30 março 2012

Café-com-leite

Se você jogou futebol na rua, haverá de entender o significado da expressão. E saberá identificar também o fato de termos um jogador com esse perfil no elenco atual. Pior: um jogador que fez o clube se desdobrar para levantar os milhões necessários para sua contratação e que continua custando uma fortuna a cada 30 dias, logo o período estimado para que ele fique fora do time pela terceira vez no ano. Como todos os demais vagabundos, o camisa 10 quer ser tratado como profissional, mas não se comporta como tal. O prejuízo é imensurável. Não apenas para os cofres do clube, mas também porque deixa a ilusão de que temos um atleta diferenciado no elenco, capaz de decidir os jogos mais importantes e de levar o time às vitórias que tanto sonhamos. A verdade é que não temos. Temos, isso sim, alguém que joga bem dois ou três jogos, dá uma assistência aqui, outra ali, e se machuca quando o time mais precisa. Temos um jogador que não decide um jogo sequer desde a sua primeira passagem pelo clube e que vive de um passado superestimado. E temos, isso é o pior, um jogador com fã-clube. Pois são inúmeros aqueles que vivem a defender o camisa 10, passando a mão na sua cabeça a cada nova contusão, a cada atuação decepcionante em clássicos, a cada vez que ele deixa o time na mão. “Ninguém tem culpa de se contundir”, “Você acha que ele queria se machucar?”, “Espera só até ele voltar ao time e recuperar a forma”, “Ele é ídolo”. Vocês vão me desculpar, mas ídolo é outra coisa e eu não tenho paciência para desculpas vazias. Já me cansei de esperar por algo que não vai acontecer nunca e não quero mais ouvir argumentos furados de quem se comporta como parte de um fã-clube. Se fosse no futebol de rua, o camisa 10 seria tratado como o que efetivamente é: café-com-leite. Joga uma aqui e outra ali, faz uma firula de tempos em tempos, mas nunca aparece quando é a hora de decidir. O Palmeiras não precisa de jogador café-com-leite. E futebol é coisa séria.

18 comentários:

Luigi SEP 1914 disse...

Pro Palmeirense, ídolo é aquele que é idolatrado pela torcida mas força a saída, cospe no prato que comeu, fala mau da torcida e do clube, joga no rival e, depois de não ter feito mais nada na carreira, volta 12 anos depois chorando e pedindo desculpa por tudo o que fez...

Viva El Mago!

André / Americana disse...

Tirando a semi final contra as bixas, lá no Palestra, não me lembro de um clássico que ele tenha efetivamente feito grande diferença. Pelo contrário, ele some!

O 10 é capaz de colocar companheiros na cara do gol...contra time pequeno. O 10 não faz mais aquela proteção e giro - um estilo enceradeira zinho guardadas as proporções - que costumava fazer durante sua primeira passagem.

Não sei se as contusões são agravadas por motivos extra-campo e até reconheço que ele anda menos falastrão, mais pianinho.

No entanto a minha opinião sobre o assunto é muito bem formada. Os árabes só liberaram o camisa 10 por saberem que ele tem problemas crônicos de contusão. Resumindo: ele voltou "bixado" e jamais vai recuperar o futebol que teve um dia.

Craque ele nunca foi. Nunca será. Ídolo? Só revela a carência de títulos e grandes jogadores que temos hoje em dia, essa molecada não sabe o que é isso.

Valter Jr disse...

Manda o fã-clube do camisa 10 perguntar para o técnico da seleção Chilena se ele quer o Valdívia de volta? Será que ele ainda é um jogador sério e comprometido?

Abraços

Anônimo disse...

assino embaixo. pra completar, o palmeiras deixa de trazer um meia por achar que tem um talentoso no elenco.

Luiz disse...

“Você acha que ele queria se machucar?” - Essa frase é minha, ou alguém acha que jogador de time grande gosta de ficar no ostracismo? O cara vem de uma série de lesões, será que não podia ter sido poupado na quarta-feira?

Reitero todos os argumentos de nossa conversa pelo FB.

1 - Nunca vi alguém questionar o rendimento dele em campo quando ele está em campo. Falam depois, mas durante o jogo não conseguem falar nada;

2 - Some em clássico? Não foi o que vi no domingo, mesmo com a derrota duvido que alguém me mostre que ele jogou mal. Aliás, salvo engano, o nosso gol saiu de uma bola que abriu para o Assunção;

3 - É o nosso jogador mais odiado pelos jogadores dos nossos rivais. Isso, pelo menos pra mim, é positivo;

4 - Ninguém disse que ele é ídolo, pediu busto ou nada parecido, apenas acho ele deve ser respeitado pelo que já fez pelo clube - sim, ele foi o melhor jogador do nosso último título - ao invés de crucificado.

Anônimo disse...

A melhor fase do Valdívia foi com o Edmundo ao seu lado,ele era coadjuvante do Animal,muitos dizem que ele decidia os clássicos,mas vejam as partidas que dizem que ele decidiu

Gambás em 2007,3 x 0:Jogou bem mas que decidiu foi o Edmundo

Bambis em 2008,no jogo do "gás":dizer que ele decidiu é uma piada,quem arrebentou naquele jogo foi o Henrique.Ele fez um gol sem goleiro

Eu até acho que na primeira passagem ele era um bom meia,tinha carisma,mas não o achava craque,ele estava caminhado para ser,mas eu acho q naquele elenco de 2008 as influências eram péssimas,Lucheesburger como técnico e chinelinhos como Diego Souza,Léo Lima,Denílson "show",etc..sem contar o Judas30,talvez isso tenha o atrapalhado e o encaminhado para ser o camisa 10 da chinelaria

Luiz Fernado

Anônimo disse...

Disse tudo Barneshi!!!
Olha que eu defendi o Mago até não poder mais, mas a paciencia acabou!!
Chega de gastar fortunas por um jogador que não se cuida,chinelinho da porra!!
E é mais um jogador que perdeu a oportunidade de ser idolo de verdade no Palmeiras...pena
Aliás, da pra quase montar um time com esse tipo de jogadores por quem nos decepcionamos depois:
Magrão,D.Souza,Valdivia,V.Love,Kleber...

E por curiosidade, qual sua escalação do Palestra de jogadores que tem a condição de idolo?Nao estou falando dos que jogaram mais e foram craques

Abs

Guilherme

Porcos de Porão disse...

Finalmente alguém tem a mesma opinião que eu. Vagabundo do caralho.

Anônimo disse...

[ de onde menos se espera, dali mesmo eh que nao vem ]

Esta dificil apoiar o 10 ou ainda acreditar que dali saira algo... concordo com o teor do texto.

Mas sejamos justos, ele ja decidiu classicos sim (contra a Gamazada em 2008, jogo da comemoracao chororo + 4x0 nos bambis em 2008, por exemplo). Foi o melhor jogador do BR-07(fora o `brilhantismo` do Caio Jr, nao fomos pra Libertadores pq Valdivia foi absurdamente suspenso nas ultimas partidas por uma tentativa de cotovelada). E em 2008 jogava demais.. todo jogo tinha pelo menos uma assistencia, ou um gol, ou um penalti sofrido por partida... e era sim o protagonista do time.

Infelizmente desde que voltou em 2010 nao fez mais nada disso.

Esta devendo. Isso eh o que importa. Mas sua primeira passagem foi mesmo muito boa, sejamos justos.

Abraco,
FC

S.E.P 1914 AD ETERNUM disse...

CORRETO BARNESCHI, O VALDIVIA TÁ BICHADO, ZUADO E TUDO MAIS,VOLTA PRA PORRA DO MUNDO ARABE, PORQUE TUA IDENTIFICAÇÃO COMO PALMEIRAS ACABOU, TOTAL ANTI-PROFISSIONAL, E QUE VÁ Á MERDA OS QUE DEFENDEM ELE.

Anônimo disse...

Valdivia não passa de mais um qualquer na história gloriosa do Palmeiras... se jogasse nos anos 90 era banco do banco, fácil!

uma pena esse chinelinho ser considerado ídolo da nossa torcida.

belo post, Barneschi!

Raoni Leal.

Anônimo disse...

O Palmeiras é cemiterio de idolos.

Já enterramos um (k30) que retornou e agora estamos enterrando outro.

Ele não é (ou está) craque, mas é um grande jogador numa pessima fase.

Concordo que ele não tem perfil para ser a estrela do time, mas num conjunto forte (com Wesley, D. Carvalho, Barcos) acho que ele pode ajudar mto.

Nos rivais tmb tem jogadores neste perfil, exemplo Douglas, Danilo nos gambás...não são craques, mas ajudam o grupo.

abçs
Bruno

Ettore disse...

Valdivia? Mais uma vergonha imposta ao palmeirense. Edmundo fez todas as cagadas possíveis, mas nunca negou fogo jogando pelo palmeiras. Saudades do animal.

Nicola disse...

Ídolo esse merda? Se tivesse um pingo de vergonha na cara pedia pra reduzir e bem o salário, já que a verdade é que ele não faz por merecer nem 1/3 do que ganha/foi gasto com ele...

Pro brasileiro tem que trazer no mínimo mais um meia e um atacante, porque esse filho da puta já era e faz tempo... O primeiro erro foi deixar ele sair em 2008, quando ele estava jogando realmente bem e podia nos levar ao título do brasileiro aquele ano, caso o Henrique também fosse mantido...

Hoje não passa de um marketeiro, do mesmo naipe do Kléber. Mas como o bolso tá cheio tudo bem... Podia ter matado o jogo contra os gambás, mas não, vai inventar de driblar o goleiro e ainda perdeu outro gol feito depois.

Nicola disse...

"ídolo é aquele que é idolatrado pela torcida mas força a saída, cospe no prato que comeu, fala mau da torcida e do clube, joga no rival e, depois de não ter feito mais nada na carreira, volta 12 anos depois chorando e pedindo desculpa por tudo o que fez"

Só que o Edmundo conquistou pelo Palmeiras dois brasileiros, dois paulistas, e um Rio-SP... E já no final da carreira voltou pra jogar aqui e decidiu contra os gambás.

Se a boneca de porcelana conseguir metade disso pode jogat onde quiser... Tinha time pra ser campeão em 2008, e ele saiu fora... Voltou faz quase 2 anos e fez menos gol que o Luan.

vitor disse...

o fã clube não passa a mão na cabeça do 10, ele chupa as bolas msm.

talvez seja esse o motivo das contusões...sei lá, uma dentada na virilha bichada e pronto. 30 dias d fora.

e q a geração série b continue aplaudindo e incentivando. faz 12 anos q fazemos isso, está dando mto resultado.

FabioTremems disse...

é quase uma heresia tentar falar mal do Edmundo!
Jogou nos gambás e nos imundos do Rio? Sim jogou.
Mas também foi bi-paulista, bi-brasileiro e ainda teve o Rio-São Paulo.
Nunca foi chinelo, e quando vestia o manto verde, o defendia com unhas, dentes, socos e pontapés.
E a minha memória mais recente do Animal, é a dele indo às lágrimas ao pisar na avenida com a Mancha no último carnaval, quando assim que amanheceu a escola entrou na avenida cantando: "O dia veio anunciar/a humildade é a voz da razão/sou Mancha Verde guerreira/erguendo a bandeira/aceitando a missão..."

Luigi SEP 1914 disse...

Pau no cu do edIMUNDO!