04 março 2010

O fim da farsa

A farsa não se sustentou por muito tempo. Passadas duas semanas, a incompetência ficou exposta novamente, evidenciando uma vez mais a covardia que nos conduziu à situação atual. O que se percebe é que a derrota para o Santo André foi ainda pior do que a goleada sofrida para o São Caetano. O vexame não está tanto nos números, pois certos resultados podem decorrer de acidentes de percurso, mas sim no efeito cumulativo e na constatação de que o grupo que aí está levou o gigante Palmeiras a ser amplamente dominado em sua casa por um pequeno como Santo André - e poderia ser qualquer outra dessas tantas trolhas que poluem o Campeonato Paulista. Fato é que vimos, 3 mil e tantos abnegados, o pequeno visitante fazer o que bem quis no Palestra Itália, outrora uma fortaleza alviverde. Noite de tortura, espetáculo tenebroso, um gigante que se apequena. E já foram tantas as noites assim que já nos sentimos presos a uma preocupante rotina, como se aquilo tudo fosse inevitável. Até o horário, 21h50 da madrugada, parecia nos lembrar que a tragédia estava se repetindo. O que fica, mais que a vontade de protestar contra sabe-se lá quem, é a sensaçao de impotência, pois o que nos conduziu ao cenário atual é uma estrutura já há muito corroída.
Mas querem saber o que é pior?
É que sábado, diante do inexpressivo Sertãozinho, eu e outros tantos estaremos lá novamente, na mesma arquibancada, diante deste mesmo grupo fracassado e pagando os mesmos R$ 30 para mais um capítulo que envergonha a nossa história.

***

Demorei a escrever porque desde ontem, ao sair do Palestra, não sabia nem por onde começar. E porque a vida nos impõe certas situações que, penosas ou não, ao menos dependem de nossos próprios esforços. Ainda assim, por mais que eu pense e pese uma série de circunstâncias, não consigo ter o desprendimento necessário e algo me leva de volta para o mesmo lugar.

***

"Febre de bola", páginas 69 e 70:

"Aprendi certas coisas com o futebol. Muito do meu conhecimento de lugares na Grã-Bretanha e na Europa não vem da escola, mas de jogos fora de casa e das páginas de esportes, e o hooliganismo me deu ao mesmo tempo gosto pela sociologia e um certo grau de experiência com pesquisa prática. Aprendi o valor de investir tempo e dinheiro em coisas que eu não posso controlar, e de pertencer a uma comunidade com cujas aspirações me identifico de forma completa e acrítica."

6 comentários:

Unknown disse...

Pois é Palestrino! Belo post! Cheguei ao ponto de "agradecer" pelo jogo ser as 21:50 hs da madrugada e não ter tido condições de levar meu filho de 8 anos ao jogo. Êle acorda as 05:45 hs da manhã para estar no colégio as 06:50 hs. Mas voltando ao assunto: Cheguei ao ponto de dizer para mim mesmo: "Ainda bem que não trouxe meu filho". Minha preocupação agora é sabado, quado vou leva-lo ao estádio para ver o Palmeiras jogar com o atual "lanterna", o glorioso Sertãozinho. Nosso time é louco para ressucitar defunto em qualquer campeonato. Mas sábado estarei lá, de mala, cuia, camisa do Palmeiras e Filhão a tiracolo. Baita abraço! Twitter @EdilsonLF

Unknown disse...

poisé nobre pilantra

um brogueiro da Midia Palestrina, se nao me engano era um do 3VV, disse uma frase que resume tudo:

Ser palmeirense tá virando uma profrissão de fé...


Porra, haja fé heim?

abs

Anônimo disse...

não tenho mais tesão nenhum em ver o Palmeiras jogar.....este ano ficarei muito feliz se não cairmos no brasileiro...pq a situação está foda!!!
porcocareca

Anônimo disse...

Faltam sete pontos para não cairmos no Paulista.

Erasto Neto disse...

Não consigo mas ver esperança nesse time! A verdade é que o mundo caiu de vez depois dessa vergonhosa derrota... Nos Palestrinos ficamos impotentes com a atuaçao Pifia desse time de segunda divisão que temos ai! Isso mesmo, to vendo se repetir a tragedia que caiu sobre nos a alguns anos! Se esse time nao tomar vergonha o quanto antes, ficaremos de fora da copa do Brasil também! Não é de hj que times da terceira divisão nos tiram da copa do Brasil...

e pra finalizar repito o que ja foi dito acima:
Ser palmeirense tá virando uma profrissão de fé...
Porra, haja fé heim?

Twitter: erasto0205

rivaldo disse...

Barneschi:

Nos nossos jogos em casa, durante o Paulista, quanto maior o público, melhor o resultado a nosso favor.

Quanto pior o público, pior o resultado contra nós. É só lembrar um pouquinho:

Vitórias
Palmeiras 5X1 mogi: 16000; Palmeiras 2X0 SPFW: 13000.

Empates:
Palmeiras 3X3 Ituano: 6000; Palmeiras 1X1 Lusa: 6000.

Derrotas:
Palmeiras 1X4 São Caetano: 3000
Palmeiras 1X3 Santo André: 3000.

Isso te diz algo?

Abraço!