados, o Palmeiras leva dois gols de Flávio, o Guarujá, e se despede do Brasileiro. Mas o pensamento já estava focado no grande time que viria em 1996.

19.06.1996
Palmeiras 1 x 2 Cruzeiro/MG A única derrota traumática. E que trauma!


As seis (!) últimas:

04.09.2008
Palmeiras 0 x 3 Sport/PE
O Madureira de 1993/1994 jamais perderia um jogo assim...

22.10.2008 Palmeiras 0 x 1 Argentinos Jrs./ARG
Fomos roubados, é verdade. Mas o mais marcante foi a presença do Madureira nos estúdios da emissora de TV no jogo de volta, enquanto o time reserva apanhava lá em BsAs. É sintomático.

09.11.2008
Palmeiras 0 x 1 Grêmio/RS
Na hora de decidir, o Madureira surtou. O time foi junto...

07.12.2008
Palmeiras 0 x 1 Botafogo/RJ 
Perdemos para um time sem-salário. E a derrota, mais uma, nos atirou neste maldito grupo da morte na Libertadores.

03.03.2009 Palmeiras 1 x 3 Colo Colo/CHI 
Madureira pode dividir a culpa com os oportunistas do Setor Visa.

18.04.2009
Palmeiras 1 x 2 Santos/SP 
Só Diego Souza salva!

Como se vê, meus caros, o Madureira precisou de 11 jogos no segundo semestre do ano passado - ou dois meses - para igualar o número de derrotas que tinha sofrido em casa nos quase 100 duelos de suas passagens anteriores. Pior: o time perdeu as quatro vezes sem fazer gols. Isso basta como complemento à análise inicial. 

Alguns poderão pensar que este não é o momento de apresentar tais números. Pois eu penso que não poderia haver melhor ocasião. Temos aí um clássico contra o SPFC e um duelo decisivo contra a escola uruguaia, ambos na nossa casa.

E o homem do meio milhão de reais por mês pode então calar a minha boca e a de todos os que apontam a sua decadência.

***

Felipe Giocondo, outro dos bons amigos que eu fiz nos últimos meses, escreve pouco em seu blog, o sobre Porcos e Ratos. Mas o faz com enorme propriedade, como neste caso específico.

51 comentários:

Unknown disse...

http://www.youtube.com/watch?v=vwspEFhxi90&feature=player_embedded

MAno olha esse video, vc sabe criança naum mente !!

Abraços

Zoinho

Unknown disse...

Ninguém é obrigado a gostar do Luxa, mas externar o seu descontentamento pessoal com este técnico comparando numericamente o que ele tinha de elenco na Era Parmalat e o que tem hoje em dia é prá lá de ridículo...A análise sob este ângulo é de quem tem antipatia gratuita pelo cara e quer ver o Palmeiras dirigido por um algum imbecil como o Wagner Mancini

Rodrigo Barneschi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Barneschi disse...

Cachiello,

Sugiro a você que verifique a qualidade dos times para os quais o Madureira perdeu em casa. A saber: Ixpót (um vexatório 0 a 3), Argentinos Jrs., Grêmio, Botafogo sem-salário, Colo Colo (que perdeu os outros três jogos contra brasileiros) e Santos.

E avalie também as sucessivas cagadas do nosso treinador, jogo após jogo. As besteiras na Ilha do Retiro, no Beira-Rio e em tantos outros estádios.

Não sei se você acompanha o time no estádio e se percebe os pequenos detalhes, mas a verdade é que o Luxa está desequilibrado e sem foco já há muito tempo.

A decadência é conseqüência direta disso.

E, na boa, meu caro, nego que ganha R$ 500 mil por mês tem mais é que ser cobrado à altura.

Sei lá se o Vagner Mancini é imbecil ou não. Mas sei que ele deve ganhar 20% do salário do Luxa e entrega isso para o seu clube.

Juliano disse...

e se i luxa calar sua boca contra os bichas e o nacional????

leoppaes disse...

luxa ta em decadencia concordo! mais o time de hoje comparado com aqueles ta em muito mais decadencia!

Sabdro-SSA disse...

A análise fria não é conclusiva e não deixa de ser algo meio PVC, na medida em que somente com essas informações não é possível estabelecer o verdadeiro nexo causal, em função das muitas variáveis não-observáveis que podem explicar o comportamento que se pretende julgar (derrotas em casa). Como disse Cachiello, o time do Palmeiras de 93-94 além de ser uma máquina estava muito acima dos demais. Me parece também que o Luxa de hoje não é o mesmo de 93-94, quando apenas cutucava uma manicure ali e ia num pagode acolá. Para mim é evidente também que o técnico não tem a mesma pegada de antes, não treina o time, está mais preocupado com seus negócios extra-campo e por aí vai. Isso até as paredes mijadas dos sanitários do palestra sabem. Porém, atribuir a esse ponto o caráter pivotal e determinante no comportamento do time, para mim é algo superficial, o que não deixa de ser um ótimo tema para uma conversa de boteco, não mais que isso.

No mais, parabéns pelo blog que acesso diriamente e que me nutre de informações sobre o Palestra.

Abraço,
Sandro - SSA-BA

Bruno D'Angelo disse...

Não quero desmerecer o que o Jr fez , mas não precisamos de números para perceber que o Madureira vem decadente há um bom tempo.
Esses números nos dão a certeza disso.

E se nos anos idos o nosso time era muito melhor , outros times também tinham elencos melhores e o futebol era bem diferente.

Portanto , o Madureira já não é mais o mesmo.

Abraço.

Bruno D'Angelo.

pedro disse...

Barneschi,

Vou fazer aqui o advogado do Diabo. Qual foi o último grande título que conquistamos? O Paulista do ano passado. (E aí você pode por seus números: não perdemos nenhuma no palestra.)

Qual o papel do Luxemburgo na conquista? Grande, quase crucial. O Luxa consegue por o craque para jogar, Valdívia foi o nome do estadual. No Brasileiro, após um começo morno, estava sendo o que se esperava dele, o time já estava se aprontando até ele ser vendido. (Acho que não perdemos com o Valdívia e o Luxa no Palestra).

Qual o papel do Luxa na venda do Valdívia? Grande. Talvez crucial...

O time foi desmontado e nenhum dos jogadores que foram bem no estadual (tirando o Valdívia e o Henrique)está jogando pedrinha nos seus novos clubes (de onde se conclui que o Luxemburgo ainda sabe tirar algo de seus jogadores...)

Bom, mas não dá para negar: o estado de desânimo (veja, chegamos em quarto, tínhamos chance de ser campeões e com um time que, convenhamos, era bastante medíocre - Alex Mineiro é reserva do Grêmio.), o desmonte do time tem tudo a ver com o Luxemburgo. Estávamos deprimidos. Quarta força no estadual, segundo alguns.

E no começo do Paulista o time aparece voando. "Esse é o Luxa que pensei que tinha acabado: um time rápido, envolvente, com ganas de gol e muita variação de jogada..." E novamente o time vira o fio. Antes mesmo da metade do Paulista já considerávamos o Paulista como favas contada, desdenhávamos como Paulistinha e dizíamos: ganhar o paulistinha apenas, de novo, é pouco, muito pouco para quem ganha
500.000" e aí vem o custo Luxemburgo: se um paulistinha é pouco, se não se faz mais que a obrigação, não se ganha nem um paulistinha. Aliás, não se ganha nem do Colo Colo.

Em resumo, junto com o Luxa vem uma soberba, bastante culpa do Luxa, mas uma soberba da torcida, de nós. Quem não desdenhou o Paulistinha e achou pouco? Parabéns para o Ronaldo que soube dar valor ao que tem valor. E ficamos chupando o dedo.

Mais um pouco e vamos ficar parecendo os Bambis:
"Por que tanta festa? Foi só um paulistinha..."

Talvez essa repulsa ao Luxa venha por que ele inspira em nós nossos piores instintos, uma certa soberba. E não pelos resultados em si.

Abraços,
Pedro.

Vitor dos Reis disse...

Juliano, já ia mandar vc se catar no outro post, mas não mandei.Então, vá agora!!

Respeito todas as opiniões, mas para mim o Luxa já deveria estar fora faz tempo.Como eu sempre digo, se colocar qualquer zé da esquina de técnico com as CONDIÇÕES e MORDOMIAS que o Luxa tem, nós seriamos campeões de TUDO! Simples assim, porque teriamos um técnico e não um empresário.

Abraços,

Rodrigo Barneschi disse...

Juliano:
Posso te garantir que ele é bem pago para isso. E, embora devesse, não está muito preocupado com o que pensa a torcida.

Leonardo:
E os rivais também, é bom dizer. De toda forma, o que se discute aqui é a maneira como ele perdeu os jogos em casa nesta quarta passagem pelo Palestra. Foram derrotas com apatia, com o time sendo dominado o tempo todo, sem fazer gols, sem reação. Isso não acontecia antes. É uma questão de foco, de comprometimento, de determinação, de querer que as coisas dêem certo. O Luxa perdeu isso tudo e nem os R$ 500 mil/mês resolvem.

Sandro:
Valeu, cara! Mas eu não tive a intenção aqui de destacar as causas da decadência. Em rápidas palavras, diria tratar-se de "falta de foco", mas meu objetivo não é fazer esta análise. Os jogos estão todos aí, e fica fácil constatar a falta de reação do time, a apatia e essas coisas todas que levaram a derrotas vexatórias em casa. De certa forma, é isso que você colocou na sua análise. Só faço um aparte: não coloco toda a culpa no Luxa; pelo contrário. Até porque não temos muito o que culpar agora. O importante é empurrar o time às vitórias. Só tenho medo do que ele pode aprontar.

Pedro:
Pois então, cara, a sua análise só reforça tudo o que eu disse. O cara é bom. O cara sabe o que faz. O cara mereceria ganhar o que ganha. Mas ele perdeu o foco, perdeu o tesão, perdeu sei lá o quê. E aí nós estamos pagando por isso...

***

De resto e em tom mais geral, cabe dizer o seguinte: Luxa comandou o time de 2002 durante oito meses. Era um time bem meia-boca (e seria rebaixado no final do ano). No entanto, ele passou todo aquele ano sem perder um jogo sequer. E fez o mesmo em 1995, com um time em transição e que foi ser derrotado apenas na rodada final, já sem qualquer aspiração.

O Luxa de 1993/1994, mesmo com um time meia-boca, não perderia os jogos que já perdeu nessa última passagem.

Anônimo disse...

Ao ler estes vários questionamentos a respeito da competência de nosso atual treinador, fico em dúvida quanto à opinião que devo formar. E por uma razão relativamente simples: não gostaria de ver o Palmeiras sendo treinado por um intelectualóide como o Paulo Autuori, por um galhofeiro como o Leão, nem por um sujeito opaco como o Geninho.

Creio que precisemos de um sujeito que consiga dosar as coisas. Que seja inteligente sem ser chato, que tenha personalidade forte sem ser estrela. Que imponha ao elenco um forte estilo de jogo, mas sem discursos filosóficos e vazios. Que dê respostas atravessadas a jornalistas vagabundos, mas sem exigir do clube tratamento digno de ministro. E que, por uma questão de honra à nossa camisa, tenha projeção, tenha porte, seja reconhecido como vencedor. Profissionais com este perfil são, via de regra, os que garantem os melhores resultados. Este era o caso do Felipão, por exemplo – ao menos a meu ver.

E este é, em alguns aspectos, o perfil do Luxa. Lembremo-nos de que ele já não é mais tão egocêntrico como era quando chegou, provavelmente por conta das últimas frustrações. Ele parece ter amadurecido como profissional, nos últimos tempos. Além disto, ele consegue garantir que o time jogue bem sem ter que recorrer a táticas complexas, acadêmicas. Sem firulas, no fim das contas. E, quanto ao seu currículo, não há o que discutir.

Daí a minha dúvida. Mesmo com os seus já conhecidos problemas – e com a sua visível queda de desempenho em relação às suas últimas passagens por aqui -, o Luxa não é opção melhor do que treinadores falastrões como Autuori, Renê Simões ou Parreira? Ou do que treinadores galhofeiros e insignificantes com Leão, Renato Gaúcho e Geninho? Tenho para mim que ele talvez ele seja o treinador ideal para o Palmeiras, tendo em conta os outros treinadores do mercado.

Bruno D'Angelo disse...

Que o Luxemburgo é capaz , todos nós sabemos.
Resta saber se agora ele não está muito afim (acomodado) ou está realmente decadente.

Bruno D'Angelo.

danilo disse...

volta picerni

Bruno D'Angelo disse...

Danilo , não é o caso de pedirem a cabeça do Luxemburgo. Acontece que ele não é mais o mesmo!
Desde o ano passado , o time sempre se mostra instável , alternando partidas excelentes com partidas de ruim para péssimas.

E outro fator , que era um forte argumento do treinador , hoje se mostra mais evidente : o n° de derrotas em casa aumentou!

Abraço.

Bruno D'Angelo.

Rodrigo Barneschi disse...

Aí é com você, Danilo. Ninguém aqui falou em Picerni.

E eu não entendo como tanta gente se mata para defender alguém que ganha R$ 500 mil por mês e não justifica o salário absurdo.

Pense aí no seu trabalho: se você deixar de produzir e começar a se preocupar mais com assuntos externos, será que seu chefe vai te manter lá sem pressão?

Enfim, tô cansado de nego poupar o Madureira. Eu não faço isso.

Anônimo disse...

Bom, sou o autor do texto que defende o Luxa. Reconheço que o texto foi escrito com mais entusiasmo do que deveria, mas o ponto de vista que defendo está exposto lá, no fim das contas:

Por pior que esteja sendo seu desempenho, o Luxa não está muito aquém do que o mercado de treinadores nos permite ambicionar no momento.

Nicola disse...

Por pior que esteja sendo seu desempenho, o Luxa não está muito aquém do que o mercado de treinadores nos permite ambicionar no momento.Ele deveria era estar aquém do salário que recebe, então...

Pedro disse...

MEU DEUS.
O CAMARADA TEM CORAGEM DE FICAR CONTANDO QTOS JOGOS O LUXA PERDEU!
QDO ELE GANHA, NÃO VEJO NEGUINHO DEFENDER ELE. OU SEJA, PENSA QUE É APENAS A OBRIGAÇÃO.
AGORA QDO O CARA TEM CAPIXABA AO INVÉS DE CAFU, AO INVÉS DE ARCE...
A GENTE ENTENDO PQ PERDE. ELE INDICOU? TALVEZ. MAS PROMESSA É ASSIM. DE 100, SAI UM OU DOIS.
QDO DÃO JUMAR E NÃO MALDONADO COMO ELE SOLICITOU, É FÁCIL METER O PAU. EU REALMENTE ACHO QUE SE DISCUTE MUITO O QTO ELE GANHA. MURICY GANHA MAIS OU MENOS ISSO, A GLORIA MENEZES TB. E ELE NÃO PERDE? CERTO. SÓ EMPATA COM AQUELE MONTE DE TRANQUEIRA. E A MÍDIA BATE PALMA COM UM OBESO NA LINHA DE FRENTE. ENFIM. TORÇO MUITO Q NO FINAL DO ANO, QDO O CONTRATO DO TAL "MADUREIRA" TERMINAR ELE SIGA SEU CAMINHO, E Q VOLTE UM PICERNE, UM BONAMIGO E AE QUERO VER Q QUE ESSE CARA Q FEZ A ESTATISTICA AE VAI FAALR. VOLTA LUXA? TEM CARA Q EH VIÚVA DO FELIPÃO. PQP. O CARA NÃO QUER NEM SABER DE PALMEIRAS. TA SE ACHANDO. SÓ FAZIA TIME BOTINEIRO. MOSTRA AE AS ESTATISTICAS DO DEUS FELIPÃO. VAMOS VER, PROPORCIONALMENTE O QUE ELE FEZ, EM NÚMEROS PRO PALMEIRAS.
ACHO UMA INSANIDADE ESCREVER UMAS BESTEIRAS DESSA. QDO PAGA 50 PRO BONAMIGO NEGO VEM E RECLAMA Q NÃO TEMOS TÉCNICO A ALTURA. QDO PAGA 500 PRO TAL "MADUREIRA" É UM ABSURDO. PENSO QUE O CARA É O IDEAL PRO TIME PQ TRAZ ANUNCIANTES. O PALMEIRAS, ENTRE OS TIMES NO BRASIL, FOI A MARCA MAIS PROCURADA NO GOOGLE. O CURINTIAS COM A GLORIA MENEZES FOI A QUARTA MARCA. FLAMENGO, A TERCEIRA.
BOM, TRAGAM O CUCA. EH NOIS!
VOLTA PICERNE!
VOLTA LEÃO!
VOLTA BONAMIGO!
PRECISAMOS CAIR NO OSTRACISMO NOVAMENTE. PRECISAMOS DISPUTAR O QUINTO LUGAR COM A PORTUGUESA.
MEU DEUS!
QUANTA MEDIOCRIDADE...
SEM MAIS!
UM ABRAÇO.

Claudio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Pedro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Só uma observação:
Eu disse que o boSta juniors ia perder no sábado, depois do Massacre das Barricas...
De um jeito ou de outro vamos para Montevideo!

Vai PALMEIRAS!

Luigi SEP 1914

Pedro Pellegrino disse...

Chupa boca!!!!!!!!

Rodrigo Barneschi disse...

Pedro,

Cara, você é representante do Luxemburgo?

Sim, eu conto as derrotas dele em casa. Conto porque não admito derrotas em casa, menos ainda quando eles acontecem como têm acontecido ultimamente. E isso precisa ficar claro.

Na boa: se o cara ganha R$ 500 mil por mês e onera os cofres do clube, tem mais é que justificar isso. Sim, é obrigação!

E você só pode estar de brincadeira quando questiona Felipão (você tá louco, porra?) ou quando fala que o Madureira traz anunciantes para o Palmeiras (vem cá, você tá bem?).

Por fim, a forma como você se refere ao Ronaldo determina o modo como você vê o futebol. É uma pena...

Abelardo disse...

faz 2 anos q falo verdades sobre o luxa e sou taxado de corneteiro.

Volta, Celso Roth, campeão moral da libertas 2001.

Fernando Miller disse...

Posso garantir uma coisa - o Luxemburgo está muito motivado para vencer essa Libertadores...

Vitor dos Reis disse...

Pedro diz:

"PRECISAMOS CAIR NO OSTRACISMO NOVAMENTE. PRECISAMOS DISPUTAR O QUINTO LUGAR COM A PORTUGUESA."

Por um acaso, o que aconteceu conosco no Brasileiro do ano passado Pedro?
Se eu bem me recordo, não fosse um "milagre", nem na libertadores estariamos, ou estou enganado?

Abraços,

Vitor dos Reis disse...

Ah, e em partes concordo com o meu xará VITOR, pois se é para disputar titulos que volte o Celso Roth, pois com ele disputamos a final da libertadores 2001, correto?
E diga-se de passagem, foi com um time medonho e sem uma TRAFFIC do lado dele. Ja estou cansado desta história de planejamento e blá blá blá, ja escuto isso faz tempo..

Abraços.

Unknown disse...

Mano,
Peguei hoje um jornalzinho dado de graça no farol, Placar !!
E pela 5ºsemana seguida a capa é alguma coisa sobre os bichas, mano hj a capa é " craque no paredão" falando que o Hernanes vai ter uma conversa com o JJ.
Mano naum sei que porra de jornal é esse, mas parece propaganda dos bichas, tipo um jornal GLS.
É de foder !!

Abraços

Zoinho

Vinicius Baratta! disse...

"Oportunistas do setor Visa"...
Oportunista é quem posta na internet alhos e bugalhos sobre o time, a diretoria e o treineiro e depois vai la no PANETONE com PATROCINIO da Samsung.

Na boa, eu nunca venho aqui e quando venho vejo so um monte de baboseira escrita.... comparar os times da decada de 90 com os times de hoje é no minimo burrice.

Baratta

Blog do Meu Saco disse...

Só um detalhe que, para mim, coloca a discussão noutro nível: os times que eles dirigiu em 93/94 e 96, além de muito melhores do que este de 08/09, eram muito mais superiores aos adversários que enfrentavam do que este aos que enfrenta hoje, se é que este chega mesmo a ser superior. A diferença é essa, e só essa. Dêem a Luxemburgo um time parecido com aqueles, e ele ainda lhes devolverá mais do que qualquer outro técnico em atividade no país.

Rodrigo Barneschi disse...

Baratta,

O apelido, com direito até a uma imagem do nada simpático inseto, lhe cai bem. Sei lá qual é a origem, mas o problema é todo teu.

Antes de tudo, advirto-o do seguinte: ninguém pediu que você viesse aqui. Aliás, criaturas oportunistas e torcedores de sofá como você não são bem vistos por aqui. Este, caso você não tenha percebido, é um blog feito de um torcedor de arquibancada para outros iguais. Você não é, como tampouco é homem de falar na minha cara o absurdo que escreveu acima.

Lembro bem da discussão travada no Parmerista! sobre elitização, torcedores de sofá e os verdadeiro torcedores. Lembro bem do debate e dos nomes envolvidos, entre os quais você, que se mostrou desde então um oportunista elitista. Não à toa, pois integra uma categoria bem típica dos nossos dias: a dos jovens reacionários.

Não contente em vir aqui, você ainda escreveu. E escreveu uma besteira enorme, bem representativa de toda a sua falta de caráter. Deveria ser homem de dizer isso pessoalmente.

Certo, eu sei que você não costuma ir a estádios, mas o clube poderia servir para isso.

A resposta mais completa fica para depois, pois eu não pertenço a nenhuma juventude reacionária e preciso tocar minha vida. Mas te advirto: você mexeu com a pessoa errada.

Bruno D'Angelo disse...

Podem dar uma seleção ao Luxemburgo que ele não será mais o mesmo!!!

Tite e Estevam Soares tiveram desepenho melhores com times muito piores. E o primeiro ainda foi mandando embora em meio a um trabalho que tinha tudo para dar certo.

Luxemburgo está decadente. Além disso fala demais e faz muito menos!

Eu não admito que ele não tenha reconhecido que a classificação lá em Recife tenha sido TOTALMENTE RESPONSABILIDADE DO MARCOS!

Ele colocou tudo a perder com um esquema medroso e de time pequeno!!! Só não caimos fora durante o tempo normal , porque temos um milagreiro , um santo no gol.

Ele já foi excelente! Hoje em dia tá na média.

Abraço.

Bruno D'Angelo.

Ju'83 MV UN - Giovanni disse...

Ae Major... Esmagou a baratta!!!...ahahahahhahahaha

Então, estou aqui para convidar todas as pessoas q participam deste blog para o jogo mais aguardado do ano:
NAPOLI X resto da Italia.

Quem for NAPOLETANO, é só comparecer...

Obs.: Voi non siete NAPOLETANI!

Vai PALMEIRAS!!!

Vinicius Baratta! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinicius Baratta! disse...

Barneschi (corrigido, me desculpe),

se voce quiser, eu falo na sua cara, nao tenho problema nenhum com isso.
"Mexeu com a pessoa errada"; "reacionario"... quem você pensa que é pra chamar os outros de oportunista?
Se você não quer debater o assunto, não precisa. Não vou a jogo pq nao posso e ponto. Estive na arquibancada contra a LDU, e ai? E te vi no clube num sabado por aí. Pq vc nao me chamou de reacionario (afe...); de torcedor de sofa e o caralho a quatro? Pq nao fala pro Conrado ou pro Vicente que eles sao oportunistas? Ambos tem cadeira no Visa. Vai lá! Fala na cara deles.
Você nao mede as palavras que usa e por isso escrevi o que escrevi. Você ganhou camiseta da Samsung, ingresso naquele estadio NOJENTO e ainda bateu fotinho todo sorridente, mesmo com o Palmeiras perdendo.
Tá me ameaçando? Beleza, belo palmeirense que você é. Eu nao sou seu inimigo, nem seu amigo. Pra que isso?
Eu nao frequento seu blog pq nao concordo com o seu ponto de vista, acho que esse tipo de rotulo uma tremenda idiotice. Qual o problema de torcer no meu sofa? Se o espaço nao é meu, crie um cadastro e eu nao vou postar aqui. Esse blog é publico, ou seja, qualquer um pode vir aqui e te dar mais um pageviewzinho pra voce continuar ganhando ingresso da Samsung.
"Falta de carater"? Nao sou eu que estou descendo da tamanca...
Gozado que no Parmerista! voce nao disse que eu era oportunista, disse que eu nao o desrespeitei e que comigo era possivel debater. Mas você me chamou de oportunista nesse post, e eu nao vou ficar quieto, ja que sou tao palmeirense quanto voce (so que eu nao ganho camisa do clube por ter um blog).

E o que vc tentou fazer ao falar do meu apelido? Me diminuir por isso? Pff... que ridículo. Que pequenez da sua parte... hahahahahahahahahahahahaha...

Baratta
Baratta
Baratta
Baratta
Baratta
Baratta
Baratta
Baratta
Baratta
Baratta
Baratta
Baratta
Baratta
Baratta
Baratta

e to cagando e andando pro que vc acha do meu nome viu "major"...

Baratta
Baratta
Baratta
Baratta

Unknown disse...

Estou com o Pedro.

Alguns tem uma IRA tão grande do Luxa que não sabem separar a figura pessoal do treinador...

Quando ele ganha, não fez mais que a obrigação pq ganha bem...Quando o TIME perde a culpa é SÓ dele...

Meu chapa, pq vc não faz Post das inúmeras cagadas que o Diego Souza, o queridinho dos blogs, faz em campo, perdendo gols, sendo fominha e acabando com vários contra-ataques segurando a bola desnecessariamente? Ou ele só acerta? Idem K9 e Willians, que não sabe chutar a gol... E a culpa é do Luxa? Pq 2 pesos e 2 medidas com ele?

E as contusões que ele tem que administrar que só acontecem com a gente? (Edmilson, Sandro Silva, willians)? Não atrapalham o cara?

O Luxa não entra em campo para chutar a gol, cabecear e passar a bola... Existe limite para um técnico, ninguém vê isso??

Deixem o nêgo em paz... Os que pedem a saida dele, serão os mesmos que pedirão a saída de Benazi, Dorival Junior, Wager Tonto Mancini, Cuca...

Vamos esperar até o final do Brasileiro APOIANDO, não apenas criticando.

Grato.

Vitor dos Reis disse...

Mcachiello e os que pedem que ele fique serão os mesmos que irão chama-lo de mercenário(de novo) quando ele sair.


*Não vou entrar na discussão com o sr. Baratta porque já li merda demais, e isso basta.

"Esse blog é publico, ou seja, qualquer um pode vir aqui e te dar mais um pageviewzinho pra voce continuar ganhando ingresso da Samsung"

Só pode ser piada isso...

Abraços

Ju'83 MV UN - Giovanni disse...

LUXEMBURGO É BURRO! Mas tomara que cale minha boca, com um título em 2009!

A inveja é uma Merda, MAJOR!
600 jogos ne, MAJOR!?!? Seria vc, o q chamam de torcedor comum???rs

AQUI É PALMEIRAS!
FORZA NAPOLI!

Vinicius Baratta! disse...

Vitor,

que coisa, eu tb li merda demais...

Bruno D'Angelo disse...

Se o diego Souza prende a bola demais e perde gols feitos , se o Keirrison também perde gols feitos e o Willians não sabe chutar a gol direito , só tem uma pessoa que tem a obrigação de fazer com que eles melhores : o técnico!!!!!

Bruno D'Angelo.

Bruno D'Angelo disse...

* com que eles melhorem :

Rodrigo Barneschi disse...

Baratta,

Em uma discussão como essa, não cabem risadinhas e palavras repetidas à exaustão. O fato de você apelar a esses artifícios tão, digamos, infantis é sintomático.

Prosseguindo:

O tema “Setor Visa/oportunistas” já foi debatido à exaustão. Aqui, no Parmerista!, em outros tantos lugares. Em especial no estádio, lugar com o qual você reconhece ter pouca familiaridade. Todos sabem qual é a minha opinião sobre o Visa, e eu não chamo todos os que vão lá de oportunistas. Tanto é que alguns torcedores que vão ao Setor Visa entram aqui, comentam e têm suas opiniões respeitadas. Minha posição não é contrária ao torcedor que vai ao Setor Visa. Minha posição é contrária aos oportunistas que fazem uso dele. Note que não há uma vírgula a separar “oportunistas” e “que fazem uso dele”, de tal forma que fica delimitada a divisão entre oportunistas e não-oportunistas.

O Conrado sabe que eu penso isso, e o Vicente também. Não preciso chamá-los de oportunistas porque eles claramente não o são. Eles vão aos jogos, têm seus blogs, defendem o Palmeiras. Se você tem algo a dizer para eles, que o faça. Mas não venha, por favor, querer jogar as pessoas umas contra as outras.

Quer saber por que eu não chamei você de “torcedor de sofa e o caralho a quatro” no dia em que o vi no clube? Simples: porque eu nem sabia que você gosta de ser torcedor de sofá. Eu nem sabia quem era você. Aí alguém me disse: “Aquele é o Baratta, que discutiu com você no Parmerista!”. E a única coisa que veio à minha cabeça foi: “Certo. Nunca o vi no estádio”. Não creio que fosse necessário dizer isso, até porque eu não tinha motivos para ter inimizade com você. Apenas tivemos opiniões diferentes, e a vida segue. Você, no entanto, veio ao meu blog e disparou impropérios que evidentemente pedem uma resposta.

O seu primeiro comentário é tão raso que merece apenas uma resposta, além da que já foi dada. O que você diz: “...e depois vai la no PANETONE com PATROCINIO da Samsung.”O que eu digo:

Nota-se claramente a sua discordância com o fato de eu ter ido ao estádio do Jd. Leonor. Isso é colocado como se fosse uma desonra. Pois bem, tenho a dizer que vou atrás do Palmeiras onde quer que ele jogue. Já foram mais de 30 estádios e o Jd. Leonor é um deles. Eu vou não porque gosto de ir lá, mas porque o Palmeiras vai a campo. E aí eu vou fazer a minha parte. Deve ser por isso que já fui lá mais de 90 vezes. Deve ser por isso que o último jogo do Palmeiras lá sem a minha presença aconteceu no longínquo ano de 1997.

De resto, eu não tive patrocínio da Samsung para ir ao jogo. Não preciso disso. Ao contrário de você, eu vou a todos os jogos e não preciso de qualquer incentivo para isso. Se você prefere ficar no sofá, o problema é todo seu.

Já que a situação te incomodou tanto assim, sugiro que vá questionar também o Conrado, o Vicente, o Raul e o Flavio do Mondo e o Raphaello do Cruz. Porque eles tiveram, assim como eu, o reconhecimento de uma empresa que patrocina o Palmeiras. Já que você discorda – e é preciso ter uma mente bem limitada para dizer o que você diz –, sugiro que se dirija ao blog do Paulinho. Sua visão se assemelha em muito à dele.

Quanto ao blog, só para esclarecer: ele não é público. É um blog que eu administro já há seis anos. Tem uma linha editorial muita clara e bem definida. Há quem goste e há quem não goste. E quer saber o melhor? Ninguém é obrigado a entrar aqui e ler o que eu escrevo. Ainda assim, qualquer um pode vir aqui e escrever o que quiser, ainda que sejam besteiras como as suas. Mas as respostas serão dadas à altura.

De resto, já foi dito aqui inúmeras vezes que este blog não tem qualquer pretensão comercial. Eu escrevo porque tenho um ideal, porque não compactuo com mentes reacionárias e elitistas e porque vou ao estádio. Não estou preocupado com audiência ou qualquer outra coisa.

Eis então o ponto central da discussão:

Eu nunca te chamei de oportunista.

Se, no entanto, a carapuça lhe serviu, há de ser por algum motivo.

Vinicius Baratta! disse...

Barneschi,

Eu não piso no Jd Leonor mesmo. Não vou e ponto. Por mim, aquela merda seria implodida.

Não quero jogar ninguém contra ninguém. Mas ao generalizar os torcedores do Visa como oportunistas, a carapuça não serve, mas ofende. E isso eu nao vou deixar passar. E se você não quer generalizar deixe bem claro isso. No seu texto você não só generaliza como responsabiliza quem estava lá pela derrota (mesmo que esses coitados tenham saído sem voz do estádio)!! Especifique entao quem é o oportunista, pq no seu texto você dá a entender que quem faz uso dessa facilidade o é.

E se eu vim aqui dizer que acho isso uma bobagem, é porque discordei do que você escreveu e respondi à altura, tal qual você o fez nos comentários. Claro que as opiniões são divergentes e a vida segue.

E tem mais: eu não tenho nada contra o seu blog ou qualquer outro ser patrocinado ou ser utilizado como ferramenta de mídia. Isso não é vergonha pra ninguém, aliás é motivo de orgulho. Só que no meu conceito, alguém que se diz tão contra a modernização e profissionalizacao do estádio, do clube e do time participar disso é contraditório. Mas essa é a minha opinião, eu nunca vim aqui falar isso pra você.
E não preciso ir ao Parmerista! falar isso pro Conrado ou ao Vicente. Respeito o trabalho de ambos e quando discordo de algo, pontualmente coloco meus comentarios ou bato um papo com eles no clube - sem que eles me julguem como oportunista, mau-caráter ou tentem me desqualificar de forma apelativa no debate. Os outros eu nem conheço, mas se foram, têm o seu mérito!

Por fim, vou encerrar a discussão por aqui já que estamos falando de conceitos/valores e quanto à isso nem eu e tampouco você vamos mudar apenas por debater. Até porque você já me julgou por "não me ver nos jogos", o que no seu conceito me desqualifica a ser torcedor, quem dirá debater idéias (viva a democracia!). E se risadinhas não cabem, diminuir o participante do debate pelo "apelido" cabe?

Fui e queira você ou não, você me verá no clube, no estadio (olhe um por um dos quase trinta mil que vão aos jogos. Preste mais atenção e de vez em quando você me verá por lá). É importante ressaltar aqui que tanto eu quanto você somos sócios do clube e o peso que isso tem. O peso de representar os 15 milhoes de palestrinos espalhados, o pedo de termos a oportunidade de brigar, mesmo com idéias e ideais diferentes, por um Palmeiras cada vez maior. É isso que o nosso presidente prega hoje (e tenho certeza que você brigou por colocá-lo na cadeira) e é nisso que eu tambem acredito.

Baratta

Rodrigo Barneschi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Barneschi disse...

Baratta,

Você certamente não odeia aquele lugar tanto quanto eu. Acontece que o Palmeiras é obrigado a jogar lá contra o seu grande inimigo e costuma fazer o mesmo contra o rivale. São os jogos mais importantes do ano, e é obrigação do torcedor ir até lá para apoiar o time. Repare: apoiar e não assistir. É uma diferença considerável e que nos coloca em campos distintos. Sem ofensa; é apenas uma constatação.

Eu também defendo a implosão daquilo. Já escrevi inúmeras vezes sobre a podridão daquele local, sobre a história suja, sobre tudo o que cerca aquele antro. É a parte que me cabe fazer. No entanto, quando o Palmeiras vai a campo, eu estou do lado dele. E mais ainda contra os nossos inimigos. Guerreiro não escolhe campo de batalha e é aí que você vê quem é quem.

Reitero tudo o que já disse sobre o Setor Visa. Sou contra desde a criação dele, porque defendo a arquibancada e o futebol como esporte popular. Há gente de bem no Visa – tenho amigos e até parentes que vão lá pela comodidade –, mas muitos são oportunistas sim.

Não há qualquer contradição entre ser contra o futebol moderno – sim, eu sou! – e participar de uma ação de marketing online promovida pela empresa que patrocina o Palmeiras. Não sei qual é o grau do seu conhecimento de mídias sociais, marketing e comunicação, mas recomendo que você vá se informar um pouco, inclusive sobre a democratização de opiniões permitida pela web 2.0. Enfim, não é o caso de discutir isso aqui, porque você realmente parece muito alinhado com as besteiras que são propagadas, por exemplo, por um certo Paulinho. Vai de cada um.

E eu não te julgo de nada, até porque o vi apenas uma vez e nem me lembrava da sua existência até você surgir aqui. Foi você quem resolveu vir até aqui e começou com a palhaçada para então se dizer depois “torcedor de sofá”. Desculpe, mas aí você tocou em um tema que me é muito importante.

Quanto aos sócios do Palmeiras, você vai me desculpar, mas eles não representam 15 milhões de pessoas pelo país. Há sócios que nem palmeirenses são. Os representantes do Palmeiras estão na arquibancada, e não apenas no Palestra, mas em qualquer outro estádio.

Por fim e apenas por curiosidade mórbida, gostaria que você explicasse essa frase aqui: “Nao vou a jogo pq nao posso e ponto.”

Bom sofá no domingo!

Seo Cruz disse...

há um balde que precisa ser chutado, e não me escusarei da tarefa,após o jogo. Até pq essa merda toda já deu no saco.

Bruno Theodoro de Aquino disse...

Bom podemoes pensar que aqueles times dos anos 90 eram bem superiores aos do adversários, mas a Derrota para o Santos esse ano no Palestra foi "SOFRIVEL" Aquele time do Santos era medonho e a gente tá certo que estavamos na Libertadores, mas jogando em casa era obrigação ganhar...


Abraços

Aragonez disse...

A pior parte dessa discussão sobre o luxa, é que seus defensores vem sempre com a mesma ladainha idiota: chama o caio jr, então contrata picerni, bonamigo, etc,

Será que esses caras não vão aos jogos, será que são cegos ?? Será que não vêm a falta de jogadas, a falta de padrão de jogo, as mexidas erradas, OS JOGOS QUE VENCEMOS APESAR DO LUXA(Cleiton + Marcos)??? Isso apenas resumindo o cortejo.

Julgam o madureira não pelo que ele tem feito, mas por aquilo que ele já foi um dia e pelo que a imprensinha fala do cidadão.

VAZA LUXA. VAZA E LEVA CONTIGO TONINHO, GENARO E OUTRAS BOMBAS JÁ.

Amendoim sou o primeiro a chingar mas conformista e chapa branca, tb. já tá enchendo o saco!!

Aragonez

Ademir Castellari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ademir Castellari disse...

Parei na primeira frase do Barata. Não me alongarei em defender o Barneschi, todos o conhecem. Ameaças, do tipo 'não tem coragem de falar na cara de fulano ou beltrano', são coisas de uma época - no Palmeiras - que eu pensei ter lutado contra. Se alguns se sentem tão 'coronéis' quanto aqueles que sairam, tenho pena. Eu, de meu turno, CAGO para todos aqueles que defendem, mesmo sem argumentos, o status quo pelo simples fato de agoram participarem dele. Sabem quem eu sou, sabem o que eu penso e - o que jamais serei é chapa branca, esteja quem esteja na diretoria, pois o que penso e o que escrevo é descomprometido com qualquer grupo. O faço aqui e em meu espaço na net, apenas por amor ao Palmeiras e não a líder X ou Y. Falo isso sempre e para quem for preciso. ADEMIR - Palmeirense - Forza Palestra - Abaixo o chapa-branquismo e a Lambeção de botas. No mais, meu apoio ao Barneschi, pois o conheço e sei de sua seriedade e de seu comprometimento, não com pessoas e grupos, mas com o PALMEIRAS. Em tempo: tirei o comentário anterior em respeito ao editor e aos leitores do espaço, se alguém já tinha lido minhas desculpas, pois fui extremamente ofensivo e usei até palavras de baixo calão - coisa que não costumo fazer.