19 março 2012

BR/2012, o absurdo consumado

A CBF divulgou a tabela básica do Campeonato Brasileiro/2012 em 8 de março. À época, eu publiquei aqui no blog um ensaio do que deveria ser a nossa programação para o restante do ano. Hoje, 19 de março, 11 dias depois, saiu a tabela detalhada. E os palmeirenses temos motivos de sobra para contestar o resultado, em especial porque nossa diretoria segue prejudicando o clube (e o torcedor) por pura omissão. A verdade, senhores, é que o absurdo que segue abaixo tem relação direta com a falta de respeito da direção alviverde pelo clube e pelo seu torcedor. O posterior silêncio dos senhores Tirone e Frizzo haverá de comprovar isso.

Notem, por favor, que eu não dou a menor importância para um troço chamado "transmissão de TV". No entanto, sei que isso é importante para as pessoas que não vão ao estádio, para quem mora fora e, por consequência, para a imagem do clube e também como fonte de receitas. Em sendo assim, é inaceitável e revoltante constatar que o Palmeiras não fará sequer um jogo fora de casa com transmissão da TV aberta durante todo o primeiro turno! Chega a ser criminoso!

Acompanhem comigo:

19.05 sab 18h30 Palmeiras x Portuguesa/SP – Pacaembu
27.05 dom 18h30 Grêmio/RS x Palmeiras – Olimpico
06.06 qua 19h30 Sport/PE x Palmeiras – Ilha do Retiro
09.06 sab 21h Palmeiras x Atlético/MG – Pacaembu
17.06 dom 16h Palmeiras x Vasco/RJ – Pacaembu
24.06 dom 16h SCCP/SP x Palmeiras – Pacaembu
01.07 dom 18h30 Palmeiras x Figueirense/SC – Pacaembu
07.07 sab 18h30 Ponte Preta/SP x Palmeiras – Moisés Lucarelli
15.07 dom 18h30 Palmeiras x SPFC/SP – Pacaembu?
19.07 qui 20h30 Coritiba/PR x Palmeiras – Couto Pereira
21.07 dom 16h Palmeiras x Náutico/PE – Pacaembu
26.07 qui 20h30 Palmeiras x Bahia/BA – Pacaembu
29.07 dom 18h30 Cruzeiro/MG x Palmeiras – ?
04.08 sab 18h30 Palmeiras x Internacional/RS – Pacaembu
09.08 qui 20h30 Botafogo/RJ x Palmeiras – Engenhão
12.08 dom 18h30 Fluminense/RJ x Palmeiras – Engenhão
15.08 qua 22h Palmeiras x Flamengo/RJ – Pacaembu
19.08 dom 18h30 Atlético/GO x Palmeiras – Serra Dourada
25.08 sab 18h30 Palmeiras x Santos/SP – Pacaembu

30.08 qui 21h Portuguesa/SP x Palmeiras – Canindé
02.09 dom 16h Palmeiras x Grêmio/RS – Pacaembu
06.09 qui 21h Palmeiras x Sport/PE – Pacaembu
09.09 dom 18h30 Atlético/MG x Palmeiras - ?
12.09 qua 22h Vasco/RJ x Palmeiras – São Januário
16.09 dom 16h Palmeiras x SCCP/SP – Pacaembu?
23.09 dom 18h30 Figueirense/SC x Palmeiras – Orlando Scarpelli
30.09 dom 16h Palmeiras x Ponte Preta/SP – Pacaembu
06.10 sab 16h SPFC/SP x Palmeiras – Morumbi
13.10 sab 18h30 Palmeiras x Coritiba/PR – Pacaembu
17.10 qua 22h Náutico/PE x Palmeiras – Aflitos
21.10 dom 18h30 Bahia/BA x Palmeiras – Pituaçu
24.10 qua 22h Palmeiras x Cruzeiro/MG – Pacaembu
27.10 sab 16h Internacional/RS x Palmeiras – Beira-Rio
04.11 dom 16h Palmeiras x Botafogo/RJ – Pacaembu
11.11 dom 16h Palmeiras x Fluminense/RJ – Pacaembu
18.11 dom 16h Flamengo/RJ x Palmeiras – Engenhão
25.11 dom 16h Palmeiras x Atlético/GO – ?
02.12 dom 16h Santos/SP x Palmeiras – Vila Belmiro


###

_Grêmio/RS x Palmeiras (27/05), Cruzeiro/MG x Palmeiras (29/07) e Fluminense/RJ x Palmeiras (12/08) são evidentemente jogos que deveriam acontecer às 16h de domingo. Afinal, o padrão é que a partida envolvendo times grandes tenha transmissão da TV aberta, ficando o outro jogo (tipo um Coritiba/PR x SCCP/SP) para o horário seguinte. Não foi isso o que aconteceu, no entanto: o Palmeiras foi preterido em TODAS as oportunidades.

_Mas não para aí. O mesmo acontece nos jogos durante a semana: o Palmeiras foi preterido também em TODAS as oportunidades. Faremos apenas um jogo às 22h (mas aqui em SP, contra o Flamengo/RJ). Ou seja: nenhum jogo transmitido à noite para SP.

_Notem o absurdo, senhores: findas as 19 rodadas do turno, o Palmeiras terá apenas e tão somente um jogo transmitido para SP na TV aberta: o clássico contra o SCCP. Traduzindo: não teremos sequer um jogo fora sendo transmitido no horário nobre para SP.

_Muito disso tudo, senhores, tem relação com o fato de Palmeiras e SCCP jogaram quase sempre como mandantes na mesma rodada (utilizamos o mesmo estádio que os caras, porra!). Ou seja: o Pacaembu terá jogos no sábado e no domingo em uma rodada para então ficar sem jogo algum na seguinte. É brilhante, não?

_Ressuscitaram o horário das 20h30 (às quartas e às quintas). Boa notícia? É... pois fiquem sabendo que tem a parte ruim também: apesar de terem reconhecido no ano passado a excrescência de jogos disputados no sábado às 21h, eis que este horário também voltou. A exemplo do que aconteceu no ano passado, receberemos o Atlético/MG em um sábado à noite.

_Há incoerências dignas de registro na tabela da CBF: na 11ª rodada, faremos às 16h de domingo aquele que é provavelmente o nosso jogo menos importante em casa, contra o Náutico/PE. Em contrapartida, um jogo mais relevante, SCCP/SP x Portuguesa/SP, ficou para o sábado às 21h!

_Palmeiras x Internacional/RS, inicialmente marcado para 01/08 (quarta), foi empurrado junto com toda a rodada para o final de semana posterior. Resultado prático? O jogo contra o Botafogo/RJ, que seria no domingo lá no Rio, passou para uma quinta-feira.

_Aliás, vejam aí os dois jogos do Palmeiras no Rio no turno: um acontece numa quinta às 20h30; o outro em um domingo às 18h30!

_Atenção para o que eu escrevi há 11 dias: "Última rodada do primeiro turno, 25/08 (sábado) ou 26/08 (domingo): tem SCCP x SPFC e Palmeiras x SFC. Ambos no Pacaembu. Seria justo jogarmos no dia do nosso aniversário de 98 anos, mas algo me diz que a TV vai puxar o nosso jogo para o sábado. Aliás, Palmeiras e SCCP poderiam fazer um acordo com a CBF aí: nós jogamos no domingo, 26/08, em casa, contra o SPFC, e o SCCP fica com o sábado seguinte, 01/09, contra o Atlético/MG, também no Pacaembu. É questão de bom senso." Dito e feito: tá lá o nosso jogo no sábado. E é bem provável também que o SCCP fique sem jogar em casa no dia do aniversário. Ou não, e eu não sei dizer o que é pior.

15 comentários:

@ThiDurante disse...

Um absurdo!

Sabe o que me revolta, escutar algumas pessoas dizendo que sou exagerado.
Quero só ver agora, que não conseguirão assistir mtos jogos em seus confortáveis sofás.

VSFD!

Gabriel Mirandolla disse...

Apesar de revoltante mesmo acho que isso ainda tem jeito. Lembro que no começo do ano passado houe uma situação parecida com as bichas. Se não me engano os horários mostravam que apenas 3 jogos deles seriam transmitidos em TV aberta, durante todo o campeonato.

E lógico que os caras não aceitaram né, tiveram que mecher. Depende também da campanha do time, não podem preterir um postulante ao titulo.

Enfim, do jeito que ta, está horrivel, mas acho que isso ainda muda

Anônimo disse...

Se o nosso presidente fosse macho, jogaríamos com o emblema da Record, semelhante ao que o Vasco fez em 2000. Ou algo parecido.

Luiz Fernando disse...

Barneschi,existem 2 coisas a se dizer desta malfadada tabela

-Estamos perdendo cada vez mais espaço para os bambis e pros Pé-de-areia,espero que recuperemos esse prestígio cedo pois sempre fomos mais relevantes que esses 2 times

-Um grande grupo de pessoas que não tem sportv nem o tal premiere vai ficar sem poder ver jogos do Palmeiras durante todo o certame o ano todo,isso é muito grave,principalmente,porque nossa torcida fora do estado SP eh mto grande

Por um lado eu acho isso até bom para que as pessoas sejam incentivadas a ir ao estádio,mas mostra q temos um time comandados por Filhos da Puta sugadores desde sempre,a única vez que tivemos uma gestão profissional foi na época da Parmalat,o Palmeiras só consegue sobreviver no mundo,por causa a força e independência de nossa torcida,se dependermos desses parasitas lá dentro(salvo raras excessões) estamos fudidos!!

gregory disse...

Sábado as 21 horas é a maior vergonha que já vi!!!!

Os caras ano passado já viram que não dava certo e desistiram da ideia no meio do campeonato. Porque voltaram?

Que lixo de tabela, lixo de campeonato!

Leonardo disse...

Sinceramente, não me sinto nem um pouco surpreso com esta tabela. O Palmeiras há muito tempo não apresenta uma força expressiva nos bastidores, o que tem como consequência mandos e desmandos de federações.

Confesso que fiquei aliviado ao notar que não perderemos nenhum mando de campo para o SCCP, já que dividimos o Pacaembu. Até mesmo nas últimas rodadas de cada turno não teremos este problema, o que certamente não é algo a se comemorar, é claro, mas não teremos mais uma dor de cabeça.

Ao menos teremos seis jogos mais os clássicos às 16 horas em domingos aqui em São Paulo, o que já nos permite ter dias mais agradáveis nos jogos do Palmeiras sem que haja um desgaste muito grande.

Temos, do dia 25/08 ao dia 06/09, uma maratona de quatro jogos em São Paulo. Dependendo de nossa situação no Brasileiro, podemos conquistar pontos importantes nesta sequência.

Assim como a viagem para Campinas, em um sábado, não pesará tanto.

Geraldo Batista disse...

LEIAM POR FAVOR...

MORO EM VITORIA-ES E NÃO DA PRA ESTAR SEMPRE EM SP PRA VER OS JOGOS E JA FAZ UNS 10 ANOS Q TENHO QUE PAGAR O PPV PRA PODER VER O NOSSO AMADO PALESTRA,E ACREDITEM EU NUNCA VI UMA TABELA TÃO FUDIDA, ATE MESMO PROS TORCEDORES Q NÃO CONSEGUEM IR AO ESTÁDIO, O MELHOR E VER O SEU TIME JOGAR NO HORARIO NOBRE DO DOMINGO, POIS AS 18:30 E UMA MERDA, TEM GENTE Q TEM UM MONTE DE COMPROMISSO, A MINHA NOIVA MESMO JÁ FICA PUTA PQ SABE Q NAO VAMOS SAIR NEM PRA UMA PIZZA PQ TEM O JOGO.
ESSA TABELA E UM DESRESPEITO A TODOS OS TORCEDORES DO PALMEIRAS, TANTO VCS Q TEM A OPORTUNIDADE DE IR SEMPRE AOS ESTÁDIOS QUANTO COMO NOS QUE TEMOS QUE ACOMPANHAR O VERDÃO DE LONGE.
COMO DIRIA O BARNESCHI...A MORTE E POUCO PRA ESSES FDP.

OBS: DOS 3 CLASSICOS VAMOS JOGAR 2 AS 18:30 VAI TOMAR NO MEIO DO CU CBF

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo Barneschi disse...

Concordo com todas as análises feitas aí nos comentários. O prejuízo é enorme sob uma série de aspectos, em especial o financeiro, porque isso tem impacto direto nas receitas do clube. Imaginem os senhores o que a Kia pensa disso tudo?

Bruno disse...

Perceba que a transmissão do jogo contra os gambás no primeiro turno não se dá por conta do Palmeiras, e sim porque os gambás são os queridinhos da Globo.

Anônimo disse...

Isso é apenas um reflexo da má gestão do Palmeiras...
Ninguem mais respeita as tradições do clube, lamentável!
Ninguem faz nada contra o monopólio da Globo, ao contrário, é só aparecer coisas ridículas como o "joao sorrisao" e muitos aplaudem...

Leandro Agostinetti disse...

Essa sem duvida foi a melhor das noticias de anos para nosso amado PALMEIRAS.
Sempre que essa maldita emissora de tv trasmite um jogo nosso, o time nao joga bem e so acontece merda.
O melhor amigos esta por vir PALMERAS ENEACAMPEAO isso mesmo ENEACAMPEAO BRASILEIRO.
Saudaçoes Alviverdes.

Anônimo disse...

O Palmeiras já era grande antes da Globo existir! Esse culto ao "populismo" barato é deplorável! Lulas, Genoínos, Dirceus, Ronalduchos, Andrés e tantos outros estão por trás disso tudo também! Isso é política rasteira! Isso é plano de ocupação/dominação do poder! A Globo não está sozinha!Eles sabem: o povo quer pão e circo! E onde estão os dirigentes do nosso alviverde imponente! Onde estão os homens de carater? A torcida alviverde mais uma vez terá que se agigantar e fazer todos entenderem a grandeza do Palmeiras! Sonho com os Palmeiras "abocanhando" todos os campeonatos! Seria e glória! E aí veríamos a tal "Vênus Platinada rastejar aos nossos pés!! Utopia? Sonho? Mas, porque não? Quem viver, verá! Saudações palestrinas! à luta, à vitória!

Fábio disse...

Boa Leandro, eu tinha escrito a msm coisa lá no 3VV. Quem sabe sem a TV por perto não sejamos tão garfados pela arbitragem fazedora de média com gambás, bambis e urubus...

Marcelo Juchen disse...

Barneschi ou outros. Torcedor e isso aqui: estava pensando pegar num aviao aqui da europa e ir ver o jogo de domingo. Chego em sampa no sabado. Mas como o mando e dos gambas, meus familares nao querem ir e nao tenho quem me compre o ingresso. Alguem pode arrumar um ingresso e indicar uma estaçao do metro para nos encontrarmos no domingo. Preciso de resposta ate amanha.