01 setembro 2008

A vitória que eu não vi


Fim da linha: diretoria do Atlético/PR não cumpre acordo feito durante a semana e deixa cinco ônibus e mais 400 torcedores do lado de fora da Arena

O título deste post também poderia ser algo como “Fui e venci, mas não vi”. Foi assim que aconteceu, não só comigo, mas com muitos outros palmeirenses, de lá ou aqui de SP, e também com os mais de 200 que vieram na caravana da Mancha e foram impedidos de entrar na Arena da Baixada por um recalque da desonesta diretoria do C.A. Paranaense.

Não pretendo transformar o blog em um exaustivo relatório, mas preciso fazer um desabafo no único lugar que me cabe. Vamos lá:

Fazia muito tempo que eu desejava uma vitória como a de ontem. Era incômodo não conseguir vencer na Arena. E foi assim, com a certeza de que o tabu cairia ontem, que seguimos para Curitiba logo às 6h da manhã.

Viagem cansativa, mas chegamos cedo, pouco depois do meio-dia, para nos posicionarmos em frente à rua que dá acesso ao portão da torcida visitante. Há muitos palmeirenses na região e os ingressos, poucos, já estavam esgotados desde sexta. Duas eram as esperanças: 1. os malditos cambistas; e 2. a carga reservada para a Mancha.

Nada disso aconteceu. Foram quatro horas batalhando um ingresso ou um meio de entrar no estádio, mas apenas três de nós conseguiram – éramos sete. E só foi assim por um enorme golpe de sorte.

Acreditem: não apareceu sequer um cambista no entorno de onde fica a torcida visitante. Nenhum. Não houve nem a perspectiva de poder negociar um bilhete a R$ 100. Os vagabundos simplesmente não deram as caras, a não ser do outro lado.

E eu ainda cheguei a dar duas voltas na Arena – e por todos os bastidores do estádio –, caminhando no meio dos caras, para buscar um jeito de entrar no estádio. Lá pelas tantas, eu admitia até entrar pelo lado deles – e depois eu daria um jeito de chegar ao nosso –, mas não houve meio de entrar na Arena.

Eis que chegou a Mancha, já com 20 minutos de jogo, no exato momento em que o Palmeiras abria o marcador. Deu para ouvir só o barulho da pequena torcida que estava lá dentro. Do lado de fora, um grupo de 350 ou 400 torcedores tínhamos a carga reservada à MV como última esperança.

Os despreparados PMS locais se armaram para um confronto, mas nem havia tal possibilidade, já que os cinco ônibus que vieram de SP permaneceram fechados, sem que seus integrantes pudessem sequer abrir a janela. Os líderes da organizada até foram autorizados a passar pela barreira policial para retirar os ingressos ‘reservados’, mas retornaram com a má notícia: a diretoria do C.A.P. descumpriu o trato e não segurou a carga da Mancha.

Desolação total entre os que estavam no ônibus e entre os muitos manchistas que aguardávamos os ingressos que deveriam estar reservados, conforme acordo feito entre as diretorias dos dois clubes. Os ônibus foram embora do mesmo jeito que chegaram: tudo muito rápido, sem tempo nem para descer ou conversar com o pessoal. Um bate-e-volta literal.

Aos que ficamos, restava buscar alternativas para acompanhar o jogo. Eu até queria ficar na porta do estádio, ouvindo a manifestação da nossa torcida, mas a PM local, que já fizera besteira antes do jogo, não parecia muito disposta a segurar o bando da Fanáticos, a organizada do C.A.P., que ficou do lado de fora e pretendia se vingar do prejuízo que tivera duas horas antes do jogo.

(Por sinal, a batalha campal entre o bando dos caras e um pequeno grupo desmobilizado da nossa torcida
demonstra o total despreparo da polícia local, que nos deixou isolados até que explodisse a guerra.)

Assim sendo, a única opção foi seguir para o carro e ouvir o jogo pelo rádio. Isso a 30 metros do estádio, o que permitia ouvir as manifestações do público. Foi assim que acompanhamos toda a partida: os erros da arbitragem, o empate do time da casa, o gol de Diego Souza etc. e tal. Melancólico, para dizer o mínimo.

A situação levanta novamente uma discussão que será abordada no próximo post, sobre a necessidade de a diretoria do Palmeiras passar a defender o seu torcedor, algo que não acontece hoje.

Depois disso, mais estrada. Ruim, com aquele insuportável mar de caminhões. Muito cansaço, mas a vitória em Curitiba compensa o sofrimento. Vencemos e seguimos na captura do Grêmio enquanto o adversário desta última partida fica bem perto do lugar que, eu espero, pode ser alcançado até o final do campeonato.


***

Aos que estão por dentro da briga Mancha x TUP, deixo aqui um relato curioso do cenário que se estabeleceu antes do jogo.

O bando da Fanáticos aguarda, lá do final da rua, o momento de atacar. Um dos nossos vai conversar com um pequeno grupo de moleques, um pouco mais próximos. E eis que eles me saem com essa:

“Fica tranqüilo, que não queremos vocês. A gente quer a TUP.”

E depois:

“Mas a Império vai vir até aqui pra pegar vocês...”

Surreal.

31 comentários:

Anônimo disse...

Bem que estranhei o espaço destinado aos visitantes estar menor que o habitual. Será que tinhamos 10% da capacidade naquele pequeno espaço?

O Palmeiras precisa se posicionar a respeito disso.

- - -

Será que finalmente irão completar o meio-estádio com as arquibancadas que ainda faltam? O terreno lá aparenta estar em início de obras.

Anônimo disse...

Ae Barneschi.
Pô tava preocupado contigo, a dias que eu entro no Blog e o Tópico era sempre o mesmo.

Fiquei sabendo que o Raphaello está doente, vc sabe de alguma coisa?

Li no Fórum da Mancha sobre os ingressos, mas não tão detalhado como vc fez aqui.

Agora, quemsãoe esses caras ?
Fanáticos?
Ora, vão dar uma hora de bunda torcidinha de merda.
Uma torcida ridícula de um timéco igualmente ridículo.

Agora, osso vcs terem ido e levado esta tábua hein?
Tremenda sacanagem.

No mais brow, fico feliz em te ver de volta, com a língua sempre afiada e a mesma disposição!

abração véio!

Catedral de Luz disse...

Barneschini:

Surrealista a história contada. Infelizmente, coisas assim acontecem com torcedores como você. Todavia, a SEP brindou-lhe com uma grande vitória. Tipo "Campeão"!

"Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!"

PS:

3.ª feira - 02/09/08 - 18:00

Um novo texto: "CAVALO DE TRÓIA"

"À LUZ DA CATEDRAL"
http://www.catedraldeluz.blogspot.com/

Visite-nos e dê seu comentário.
Ele é muito importante para nòs.

Anônimo disse...

a diretoria do PALMEIRAS é mto passiva, VAI TOMAR NO CU!!!

o q esperar de uma diretoria q faz acordo com a merda da lusa de jogar 2x no pacaembu??? a sorte q o mando deles foi 1º, pq era capaz de jogarmos o mando nosso lá e dpois o mando deles eles mandarem pra ribeirão e a pau no cu da diretoria lamber as bolas dos portugueses e achar gostoso.

q esperar de uma diretoria q lambe o cu dos bambis (as bolas elas não deixam) dpois de td q aconteceu???

bom, sobre o jogo, eu deixo um CHUPA pros viúvas do marketeiro q adora levar amarelos...aí se ele estivesse saído no começo do brazileiro...estaríamos com no mínimo 60 pontos.

Anônimo disse...

corrigindo: ...AI se ele tivesse saído no começo...

Anônimo disse...

Rodrigo,

a carga de ingressos era 'da mancha' ou da sociedade esportiva palmeiras?

Rodrigo Barneschi disse...

Luiz,

Por definição do regulamento, os visitantes têm direito sempre a 10% da carga de ingresso. Essa carga é do Palmeiras. Acontece que a nossa diretoria não faz muita questão de exigir os ingressos e se contentou em um acordo verbal de que os ingressos estariam disponíveis para a Mancha no dia do jogo. Não foi o que aconteceu.

Abraços

Anônimo disse...

beleza. tá explicado.

mas, se me permite, ainda lhe pergunto: o acordo verbal foi entre diretoria do Palmeiras x Mancha ou diretoria do atl. Pr x Mancha?

pergunto tudo isso para entender o porquê da culpa (ou não) da diretoria do cap.

fato é que a Torcida do Palmeiras foi penalizada e isso é INADMISSÍVEL. Mas devemos saber certinho quem são os verdadeiros culpados, para serem devidamente cobrados amanhã.

valeu pelo sacrifício! vocês foram pés-quentes!!!

abraços verdes,

luiz, uberlândia

Anônimo disse...

Porra hein, mais uma vez passaram a perna em nossa diretoria de BANANAS!! VTNC viu, aonde ja viu uma diretoria de um time de merda quebrar acordo feito com a diretoria da S.E PALMEIRAS!?!Isso não existe!!
Concordo com o Vitor sobre o jogo contra a lusa, se tivéssemos mandado o primeiro, o segundo eles colocavam pro interior e foda-se nossa diretoria de bundas moles!!

Sobre o jogo, mais uma vitória importante para quem busca o título, e um CHUPA pra aquela bosta de time que bem disse o Barneschi- quer ser maior do que é.


E do relato sobre a Fanaticús, o cara que proferiu essas frases aí só pode ser um grande comediante..kkk não tem outra explicação!!!

Abraços,

Craudio disse...

Dois pontos:

1) a Brisa foi um dos clubes que embarcaram na baboseira de administração modelo, encabeçada pela bicharada. Construíram meio estádio e um camelódromo ao lado e chamaram o troço de arena (aliás, caros palestrinos, acharia mais correto se vocês parassem com isso de arena e chamassem de estádio mesmo, que é onde se joga bola com decência). Todos sabem, no entanto, que isso é pura balela de um time que é tão, mas tão insignificante que não consegue nem se aproveitar dos pontos corridos - fórmula criada para beneficiar merdas como a Brisa.

2) o promotor, a imprensa suja e a cartolagem deve estar rinchando de rir. Conseguiram colocar na cabeça da molecada toda a inconseqüência e os rachas aparecem. Não sei e não quero saber o que acontece com TUP e Mancha, já que isso é assunto de vocês (assim como nosso racha é interno). Porém, isso só ajuda a enterrar de vez a arquibancada, dando espaço para o discursinho aproveitador do "torcedor comum".

Anônimo disse...

Sem comentários sobre oque passamos lá. O pior é saber que vai ficar por isso mesmo e acabou. Sobre o final da viagem: Bom trabalho Luigi.. hehehe, abraços.

Anônimo disse...

Bom, respondendo ao Marcel, acabei de chegar em casa e vou dormir... Bom trabalho, Marcel!
E pro Vitor, depois que ganhamos dos bambis, o sr. foi o 1º a repetir o choroô do MAGO qd encontrava bambi na rua...
Agora o cara não presta mais...
Tá certo! O sr. não se acha brasileiro mas é igual a todos: tem memória curta!

Vai PALMEIRAS!
Viva el Mago!

Anônimo disse...

Mais uma matéria interessante sobre a perda de identidade dos clubes do futebol inglês:
http://www.revistaforum.com.br/sitefinal/EdicaoNoticiaIntegra.asp?id_artigo=3985

Anônimo disse...

enquanto o marketeiro foi útil ao time eu qria ele no time.
isso foi até o final do paulistão.

dpois q começou a pensar em estabilidade financeira pra família (o São Marcos, coitado, mora no ct com os juniores e divide a marmita do porteiro), dpois q parou de jogar bola (desde o começo do brazileiro) e a tomar cartões pq chegava pro juiz chorando e falava q fulano tinha chamado ele de bobo, eu qria ele fora do PALMEIRAS sim.

ele estava atrapalhando o rendimento do time e todos sabem disso.

e como já disse o major, o PALMEIRAS é astronomicamente maior q o marketeiro.

Anônimo disse...

Como já disse por orkut, não discuto mais com o Sr.

Vai PALMEIRAS!

Craudio disse...

Ótimo link do Rafael...

Anônimo disse...

Opa concordo..belo link Rafael! Valeu!!

Anônimo disse...

Rafael, muito bom o link.
Da pra ver que em um mercado tão rico como o inglês, os problemas que a torcida tem com empresários sem afinidade com o Clube.

Usei seu link em um post no Fórum da Mancha que trata sobre más administrações OK? espero que não se importe!

Faço referência a uma matéria sobre Nilmar, que os Gambás por não pagarem 300 mil dólares devidos a ele, perderem só 15 milhões de Euros, que foi uma proposta feita pelo Palermo ao Inter, e o Inter RECUSOU dias atrás.

Deixaram de pagar 300, o cara foi embora e só não foi negociado por 15 porque o Inter não quis.

abs

Anônimo disse...

queria que o dono do blog falasse a respeito da nova arena que será construída em prol do time pelo qual torce


Sem mais.....Claudinei Rockwood

Anônimo disse...

claudinei rockwood disse...

queria que o dono do blog falasse a respeito da nova arena que será construída em prol do time pelo qual torce


Sem mais.....Claudinei Rockwood


Ora, ora, quem está de volta!
Mano a essas horas o 'Dono da Blog' tá ralando, justificandos eu salário de R$ 30 mil por mês mais os benefícios de uma grande empresa.

Mas os caras "de boa" aqui podem te informar.
O que tu quer saber sobre a Arena?

Craudio disse...

R$30 mil fora as comissões...

Anônimo disse...

uai, o cara não tinha ido?

Anônimo disse...

luiz - uberlândia disse...

uai, o cara não tinha ido?


Luiz, ele fez que ia e não foi, depois acabou FONDO.

HUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUAHUA

Anônimo disse...

ClaudioYidaJr disse...

$30 mil fora as comissões...

Da até pra acreditar viu Claudio.
Vc leu no post dele, quanto ele estava querendo pagar por um ingresso?

R$ 100 paus?

O cara tá mandando bem, não tem aperto, he he he

Anônimo disse...

Porra, os comentários tavam sérios até agora. Ai vem o Claudinei e comenta e você ficam de converssinha? Faz um msn e converssem vocês ou deixa o cara fala e não responde.

Agora fica essa palhaçada denovo.

Vão se fude.

Anônimo disse...

queria que o dono do blog respondesse sobre a arena,queria saber a opinião dele,



ps:calma marcel,não fica nervoso

Anônimo disse...

ClaudioYidaJr disse
R$30 mil fora as comissões...

conhecendo o canalha como eu conheço, até imagino quais sejam essas comissões. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

Tem gente que pega comissão com as alunas, a do Barneschi deve ser pouca coisa perto disso...

Rodrigo Barneschi disse...

O Marcel acaba de ser contratado como moderador deste blog.

De resto, eis o que tenho a dizer:

1. Seja bem-vindo, rockwood.

2. Já manifestei neste blog meu apoio à Arena. Mas não é um apoio deslumbrado. Tenho sérias restrições a isso tudo e temo pelo que vai acontecer no futuro. O apoio tem muito a ver com uma oposição ao nosso inominável ex-presidente. Mas tenho muitas restrições.

3. Os caras estão confundindo salário anual com mensal.

Anônimo disse...

amigo,

nao ha nada de surreal na posiçao da torcida imperio alviverde. eles queriam pegar o pessoal da mancha que atacou uma van deles no jogo contra o coritiba, em sp. segundo info, esta van era composta por mulheres e senhores de idade. parte da torcida foi barrada na estrada pela policia rodoviaria. a van seguiu e ia ate a quadra da tup ( sao brodis deles).

Rodrigo Barneschi disse...

Amigo,

Eu presenciei grande parte dos acontecimentos do Palmeiras 1 x 0 Coritiba aqui. Ouvi todas as versões e tal. E não critico uma possível retaliação do pessoal da Império, pois isso está no direito deles. A questão é a seguinte: seria surreal se eles aparecessem para pegar a gente logo na Arena da Baixada. Ainda mais porque os caras da Fanáticos queriam pegar a TUP justamente pela união que eles têm. O que pega é o seguinte: não seria mais fácil Fanáticos e Império brigarem entre si?

Por sinal: a Império não apareceu em nenhum momento.